Membros samararosareis Postado Dezembro 4, 2011 Membros Postado Dezembro 4, 2011 Ola! Estou indo pra Italia em dezembro por 11 dias. Por enquanto vou ficar em ROMA, VENEZA E FLORENCA. Estou pensando em fazer uns passeis pra outras cidades. De Florenca passsar um dia em Cinque terrre. E de veneza ir para Padova ou Verona. Ou ir para San Marino ou San Giminiano. Pensei em fazer mais ou menos assim: 2 dias Roma 3 dias em Veneza (sendo um dia pra ir em outra cidade - Padova/ Verona) 3 dias em Florenca (sendo um dia em Cinque terre) 1 dia em San Marino ou San Giminiano 2 dias em Roma Voces acham que esta bom meu roteiro?? Por favor, me mandem sugestoes pra que eu possa fechar isso logo! Se tiverem sugestoes de hoteis ou uma area boa (e barata!) em Veneza pra ficar me mandem tb, por favor! Obrigada! Citar
Membros Rafael P R P Postado Dezembro 4, 2011 Membros Postado Dezembro 4, 2011 Nunca fui à Itália, mas aconselho dar uma pesquisada na internet pra ver como tá a previsão de "Acqua Alta" (famosa enchente) na cidade de Veneza. Dizem que é mais comum na primavera, mas já ouvi gente dizendo que rola entre Novembro e Dezembro. Abs! Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Dezembro 5, 2011 Membros de Honra Postado Dezembro 5, 2011 3 em Roma é o mínimo pra não ficar extremamente corrido. 1 pro Vaticano, 1 pras atrações próximas do Coliseu, 1 pras atrações próximas da Piazza di Spagna. Eu havia separado 3 dias pra Roma na minha viagem e acabei aproveitando só dois, você pode conferir no meu relato (assinatura) como isso ficou. Por outro lado, também não ficaria mais do que os 3 dias em Roma, foi uma das decepções da viagem. Eu ficaria os 3 dias em Veneza, se pudesse. Fiquei 2 e foi triste ter que me despedir da cidade, hehe. Sugiro tirar San Marino do roteiro, se perde muito com deslocamentos. Tiraria Padova e Verona também. Já San Gimignano você pode colocar sem problemas, numa daytrip a partir de Florença. Você tem que ver se realmente terá 11 dias disponíveis. Os dias de chegada e o de partida quase não contam, ainda mais na Itália, onde tudo atrasa. Então eu faria assim: 3 dias completos em Roma 3 dias completos em Veneza (mínimo dois) 1 dia completo em Cinque Terre, dormindo lá, pois se perde muito tempo com deslocamento, não é tão perto de Florença (se você curte trilhas, recomendo mais um) 3 dias em Florença - 1 pra Florença em si, 1 pra San Gimignano (SE sobrar tempo, esticar até Siena), 1 livre, pra ir pra onde achar melhor ali por perto, como Pisa, Lucca, etc. Qualquer coisa, é só dar uma olhada no meu relato, ou no blog, na minha assinatura (melhor, pois carregará só as cidades que desejar, não o relato inteiro). Abraços. PS: é válido o aviso do colega aí, talvez a época seja de enchentes em Veneza. Não tinha visto que você vai em dezembro. Cinque Terre deve estar morta nessa época e fazendo um frio do cão. Pense bem se você quer mesmo ir pra Itália, pois muita coisa não funciona, ou funciona parcialmente no inverno. Citar
Membros vinnnie Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 Postei estas questões em outro tópico. Acho que aqui é mais apropriado. Gostaria de pedir algumas sugestões sobre o trajeto: vocês mudariam alguma cidade (Ex. gostaria muito de conhecer Turim, Mônaco, S. Giovanni Rotondo e Lanciano)? Existe algum meio mais em conta de uma cidade para outra (estou prevendo fazer tudo de trem)? 1 dia: ROMA 2 dia: ROMA/NAPOLI/CAPRI 3 dia: ROMA 4 dia: ROMA 5 dia: ROMA/ASSIS/PERUGIA 6 dia: PERGUGIA/PÁDUA/VENEZA 7 dia – VENEZA 8 dia – VENEZA/TRENTO/VERONA 9 dia – VERONA/ORTA (LAGOS)/MILÃO 10 dia – MILÃO 11 dia- MILÃO/CINQUE TERRE 12 dia – CINQUE TERRE/FLORENÇA 13 dia – FLORENÇA 14 Dia- FLORENÇA 15 dia – FLORENÇA/SIENA 16 dia – SIENA/ROMA 17 dia – ROMA-PARIS 17 – 25 – PARIS O que acham? Citar
