Ir para conteúdo

Sozinho, vc já se sentiu realmente so no mundo?


Posts Recomendados

  • Membros
Solidão é um estado de espírito, que pouco tem a ver com quem está ao nosso redor.

 

Muito engraçado cair nesse tema dias depois de uma suave discussão com uma amiga a respeito disso. Comentei com ela que descobri minha vocação de vida em minha última viagem (Paris/Bruxelas/brugges/Amsterdã/Nantes), quero ser andarilha! Óbvio que ela não entendeu, me questionou a respeito de dinheiro, como viveria, com que me sustentaria. Foi difícil fazê-la entender que eu não quero ser mendiga mas sim que quero conhecer o maior número de lugares e pessoas possível. Minha vontade é 'abandonar' profissão e todo o resto, colocar o pé na estrada e parar onde der vontade. Passar um tempo nesse determinado lugar, arrumar um trampo qualquer e ficar até ter vontade de ir pra outro e assim sucessivamente. Minha amiga ficou indignada! Onde já se viu não ter casa, emprego fixo, namorado, família, etc... Viver sozinha no mundo, sem ter com quem contar ou com quem conversar. A questionei muitas vezes a respeito desse 'ter', até que ponto o emprego é realmente seu, a casa é realmente sua e o namorado então? A única coisa que ninguém tira é a sua família, pelo menos na maioria das vezes.

 

Nessa minha última viagem eu percebi que estar sozinho não quer dizer ser sozinho. Meus dias sozinha em Paris foram os melhores de toda a viagem, eu estava sozinha porém eu não era sozinha e não precisava ter alguém ao meu lado para aproveitar a cidade. Me lembro de um momento, em meu último dia na cidade, poucas horas antes de voltar ao Brasil, estava sentada no 'mirante' do metrô trocadero que fica bem em frente da Torre Eiffel, tinham milhares de pessoas ao meu redor, falando as mais diferentes línguas, eu era uma das únicas pessoas que estava sozinha. Um sentimento imenso de paz tomou de mim, foi uma sensação tão gostosa que me peguei sorrindo sem o menor motivo aparente.

 

Hoje mais do que nunca eu tenho certeza de que eu quero ser uma cidadã do mundo e espero poder colocar em prática logo!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Concordo com a Tainazinha e com muitas idéias daqui. Se sentir só é diferente de se estar só. Alguém pode estar só em determinado momento, porque não está acompanhado de outro alguém. Mas quando o indivíduo se sente só pode haver milhares de pessoas em sua volta, inclusive amigos e família, mas ele ainda vai sentir esse vazio, ou essa necessidade de mudança. O sentir-se só, como vejo, não seria um estado de espírito, mas uma paixão, uma passagem de um estado de espírito para outro. Assim, quando nos sentimos sós estamos transitando entre as três únicas paixões básicas existentes, ou seja, a alegria, a tristeza e o desejo. Todos os outros sentimentos derivam dessas três paixões humanas. Portanto, quando estamos nos sentindo sós devemos nos preparar para sorrir, chorar ou desejar. De qualquer forma aproveite esse momento para refletir sobre a grandeza de Deus, que nos deu capacidade para essas três coisas tipicamente humanas. Haverá sempre a possibilidade, durante essa reflexão, de mudar o caminho que o "sentir só" está nos levando. Pode-se desejar alguém (ou algo), pode-se chorar e pode-se sorrir. Eu, grande parte das vezes opto por esta última, pelo simples fato de entender que nós Somos, não estamos.

 

Fica bem sempre.

 

::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Todas as noites qndo chego do trabalho ( chego mto tarde ), não estou próximo a nenhum lugar que gosto de ir, distante dos meus melhores amigos. ISOLADO.

Neste momento sinto a força da solidão.

Diferente de estar comigo msmo em um lugar q gosto ( pedra da gávea, mirante do leblon, ou até msmo na grama do aterro do flamengo). Nesses momentos não preciso de mais ningm além da forte presença do silêncio interior. ( que me diz mto )

 

NOVO NO SITE!!!

Link para o comentário
  • Membros

Hum... tópico interessante!

A verdade é q qnd se perde alguém com qm se tinha uma ligação forte é q paramos pra pensar como dependemos dos outros e esquecemos de nós mesmos! Acho que companhia é necessária em muitas ocasiões da vida... e q todos precisamos de uma apoio em determinados momentos! Mas deveriamos tb nos dedicar mais a nós mesmos pq acho q assim não existiria a solidão propriamente dita! Acho q hj em dia luto pra ser minha melhor companhia pra não levar outra rasteira da vida, mas continuo em busca de companhia... e sei q vou me entregar do mesmo jeito, hehehehe!! Então... bola p frente né?

