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Quintanilha

Mochilão Cusco - Arequipa - Puno - Copa - La Paz - Uyuni - SP Atacama - Santiago (set/11) - Completo

Posts Recomendados

Pessoal

 

em setembro de 2011 entre o período de 02/set e 24/set realizei junto com minha esposa o nosso mochilão na América do Sul e estou aqui para relatar esta viagem sensacional através de fotos, dicas úteis, informações atualizadas e valores dos diversos passeios que realizamos. Nestes 22 dias o nosso roteiro incluiu as seguintes cidades: RJ - Cusco - Arequipa - Puno - Copacabana - La Paz - Uyuni - SP Atacama - Santiago - RJ.

 

Antes de qualquer coisa quero agradecer ao mochileiros.com por ter me ajudado tanto durante o planejamento desta viagem. Diversos usuários me ajudaram bastante e aproveito para agradecer à todos que me abasteceram com tantas dicas que sem dúvida alguma foram fundamentais para o sucesso desta viagem. Qualquer dúvida que eu puder ajudar fiquem à vontade para perguntar através do relato, mensagem particular, e-mail etc. Vamos lá.

 

Roteiro

 

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?authuser=0&ie=UTF8&hl=pt-BR&oe=UTF8&msa=0&msid=204822044336738201656.0004af4b69b917c22f607[/googlemap]

Clicando em cima dos marcadores podem ser observadas as datas de chegada em cada cidade. Já clicando em cima das linhas há o meio de transporte utilizado e a empresa para tal.

Planejamento

 

Iniciamos nosso planejamento cerca de 2 meses e meio antes da viagem e utilizamos como principal fonte de consulta o site do mochileiros.com e também o Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul (Zizo Asnis, 6ª edição).

 

Como ponto de partida compramos as passagem Rio ---> Cusco e Santiago ---> Rio pela TAM (R$1.243,56 / pessoa) considerando inicialmente o retorno no dia 18/09, depois conseguimos mais uma semana de férias e precisamos pagar uma taxa de mais R$ 203,00 / pessoa para remarcar para o dia 24/09. Desta forma, a passagem aérea saiu por R$ 1.463,56 / pessoa (caro!).

 

Abaixo está um esboço do roteiro (com data de chegada e saída da cidade e meio de transporte utilizado) que montamos antes da viagem.

 

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A única alteração que fizemos durante a viagem em relação ao roteiro original foi tirar um dia do Atacama e acrescentamos uma noite a mais em Copacabana....na verdade havíamos já deixado 6 noites no Atacama considerando uma folga de 1 dia para utilizarmos em caso de algum imprevisto.

 

Em relação às roupas de frio deixamos para comprar em Cusco (Loja The North Face, Plazoleta Espinar 188) e em La Paz (Loja Tatoo, Calle Llampu 828....além de outros itens que compramos tais como luva, meias térmica nas demais lojas que existem na Calle Llampu), compensa muito comparando com o Brasil. Uma sugestão que posso dar é apenas de não subestimar o frio e o vento no Salar de Uyuni (2ª noite na Laguna Colorada saímos do alojamento com -16°C ) e Deserto do Atacama (chegada aos Geisers del Tatio com -14°C)... como vivo aqui no RJ e não estou adaptado para o frio, decidi não arriscar levar apenas os casacos que normalmente uso no tempo "frio" daqui.

 

(OBS: Um excelente tutorial com dicas de como se vestir no frio foi feito pelo LeoRJ e pode ser encontrado aqui nos tópicos fixos da América do Sul)

 

Em relação aos passeios, compramos antecipadamente apenas as passagens de trem Ollantaytambo ---> Aguas Calientes (US$ 33 / pessoa - categoria Expedition) e Aguas Calientes ---> Poroy (Cusco) (US$ 56 / pessoa - categoria Expedition) no site da Peru Rail (http://www.perurail.com). Além dos ingressos para Machu Picchu (com subida ao Huyana Picchu) por 150 soles / pessoa no site (http://www.machupicchu.gob.pe/). Todos os demais passeios foram negociados na hora, tínhamos o nome das agências mais indicadas pelo pessoal e saímos em busca de melhores preços/atendimento/disponibilidade...com certeza, vale a dica que sempre ressaltam aqui: não reserve nenhum passeio daqui do Brasil.

 

Já a hospedagem, reservamos daqui do Brasil o hostal Amaru Hostal I (Cusco), Pirwa B&B (Aguas Calientes) e a Posada San Juan (Arequipa)...todos os demais nós fomos entrando em contato ao longo da viagem e reservando cerca de 1 a 2 dias antes de chegar no local. Já tínhamos uma pré-seleção daqueles mais indicados e não tivemos problemas em conseguir vaga desta maneira. Vale ressaltar que todas as cidades que visitamos possuem muitas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Em todos os hostals/pousadas nos quais nos hospedamos, ficamos em quarto matrimonial com banho privativo o que sem dúvida encarece um pouco mais a viagem.

 

Levamos todo o dinheiro em dólar. Sem dúvida a melhor opção. Ressalto apenas que é fundamental levar notas em bom estado (evite notas amassadas, rasgadas, colada com durex, escritas), caso contrário as casas de câmbio irão rejeitar o dinheiro...eles são muito exigentes neste quesito.

 

O certificado de vacinação contra febre amarela não foi solicitado em nenhum momento. Mas sugiro não arriscar.

 

Em relação a altitude, eu senti apenas uma leve dor de cabeça no primeiro dia em Cusco e mais nada (mas desde o primeiro dia já tomava o chá de coca para "garantir". Já minha esposa sentiu muito, principalmente em La Paz com dores de cabeça, falta de ar, cansaço.... o que ajudou muito foi o chá de coca, que em um primeiro momento ela não queria tomar porque tinha achado ruim...depois acabou sendo obrigada, rs. E claro, tomem muita água... preparem-se para gastar mto dinheiro em água!!

 

Descrição

 

02/09 - Cusco

 

Chegamos em Cusco por volta de 15h30 e a reserva do Amaru Hostal I incluía o transfer do aeroporto para a cidade, desta forma já tinha uma pessoa lá nos esperando e não gastamos neste caso dinheiro com o táxi. Mas como em toda a cidade do mundo o assédio é grande e nenhum problema será encontrado para conseguir táxi no aeroporto. Mas como citado aqui, negocie sempre o preço antes e não hesite em baixar a proposta inicial mesmo considerando que em todos os 3 países que visitamos o valor das corridas é extremamente barato quando comparado com o Brasil.

 

Após cerca de 15 minutos chegamos ao Hostal que fica cerca de 5 minutos da Plaza de Armas, excelente localização. O único porém é que o Hostal fica em uma ladeira, no início quando ainda estamos nos adaptando com a altitude era foda subir...rs. Segue uma pequena avaliação pessoal do hostal:

 

Amaru Hostal I (Cuesta de San Blas, 541)

Valor diária: US$ 48 (quarto matrimonial com banheiro privativo) - 3 diárias

Avaliação: ::cool:::'> ::cool:::'> Bem localizado (5 minutos da catedral), ótimo café da manhã, internet WI-FI, computador disponível com internet liberada e transfer no aeroporto de Cusco

 

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Amaru Hostal I

 

Após deixar as mochilas no hostal, partimos para descobrir a cidade e procurar as agências para fechar os passeio que faríamos nos próximos dias. Cusco é uma cidade turística linda, com uma praça de Armas fantástica e muitas atrações que podem ser percorridas a pé (Catedral, Iglesia de la Compañia, Plaza San Francisco, Iglesia San Francisco, Iglesia de La Merced, Av El Sol). Recomendo deixarem alguma manhã ou tarde livre para percorrerem tranquilamente a cidade...