Membros Rafael P R P Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 Postei estas questões em outro tópico. Acho que aqui é mais apropriado. Gostaria de pedir algumas sugestões sobre o trajeto: vocês mudariam alguma cidade (Ex. gostaria muito de conhecer Turim, Mônaco, S. Giovanni Rotondo e Lanciano)? Existe algum meio mais em conta de uma cidade para outra (estou prevendo fazer tudo de trem)? 1 dia: ROMA 2 dia: ROMA/NAPOLI/CAPRI 3 dia: ROMA 4 dia: ROMA 5 dia: ROMA/ASSIS/PERUGIA 6 dia: PERGUGIA/PÁDUA/VENEZA 7 dia – VENEZA 8 dia – VENEZA/TRENTO/VERONA 9 dia – VERONA/ORTA (LAGOS)/MILÃO 10 dia – MILÃO 11 dia- MILÃO/CINQUE TERRE 12 dia – CINQUE TERRE/FLORENÇA 13 dia – FLORENÇA 14 Dia- FLORENÇA 15 dia – FLORENÇA/SIENA 16 dia – SIENA/ROMA 17 dia – ROMA-PARIS 17 – 25 – PARIS O que acham? Quando você pretende ir? Pergunto, pois como o nosso colega falou, no inverno tem lugares que vão ficar meio mortos. Abs, Citar
Membros vinnnie Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 Postei estas questões em outro tópico. Acho que aqui é mais apropriado. Gostaria de pedir algumas sugestões sobre o trajeto: vocês mudariam alguma cidade (Ex. gostaria muito de conhecer Turim, Mônaco, S. Giovanni Rotondo e Lanciano)? Existe algum meio mais em conta de uma cidade para outra (estou prevendo fazer tudo de trem)? 1 dia: ROMA 2 dia: ROMA/NAPOLI/CAPRI 3 dia: ROMA 4 dia: ROMA 5 dia: ROMA/ASSIS/PERUGIA 6 dia: PERGUGIA/PÁDUA/VENEZA 7 dia – VENEZA 8 dia – VENEZA/TRENTO/VERONA 9 dia – VERONA/ORTA (LAGOS)/MILÃO 10 dia – MILÃO 11 dia- MILÃO/CINQUE TERRE 12 dia – CINQUE TERRE/FLORENÇA 13 dia – FLORENÇA 14 Dia- FLORENÇA 15 dia – FLORENÇA/SIENA 16 dia – SIENA/ROMA 17 dia – ROMA-PARIS 17 – 25 – PARIS O que acham? Quando você pretende ir? Pergunto, pois como o nosso colega falou, no inverno tem lugares que vão ficar meio mortos. Abs, Março! ;D Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Dezembro 5, 2011 Membros de Honra Postado Dezembro 5, 2011 Março é fim de inverno/início de primavera, ainda vai estar frio e muita coisa terá funcionamento parcial. Recomendo consultar a média histórica de temperatura e chuvas aqui: http://www.worldweatheronline.com/weather.aspx?q=PRJ&day=21 Aí está já configurado para mostrar como foi o dia 20 de março de 2011 em Capri. Você pode mudar o dia e local. Ignorando o clima e falando apenas do roteiro, não recomendo uma daytrip para Capri partindo de Roma. Você terá que pegar um trem de Roma para Nápoli, um taxi até o porto, um ferry (barco) até a ilha, de modo que já chegará lá bem tarde. E terá que voltar cedo, pois os trens começam a diminuir de frequência depois das 17h em Nápoles. Sugiro ou pegar parte do roteiro e incluir o sul da Itália (Pompeia, Sorrento, talvez Costa Amalfitana) ou deixar pra outra oportunidade. Ah, não dá pra conhecer Capri e Nápoles no mesmo dia. Assis até daria pra fazer um bate e volta, já que o programa na cidade seria basicamente caminhar. Creio que não dê pra fazer Assis e outra coisa no mesmo dia. Não sobra no seu roteiro tempo suficiente pra conhecer Veneza. Eu também tive vontade de pegar um dia de Veneza achando que não tinha nada lá e ir pra Verona, mas na verdade não só não fui pra Verona como me faltou tempo pra Veneza. 