Ir para conteúdo

Marrocos - Roteiros entre cidades


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Marraquexe em particular, e o Marrocos em geral, não são locais caros. Mas é claro que os seus gastos vão depender muito do estilo de viagem que você está planejando. Em relação à hospedagem, existem opções desde as mais baratas (e mais simples) até o mais luxuoso dos Riads (e mesmo um Club Med, às portas da Medina). Os valores, é claro, acompanham a enorme diferença de qualidade.

 

Eu fiquei acomodado em um Riad excelente, a poucos metros da Praça. Não era muito barato (custava 70 euros para o casal). Mas pelo luxo e, principalmente, pelo excelente serviço, acho que foi um bom negócio.

 

Em relação à alimentação, a mesma coisa acontece. Por dois ou três euros você pode fazer uma refeição completa na Praça Djemaa El-Fna. Por outro lado, existem restaurantes luxuosos dentre de antigos palácios, onde uma refeição para duas pessoas custa mais de cinquenta euros.

 

Em relação às atrações turísticas, muitas delas não são pagas (como andar pelos Souks, desvendar as Medinas e mesmo observar às pessoas na Praça Djemaa El-Fna). Outras, não custam muito (em média, um ou dois euros). Então, acho mesmo que os maiores gastos vão ser a hospedagem e a alimentação.

 

Quando tiver que pegar um taxi, tente pechinchar muito, mas muito mesmo. Em um mesmo trajeto (entre a Praça e a estação de trens), que eu fiz três vezes durante minha estadia, eu paguei preços que variaram de oito e trinta e cinco dirhans. E mais adiante na minha viagem conheci uma pessoa que tinha pago cem dirhans nesse mesmo trajeto!

 

Ahh, o nome da moeda local é Dirham. Em média, cada euro vale 10 ou 11 dirham.

 

Para conhecer Marraquexe, eu reservaria uns três dias, pelo menos. Marraquexe é uma cidade incrível, e você precisa de tempo para absorver a cultura e o estilo de vida locais, e também para se adaptar à loucura de Medina. Mas é claro que isso depende de quanto tempo você vai fiar no país, qual o seu roteiro, etc.

 

Qualquer outra dúvida, é só perguntar!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Newton,

 

Bom dia! Com duas semanas à disposição, é possível fazer muita coisa no Marrocos. Não vai dar para ver tudo, é claro, mas acho que você vai conseguir uma boa impressão do país, do povo marroquino e da cultura berbere.

 

É claro que um roteiro depende muito do interesse de cada um. O que você procura nessa viagem? Cidades históricas? Belezas naturais? Experiências culturais? Gastronomia? Acho que um roteiro é sempre algo muito pessoal. Então, leia abaixo minha sugestão, mas não deixe de procurar conhecer mais sobre o país e as principais cidades e destinas. Assim, você pode adaptar a sugestão que eu te passar, acrescentando ou substituindo algum local por outro do seu interesse. No final, o importante é montar uma viagem com a sua cara!

 

Começando por Casablanca, vale a pena passar um dia na cidade, para conhecer as principais atrações, em especial a grande mesquita Hassan II, uma das maiores do mundo – e uma das raras no país abertas a visitantes não-muçulmanos. Mas não perca muito tempo em Casablanca. Existem outros locais que merecem mais dos seus preciosos dias!

 

Partindo de Casablanca, pegue um trem e vá para Fez, uma importante capital imperial marroquina, com sua Medina histórica incrivelmente preservada. Com tantas atrações, vale a pena ficar pelo menos uns três ou na cidade. Com esse tempo, vai ser possível também fazer um day-trip para as ruínas romanas de Volubilis e a cidade sagrada de Moulay Idriss.

 

A partir de Fez você pode embarcar em um ônibus noturno e, pela manhã bem cedo, chegar à pequena vila de Merzouga, bem aos pés das grandes dunas no Saara. Reserve um bom Riad (eu fiquei em um excelente chamado Riad Mamouche) e peça para te buscarem no ponto de parada dos ônibus. Os próprios proprietários do Riad vão organizar uma noite no deserto – uma experiência incrível e imperdível!

 

Você pode retornar à Fez e de lá ir para a bela cidade de Chefchaouen, perdida nas montanhas, impressionantemente preservada e conhecida pelas suas ruelas de tons azuis, certamente merece uns dois dias – um prazo ideal para se descansar e conhecer calmamente a sua riqueza cultural e histórica.

 

De lá, tome um trem noturno para Marraquexe, provavelmente o principal objetivo (e uma das mais impressionantes experiências) de sua viagem. Se perca pelo labirinto da Medina. Se encante com o charme da Praça Djema El-Fnaa (mas cuidado com os encantadores de serpentes!). E não deixe de experimentar a comida local! Uma cidade como Marraquexe merece no mínimo três dias inteiros – quem sabe quatro, se você dispuser de mais tempo. Acho que seria uma excelente forma de finalizar o seu roteiro.

 

Além dessas, existem outras cidades que certamente merecem uma visita – como a linda cidade costeira de Essouira, e a milenar cidade-fortaleza de Ait-Benhaddou, incrustada nas montanhas e no meio da antiga rota dos mercadores berberes. Mas, como disse anteriormente, tudo depende dos seus interesses. Se possível, consiga um bom guia (em sempre recomendo o Lonely Planet), e leia bastante sobre o país. Ah, e não caia na tentação de ver tentar ver tudo em duas semanas. Infelizmente, temos que fazer escolhas – opte pelos locais que você tem mais interesse e veja com calma, saboreando o lugar, a cultura e o povo.