 

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Plaza de Armas com a Catedral ao fundo

 

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Jardim Sagrado do Templo Qoricancha (com Av El Sol ao fundo)

 

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Av El Sol

 

Existem muitas agências na Plaza de Armas, mas sinceramente não vi tanta diferença nos preços assim. Desta forma, fechamos com a Eco Tours (Calle Garcilaso 210, oficina 109) que além de ser bastante citada aqui no mochileiros também nos recebeu bem, com um bom atendimento e um pequeno desconto por estarmos fechando os seguintes 3 passeios com eles:

 

i) City Tour, 03/09 (início 13h40 - término +/- 19h30) - 25 soles / pessoa

 

Atrações: Catedral (entrada 25 soles / pessoa), Qoricancha (entrada 10 soles / pessoa), Saqsayhuamán (boleto), Q'enqo (boleto), Tambomachay (boleto), Pukapukara (boleto)

 

ii) Vale Sagrado, 04/09 (início 8h20 - ficamos em Ollantaytambo pois iríamos pegar o trem para Águas Calientes) - 35 soles / pessoa

 

Atrações: Mercado de Pisac, Ruínas de Pisac (boleto), Urubamba (apenas para almoço, não incluso), Ollantaytambo (boleto) e Chinchero (boleto, não visitamos por termos ficado em Ollantaytambo)

 

iii) Maras e Moray, 05/09 (início 08h50 - término 14h30) - 25 soles / pessoa - OBS: apesar de ser pouco citado por aqui, recomendo muito que o façam.

 

Atrações: Povoado de Moray, Moray (boleto) e Salinas de Maras (10 soles / pessoa)

 

O Boleto Turístico (130 soles / pessoa) dá o direito de entrada em 16 atrações, a saber: Moray, Centro Qosqo de Arte Nativo, Monumento Pachacuteq, Museo de Arte Popular, Museo Histórico Regional, Museo Municipal de Arte Contemporâneoi, Museo Sitio de Qoricancha, Pikillacta, Tión, Saqsayhuamán, Q'enqo, Pukapukara, Tambomachay, Chinchero, Pisac, Ollantaytambo. Compramos o nosso no próprio Museo Histórico Regional (Calle Heladeros).

 

Depois de fechado os passeios fomos dar mais uma andada pela cidade, fizemos câmbio em um Interbank (há dezenas de casas de câmbio na Plaza de Armas, mas algumas que não passam nenhuma confiança) e jantamos no Pucara Café Bar (Calle Plateros). Local bem agradável, com uma boa comida e um macarrão ao pollo delicioso. Pagamos 52 soles em 2 pratos individuais, mais bebida e café. Ao redor da Plaza de Armas os restaurantes são um pouco mais caros, mas afastando-se podem ser encontradas opções mais baratas.

 

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Plaza de Armas à noite

 

03/09 - Cusco (City Tour)

 

Pela manhã andamos mais pela cidade e fomos ao Museo Histórico Regional utilizando o boleto turístico, alem de aproveitamos para comprarmos nossos fleeces na the North Face (209 soles no masc. e 240 soles em um feminino, ambos de excelente qualidade!). Ao lado da igreja La Compañia há um tipo de mercado popular onde podem ser compradas lembranças e também uma oportunidade para conhecer o artesanato local. Neste dia, antes do início do City Tour almoçamos em um restaurante localizado na Av El Sol (Trattoria Adriano) especializado em massas e frango (sempre), mas com a comida não muito boa. Para fins de planilha de gastos, total de 49 soles em 2 pratos e bebidas.

 

Às 13h40 encontramos a guia em frente a Catedral para darmos início ao City Tour. Como já citei acima, o 1º ponto é a Catedral da cidade onde a entrada não está inclusa no boleto...a entrada não é obrigatória mas nós decidimos entrar para conhecer a igreja (proibido tirar fotos no interior). Depois descobrimos que nos horários de missa a entrada é livre e pode ser uma oportunidade para conhecer a igreja sem ter que pagar a entrada. A construção da igreja durou mais de 100 anos (!!!!) e seu interior é fantástico.

 

Depois fomos andando até o templo Qorikancha (Templo do Sol) que foi construído durante a época do 1º imperador Inca (Manco Capac) com a função de ser um observatório e templo religioso, mas que foi destruído pelos espanhóis para construção do convento de Santo Domingo em seu lugar. Entretanto, ainda é possível observar dentro do monastério as fundações características da civilização inca e este sem dúvida é a maior atração do local.

 

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Janelas alinhadas e nenhuma argamassa

 

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Pátio do Convento

 

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Em seguida, partimos no minibus da Eco Tours para as ruínas de Saqsayhuamán que foi construída nos arredores de Cusco e de onde pode-se ter uma bela visão panorâmica da cidade. De acordo com a explicação do guia há uma grande controvérsia em relação ao verdadeiro objetivo do local...uma fortaleza militar ou um templo para adoração do Deus Sol....bem, independente da origem os muros extensos com as rochas descomunais e perfeitamente talhadas são de impressionar. :o

 

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Tem uma lhama aqui

 

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Estádio do Cienciano ao fundo...o Flamengo ganhou aqui de 3 x 0 na Libertadores de 2008!

 

Ainda visitamos as ruínas de Q'engo (labirinto de rochas e canais onde a maior atração é uma imensa rocha onde no seu interior havia uma mesa de sacrifícios) e Tambomachay (culto à água, várias ruínas com aquedutos e canais onde a história diz que se tratava de um local de descanso dos deuses incas)...em Pukapukara eles só pararam para dizer que passamos por lá, mas já estava praticamente escuro e não dava para ver mais nada. Depois no retorno para Cusco ainda paramos em uma fábrica/loja com artigos de lã de alpaca para ajudar a desenvolver a economia local, já que o dono era amigo da guia e do motorista....não adianta, o que mais teve nesses passeios era isso....tentar encaixar a visita em uma feira, loja, mercado onde o dono tinha algum parentesco com alguém da agência.

 

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Mesa de Q'enqo

 

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Aquedutos de Tambomachay..."fonte da água da juventude"

 

Ao final do dia jantamos na pizzaria Pacha Mamma (Calle Plateros) e pagamos 43 soles em uma pizza gigante mais bebida...recomendo.

 

04/09 - Vale Sagrado dos Incas

 

Neste dia fizemos o check out logo cedo e deixamos nossas mochilas no depósito do hostal, visto que ficaríamos em Ollantaytambo no passeio do Vale Sagrado e retornaríamos apenas no dia seguinte à noite. Tranquilão deixar as mochilas, nenhum problema em relação à isso... ::cool:::'> Encontramos o grupo em frente a Catedral e partimos primeiramente para Pisac.... Primeiro paramos no mercado de artesanato de Pisac (apenas aos domingos) antes de chegarmos propriamente as ruínas. A vista que temos das montanhas e vales ao redor das ruínas do centro arqueológico de Pisac são simplesmente sensacionais...também se destacam as terraças descomunais utilizadas para agricultura e um pequeno "cemitério" em formato de caverna nas montanhas que circundam as ruínas. Não deixem de levar protetor solar e água pq é totalmente descampado e o sol castiga durante o trajeto até o templo do sol (imensa escadaria até o topo de uma montanha).

 

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Mercado de Pisac

 

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Terraças das ruínas de Pisac

 

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Vale Sagrado...vista descomunal

 

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Cavernas nas montanhas...cemitério inca

 

Logo após, já era 13h00 quando seguimos para Urubamba para almoçarmos. Dentro do ônibus haviam pessoas que haviam contratado o passeio por outra empresa que sub-contratou a Eco Tours (uma zona) e para estes estava incluso o almoço, desta forma para estes já estava certo um restaurante dentro da cidade. Para os demais (nosso caso) eles indicam um tal de El Mazed (buffet por 30 soles / pessoa com direito a sobremesa, e bebidas a parte) mas fica-se livre para pesquisar outras opções desde que esteja no local marcado em 50 minutos. Almoçamos no indicado mesmo por eles e ficamos aguardando o retorno do bus para seguirmos enfim para Ollantaytambo.

 

Aproximadamente às 15h30 chegamos em Ollantaytambo...estava lotado, não sei se porque era um domingo mas olhando para aquela escadaria toda não parava de sair gente de tudo quanto é lugar. Uma pequena explicação da guia na entrada das ruínas e demos início à subida pelas terraças das ruínas até alcançar o topo e ter uma mais uma vista linda do Vale Sagrado dos Incas...as ruínas ficam encravadas entre 2 montanhas, olhar a cidade lá de cima é incrível! Assim como Pisac, todas as características das construções incas são facilmente perceptíveis...aquedutos, terraças agrícolas, rochas imensas incrivelmente esculpidas e nenhuma argamassa!

