Ir para conteúdo

Salar de Uyuni - Agências, alojamentos e preços


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia galera.

Voltei do salar fazem 3 dias. Ainda estou na Bolívia (em Sucre), então as informações estão fresquinhas.

Bom, primeiro aconteceram alguns percalços na minha viagem que eu ainda não tinha lido em lugar nenhum e acho que é bom ficar ligado. A Bolívia tem frequentemente os tais "bloqueios". São manifestações da população (principalmente os mineiros) contra o governo e para isso, eles simplesmente fecham totalmente as entradas e saídas das cidades. Em maio, esses bloqueios aconteceram quase que diariamente o que acaba impedindo que muitos ônibus saiam de uma cidade e vão para outra.

Quando fui para o salar, estava em um dia de bloqueio em toda a Bolívia e eu estava em Potosi, a cidade mais "revolucionária" de todo o país. Sendo assim, a minha idéia inicial que era sair no ônibus das 10:30 para chegar em Uyuni às 14:30 foi por água abaixo. Os ônibus só sairam ás 19hs e eu cheguei na cidade às 23hs (bom, pelo menos sairam).

Eu havia lido aqui nos fóruns do uyuni, como também recebi a informação de uma agência de turismo da Bolívia que as agências do salar estavam acostumadas a receber esses ônibus que chegam às 23hs em Uyuni e que portanto eu não precisaria me preocupar com hotel e nem com a compra do passeio para o dia seguinte, pois as agências me atenderiam assim que eu chegasse na cidade, o que para a minha surpresa foi uma total inverdade. Chegando lá às 23 hs, uyuni parecia uma cidade fantasma, toda escura e com tudo fechado. Bateu aquele começo de pânico, mas eu pensei, já tenho um hotel reservado para dormir o terceiro dia aqui em uyuni (após a viagem para o salar)...vou bater lá e ver o que faço. Só tinha 2 taxis disponíveis e eu fui ligeira, peguei minha mala e corri para o taxi. Sorte minha, pois não imagino como as outras pessoas fizeram depois para achar um taxi. Nesse hora nem estava pensando na compra do passeio, só não queria dormir na rua, rsrsrsrsrsrsr.

Blz...chegando no hotel, consegui um quarto e foi tudo lindo! O resposável do hotel me disse que não precisaria me preocupar, pois eu conseguiria comprar o passeio do salar no dia seguinte pela manhã, pois as agências abriam às 08hs e os 4x4 saiam para a viagem de 3 dias somente às 10:30 da manhã.

Na manhã do dia seguinte meu marido foi atrás das empresas. Tinha visto aqui nos fóruns algumas boas referências de empresas e fui procurar por elas. Estava com os doláres em mãos, mas para nossa surpresa, nenhuma das agências quis nos cobrar em dólar, todos os preços que nos foram passadas foram em bolivianos. Enfim, optamos pela blue avi, pois tinha a opção do quarto privado no primeiro dia do salar. Era um pouquinho mais caro e pagamos 750 bolivianos por pessoa ( isso sem contar o ingresso para a ilha dos cactos - 15 ou 30 bolivianos por pessoa, não me lembro bem e o ingresso para a laguna colorada - 150 bolivianos por pessoa).

Enfim, compramos o passeio e ficamos esperando no hotel, pois passariam nos pegar. O 4x4 atrasou quase 1 hora (nesse momento já estava em desespeor achando que tinham nos esquecido, pois isso é relativamente comum aqui na Bolívia...fomos "esquecidos" algumas vezes....mas isso é assunto para outro post). , mas depois descobrimos porque. A blue avi não tinha conseguido fechar 6 pessoas no 4x4 e tinha então nos encaixado em outra empresa, a Quechua.

Viajamos com um casal australiano e dois meninos (também casal) suiços. Todos muito agradáveis e super divertidos, o que fez da nossa viagem ainda mais inesquecível. Na primeira noite dormimos no hotel de sal, em quarto privativo e no segundo em quarto coletivo. Confesso que estava esperando coisa muito pior, mas os quartos foram ótimos. O banho realmente sómrola no primeiro dia, quando tem água quente, mas para o dia seguinte, os lencinhos umidecidos deram conta do recado.

Gente, a dica mais importante para quem vai viajar nos meses de maio, junho e julho. ALUGUEL O SACO DE DORMIR, PRINCIPALMENTE NO SEGUNDO DIA! No nossa segundo dia, fez -15C....é um frio indescritível! O nosso guia disse que chega a fazer até -25C. Eu acabei não alugando (por "nojinho" dos sacos) e acabei me arrependendo mortalmente. Sorte queno guia nos arranjou mas bolsas de água quente, que acabaram quebranco um galho, fora que dormi vestida com todas as roupas que estavam na minha mala.

Quanto a comida, também foi ma agradável surpresa. esperava coisa muito pior, mas foi 10.

Ahhhhhh, levem sempre um ou mais rolos de papel higiênico na bolsa de mão com vocês. Isso vale não só para o salar como para toda a Bolívia. Acho que pior que o sistema de transporte deles, só os banheiros mesmo! A longo do salar você terá que recorrer ao baño inca várias vezes ( como eles chamam o xixizinho ao ar livre, rsrsrsrsrs).

Como falei anteriormente, fiz o passei de 3 dias, sai as 11:30 de uyuni ( o normal é sair antes, as 10:30) no primeiro dia, fiquei o dia todo em viagem no segundo e cheguei em uyuni ás 17:00 no terceiro.

