Ir para conteúdo

Sozinho, vc já se sentiu realmente so no mundo?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ano passado perdi meu pai e por alguns infortúnios náo consegui me despedir dele. Em janeiro deste ano estive a trabalho em Santarém e, seguindo sugestóes deste site, fui para Alter do Cháo.

Pela primeira vez em 43 anos fiz uma viagem a lazer, sozinha.

Nesta viagem e, em meio a solidáo mais dolorida que podemos sentir, me despedi delle. No meio das águas do Tapajós, pude dizer um monte de coisas pra ele, chorei a vontade sem ninguém ficar tentantdo me consolar e me pedindo para parar.

Saí de lá revigorada e pronta pra recomeçar. Esta solidáo foi muito importante para mim. Havia zilhóes de pessoas por ali, mas eu ninguém falava comigo, ninguém me perguntava nada e eu náo precisava me esforçar pra ser bacana. Era só eu e minhas lembranças.

Náo estou fazendo pouco dos sentimentos de ninguém, nem brincando de contente, mas ali percebi que se mudarmos o foco podemos tirar proveito até desta meleca.

 

Beijos mochileiros

Link para o comentário
  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Rosana Russo, muito legal sua atitude, se eu tivesse uma filha assim eu ficaria orgulhoso, pq naum adianta nada chorar por um corpo, mas devemos sim honrar o Ser, a alma. O que vc fez, conversar à sós, lembrar dele, chorar, vale muito mais. O fato de nos sentirmos sós tem muito a ver tb com a morte, com a certeza de sermos mortais, com o tempo. Acho q aprender a viver consigo mesmo, à sós, é, como os budistas fazem, aprender a viver, ou, aprender a morrer. Somos indivíduos, somos sós por natureza e se aprendermos a lidar com essa condição de simples indivíduos mortais, mais teremos capacidade de valorizar cada minuto de vida que nos é dado. Mais teremos vontade de sorrir. Sim, sorrir até dos perrengues. Eu costumo rir de mim mesmo qdo passo por algo ruim, ridículo, ou mesmo triste. Estranho né? Maluco. Mas funciona comigo.

 

Cairê, vc naum viajou nada cara, o seu sentimento é válido, legítimo. As vezes somos sim como cavalos, ou burros de carga, ou gado, se preferir. O que nos diferencia deles é exatamente o que vc demonstrou estar sentindo. A ânsia de liberdade. O VIAJAR sempre ajuda a entender a liberdade. É como um exemplo prático do que vc deve fazer dentro de vc, ou seja, a liberdade que tanto procuramos por aí está dentro de nós, em nossa alma. Concordo com o filósofo Voltaire que diz que nós não somos livres, mas determinados. Acontece que dentro dessa "determinação", que na verdade é uma limitação, baseada por exemplo, onde nascemos, que país, que cidade, que família, que dinheiro, etc, mesmo dentro dessa determinação, nós podemos sim exercer nossa liberdade. Como? Viaja pra China, se naum der, viaja pra Europa, se naum der viaja pra América do Sul, se naum, outro Estado, outra cidade, outro bairro.... kkkkk Podemos sempre ser livres pensadores ao final.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

...

-para além da subjetividade que é estar só, penso nas pessoas que isolam umas as outras... ou quantos de nós puxam conversas com desconhecidos, ou dão um bom dia gratuito?

 

Estar só até parece que é uma ''evolução'' . uma escolha inconsciente, fruto de nossa sociedade tão pós-moderna...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Se olharmos esse assunto do lado de fora e em várias culturas e sociedades percebemos que é um sentimento que acompanha a humanidade. Tenho pra mim que a solidão é fruto de duas forças antagonicas em nosso interior. A transitoriedade e a Transcedencia (não entenda isso como algo religioso).... Explico, a nossa finitude e nossos limites nos apresenta uma realidade irrevogavel, todos temos um fim e tudo o mais que acontece nesse intervalo é inequivocadamente NADA, é brisa passageira. Não obstante, o sentimento de que valemos mais do que o passar desse curto tempo comparado a eternidade, a necessidade de superarmos a nossa própria existencia transformando ela em algo relmente digno de ser lembrado......enfim esse conflito entre o passageiro e o eterno que nos pertuba de maneira inconsciente e nos leva a essa solidão....

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

estar só não quer dizer completamente excluso de tudo e todos, é um estado de espírito, diante do conflito mt bem citado pelo vivaldi acima, o desconhecido caótico e muitas vezes confuso, nos leva ao silêncio, que nos leva a solidão e contemplação, que por fim nos dá a sensação esquisita da evolução a que se referia budha, fazendo parte de tudo, e ao mesmo tempo estando no nada. esta é uma longa caminhada, e cheia de raríssimos frutos..

Link para o comentário
  • Membros

A caminhada da vida é longa e muito árdua. Nós nascemos e morremos com nossa própria companhia, portanto gostar dessa "companhia" da qual não temos como fugir, é essencial pra que todo o resto esteja razoavelmente bem. E aquela tal história tão batida...se não gostar de si mesmo, como querer o amor (não só o amor entre homem e mulher) de outras pessoas?

Aliás é um saco ter alguém do lado que te sufoca, que controla teus movimentos e ações. Tudo por insegurança, por não estar seguro do que se é, do valor de sua própria existência.

 

Já falei a algumas amigas diante das caras pasmas delas, que eu gosto de mim, gosto de estar sozinha embora não SEJA sozinha. Pois quando reconheço que minha caminhada é por via de regra sozinha, quem quer que apareça nela, é puro BÔNUS do acaso.

 

Namastê galera!! :wink:

Link para o comentário
  • Membros

Gostei desse topico...

Me indentifiquei bastante porque eu sempre fui um cara que me acho solitário, eu gosto muito de ficar sozinho, amo viajar sozinho, acho muito legal, so que quando eu viajo sempre faço colegas, amigos.

Mas para mim gosto da solidão, em muitos sentidos, não suporto a idéia de depender da minha felicidade baseada em outra pessoa, acho que por isso nunca amei nem nada parecido, so paixão...kkkk Tomara que minha namorada não veja isso...rs

Acho que essa e minha personalidade, luto muito contra isso, porque ser assim tem um preço, amigos não entendem, namoradas então nem se fale, e difícil, vc querer ter algo que so pertence a vc, experiencias suas, decisoes suas, e dificil, eu sou louco pra passar uns anos sozinho pelo mundo afora...

Acho que sempre me senti sozinho no mundo, deixando claro que creio que Deus ao meu lado sempre.rss e familia e claro, mas acho que vcs me entendem

 

estilo, vida, reflexao

um mundo criado por analises internas

nada especial, so que meu

meu so

meu mundo

nada egoista, mas so meu :wink:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...