 

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Entrada das ruínas de Ollantaytambo

 

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Peregrinação pelas escadarias

 

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Ruínas com o Vale Sagrado ao fundo

 

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Enquanto o grupo partiu para Chinchero ficamos mais um pouco no parque tirando mais algumas fotos e por volta das 17h30 saímos para comer alguma coisa na praça principal da cidade (5 minutos das ruínas) e acessar a internet (o Flamengo tinha perdido para o Bahia no RJ, pqp!). Logo após, caminhamos cerca de 10 minutos até a estação de trem e às 19h embarcamos no trem Expedition da Peru Rail rumo a Águas Calientes. Conforme já citei acima, as passagens já haviam sido compradas antecipadamente e sugiro que o façam pois o trem estava lotado. Chegamos por volta das 20h45 e tinha um cara do Pirwa B&B esperando a gente para nos levar ao hostal...apenas desci para comprar água e biscoitos para o dia seguinte (altamente recomendado pois dentro do parque de Machu Picchu realmente tudo é extremamente caro!).

 

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Pirwa B&B (Tupac Yupanqui Street, S/N)

Valor diária: US$ 35 (quarto matrimonial com banheiro privativo) - 1 diária

Avaliação: ::cool:::'> Não deu muito tempo de avaliar o hostal, serviu apenas para dormirmos e sairmos cedo para pegar o ônibus para MP. Posso apenas citar que é bem perto do local de saída dos ônibus, café da manhã bem fraco.

 

05/09 - Machu Picchu

 

Mesmo já tendo o ingresso para HP, acordamos às 5 da manhã para chegarmos no parque quando estivesse abrindo (abre às 6h) já que tínhamos lido que o nascer do sol de dentro do parque é lindo (sem contar que os turistas costumam lotar MP com o decorrer do dia, queríamos tirar as fotos com mais calma e sem tanta gente). Tomamos café rapidamente e às 5h50 já estávamos dentro do ônibus que sai de Águas Calientes para subir até MP (valor US$ 15,50 ida e volta e saída da avenida Hermanos Ayar, a principal de Águas Calientes e que acompanha o rio Urubamba) chegando por volta de 6h20. Uma pequena fila na entrada, entramos e logo surge a fantástica visão da ruínas de MP! Sensação indescritível! E como bem dito, o sol nasce de frente para a cidade de MP e esta vai se iluminando gradativamente... uma imagem inesquecível na cidade perdida dos incas... muito feliz de estar realizando um sonho. As fotos falam por si...

 

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Pequena fila na entrada...

 

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Foto clássica e inesquecível

 

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Na entrada do parque é possível pegar um mapa que possui algumas rotas e as atrações principais de MP. Decidimos por não pegar o serviço de guia (eles ficam na entrada) porque queríamos curtir a cidade no nosso tempo, ficar sentado simplesmente sem fazer nada admirando a paisagem, ou seja, queria ficar livre no meu tempo. Desta forma, tiramos bastante foto e caminhamos pela cidade até perto de 10h. Nesta hora, minha esposa decidiu que não iria subir HP porque estava receosa em relação a altitude e ficaria lá embaixo me esperando. Desta forma, deixei minha mochila com ela e 10h10 cheguei no portão de controle para subir HP....estava uma fila enjoada também e nesta hora o sol já estava começando a castigar...exatamente às 10h40 passei pelo portão e iniciei a subida rumo ao topo da montanha. A subida é meio pesada, ainda mais com sol e calor....levem bastante água e um boné (não esqueçam de repelente também...eu fui de calça mas quem estava de bermuda estava com a perna totalmente encalombada). Mas estava me sentindo bem, animado e cheguei lá encima em 40 minutos. No topo encontrei um grupo de brasileiros de SP que tinha uma bandeira do Brasil e que me emprestaram para tirar uma foto...ficou maneira.

 

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Posto de controle e HP ao fundo

 

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Subida puxada

 

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Mas recompensado pela vista...maneira a estrada que leva até MP

 

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Só faltou a bandeira do Flamengo

 

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Depois das fotos, tava na hora de descer...os degraus são pequenos, apertados e é bom descer com calma. Às 12h10 passei novamente pelo posto de controle, missão cumprida em subir HP! Encontrei minha esposa, tiramos mais algumas fotos mas o parque já estava lotado e o calor tava brabo....pegamos o ônibus de retorno às 13h e em 25, 30 minutos estávamos novamente em Águas Calientes. Como o trem de retorno para Cusco era somente às 16h43, deu tempo de almoçar tranquilamente em um restaurante localizado às margens do Rio Urubamba (El Retama...sugiro o brochete de carne de alpaca...muito bom! Gastamos 60 soles em 2 pratos com 2 bebidas) e depois demos uma andada pela cidade (visitem a praça principal com o monumento ao imperador inca Pachacutec) e compramos umas lembranças no mercado anexo à estação de trem.

 

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Praça principal com o Inca Pachacutec

 

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Rio Urubamba

 

A viagem para Cusco atravessa todo o Vale Sagrado e durante a maior parte do trajeto acompanhamos o Rio Urubamba...muito bonito também. Quando compramos a passagem não se pode escolher o assento, torça para ficar ao lado direito!

 

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Vista do trem

 

Chegamos na estação de Poroy às 20h15 (Poroy é um distrito da província de Cusco e fica a cerca de 25, 30 minutos desta) e logo na saída da estação ficam milhares de taxistas se engalfinhando pelos turistas que chegam no trem....escolhemos um que pareceu mais confiável e tinha um carro com o letreiro de táxi encima (evitem os que simplesmente colam um adesivo de táxi no carro, muitos são carros particulares que tentam se passar por taxista) e negociamos a corrida...começou em 35 e terminou em 25 soles...como já estávamos cansados e com fome, aceitamos e descemos na Plaza de Armas para jantarmos (Don Marcelo, especializado em massas e fica na Plaza de Armas - 20 soles o prato de massa) antes de voltarmos para o mesmo Amaru Hostal I que havíamos deixado nossas malas. Fim de dia, MP realizado!!

 

06/09 - Cusco (Maras e Moray)

 

Último dia em Cusco (à noite pegaríamos o ônibus para Arequipa)! Fizemos nosso check out no hostal e às 8h50 estávamos mais uma vez em frente a Catedral para encontrarmos o grupo do passeio em Maras e Moray. Claro que antes de chegarmos no primeiro ponto que era em Moray (cerca de 70 km de Cusco) paramos em uma feira de artesanato onde podia observar o processo de fabricação de casacos/luvas/gorros com lã de alpaca... o guia tentou empurrar uns produtos mas ninguém comprou qualquer coisa. Partimos para Moray, um impressionante sítio arqueológico com uma cratera discomunal onde terraças agrícolas em formato circular podem observadas e que lembra muito aqueles filmes de ficcção científica onde o formato deixado no chão parece o de discos voadores...rs. Parece um grande anfiteatro na verdade. Vale a pena descer até o círculo de menor diâmetro lá embaixo, a visão é foda.

 

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Depois partimos para as salinas de Maras (Marasal S.A. - entrada: 5 soles / pessoa), milhares de pequenas "piscinas" em uma encosta em formato de terraças onde a água do lençol freático (quente e salgada) fica aprisionada nas piscinas e evapora com o calor de maneira que o sal se cristaliza e permanece depositado nestas áreas. O que mais impressiona é a quantidade de piscinas que perdemos de vista nesta encosta (ao final temos o Vale Sagrado dos Incas). Cada família da região é responsável por um determinado número de piscinas e dali eles tiram seu sustento extraindo e posteriormente vendendo o sal através desta cooperativa (Marasal S.A)...

 

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Salinas fotografadas da estrada

 

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Chegamos em Cusco por volta das 15h, almoçamos naquele mesmo Pucara Café do 1º dia e em seguida pegamos nossas mochilas no Amaru Hostal para seguirmos para a rodoviávia. Pegamos o bus das 20h da Cruz del Sur para Arequipa (categoria Cruzero Suite) pagando 45 dólares por pessoa. Viagem tranquila, excelente empresa (apesar do valor ser maior que o da maioria)....sem dúvida foi o melhor trecho de viagem que fizemos. Só ressalto aqui que o ônibus que sai as 20h30 (categoria Cruzero, 10 dólares a menos que o anterior) chegou 5 min depois do nosso em Arequipa...daria para ter economizado 10 dólares, rs.