Pessoal, quem vai no inverno para o salar, ganha paisagens maravilhosas de muita neve ao longo do caminho, porém, os 4x4 só vão até a laguna colorada e depois voltam, acabam não indo nos geisers, laguna termal e laguna verde, pois o caminho tem muita neve e os carros não passam. Tivemos muita sorte, pois nosso guia encarou o desafio e passou mesmo assim pela neve ( que não estava tãoooooo alta assim) e acabamos fazendo o passeio completo. Mas dos 25 carros que sairam de uyuni no mesmo dia que nós, somente 7 se arriscaram no passeio completo.

Bom gente, acho que já falei bastante. Qualquer dúvida é só perguntar.

Bjão e good trip para todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, enviei um e-mail para a Colque tour para me informar melhor.

Sei que é uma das mais caras, mas enfim, para ter uma noção de preços atualizados.

Bs. 850,00 + Bs. 150,00 da entrada do parque e mais Bs. 30,00 não lembro do q.

Tá incluso hospedagem + alimentação + motorista + transporte, menos bebidas.

o Saída aproximadamente as 11:00h: Colchani, o Hotel de Sal, caminhadas, Incahuasi (Conhecido como peixe), ruínas e Hostel em frente ao Salar de Uyuni.

o 2 º Dia: Visita dos povos e Highland Lakes (Cañapa Hedionda e Ramaditas), Stone Tree, Laguna Colorada e abrigo Basic.

o Dia 3: Visita dos Geysers "Morning Sun", Termas de Polques, Damas de Piedra, Laguna Verde, Laguna Blanca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera,

 

Sairemos do Brasil para Sta Cruz de la Sierra dia 12.07 e teremos que voltar dia 22.07. Minhas dúvidas:

 

1. De Sta Cruz é fácil pegar um voo até Sucre sem reservas ou melhor fazer a compra ainda no Brasil?

 

2. Teremos 10 dias, sendo 2 de ida e vinda, restando 8 dias de tour, o que dá pra fazer sem miséria de tempo e correria, Salar + outro tour pela BO mesmo ou Salar + Atacama?

 

3. O hotel de sal é difícil conseguir hospedagem?

 

Aguardo a ajuda de vcs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi,

 

A boa noticia que tenho é que na verdade vocês terão 9 dias e não 8, excluindo-se 2 dias do período. Suponho que vocês chegarão e sairão de Santa Cruz de Avião. Certo???

 

Deixo aqui alguns links de empresas aéreas bolivianas. Eu compraria antecipado se tivesse um roteiro definido.

 

http://www.amaszonas.com

http://www.boa.bo/bienvenido

 

Pelo que tenho lido aqui os passeios do Salar saem de Uyuni no departamento de Potosi. Não sei se Sucre seria o lugar mais indicado para começar um passeio no Salar de Uyuni.

 

Leve em consideração que as estradas e ônibus são ruins e os deslocamentos por terra sempre roubão precioso tempo de nossas viagens. De Santa Cruz a Sucre de ônibus são cerca de 16 horas de viagem em ônibus velhos, sem banheiro. Grande parte da viagem a noite é no meio do nada e algumas das paradas para ir no banheiro são no meio do mato. RSRS. Sem conforto mas inesquecível.

 

Hilário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Bruna, li seu relato... você recomenda a agencia Quechua então? abraços

 

Bruno, não tive problemas com a quechua, o passeio foi ótimo. Mas como disse, se quiser quarto privativo na primeira noite, precisa procurar outra empresa, como a Blue Line. Pra te falar a verdade, acho que a questão do passeio ser bom ou não depende muito da galera que vai contigo no carro e se o motorista é gente boa, afinal são 3 dias dentro de um carro com as mesmas pessoas. Ahhhh, não esqueça de turbinar a playlist do teu iphone, ipod ou qualquer aparelho de som, pois o som de todos os motoristas tem entrada para você colocar suas músicas e dar uma animadinha na viagem! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Galera,

 

Sairemos do Brasil para Sta Cruz de la Sierra dia 12.07 e teremos que voltar dia 22.07. Minhas dúvidas:

 

1. De Sta Cruz é fácil pegar um voo até Sucre sem reservas ou melhor fazer a compra ainda no Brasil?

 

2. Teremos 10 dias, sendo 2 de ida e vinda, restando 8 dias de tour, o que dá pra fazer sem miséria de tempo e correria, Salar + outro tour pela BO mesmo ou Salar + Atacama?

 

3. O hotel de sal é difícil conseguir hospedagem?

 

Aguardo a ajuda de vcs!

 

Paula, voltei da Bolívia faz 1 semana e estava praticamente impossível conseguir qualquer passagem área comprando na hora. O país quase inteiro estava sofrendo bloqueio por conta dos protestos e os ônibus acabavam não saindo e nem chegando nas cidades, aí a única alternativa eram os aviões. Se eu fosse você compraria com antecedência. Bjão e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, irei fazer Peru/Bolívia nos próximos dias, gostaria de saber se rola de sair de La Paz a noite (horas?) chegar em Uyuni pela manhã e fechar o salar (três dias)m outro para sair já no dia. Vi que os ônibus costumam chegar as 7:30 e as excursões pelo salar pelas 10:00.

Também tenho dúvidas entre o salar 3 dias ou o que passa pelo vulcão. Alguém sugere algo?

 

A volta pretendo fazer o mesmo, chegar do Salar e já rumar para La Paz. É possível chegar, comprar a passagem e já embarcar no mesmo fim de tarde para La Paz?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...