1 dia pra Milão é muito, a cidade é meio sem graça e isso é quase uma unanimidade por aqui. Você pode fazer como fiz, conhecer Milão como uma parada (stopover) na direção de Paris. Acho que sobra pouco tempo pra se ver Cinque Terre numa daytrip, se perde muito tempo com deslocamentos e são 5 vilas. Considere uma hospedagem em Levanto ou La Spezia, cidades vizinhas e a partir de lá conhecer os 5 vilarejos. Estando em Florença, sugiro incluir San Gimignano. Das minhas cidades favoritas na Itália. Você pode reorganizar seu roteiro assim: Roma Assis Florença Cinque Terre Milão Paris Ganhará tempo em deslocamentos e possivelmente também gastará menos. Você pode fazer tudo isso de trem, mas da última cidade da Itália até Paris, talvez seja melhor ir de avião. Eu fiz o trecho Milão-Paris de trem e foi meio cansativo, mas ao menos poupei algumas chatices que há nos vôos. Conhecer as cidades que você citou vai depender de quantos dias você dispõe pra viajar. Só nisso aí que você citou eu gastei uns 20 dias e foi corrido. Se quiser ver como foi, é só consultar os links da minha assinatura. Citar
Membros vinnnie Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 Março é fim de inverno/início de primavera, ainda vai estar frio e muita coisa terá funcionamento parcial. Recomendo consultar a média histórica de temperatura e chuvas aqui: http://www.worldweatheronline.com/weather.aspx?q=PRJ&day=21 Aí está já configurado para mostrar como foi o dia 20 de março de 2011 em Capri. Você pode mudar o dia e local. Ignorando o clima e falando apenas do roteiro, não recomendo uma daytrip para Capri partindo de Roma. Você terá que pegar um trem de Roma para Nápoli, um taxi até o porto, um ferry (barco) até a ilha, de modo que já chegará lá bem tarde. E terá que voltar cedo, pois os trens começam a diminuir de frequência depois das 17h em Nápoles. Sugiro ou pegar parte do roteiro e incluir o sul da Itália (Pompeia, Sorrento, talvez Costa Amalfitana) ou deixar pra outra oportunidade. Ah, não dá pra conhecer Capri e Nápoles no mesmo dia. Assis até daria pra fazer um bate e volta, já que o programa na cidade seria basicamente caminhar. Creio que não dê pra fazer Assis e outra coisa no mesmo dia. Não sobra no seu roteiro tempo suficiente pra conhecer Veneza. Eu também tive vontade de pegar um dia de Veneza achando que não tinha nada lá e ir pra Verona, mas na verdade não só não fui pra Verona como me faltou tempo pra Veneza. 1 dia pra Milão é muito, a cidade é meio sem graça e isso é quase uma unanimidade por aqui. Você pode fazer como fiz, conhecer Milão como uma parada (stopover) na direção de Paris. Acho que sobra pouco tempo pra se ver Cinque Terre numa daytrip, se perde muito tempo com deslocamentos e são 5 vilas. Considere uma hospedagem em Levanto ou La Spezia, cidades vizinhas e a partir de lá conhecer os 5 vilarejos. Estando em Florença, sugiro incluir San Gimignano. Das minhas cidades favoritas na Itália. Você pode reorganizar seu roteiro assim: Roma Assis Florença Cinque Terre Milão Paris Ganhará tempo em deslocamentos e possivelmente também gastará menos. Você pode fazer tudo isso de trem, mas da última cidade da Itália até Paris, talvez seja melhor ir