 

07/09 - Arequipa

 

Chegamos em Arequipa às 6h da manhã (praticamente 10 horas de viagem) e comprei logo a passagem da Julsa para Puno (30 soles / pessoa no 1º piso (cama) e 25 soles / pessoa no 2° piso (semi-cama)). Depois pegamos o táxi direto para a posada San Juan que havíamos reservado previamente. Como ainda estava cedo, achamos que só poderíamos deixarmos nossas mochilas e ficarmos andando até o horário do check-in. Entretanto, liberaram nossa entrada e foi possível dar uma descansada e tomarmos um banho antes de conhecermos a chamada "ciudad blanca".

 

Posada de San Juan (Calle San Juan de Dios, 210)

Valor diária: S/ 85 (quarto matrimonial com banheiro privativo)

Avaliação: ::cool:::'> Excelente localização (2 minutos da praça de armas, catedral), mas o café da manhã é muito fraco. Também possui 2 computadores com internet liberada e WI-FI que nunca funcionava rs.

 

Pois bem, logo que saímos partimos logo para fecharmos o Cânion de Colca (2D/1N, sem trekking) e seguindo a indicação aqui do mochileiros fomos direto na Eco Tours (Calle Jerusalé, 409) e na Colca Trek. No caminho pela Calle Jerusalen existem diversas agências, algumas com preços no cartaz o que dava para ter uma idéia de preço. Na Eco Tours fechamos o Cânion por 90 soles / pessoa, incluindo transporte de ida e volta, guia e hospedagem no hostal Colca Samana (este é o pacote mais barato, o preço vai aumentando conforme o tipo de acomodação que você deseja). Vale ressaltar que o hostal é fraco, praticamente uma casa adaptada para receber os hóspedes mas para apenas 1 noite tá valendo.

 

Fechado o passeio, saímos para conhecermos a cidade. Arequipa é linda, uma cidade muito legal e com uma visão do vulcão El Misti de qualquer ponto que se olhe. Fomos inicialmente na Igreja e Complexo de San Francisco e logo depois na Catedral. Esta se localiza na Plaza de Armas (entrada 10 soles / pessoa e mais quanto você achar devido para os guias... é obrigatório a entrada com guias) e assimo como a de Cusco é impressionante a imponência e a arquitetura dentro da catedral (sem contar a vista lá de cima). Vale a pena a visita.

 

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Plaza de Armas

 

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Catedral

 

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Catedral

 

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Plaza de Armas vista da Catedral

 

Para almoçar, recomendo o Antojitos de Arequipa! Se trata de um restaurante tradicional peruano que fica em frente a Iglesia de La Compañia com preço de 10 soles / pessoa o menu (entrada + prato principal + sobremesa). Comi uma batata cozida recheada com carne moída e de sobremesa um arroz doce show de bola... Esse Antojitos também é muito famoso na cidade por vender doces, chocolates, biscoitos....está espalhado por toda a Arequipa.

 

Logo depois do almoço fomos na Iglesia e complexo de La Compañia e logo depois ao Museo Santuarios Andinos (15 soles / pessoa), onde se localiza a Juanita (múmia de uma menina que foi sacrificada em homenagem aos deuses incas e que posteriormente foi encontrada no Vulcão Ampato por uma expedição em 1995 ainda em excelente estado de conservação). No Museu os horários de entrada dos grupos são de 20 em 20 minutos e assim como na catedral, existe uma guia que vai nos acompanhando por todo o percurso e ao final você pode dar de propina aquele valor que julgar adequado. Saindo dali fomos direto para o Monasterio de Santa Catalina (35 soles / pessoa + guia (opcional)) que também vale muito a pena conhecer em Arequipa. Assim como na Catedral, há uma espaço superior onde é possível tirar umas fotos bem legais com El Misti ao fundo, além de claro conhecer o gigantesco monastério (como eles dizem, uma cidade dentro da cidade).

 

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Complexo de La Compañia

 

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Monastério

 

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Monastério com El Misti

 

Na Paseo Mercaderes há diversas lojas de câmbio e um pequeno shopping só com lojas de alimentação: KFC, Pizza Hut, Burger King, Starbucks...excelente, rs (para quem gosta é claro!). Logo depois de jantarmos, demos mais uma andada na Plaza de Armas que fica ainda mais bonita à noite e já era hora de dormir depois do dia dedicado a conhecer Arequipa.

 

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Plaza (à noite)

 

08/09 - Arequipa/Chivay

 

Fizemos check-out logo cedo (as mochilas ficaram, fomos somente com as de ataque) e esperamos quase 1 hora até que a van da agência chegasse, o que já me deixou meio ressabiado. Porém, o único problema que aconteceu foi esse mesmo...fora isso, saiu tudo tranquilo no passeio do Cânion de Colca pela Eco Tours. Partimos rumo a Chivay (onde dormiríamos para no dia seguinte irmos ao Cânion logo cedo) que fica cerca de 90 km por volta das 9h40 e paramos em diversos momentos para tirarmos algumas fotos....no trajeto chegamos até 5000 metros de altitude, portanto não esqueçam da água, tomar um chá de coca pela manhã...é bom não arriscar para não ter problemas durante o passeio ::cool:::'>

 

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1ª parada

 

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Altitude no Mirador de Los Volcanes

 

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Mirador de Los Volcanes (entre El Misti e Chachani rs)

 

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Chivay da estrada

 

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Chivay

 

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Hostal....bem caído

 

Ao chegarmos na entrada de Chivay paramos em um restaurante para almoçar (não incluso no valor) e logo em seguida a agência encaminha para a hospedagem de cada um (chegamos por volta das 15h30h). Às 17h retornam para buscar aqueles que querem ir nas Águas Termales Las Caleras (10 soles para tomar banho e 5 soles para visitar), é interessante porque estávamos no final da tarde e o frio tava aumentando. Porém, as piscinas são pequenas e das 5 piscinas do parque, 2 esavam interditadas. Retornamos para o hostal e decidimos não acompanhar a agência no jantar com danças típicas que eles encaminham o grupo na parte da noite (também não incluso). Como estávamos perto do minúsculo centro de Chivay, ficamos pelo hostal mesmo e fomos jantar ali por perto e dar uma olhada na internet. Tava frio pra cacete esta noite!!! ::Cold:: (mas nada perto do que ainda estava por vir...)

 

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Baños Termales

 

Somente como informação, dando uma andada por Chivay achamos a empresa que faz Chivay - Puno direto. É a 4m-express (http://www.4m-express.com) com saída rumo a Puno a partir das 13h30. Neste caso, não precisaríamos ter voltado para Arequipa para seguirmos para Puno. Vale a dica.

 

08/09 - Cânion de Colca/Arequipa

 

Às 6 da manhã ( ::Cold:: , não esqueçam dos casacos!!!) a agência já estava passando no hostal em Chivay para seguirmos para o Cânion de Colca (o cânion mais profundo do mundo!) para tentarmos observar os condores (quando estava planejando a viagem li que os condores depois das 8h já não aparecem mais....não sei se demos sorte mas chegamos lá por volta das 8h40 e conseguimos observá-los tranquilamente ::otemo:: ). Antes de pegarmos a estrada, paramos em Yanque para conhecermos o povoado e deu para tirar umas fotos com um condor na praça principal do povoado.

 

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Durante o trajeto paramos umas 2x para tirarmos algumas fotos do Vale de Colca...a paisagem é realmente descomunal. Repetindo a dica do Guia Criativo para o viajante independente, procure se sentar no lado direito do veículo....desta forma você poderá durante o caminho acompanhar todo o Vale. Depois de um certo trecho na estrada parece uma procissão de vans, jeeps, ônibus rumo ao mirador cruz del condor.... Uns 10 minutos antes de chegarmos ao destino final, já conseguimos avistar um condor que parecia estar acompanhando os veículos na estrada....impressionante! Já no Mirador, é disputar com os milhares de turistas as melhores posições para conseguir uma boa fotografia do condor sobrevoando.....(confesso que tive dificuldades em conseguir fotograr em pleno vôo com minha máquina digital comum, rs). O lugar é incrível, vale mto a visita...os rasantes dos condores no pessoal é sensacional....vc escuta aquele "ooohhhhhhh"....