E vamos mochilar!!! :D

 

=**

Link para o comentário
  • Colaboradores

Interessante este tópico.

 

Já fiz dois mochilões sem companhia e sem destino fixo. Achei muito importante ficar comigo mesmo e poder me ouvir e me conhecer melhor. As vezes a gente corre tanto no nosso dia a dia que não para pra pensar sozinho e buscar nossa essência. Conheço gente que não consegue ficar só! Acho q é o medo do desconhecido! E é horrível pensar que alguns precisam ficar cercado de gente por poder não ficar consigo mesmo, este estranho!

 

Vale lembrar que o termo sozinho é bastante relativo. As vezes ficamos sozinhos no meio de uma multidão, e nos sentindo muito bem acompnhados mesmo estando só no meio de um montanha no Nepal! Isto é uma questão de visão e de como você lida com você mesmo!

 

Estou longe de ter aquela paz e harmonia comigo mesmo... mas tô buscando, e viajar para lugares diferentes tem sido bastante importante pra isso! Cohecendo o outro, termino por conhecer a mim mesmo!

20100429094044.jpg

 

20100429094157.jpg

Link para o comentário
  • Colaboradores
Solidão é um estado de espírito, que pouco tem a ver com quem está ao nosso redor.

 

Muito engraçado cair nesse tema dias depois de uma suave discussão com uma amiga a respeito disso. Comentei com ela que descobri minha vocação de vida em minha última viagem (Paris/Bruxelas/brugges/Amsterdã/Nantes), quero ser andarilha! Óbvio que ela não entendeu, me questionou a respeito de dinheiro, como viveria, com que me sustentaria. Foi difícil fazê-la entender que eu não quero ser mendiga mas sim que quero conhecer o maior número de lugares e pessoas possível. Minha vontade é 'abandonar' profissão e todo o resto, colocar o pé na estrada e parar onde der vontade. Passar um tempo nesse determinado lugar, arrumar um trampo qualquer e ficar até ter vontade de ir pra outro e assim sucessivamente. Minha amiga ficou indignada! Onde já se viu não ter casa, emprego fixo, namorado, família, etc... Viver sozinha no mundo, sem ter com quem contar ou com quem conversar. A questionei muitas vezes a respeito desse 'ter', até que ponto o emprego é realmente seu, a casa é realmente sua e o namorado então? A única coisa que ninguém tira é a sua família, pelo menos na maioria das vezes.

 

Nessa minha última viagem eu percebi que estar sozinho não quer dizer ser sozinho. Meus dias sozinha em Paris foram os melhores de toda a viagem, eu estava sozinha porém eu não era sozinha e não precisava ter alguém ao meu lado para aproveitar a cidade. Me lembro de um momento, em meu último dia na cidade, poucas horas antes de voltar ao Brasil, estava sentada no 'mirante' do metrô trocadero que fica bem em frente da Torre Eiffel, tinham milhares de pessoas ao meu redor, falando as mais diferentes línguas, eu era uma das únicas pessoas que estava sozinha. Um sentimento imenso de paz tomou de mim, foi uma sensação tão gostosa que me peguei sorrindo sem o menor motivo aparente.

 

Hoje mais do que nunca eu tenho certeza de que eu quero ser uma cidadã do mundo e espero poder colocar em prática logo!

 

 

Muito legal sua visão!!

Sei extamente qual é esse momento! Acabei de chegar da Turquia onde fiquei "só" durante uma semana! A sensação de liberdade e de quebra com a mesmice e rotina que nos cerca no nosso dia a dia são inenarráveis!

Conheci várias pessoas que largaram tudo (eu disse TUDO) e passaram a conhecer o mundo e se conhecer! Desde idosos a garotos de 18 anos! Todos eles tinham algo em comum: a vontade de não simplesmente "passar" por esta vida, mas "viver" plenamente esta vida!

 

Penso e repenso constantemente sobre o que é o certo a se fazer! Se largo tudo e desapareço por uns meses ou se o certo é ter estabilidade e monotonia! Acho q a virtude está no meio!

 

Por isso sempre q posso procuro desaparecer nem que seja por um final de semana (ou por uma semana inteira quando possível) para explorar algo novo!