de avião. Eu fiz o trecho Milão-Paris de trem e foi meio cansativo, mas ao menos poupei algumas chatices que há nos vôos. Conhecer as cidades que você citou vai depender de quantos dias você dispõe pra viajar. Só nisso aí que você citou eu gastei uns 20 dias e foi corrido. Se quiser ver como foi, é só consultar os links da minha assinatura. Marcos, agradeço suas preciosas considerações. Digo preciosas porque eu tinha negligenciado completamente o clima. Retirei do roteiro Capri e Milão (no lugar coloquei Turim). Faço questão de visitar Trento, Assis e Pádua, pois são cidades muito importantes para mim religiosamente falando. Perugia eu fiquei sabendo que é a cidade dos chocolates, então...rs Quanto a Veneza, vou chegar de Pádua às 10:00 do dia anterior, assim terei um dia e meio para conhecê-la. Segue o novo roteiro. 1 dia: ROMA 2 dia: ROMA 3 dia: ROMA/ASSIS (aqui vou cedo para almoçar e dormir) 4 dia: ASSIS/PERUGIA (Também vou cedo - almoço, tour e dormir) 5 dia: PERUGIA/PÁDUA (Mesmo esquema- Como são cidades próximas...) 6 dia: PÁDUA/VENEZA 7 dia – VENEZA 8 dia – VENEZA/TRENTO (almoço, tour e dormir) 9 dia – TRENTO/VERONA (almoço, tour e dormir) 10 dia – VERONA/ORTA (Lagos)/TURIM (quero sair cedo de Verona e conhecer essa região dos lagos que dizem ser linda!) 11 dia- TURIM 12 dia – TURIM/CINQUE TERRE (devo chegar no meio do dia e ainda ficarei uma noite) 13 dia – CINQUE TERRE/FLORENÇA 14 Dia- FLORENÇA 15 dia – FLORENÇA (devo tirar um desses dois dias em Florença para ir a San Gimignano) 16 dia – FLORENÇA/SIENA 17 dia – SIENA/ROMA 17 – 25 – PARIS Por fim... 1- Alguém confirma se a estação de trem para Cinque Terre é a La Spezia Centrale, por favor? 2-Retirariam alguma cidade do roteiro (que tenham visitado e não gostaram) 3- Alguém que já tenha feito um roteiro parecido poderia dar uma estimativa de custos só com as passagens de trem? Espero mais sugestões!!! Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Dezembro 5, 2011 Membros de Honra Postado Dezembro 5, 2011 De nada, Vinnie. Se você é uma pessoa religiosa, imagino que Roma deveria ter mais dias, pois há várias igrejas bonitas, além das que possuem como a San Pietro in Vincoli, onde teria ficado preso São Pedro, a Basílica de São Paulo, que fica nos arredores, sem falar no Vaticano. Só no Vaticano você gasta um dia inteiro. Deixe uns 3 dias completos pelo menos. Outra coisa, não sei como você é pra acordar cedo, nem sua disposição pra caminhar, mas acordar cedo numa viagem já é chatíssimo, quanto mais podre de cansaço como um viajante costuma ficar. É melhor se deslocar de noite, mesmo porque se você não for do tipo que vive em barzinhos ou boates não terá muito o que fazer nesse período. Então dá pra deixar essa ida pra Assis só na noite do terceiro dia, ou talvez no quarto, pra não ficar muito corrido. O lago mais famoso nos arredores de Trento é o Lago di Garda. Não tive a oportunidade de conhecer, mas deve ser muito bonito, boa escolha. Na minha opinião Siena não vale o pernoite. Dependendo do seu ritmo, das suas prioridades e se fizer tudo bem cedo, daria até pra conhecê-la no mesmo dia que San Gimignano. Não se esqueça que ali pertinho de Florença está Pisa, que é uma viagem bem fácil para um bate-volta. Em uma manhã você vê o básico. Lucca também é um destino famoso. Eu fui, achei legalzinho, nada espetacular, mas a maioria aqui do forum parece gostar. Não vale a pena sair