 

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Vale de Colca

 

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Vale de Colca

 

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Vale de Colca

 

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Saímos por volta das 10h da manhã, almoçamos novamente em Chivay e após algumas paradas chegamos em Arequipa por volta das 15h. Como teríamos um trajeto pesado pela frente (ônibus para Puno à noite, isla de Uros e ônibus para Copacabana) negociamos na Posada San Juan por mais 20 soles reabrirmos a diária e ficarmos até 22h. No início da noite jantamos, demos mais uma andada por Arequipa e seguimos para a rodoviária para pegarmos o ônibus das 23h da Julsa para Puno....uma dica: utilizem o banheiro da rodoviária pq o do ônibus é bizarro. Mesmo no 1º andar onde é mais cara a passagem (poltrona cama) é logo avisado no início da viagem que o banheiro só deve ser utilizado como "urinário" e mesmo assim é dose.... ::bruuu::

 

09/09 - Puno/Copacabana

 

Paramos por volta das 4h da manhã em Juliaca e às 5h10 chegamos em Puno. Não deixem para sair do ônibus no final pq para recolher a bagagem é uma zona...cada um vai pegando a sua, ninguém confere ticket e tudo isso no escuro...portanto, não dêem mole com as bagagens neste momento. Como o Lico bem afirmou, ao entrar na rodoviária milhares de pessoas vão nos cercando oferecendo hospedagem, isla de Uros, Taquilles, passagens etc. A dica que segui foi ignorar e dirijir-se para o 2 ºandar onde já existem algumas lanchonetes abertas...tomei um café da manhã com calma e depois desci para negociar com mais calma. Desta forma, fechei com a Titicaca Tours o passeio na isla de Uros (saída para Uros 9h30 e retorno 12h30) + ônibus para Copacabana (saída 14h30) por 20 soles / pessoa...deixamos as mochilas na agência e demos uma andada nas cercanias da rodoviária para passar o tempo....uma "mensagem de boas-vindas" pode ser vista logo na saída da rodoviária.... ::lol4::

 

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As diversas agências saem do cais da cidade por volta das 9h30 e cada uma segue para uma ilha. Nestas ilhas feitas de totora (um tipo de madeira com propriedades resistentes e que conferem uma flutuabilidade às embarcações, ilhas etc) vivem as comunidades que visitamos ao longo destas 3 horas e conhecemos um pouco mais do modo de vida, cultura, artesanato etc...eu sinceramente achei tudo mto ensaiado, teatral. Em nenhum momento me convenci de que eles realmente moram ali e mto menos que aquelas ilhas são realmente feitas de totora (vimos umas garrafas pet perdidas por lá...rs)...ao final, eles "convidam" (10 soles / pessoa) que façamos um passeio na embarcação da comunidade até uma outra ilha onde todas as agências se encontram antes de retornar para Puno... Bom para conhecer e tal, mas entre Puno e Copacabana fico com o lado boliviano do Titicaca (que inclusive é mto mais limpo).

 

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Retornamos por volta das 12h15 para o cais de Puno e dali pegamos um táxi para a Plaza de Armas e comemos um lanche rápido antes de retornarmos para a rodoviária.

 

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Quando compramos a passagem nos informaram que excepcionalmente naquela dia sairíamos mais cedo (14h) já que estava tendo uma festa na fronteira (Yunguyo) e evitarmos qualquer problema de perdermos o horário da imigração da Bolívia. Pois bem, até lá a viagem foi tranquila (o ônibus vai beirando o Titicaca, para quem puder sente-se ao lado esquerdo do bus). Chegando em Yunguyo percebemos que a festa (tourada no meio da rua, rs....uma corda separava o touro dos espectadores! Simplesmente surreal!) ocorria no pórtico principal da cidade e que havia um palco que impedia completamente a passagem do ônibus.....inocentemente achamos que deveria haver um outro caminho, atalho para que continuássemos viagem.....pura ilusão! A única opção era ficar ali dentro do ônibus até que a festa acabasse...até que o próprio motorista se cansou da espera e chamou os passgeiros do ônibus para empurrar o palco! As fotos não ficaram muito boas mas acho que dá para ter idéia da situação.... ::lol4:: Já foi um cartão de visita inusitado da Bolívia...

 

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Copacabana fica cerca de 8 km depois da fronteira.... chegamos por volta das 9h da noite e nos hospedamos no hotel Utama (excelente, recomendado). Era hora de descansar para conhecer a Isla del Sol no dia seguinte.

 

(Continua)

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Cara, seu relato tá hiper completo e está me ajudando muito!

 

Muito obrigada, to aqui aguardando a continuação.

 

Valeu daniele.cl! ::cool:::'>

 

Em breve vou completar com Bolívia e Chile para ficar completo!

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Tá ficando excelente!

Vou fazer um trajeto parecido agora em dezembro, dia 26 e estou pegando alguns detalhes do seu relato...

espero que até eu viajar vc poste mais alguma coisinha heheh

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To amando a leitura!!!! Logo logo posto umas perguntinhas pra vc hihihihihi

 

Valeu carol.lopez!

 

Tô na dívida de terminar este relato (ainda faltam Bolívia e Chile!), tem andado difícil parar para escrever tudo. Mas vai sar, rs.

 

Fique à vontade para qualquer pergunta.

 

Valeu!

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eai Quintanilha !?!

vejo que as pesquisas geraram bons frutos, bela trip !!

aguardo o restante, pq eu mesmo já disse q iria fazer outros relatos e ainda ñ consegui e, quero ver esse término heheehe

aquele mural de bem-vindos é hilário kkkkkkk ninguém quis conferir?!?! kkkk

esses acontecimentos inuzitados, como da festa no meio da rodovia, me fez lembrar qdo, antes de ir pra Copacabana, tivemos que esperar os meneiros/protestantes pararem para o almoço

passaram vários dias no atacama, não?!

valeu pelo relato !!

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eai Quintanilha !?!

vejo que as pesquisas geraram bons frutos, bela trip !!

aguardo o restante, pq eu mesmo já disse q iria fazer outros relatos e ainda ñ consegui e, quero ver esse término heheehe

aquele mural de bem-vindos é hilário kkkkkkk ninguém quis conferir?!?! kkkk

esses acontecimentos inuzitados, como da festa no meio da rodovia, me fez lembrar qdo, antes de ir pra Copacabana, tivemos que esperar os meneiros/protestantes pararem para o almoço

passaram vários dias no atacama, não?!

valeu pelo relato !!

 

Fala Pedrada, blz?

A pesquisa realmente foi fundamental para o sucesso da trip, todos vcs me ajudaram bastante! Valeu mais uma vez! A troca de infos aqui no mochileiros é simplesmente fantástica ::otemo:: Tenho que terminar este relato para retribuir esta ajuda para a galera que vai viajar no futuro.

Esses imprevistos fazem parte da trip, são inevitáveis.....agora lembrando fico rindo mas confesso que na hora já estava ficando preocupado :D pois além de atrasar meu planejamento já estava caindo a noite e não acredito que houvesse algum lugar para passar a noite por ali....rs

Ficamos 5 noites no Atacama, valeu mto à pena!

Valeu!! ::cool:::'>

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cade o restante??

 

Oi kalissinha

tranquilo? Tô devendo o restante do relato :oops: não consigo me organizar para escrever aqui. Mas prometo que vai sair em breve!

Valeu!

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rsrs. é pq o relato ta ficou mto bom, e esta me ajudando mto..

mas falta o resto..

blza, as fotos ficaram otimas..

tanks.!

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11/09 - Copacabana/Isla del Sol

 

Hotel Utama (Calle Michell Perez esquina San Antonio)

Valor diária: US$ 25 (quarto matrimonial com banheiro privativo)

Avaliação: ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Muito bom. Apesar do preço um pouco acima da média, vale a pena. O hotel é bem limpo, organizado e com o melhor café da manhã de toda a viagem. Sem contar que pegamos um quarto com uma visão muito bonita do Titicaca.

 

Neste dia todo o planejamento seria realizar a trilha lado norte - lado sul da Isla del Sol.

 

OBS: Não esqueçam do boné, protetor solar, água....pegamos um sol/calor de RJ em janeiro! E tudo na Isla é mais caro, água, biscoito....levem de Copacabana.