 

Afinal, o que será viver senão acumular o máximo de experiência positivas (e tb negativas) possíveis! Acho q viver é conhecer coisas novas e se conhecer!

 

Por um manifesto contra rotinização do cotidiano!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Hello povo!

Esse dilema é presente nas mtas fases da vida! Ser ou estar sozinho: eis a questão! Já me senti sozinha, a ponta de achar que o problema poderia ser comigo, mas depois de algumas reflexões, vc acaba pensando que é o ciclo da vida... As pessoas seguem suas vidas, tem que partir, mas outras se aproximam e tdo começa novamente...

 

Atualmente estou pensativa quanto ao quero mesmo fazer nessa vida... Me tornar uma viajante, para conhecer e viver com pessoas diferentes da minha cultura, aprender, admirar e respeitar as limitações de cada um... Ou me entregar a rotina maçantes do dia a dia... ::quilpish::

 

Mas explorar, evoluir e ser útil, provacar a mudança... Isso é o que gostaria mesmo de experimentar e acredito que pode dar certo. Essa busca, sozinha ou acompanhada trará certamente um ganho que não dá para traduzir em palavras, mas dá para sentir e observar quão diferente posso me tornar.

 

Tenho amigos que gostaria que eles estivessem comigo nessa busca, porém posso cruzar com pessoas que marcarão demais minha história neste mundãoo, e esse é bacana das mochiladas! Não vejo a hora de me lançar no 1ª mochilão e saber que essa liberdade me acompanhará sempre, por destinos diferentes e vivências incríveis!

 

Bjão! ::kiss::

Link para o comentário
  • Membros

O momento que passo em minha vida é exatamente este, me sentir sozinho mesmo no meio de família e amigos. Só que o fato de se sentir sozinho deve ser muito ligado a algo de errado que acontece em nossas vidas e que, por falta de autoconhecimento, não sabemos. Resolvi recorrer as mais diversas "saídas" achando que algo de errado está acontecendo comigo, mas percebi que não vou conseguir se algo não mudar em minha vida. Preciso conhecer meu verdadeiro Eu para saber qual caminho devo trilhar. Hoje sei que farei uma viagem pela Europa daquelas "sem rumo", deixando a vida me levar, mas tendo a certeza que isso vai me fortalecer e acrescentar e MUITO em minha vida. Sou sozinho desde sempre, mesmo tendo muitos amigos, mas todos eles tem idéias diferentes das minhas em relação a vida, sou uma pessoas muito sonhadora, então os encontros se limitam aos momentos de descontração.

 

Acho que tudo isso é reflexo da rotina que vivemos hoje. Alguém já se perguntou se alguém do outro lado da moeda passa por essa fase também? O que será que um vilarejo na Indonésia pensa em relação a solidão? Não só a solidão, mas a visão de vida deles. São tantas perguntar e fome de conhecimento que cada dia que passa tenho mais certeza que nasci para o mundo e não para ser criado como um boi.

 

Podemos até ligar a solidão a criação de cavalos, todos eles estão juntos no mesmo pasto, mas se sentindo sozinhos pq sabem que no fim vão virar comida ou um louco vai subir a vida inteira nas suas costas. Quem já viu algo sobre, vai ver a diferença gritante de personalidade de cavalos criados com cavalos livres. O mesmo acontece com o ser Humano, nascemos para sermos livres e não aceitar que alguem suba em nossas costas e no fim seremos substituídos por outro mais novo, como um simples brinquedo.

 

Ta, viajei demais. Parei!

 

Deus Abençoe todos vocês e PAZ sempre.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ta, viajei demais. Parei!

Deus Abençoe todos vocês e PAZ sempre.

 

heheh Viajou um pouco com os cavalos, mas o exemplo era pertinente, sei o q vc está falando!

 

Ano passado tava me separando e precisava ficar só! Peguei o primeiro voo pra europa, detalhe: saia de uma cidade a 270km da minha em 7 hs! Peguei uma mochilinha de 30 litros, o que sobrou de euros da minha lua de mel e um táxi pra pegar o voo! Nao sabia pra onde iria, somente q meu voo chegava em lisboa e voltava de lisboa em 10 dias! Terminei batendo na Toscana e em Paris! Foram 10 dias importantes, de isolamento e reflexão!! As vezes preciso ficar só pra me ouvir melhor!

 

O Jair de Oliveira tem uma música chamada "sozinho sem solidão" que acho q se encaixa bem nesta idéia!

 

Abraços e PAZ a todos nós!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...