de Siena e voltar pra Roma, para ir a Paris. Acho que você pode reorganizar esse roteiro e deixar o norte da Itália por último, no caso, Veneza. Vai poupar deslocamentos e de lá fica mais fácil ir pra Paris. Comece por Roma e vá subindo, sem voltar. Você pode procurar passagens de avião nesse site: http://www.skyscanner.net É só um buscador de melhores preços, você não compra passagens por ele. Quando clicar em "comprar", ele vai te redirecionar pro site da companhia de vôo. Recomendo prestar atenção nos aeroportos. Procure chegar em Paris no Orly ou Charles de Gaulle, evitando os outros. Eu prefiro Orly, mais próximo, mas o outro também é ok. Em Veneza você parte do Marco Polo, evitando o Treviso. Enfim, respondendo suas novas dúvidas. 1, Cinque Terre não é um lugar só, são 5 vilas, cada uma com sua própria estação de trem. La Spezia é apenas a primeira cidade que fica "fora" das Cinque Terre, pra quem vem de Roma ou Florença. Levanto é a última. Se recomenda a hospedagem em uma das duas porque são mais planas e mais baratas, Cinque Terre é tudo morro, com poucas opções. Eu fiquei em Levanto e gostei muito. Tanto de Levanto como de La Spezia pras Cinque Terre são 5 minutos de trem. 2, já dei minha opinião quanto as cidades e acho que seu roteiro vai ficar legal com as novas inclusões, já que você tem seus motivos particulares. Só tome cuidado pra não ficar muito corrido. Tudo no papel é bonito, mas na prática viagens são cansativas. Perdi 1 dia e meio dos 28 da minha última só com descanso. 3 - os custos variam de acordo com a antecedência que você reserva. No caso, você mesmo teria que simular no site da Trenitalia. Lá existem 4 tipos de trem: Regionale (símbolo "R"), Regionale Veloce (RV), Frecciarossa (ES vermelho) e Intercity (IC). Os dois primeiros você só compra na hora, de modo que não terá descontos. Já os dois últimos operam em distâncias mais longas e há descontos se você comprar antecipadamente. Os novos descontos pelo que soube só vão aparecer a partir de janeiro, são as chamadas tarifas "mini". Você tem que colocar o nome da cidade desejada em inglês ou italiano, ou não vai aparecer certo. Geralmente um trecho regional, como o de Florença a Siena, não passa de 10 euros. Um trecho de longa distância comprado com antecedência sai por 20 a 30 euros. No seu caso, praticamente tudo é de curta distância. Citar
Membros vinnnie Postado Dezembro 6, 2011 Membros Postado Dezembro 6, 2011 Marcos, mais uma vez você me fez refletir sobre as possibilidades. Não coloquei mais dias em Roma neste roteiro porque na volta de Paris ficarei mais tempo lá. Vamos às últimas dúvidas para eu não monopolizar o tópico (nem cansar a paciência de vocês): 1-Sou completamente diurno: Acordo cedo e durmo relativamente cedo também. O problema que vejo em me deslocar à noite é que as viagens não duram 2, 3 horas de uma cidade a outra. Meu medo é não conseguir fazer check in nos hotéis e ficar na rua...haha. 2-Depois de Perugia, qual a próxima cidade que você recomenda, então (no caso de ir subindo)? San Gimignano ou Bologna (que disseram não ser muito bonita)...? 3- Procurei no site da Trenitalia um modo de chegar a San Marino, mas o estranho é que de Rimini que fica a 25 km de S. Marino a viagem dura mais de 3 horas...não estou entendendo. 4-Orvieto e Siena: qual a mais interessante? Mais uma vez obrigado. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.