 

Portanto, logo após o café da manhã nos dirigimos para o cais de Copacabana com o objetivo de comprar o bilhete de ida e volta para a Isla del Sol. Depois de dar uma pesquisada rápido fechamos ida e volta por 20 BOL / pessoa. O barco saiu às 8:40 de Copa e às 10:00 encostou no lado Sul da Isla del Sol para uma rápida parada e logo após seguir para o lado norte (chegando às 10:40). Saindo do cais na parte borte atravessamos um corredor de casas até sairmos em uma praia com uma extensão de areia grande (vale ressaltar que neste corredor existem algumas setas indicando que é "obrigatório" entrar em um tal de Museo del Oro pagando 10 BOL / pessoa, ignoramos um senhorzinho que tinha lá e passamos direto sem entrar nesse Museo que na verdade se resume a uma sala minúscula). Logo após a praia há o primeiro pedágio que não tem escapatória, afinal era um portão com 2 pessoas controlando a entrada (10 soles / pessoa....importante guardar o papel)....a partir daí começa efetivamente a caminhada apreciando a vista sensacional da Isla del Sol rumo ao Norte da ilha.

 

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Entretanto, com o sol, as subidas e principalmente a altitude minha esposa começou a não se sentir bem (a altitude pegou em Copa e La Paz para ela....até ali estava tudo bem, mas estes 2 locais foram onde ela mais sofreu!)....dor de cabeça, cansaço, ânsia de vômito. Começei a ficar preocupado afinal teríamos que chegar até o lado sul da ilha (cerca de 9 a 10 km) em tempo de pegarmos o barco de volta a Copacabana (retorno 15h30)...ao mesmo tempo que se fôssemos desistir de fazer a caminhada e retornar para o lado sul onde chegamos teríamos que estar ali até 13h30 para pegarmos o barco que parte para o norte. E a coisa começou a piorar para ela quando logo após a rocha sagrada/mesa de sacríficio há uma baita subida até o topo da ilha....ali resolvemos que era melhor respeitarmos os limites e desistirmos para termos tempo de retornar para o barco.... peguei sua mochila, entreguei minha água para ela e apertamos o passo para retornarmos para o cais do lado norte (que bom que agora era só descida! ::cool:::'> ). Chegamos por volta de 13h15 com minha esposa esbaforida e com um sentimento de que queria me esganar ::lol4::::lol4:: até pq eu não estava sentindo nada! Estava super bem, carreguei 2 mochilas e ela sofrendo demais com a altitude (agora estou brincando, mas na hora foi brabo...apesar de variar mto de pessoa para pessoa, recomendo tomarem logo o chá de coca e mta, mta água).... e fomos de barco mesmo para o lado sul. Às 15h30 saimos do sul e retornarmos para Copa (chegada aproximadamente 17h).

 

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Achei a Isla del Sol linda, com o sol que estava fazendo parecia que era mais bonita ainda! Não tem a menor comparação com Puno. Infelizmente não conseguimos realizar a trilha entre os 2 extremos da ilha, mas gostaria de um dia voltar lá para cumprir este objetivo.

 

Retornamos a Copacabana por volta das 17h. Antes de retornarmos para o hotel fomos comprar o ônibus para La Paz. Quando estava no planejamento da viagem, havia anotado que os ônibus turísticos partiam às 9h30 e 14h30. Nossa idéia inicial era pegar o de 9h30 mas para nossa surpresa, a Titicaca Tours estava com saída somente 13h30 e 18h30, enquanto a Diana Tours somente 14h00. Como não tinha jeito, compramos para 13h30 pela Titicaca no dia seguinte.

 

OBS1: no dia seguinte enquanto esperávamos na Titicaca Tours o horário de pegarmos o bus para La Paz, peguei um folder da própria empresa de passeio para Isla del Sol informando que eles saíam do lado Norte às 16h30 e chegavam em Copa às 18h (à tempo de pegar o bus deles para La Paz que saía às 18h30). Bem, fica aí a dica....para quem quiser um tempo a mais para fazer a trilha e curtir mais calmamente a ilha vale dar uma olhada como mais atenção nesta Titicaca, ok?

 

OBS2: para quem vai se hospedar no Hotel Sagárnaga em La Paz (ou nas redondezas da Calle Llampu) a Diana Tours não pára no terminal rodoviário, mas sim em frente a esta própria agência que fica dentro deste hotel. Já economiza um dinheiro do táxi.

 

OBS3: existem diversos ônibus, vans que saem praticamente de hora em hora de Copacabana para La Paz da Plaza Sucre. Entretanto estes são ônibus comuns, que vão parando toda hora durante o trajeto. Além disso, estes não vão até o terminal rodoviário mas sim até o cemitério, na região chamada El Alto em La Paz e que fica bem afastado do centro.

 

Voltamos para o hotel e enquanto minha esposa descansava, subi o Cerro Calvário para apreciar o pôr do sol. Nem preciso dizer que a vista é sensacional e o por do sol mais ainda. Mas a subida é sinistra! Achei pior até que HP, pqp! Mas realmente a visão que se tem lá de cima compensa o esforço. O Lago Titicaca do lado boliviano é realmente descomunal. Tirem suas conclusões...

 

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À noite, acho que por ser domingo a cidade estava muito vazia e até com alguns restaurantes fechados. Entretanto demos sorte e fomos em um tal de Coffe Shop Copacabana (Av 6 de Agosto) que recomendo! Uma das melhores refeições da viagem. Entrada, 2 pratos, 2 refrigerante por 125 BOL....32 reais.

 

12/09 - Copacabana/La Paz

 

Aproveitamos para acordarmos um pouquinho mais tarde, tomarmos um café reforçado e fomos conhecer um pouco mais Copacabana, incluindo a Catedral, Mercado Municipal além de comprarmos algumas lembranças. Às 13h30 pegamos o ônibus para La Paz (sem banheiro, não esqueçam). Uma parte interssante desta viagem é atravessarmos o Estreito de Tiquina (1,50 BOL / pessoa). Temos que descer do ônibus e pegarmos um barquinho em condições de conservação duvidáveis ::lol4:: enquanto o ônibus atravessa em uma balsa. O lugar é bem legal e dá para tirar umas fotos interessantes.

 

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Chegando em La Paz impressiona a geografia da cidade!!! O centro fica no centro de um vale profundo, com todas aquelas construções na encosta do vale...achei muito maneiro.

 

Chegamos na rodoviária às 16h50 e pegamos um táxi para o Hotel Sagárnaga (também aqui vale um conselho que li mto aqui no mochileiros de pegarem somente táxis que estiverem com letreiros no teto, e não aqueles que estiverem somente com um adesivo colado na táxi na lataria....). O trânsito de La Paz é simplesmente caótico. Não existem leis, ao mesmo tempo que se pisa no acelerador também se aperta a buzina....coisa de maluco :shock:

 

Deixamos nossas coisas no hotel e já saímos para darmos uma andada pela cidade...sendo bem sincero com vocês, eu adorei La Paz. Mesmo com todo o trânsito caótico, aquela confusão de pessoas na rua eu achei uma cidade muito legal. Existe um preconceito mto grande quando se diz de La Paz, acho que na verdade com toda a Bolívia....é claro que problemas existem, mas em nenhum momento me senti inseguro andando por lá (me sinto mto mais preocupado andando em alguns locais aqui do RJ). É claro que não se pode dar bobeira, mas tomando as precauções básicas acredito que sairá tudo tranquilo.

 

Na parte da noite segui o conselho de um amigo meu e fui jantar no restaurante do Hotel Glória. Este fica no último andar do hotel e a vista à noite da cidade é espetacular. Mesmo sendo um hotel mto tradicional da cidade a comida é mto barata....vinho, 2 pratos, sobremesa por 100 BOL (27 reais!!!). Olhem a vista.....

 

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13/09 - La Paz

 

Hotel Sagarnaga (Calle Sagarnaga)

Valor diária: US$ 29 (quarto matrimonial com banheiro privativo)

Avaliação: ::cool:::'> ::cool:::'> Muito bem localizado, quarto limpo, entretanto o café da manhã é bem caído.

