Ir para conteúdo

Marrocos - Roteiros entre cidades


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Olá a todos,

 

Estou viajando para Europa e Marrocos em Junho deste ano. Chegarei em Marraquexe pela Espanha no dia 6/06 e partirei a partir de Casablanca para Barcelona no dia 10/06. Terei cerca de 4 dias para conhecer o melhor de Marrocos.

Peço ajuda a todos para montar meu roteiro. Pelo que tenho visto, ir ao deserto tomaria metade do tempo. Há cidades chaves também para conhecer. E ai...sugestões???

 

Veigasampaio

 

Seu roteiro vai ser bem apertado, hein ! Não dá pra fazer mais do que Marrakesh dois dias e Casablanca mais dois. Voce vai perder um tempo ainda no Translado de Marrakesh até Casablanca. Vai ser bem corrido ! Se desse pra ficar mais, eu incluiria o passeio no deserto e um day tour em Essaouira.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Ola,

 

Vou viajar para Tunísia e Marrocos no fim de setembro e queria uma ajuda, montei um roteiro e queria saber se está legal, na verdade preciso tirar um dia e estou num dilema, pensei em tirar Azrou, o que acham? Alguém já viajou de Fez a Marrakech em trem noturno?

 

1º Dia - Chegada em Casablanca a tarde - Ida a Rabat

2º Dia - Rabat - Meknes (a atarde)

3º Dia - Meknes - Moulay Idriss - Volubius - Meknes

4º Dia - Meknes - Azrou - Meknes

5º Dia - Meknes - Fez (pela manhã)

6º Dia - Fez

7º Dia - Fez - Marrakech (pela manhã)

8º Dia - Marrakech - Excursão pelo deserto

9º Dia - Excursão pelo deserto

10º Dia - Excursão pelo deserto - Marrakech

11º Dia - Marrakech

12º Dia - Marrakech

13º Dia - Marrakech - Essaouria - Marrakech

14º Dia - Marrakech - Casablanca

 

Olá! Boa tarde! Eu gostei do seu roteiro, mas se eu tivesse apenas 13 dias no Marrocos, chegando e saindo por Casablanca, acho que eu faria um roteiro mais ou menos assim:

 

1 - Chegada a Casablanca a tarde. Dorme em Casablanca.

 

2 - Visita pela manha à Mesquita Hassan II. A tarde, saída para Fes. Trem, duração 4h. Confirmar horários e preços no site http://www.oncf.ma

 

3 - Fes

 

4 - Fes durante o dia. A noite, ônibus noturno para Merzouga. Ônibus, duração aprox 10h. Sai as 20h30 e chega as 07h15. Confirmar horários e preços no site da Supratours (http://www.supratours.ma)

 

5 - Chegada pela manha bem cedo à Merzouga. Antes de pegar o ônibus, reserve um Riad em Merzouga. O Riad te buscará no ponto do ônibus. Combine com o Riad a noite no deserto. Passe a noite no deserto.

 

6 - Retorna bem cedo no deserto, toma café da manhã no Riad e descanse o resto do dia em Merzouga. A noite, pegue o ônibus noturno para Meknes. Saida as 19h, chega as 04h30 em Meknes.

 

7 - Chegada bem cedo em Meknes. Vai para o Riad e passa o dia conhecendo Meknes.

 

8 - Meknes - Day trip para Volubilis e Moulay Idriss.

 

9 - Meknes. Pega trem cedo para Marrakesh. Trem, duração 6h45. Confirmar horários e preços no site http://www.oncf.ma. Chegada em Marrakesh à tarde.

 

10 - Marrakesh

 

11 - Marrakesh

 

12 - Marrakesh - Day trip para Essaouira.

 

13 - Marrakesh. Trem para Casablanca. Confirmar horários e preços no site http://www.oncf.ma.

 

Só mais algumas umas observações:

 

Para conhecer o deserto, é melhor sair de Fes e ir de onibus para Merzouga. O onibus te deixa ao lado das dunas. Não há necessidade de contratar um tour. De Merzouga, qualquer hotel possui passeios para passar a noite nas dunas, praticamente pelo mesmo preço que você paga para passar a noite no Riad. Eu fiquei no Riad Mamouche, o melhor da cidade. Paguei 60 Euros pelo casal com meia pensão (café e jantar). O Riad tinha piscina, jardim, wi-fi, etc. Para passar a noite no deserto, era só pagar mais 10 euros que eles arrumavam os camelos, guias, etc. E você ainda podia deixar as suas coisas no quarto do Riad.

 

Meknes é uma cidade pequena, rapidamente vc conhece as atrações. O passeio para Volubilis é muito legal, vale a pena. Moulay Idriss é um pouco decepcionante.

 

Para um roteiro de 13 dias, não acho que uma visita a Azrou valha a pena. Se você tivesse mais dias, aí sim seria uma alternativa legal.

 

Eu gostei muito de Essaouira, vale a visita. Eu acabei passando a noite lá. Se vc preferir, vc poderia passar uma noite em Essaouira e ir de lá para Casablanca de onibus. É uma boa alternativa!