 

Qualquer outra dúvida, é só me escrever!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá Sabrina,

 

Fui recentemente e respondo abaixo suas perguntas:

 

1) Sugiro sempre trocar. Eles não aceitam dólares facilmente, exceto em grandes hotéis. Para comprar passagens, ficar em albergues e nos restaurantes, só mesmo Dirhams.

2) Eu fiz o tour para o deserto por conta, mas saindo de Fez. Comprei a passagem e fechei o tour com a Kasbah Mohayut. Procure o site deles na internet e pode fazer a reserva que o dono, Mohammed, é ponta firme! Um cara incrível que faz de tudo para o turista se sentir bem.

3) Ameniza, mas estejam preparadas para os olhares e as cantadas. É só ignorar, nem dar bola e em caso de muita insistência, solte um "police" que eles param de importunar rapidinho.

4) Não sei precisamente, mas de Fez até lá fizemos em 9 horas. Parece que Marrakesh é um pouco mais demorado por conta das montanhas do Alto Atlas.

Qualquer coisa, meu roteiro está aqui: marrocos-em-12-dias-rabat-meknes-fez-merzouga-marrakech-e-casablanca-t66640.html

 

Boa viagem!

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Bom dia Marcos, obrigada pelo seu retorno.

Onde eu consigo trocar dólares por Dirhams? Dentro do Marrekesh mesmo? (moro no interior do PR, fui numa agência aqui e me disseram que não tem... rsrsr)

Báh não queriamos ir para Fez... É que do Marrakesh iremos para Praga-Split-budapeste-Amsterdan-Paris-Londres-retorno a Madrid... Poo isso queriamos sair de Marrakesh para irmos para o deserto, andei lendo umas coisas e vi que são em torno de 8-12 horas até o Sahara... Sabe o valor que se paga no Deserto? Deve ter valor pra andar de camelo, para dormir na tenda, para comer, para visitar os nativos, para chegar até lá...

 

 

Sabrina, tudo bem?

 

 

O Marrocos é realmente um ponto imperdível para se conhecer, é um verdadeiro choque cultural para nós ocidentais e uma das melhores experiências de vida que já tive. Caso queira segue o link do meu relato, nele vc poderá ver fotos, dicas e um vídeo editado:

 

marrocos-marrakesh-e-deserto-de-zagora-em-4-dias-t56473.html

 

Agora respondendo suas questões:

 

Você pode trocar seus dólares ou Euros no próprio aeroporto, eles tem uma boa cotação, falam inglês, francês e árabe. Cuidado, sempre grave os últimos números de série das suas notas e veja sempre na mão deles o seu dinheiro, ouvi relatos de pessoas que entregaram suas notas e eles trocaram e depois alegaram que era falsa... prejuízo na certa... Se vc chegar cedo tem a opção de ir para a cidade de ônibus senão o taxi é uma opção que te sairá por mais ou menos 20 euros até o centro ( Medina);

 

Em relação ao passeio no deserto, vc pode conseguir em qualquer lugar da cidade em agências, hotéis , eu por exemplo consegui no hostel que fiquei. O custo é em média 50 euros por uma noite no deserto, saímos as 8:00h da manhã de van e chegamos no fim do dia para pegar o por do sol e retornamos as 8:00h do dia seguinte, neste passeio estão inclusos o passeio de camelo que te leva do ponto onde a Van te deixa até o meio do deserto, é um passeio de 30 minutos, inclui também a janta, a barraca coletiva (10 pessoas) com colchão no chão e o café da manhã... é realmente um passeio indescritível que vale muito a pena. No deserto não tem WC, nada! Portanto se vc gosta de conforto não é uma boa sugestão, mas se quiser viver uma das melhores experiências de sua vida esse é o caminho... Existem outros passeios de 2 ou 3 noite no deserto, mas isso depende de quanto tempo vc tem, Lá no deserto somos recebimos pela tribo dos Berdies, os nômades... O dono do hostel me disse uma coisa sensacional em relação a dormir no deserto...”Para que um hotel 5 estrelas se eu posso ter um milhão”?

 

Qualquer dúvida só dizer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, Sabrina!

 

Seguinte, como disseram anteriormente, é bem tranquilo de trocar teus dólares no aeroporto, a cotação é muito semelhante à oferecida no centro da cidade. Sugiro que já no aeroporto troque por dirhams, até pra pagar a saída do aeroporto (seja de táxi ou ônibus). Como vocês estarão em 3, eventualmente o táxi é um bom negócio. Negocia bastante com o taxista. Quando eu fui, estávamos em 4 e conseguimos pagar o mesmo preço do ônibus (20 dirham por pessoa).

 

Os passeios pro deserto que em geral são vendidos são o de 1 noite para Zagora ou de 2 noites para Merzouga. Eu fiz o segundo e foi realmente espetacular. Se tiveres tempo, indico totalmente, por passar por lugares fantásticos que não só o deserto de Merzouga. Tendo em vista teu tempo restrito, talvez a melhor opção seja mesmo ir a Zagora.

Eu comprei meu pacote no meu hostel na noite anterior da saída. Foi bem tranquilo. Vários pontos da cidade vendem pacotes, às vezes por preços diferentes entrei si, em agências de viagens e hotéis. No final das contas, os pacotes são os mesmos e vai todo mundo junto. Sendo assim, tu até tem chance de pechinchar e tentar conseguir um preço melhor, ou, ao menos, não levar um achaque.

 

Quanto ao fato de serem só gurias, pode haver alguns constrangimentos. A dica é andarem sempre juntas e não terem vergonha de ignorar alguém desconfiado que venha falar com vocês.

 

Quaisquer outras dúvidas, prende o grito.

Aproveita a viagem que o Marrocos é sensacional.

 

Maurício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...