 

Tiramos este dia para procurarmos casacos para o salar de Uyuni pela manhã e claro andar pela cidade. Realmente a Calle Llampu tem de tudo que vc precisa para artigos de inverno, mas como em qualquer lugar tem que tomar cuidado com as falsificações. Andamos bastante por lá e no final compramos na Tatoo 2 casacos de pluma de ganso, luvas, gorros, meias. Bem, volto a dizer....o frio é uma coisa mto pessoal, no meu caso não quis arriscar e decidi me precaver comprando casacos um pouco mais preparados do que utilizo aqui no RJ). Para terem idéia paguei 1200 BOL neste casaco que comprando aqui no Brasil não seria menos de 600, 700 reais. Depois aproveitamos para conhecermos a cidade....calle Jaen (rua com várias casas em estilo colonial e com vários museus....indico o Museu da Música), Calle de las Brujas, Plaza Murillo, Shopping Norte, Alexandre Coffee (muito bom, excelente dica que peguei aqui nos relatos). Vale a pena tirar um dia para andar por La Paz... ::cool:::'>

 

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Plaza Murillo

 

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Calle Jaen

 

Neste dia aproveitei para fechar com a X-treme (Calle Sagarnaga) o Downhill em Coroico para o dia seguinte...paguei 500 BOL em uma bicicleta com suspensão dupla, equipamentos, camisa, DVD com fotos, café da manhã e almoço incluso. Achei que valeu a pena, saiu tudo conforme o planejado, equipamentos e bikes em bom estado. Também compramos a passagem para Uyuni já que havíamos esquecido de comprar quando chegamos na cidade, o escritório da Todo Turismo fica em frente à rodoviária no 2º andar de um prédio comercial. Pagamos 230 BOL / pessoa na passagem e demos sorte já que mesmo com antecedência haviam poucos lugares disponíveis. Recomendo comprarem quando chegarem em La Paz.

 

14/09 - La Paz/Downhill Coroico

 

Confesso que estava um pouco receoso para este passeio, tanto é que antes do previsto que era às 7h eu já estava em frente ao escritório da X-treme na Calle Sagarnaga. Nos dirigimos de van para o ponto de partida (El Alto) onde tomamos o café da manhã e nos foi passado todas as instruções, além de um tempo para cada um se adaptar de uma certa maneira com a bicicleta que faria a descida. A parte inicial da descida é toda asfaltada, com muito trânsito de caminhões e um frio fudido!!!!! Não esqueçam de levar uma luva, além de óculos escuros.... Mas a vista é simplesmente SENSACIONAL!!! No início estava um pouco receoso mas a medida que fui descendo com aquela paisagem descomunal e pegando um pouco mais de confiança fui deixando a bicicleta embalar um pouco mais....atingimos uma velocidade insana e a sensação que se tem é indescritível.

 

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São cerca de 35 km de descida no asfalto. Em seguida inicia-se a estrada da morte propriamente dita... estrada de terra bem estreita no meio de uma mata, cheia de pedras em muitos trechos (a mão fica destruída depois do passeio), e descidas muito íngremes...tomei uns 2 sustos, principalmente devido aos trechos com muitas pedras que você acaba perdendo um pouco do controle da bicicleta. Em alguns trechos dá para ser um pouco mais ousado, mas na maior parte do trecho fiquei ali com o grupo intermediário...na metade do trecho fazemos uma parada para tirar os casacos pois começa a esquentar muito (a van vai nos seguindo com as mochilas, água, lanche etc)...preparem-se pois nesta parada tinha uns mosquitos do tamanhos dos condores de Arequipa!!! ::lol4:: Bizarro!! Mas vale muito a aventura...mais fotos aí.

 

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Chegamos em Coroico por volta de 12h30 (um calor descomunal) e nos dirigimos para o hotel para tomarmos um banho e almoçarmos (regado!!!) antes de retornamos para La Paz (saímos 14h). No início a estrada de volta para La Paz é mto ruim, mta pedra, poeira, obras....depois pegamos a parte asfaltada e tivemos a oportunidade de apreciarmos uma paisagem deslumbrante....

 

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Chegamos em La Paz por volta das 17h e à noite fomos em um restaurante muito bom e que também recomendo...The SteakHouse (Calle Tarija, em um lugar chamado 4 Corners), 100 BOL com 2 pratos individuais de carne, entrada de salada liberada, vinho, sobremesa... ::cool:::'>

 

15/09 - La Paz/Uyuni

 

Neste dia minha esposa passou muito mal de madrugada...falta de ar, dor de cabeça, enjôo e decidimos não fazer o Chacaltaya já que subiríamos 5421 m e em diversos relatos que lemos durante o planejamento vários haviam passado mal pela altitude. Mesmo sendo nosso último dia em La Paz e sabermos que não teríamos a oportunidade de realizá-lo outro dia achamos melhor nos precaver já que pegaríamos no final do dia uma viagem pesada para Uyuni e além disso sabíamos que seriam praticamente 3 dias isolados no Salar...Desta forma de manhã ficamos de bobeira no hotel, internet e com minha esposa tomando mto chá de coca e água. Apenas no início da tarde saímos para almoçar e depois fomos no Museo da Coca e compramos algumas lembranças ali no comércio da Calle de las Brujas que fica perto ali do Sagarnaga.

 

No início da noite pegamos o táxi e fomos para o prédio da Todo Turismo para pegarmos o ônibus para Uyuni (saída 21h). Logo no início da viagem é servido uma pequena janta e 5 minutos depois o cara já passa querendo recolher o lixo já que ele fica na região El Alto...é só o tempo de sair da rodoviária e chegar até ali, rs. Depois a viagem segue com o motorista e um outro ajudante que sobe na região El Alto...não me perguntem pq o 2º não pode fazer isso...não entendi tb . Não sofri tanto com o frio durante este trajeto, fui preparado pelos relatos que havia lido aqui....o negócio é que nas últimas 3, 4 horas de viagem é praticamente estrada de chão com mta pedra!!! Impossível conseguir dormir com o sacolejo dentro do ônibus ::hein: Quando começa a amanhecer dá para ver no vidro do ônibus o frio que tá fazendo lá fora....

 

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16/09 - Uyuni

 

Chegamos em Uyuni por volta de 7 da manhã, um pouco quebrados pelas últimas horas de viagem...o ônibus pára no escritório da Todo Turismo. Andamos um pouco e decidimos procurar um hostal para tomarmos um banho antes de começarmos o passeio do Salar, já que não saberíamos quando seria o próximo. Pagamos 40 BOL por um quarto em um hostal que não anotei o nome. Enquanto minha esposa ficou no quarto eu fui direto para o escritório da Cordillera Traveller onde TEORICAMENTE tínhamos uma reserva! Pq teoricamente?? Quando estávamos em La Paz ligamos para a Cordillera e dissemos que queríamos fazer o Salar com eles e tal....tudo certo, combinamos preços, horário, anotaram nossos nomes...Bem, no dia seguinte, ligamos novamente e confirmamos a reserva!!!! Bem, ficamos tranquilos né?? Ledo engano, chegando lá a safada com a maior cara de pau do mundo me diz que não tinha nenhuma reserva em nosso nome já que chegou gente lá, efetuou o pagamento e eles decidiram ceder nossa vaga..... pqp, que desgraçada!! Ainda tentei argumentar, mas sabia que não ia dar em nada....era só tempo que estava perdendo ali.....saí puto e começei a procurar agências (isso já eram umas 8h)....Bem, tinha lido que é mto tranquilo de chegar lá e no mesmo dia encontrar passeios para o Salar, não foi o meu caso. Andei pra cacete e tudo lotado, fui na Colque e queriam me colocar em um carro compartilhado com outras agências.....fiquei receoso com as histórias que tinha lido aqui e não aceitei. Até que fui na Quechua Connection onde tinha um brasileiro, o Bruno, que me salvou. Na própria Quechua não tinha vaga mas ele ligou para outras e descobriu a Oasis Tour... nunca havia ouvido falar, mas acabou sendo a minha salvação...era pegar ou largar. Negociamos 700 BOL / pessoa (incluso transfer da fronteira para SP Atacama) e foi tudo 100%....alimentação, guia, carro, além de termos dado sorte de terem mais 2 casais mto gente boas (bolivianos e neo-zelandeses)....neste caso, a cozinheira foi no carro mas não teve nenhum problema de espaço pq a galera era tranquila e há todo momento fazíamos um revezamento nos piores lugares. Em suma, recomendo a agência.