 

Ah, os onibus da CTM e da Supretours são bons, limpos e pontuais.

 

Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida e sugestão, é só perguntar!

 

Abraços!

 

Luiz Fernando Niquet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi José,

 

Ainda estou pesquisando os valores. Vou ficar uma semana na Tunisia e 13 dias no Marrocos. O valor que calculei para duas pessoas, no Marrocos, é de 635E de estadia, 345E de comida, 95E de passagens de trem e ônibus, 120E de passeios e guias, 54E de entradas, 40E de taxi e mais um pacote de 3 ou 4 dias pelo deserto que ainda estou pesquisando.

 

Qualquer dúvida pode perguntar.

Roberta

 

Roberta,

 

Bom dia!

 

Eu estive no Marrocos agora em janeiro, por 17 dias. O meu gasto total por dia e por pessoa foi de aproximadamente 60 euros. Mas eu fui sem me preocupar muito com economia, inclusive me hospedando em lugares bem legais como o Hotel Atlas em Essaouira que é 5 estrelas (muito bonito e luxuoso, mas só custou 70 euros o casal, achei relativamente barato) e o Hotel Mercure em Ouarzazate (4 estrelas, mas só 40 euros por casal). Eu também aluguei um carro durante 1 semanas, por aproximadamente 30 euros por dia.

 

Então, eu acho que um orçamento razoável para quem viaja mais economicamente deve ser alguma coisa próxima de 40 euros por dia, por pessoa. Marrocos é um país barato. Uma refeição na praça Djemaa El Fna não custa mais do que 4 euros por pessoa, e o transporte é ainda mais barato (o onibus entre Marrakesh e Essaouira custou 7 euros). O maior gasto mesmo é a hospedagem, principalmente em Marrakesh.

 

Se vc quiser alguma outra informação de preços, é só falar! Eu anoto os gastos da viagem, então é só eu dar uma conferida!

 

Abraços!

 

Luiz Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Roberta,

 

Eu estava analisando os valores que você calculou, eu estou achando um pouco alto alguns valores, para 13 dias de viagem...

 

Por exemplo, o taxi mais caro que eu peguei na viagem foi entre a Praça Djemaa el Fna e a estação ferroviária de Marrakesh. E mesmo assim custou só 1,5 Euros sem bagagem e 3 Euros com bagagem (mas atenção: eu conversei com gente que pagou até 10 euros pelo mesmo trajeto!). Em Fez o táxi entre a estação e a medina não custa nem 1 euro. Se forem duas pessoas, então, você ainda divide o valor!

 

As entradas nas atrações são bem baratas. Em Marrakesh, custavam mais ou menos 2 ou 3 euros. Nas outras cidades, ainda mais baratas. E não são tantos locais assim que você tem que pagar para entrar.. as maiores atrações de Marrakesh, por exemplo, são gratuitas, como a praça e a medina. Acho que eu devo ter pago entrada em algum local só umas 5 vezes... Marrocos não é um local para museus ou atrações do tipo. Em Ait-Benhaddou eu paguei 1 euro.

 

As passagens de trem e ônibus me custaram 8 euros entre Marrakesh e Essaouira, o mesmo para o retorno. Entre Fez e Casablanca eu paguei 10 euros. No restante, eu não tenho muitas informações, já que utilizei um carro alugado.

 

Durante toda minha viagem eu não utilizei guias nenhuma vez, e nem contratei passeios ou tours. Marrocos é um país bem fácil de fazer turismo por conta própria. Até mesmo o passeio pelo deserto é bem fácil de contratar por conta própria nos Riads em Merzouga. Em Merzouga eu paguei 60 euros pela hospedagem dupla no Riad Mamouche, com direito a café e jantar, além de internet sem fio, piscina, etc. Pelo triadvisor, era o mehor Riad do local. Você consegue bem mais barato, com certeza. Para passar a noite no deserto, paguei 10 euros a mais, o casal.

 

Em relação à comida, o preço de um jantar em um restaurante bom em Marrakesh era aproximadamente 10 euros por pessoa. Mas um jantar na praça saía por 4 a 5 euros por pessoa. Para um sanduíche ou um lanche mais caprichado, eu paguei 4 a 5 euros aproximadamente.

 

Em relação à hospedagem, os valores que eu paguei foram a partir de 40 euros (Hotel IBIS em Fez e Hotel Mercure em Ouarzazate), até 70 euros (Riad Andalla, em Marrakesh e Hotel Altas, em Essoauira) para o casal. Mas acredito que esses valores possam ser bastante reduzidos se buscar opções mais econômicas.

 

Bom, é isso aí. Espero que esses valores possam ajudá-la no planejamento, e às outras pessoas que estejam calculando os gastos de uma viagem ao Marrocos. Acho que o maior custo das pessoas normalmente são a contratação de tours e pacotes, mas eles não são necessários e a pessoa pode economizar muito indo por conta própria.

 

Abraços,

 

Luiz Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E dai!!

Estou indo pro Marrocos em jul/11, ficarei 7 dias.

Andei lendo e relendo todas as dicas e tenho muito interesse em realizar um desses passeios com noite no deserto. Todos falaram muitíssimo bem do passeio de 3 dias e 2 noites, mas acredito que não terei tempo para realizá-lo.

Não vi nenhum comentário sobre o passeio de 2 dias e 1 noite (para Zagora). Alguém tem alguma informação sobre ele? Será que vale a pena ou vale o esforço para conseguir ir a Merzouga??

 

Abraços!

 

Maurício

 

Oi Maurício, boa tarde Partindo de Fez você pode chegar por conta própria em Merzouga de maneira bem fácil e prática, utilizando ônibus noturno. Ao chegar em Merzouga, o Riad que você reservar, te busca na parada de onibus e de leva à sua acomodação, sem custo extra. De Merzouga, o pernoite no deserto pode ser arranjado pelo seu proprio Riad, praticamente pelo mesmo custo da hospedagem normal.

 

É tudo muito fácil e prático de providenciar por conta própria. Não se preocupe em contratar tours, que geralmente saem bem mais caros...

 

Qualquer duvida ou pergunta, é só mandar uma mensagem!

 

Abraços!

 

Luiz Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dica importantíssima: muito cuidado com a sua câmera no deserto. Peguei uma tempestade de areia e a câmera morreu, consegui consertar em Marrakech por 25 €, mas perdi dois dias de fotos...

 

Estou agora em El Jadida, uma cidade sem grandes atrativos, podem pular. Mas se vierem mesmo, a dica é o hotel Bordeaux, bom, barato e com atendimento excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Luiz!

 

muito obrigado pela resposta tão rápida.

Lembro que havias dito isso quando fiz as minhas perguntas pela primeira vez.

O que acabou me direcionando para as minhas ideias acabou sendo o fato de eu ter me interessado pela expedição em si - passando por ouarzazate e dades valley, por exemplo.

De qualquer modo, tuas respostas me fazem pensar se realmente me interessa apenas a noite no deserto ou a expedição como um todo.

Uma grande questão é que, mesmo com a expedição, pelo que eu entendi, o retorno seria uma retorno direto até Marrakech, sem grandes paradas para conhecer novos lugares. Sendo assim, a ideia seria 'abortar a missão' em Merzouga, separando-me da expedição, e tomando meu próprio rumo em direção a Fes.

Pensei em 2 possibilidades de fazer isso:

- saindo diretamente até Fes (o que me faria perder grande parte do dia em um ônibus); ou

- saindo de Merzouga pela manhã até Midelt ou Errachidia, conhecendo uma das cidades ou seus arredores pela tarde, e partindo para Fes num ônibus noturno.

 

Saímos e chegamos por Marrakech, então nosso roteiro inicial era:

 

Dia 1: Chegada em Marrakech à noite

Dia 2: Marrakech

Dia 3: saída no tour 3 dias 2 noites. Dormimos no caminho.

Dia 4: 2o dia do tour. Dormimos em Merzouga, tenda berbere.

Dia 5: Saída para Fes, em 2 opções:

a) diretamente até Fes, chegando à tardinha

b) indo até Midelt/Errachidia, passando a tarde e pegando ônibus noturno

Dia 6: Fes

Dia 7: Fes. Trem noturno até Marrakech.

Dia 8: Marrakech. Vôo à noite.

 

A questão agora é pensar se realmente não vale mais a pena essa tua dica de irmos direto até Merzouga. Vou discutir com o meu 'grupo'!

 

 

Valeu mesmo pela ajuda!

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente, o Dades e Ouarzazate são lugares incríveis e que merecem um visita, sem dúvida alguma..

 

Quando estive no Marrocos no inicio do ano, fiz mais ou menos esse caminho, saindo de Marraquexe, passando por Ouarzazate, Ait-Benhaddou e Dades até chegar à Merzouga... mas fiz por conta própria, dirigindo um carro alugado. Mas só foi possível mesmo porque dispunha de mais tempo.. acabei demorando 7 dias nesse roteiro (peguei o carro em Essaouira e devolvi em Fes)

 

Acho que essa ideia de fazer a excursão pela metade é uma boa - desde que não saia muito caro, é claro! Esses tours as vezes custam bastante! - Voce aproveitaria a primeira parte e o restante vc faz por conta própria...

 

Quando voltei de Merzouga, eu parei no caminho num lugar chamado Ifrane, que é interessante, mas nada especial. Eu ouvi falar alguma coisa sobre Midelt, mas não sei muito sobre a cidade. Dizem que é uma boa parada, mas não posso confirmar nada... De qq forma, mesmo durante a viagem você pode conversar com as pessoas e decidir na hora... No geral, o seu roteiro me aprece muito bom! Pena que voce só tem uma semana! O Marrocos é incrível e merece o maximo de tempo possivel!

 

Bom, se eu puder ajudar em alguma coisa, é só falar!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...