 

Compramos água, biscoito, chocolate e partimos por volta de 10h30 da manhã... Primeira parada cemitério de trens, depois Colchani que tem um pequeno povoado que vende peças de artesanato de sal, Hotel de Sal, diversas paradas para tirarmos fotos até chegarmos na Isla Pescado onde foi realizado o almoço. Lembro que na Isla tem que pagar 20 BOL....Nem preciso dizer o quanto é fantástico o Salar, lugar incrível, lindo....aquela paisagem totalmente branca é simplesmente indescritível. Sempre entro aqui nas fotos para relembrar aquele lugar mágico e inóspito... já viajei bastante e posso afirmar sem dúvida que é um dos lugares mais lindos que já tive a oportunidade de ver. Falo para os meus amigos que todo esforço de compensa e mto!!! ::otemo::

 

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Colchani

 

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Isla del Pescado

 

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Clássica no Salar

 

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Grupo reunido depois do almoço

 

Saímos por volta de 15h30 da Isla e nos dirigimos à San Juan de Rosário, vilarejo na qual dormimos na 1ª noite no meio do nada!!!

 

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Na verdade o alojamento era uma casa com 5 quartos na parte superior (cada casal ficou em um quarto), refeitório na parte inferior e banheiro compartilhado (sem chuveiro)....tudo mto simples, mas cama limpa, com mtos cobertores e possibilidade de tomar banho em uma casa que tinha ao lado por 10 BOL / pessoa. Tomamos um banho antes do anoitecer (Aquecedor com carvão, mas pelo menos tinha água quente....hehehehe) e por volta das 19h foi servido a janta....depois ficamos jogando conversa e em seguida descanso!!

 

17/09 - Uyuni

 

Foi servido o café por volta das 7h30, e 8h30 já estávamos partindo rumo ao alojamento da Laguna Colorada onde passaríamos a 2ª noite. Vale ressaltar que o salar mesmo termina no 1º dia, no 2º e 3º dias temos basicamente diversas Lagunas que assim como o Salar são espetaculares. Passamos pela Laguna Cañapa, Hedionda (onde foi servido o almoço), Árbol de Piedra e Laguna Colorada...o guia era mto gente boa, tranquilão parava a todo momento para tirarmos fotos, várias paisagens deslumbrantes, o contraste areia, céu azul e gelo é de tirar o fôlego....seguem mais fotos....mto melhor que eu tentar ficar descrevendo as paisagens....

 

 

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Laguna Cañapa

 

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Laguna Hedionda e os milhões de Flamingos

 

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Caminho entre a Hedionda e Árbol de Piedra

 

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Dias incríveis....

 

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Laguna Colorada

 

Para entrar na Reserva Eduardo Avaroa (Laguna Colorada) é necessário pagar 150 BOL / Pessoa. O alojamento que ficamos nesta 2ª noite fica bem depois da entrada na reserva e constitui-se basicamente de diversos quartos com 9, 10 camas em cada um e cada agência fica com um quarto. Há um único banheiro compartilhado para todos estes quartos (mulheres e homens vão se revezando) e sem chuveiro. Se bem que a temperatura da água não é nada convidativa tb, então não faz mta diferença... ::cool:::'> Para aqueles que se animarem, sugiro depois do jantar darem um pulo rápido do lado de fora do alojamento....apesar do frio descomunal, o céu estrelado que será observado é uma coisa de maluco. Aquela escuridão total, sem luzes ao redor faz do céu um espetáculo a parte..Janta por volta das 19h, mta conversa com o pessoal do nosso grupo e cama já que iríamos acordar 5 da manhã para partirmos rumo ao geisers Sol de la Mañana.

 

18/09 - Uyuni/SP de Atacama

 

Acordamos 5 da manhã e nem preciso dizer o estado do banheiro para aquela galera toda ::bruuu::::otemo:: Partimos 5h40 da manhã rumo ao campo geotérmico Sol de La Manãna...frio, mto frio!!! ::Cold:: Mas era preciso sairmos cedo já que a atividade destes campos é mais intensa no início da manhã, caso contrário não conseguiríamos ver nada!! Tanto é que o café da manhã é servido no refeitório dos banhos termais.... Para sair do carro para tirar fotos tava complicado, a galera tava inibida!

 

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Depois nos dirigimos para os baños termais de Polques onde além de ter sido possível a galera tomar um banho foi servido o café da manhã, extremamente reforçado...eu não me aventurei a entrar na água, tava um frio desgraçado e mesmo sabendo que era água quente não tive mta coragem.. :oops: É engraçado como os gringos não tão nem aí, em 1 segundo a galera já tá peladona trocado de roupa, se enxugando, nem aí.... ::lol3::

 

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Por volta de 9h da manhã partimos rumo a Laguna Verde, última antes de chegarmos na fronteira com o Chile. A saudade já tava batendo... :(

 

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Chegamos na fronteira por volta de 10h30, nos despedimos dos companheiros de viagem (apenas nós ficamos na fronteira, todos iriam retornar para Uyuni) e entramos na fila para fazermos todos os procedimentos de saída da Bolívia....tudo tranquilo, sem qualquer problema. O transfer é da Cordillera mas junta a galera de várias agências... não esqueçam de negociar na agência de Uyuni o transfer e claro guardarem o papel que é dado para evitar qualquer problema...olha a emigração da Bolívia aí... ::lol4::

 

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Às 13h chegamos em SP Atacama. Todo mundo desceu da van e aí veio o chá de cadeira....quase 1 hora para conseguirmos entrar no Chile, o procedimento de entrada no país é mais rigoroso, revistam malas, a fronteira estava cheia (era feriado nacional, dia da independência nacional)...em suma, chegamos no escritório da Cordillera no centro de SP Atacama quase 15h da tarde. Ao longo da viagem tínhamos reservado o Hostal Lickana e fomos direto para lá deixarmos nossas malas e irmos almoçar. Almoçamos no Café Adobe (muito bom, recomendado), andamos pela cidade que é pequena mas muito agradável e no fim da tarde aproveitamos para pesquisarmos as agências para fecharmos os seguintes passeios:

 

19/09 - Lagunas Altiplânicas (manhã) + Lagunas Cejas/Ojos del Salar/Laguna Tebenchique (tarde)

20/09 - Vale do Arco Íris (manhã)

21/09 - Geisers del Tatio (manhã) + Vale de La Luna/Muerte (tarde)

22/09 - Salar de Tara (seria o dia todo mas não foi realizado...explico em breve!)

 

Total: 100000 pesos / pessoa ( 40000 Tara + 15000 Arco íris + Pacote Básico Altiplânicas, Cejas, Geisers, Vale de La Luna)

 

Além disso fechamos o Tour Astronômico (endereço Caracoles 166) por 18000 / pessoa.

 

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Café Adobe

 

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SP Atacama

 

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(Continua)

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Olá, estou amando seu relato. Vou agora em julho Bolivia/Peru.

Fiz varias anotações, tendo suas dicas como referencias.

valeu!!!! ::cool:::'>

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Olá, estou amando seu relato. Vou agora em julho Bolivia/Peru.

Fiz varias anotações, tendo suas dicas como referencias.

valeu!!!! ::cool:::'>

 

Oi maria rz, tudo bem? Obrigado! Faltam apenas 4 dias em SP de Atacama para terminar o relato...agora sai!! ::otemo::

 

Se precisar de alguma dica é só falar! ::cool:::'>

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Poxa, valeu! tenho varias perguntas, mas vou aos pouco..rs ::lol4::

Vou postar meu roteiro, assim que terminar. ::mmm: Gostaria de opiniões, ja que é meu 1 muchilão. ::mmm:

A principio gostaria de saber se há vantagens em comprar eletronicos na Bolivia ou no Peru, e em qual seria o melhor.

Obs: eletronicos, tipo blue ray.

Desde de já abrigada.

Abraços!!

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Poxa, valeu! tenho varias perguntas, mas vou aos pouco..rs ::lol4::

Vou postar meu roteiro, assim que terminar. ::mmm: Gostaria de opiniões, ja que é meu 1 muchilão. ::mmm:

A principio gostaria de saber se há vantagens em comprar eletronicos na Bolivia ou no Peru, e em qual seria o melhor.

Obs: eletronicos, tipo blue ray.

Desde de já abrigada.

Abraços!!

 

Oi maria rz....pelo menos no Peru (Cuzco, Arequipa e Puno) não vi mtas lojas de eletrônicos não....já na Bolívia tem mas não achei que os preços compensem tanto. Tem que tomar cuidado com as falsificações, pelo menos com roupas tem mto "genérico"...principalmente casacos, roupas de grife. Tem um shopping perto do hostel Torino (se não me engano shopping Norte) que me pareceu um pouco mais confiável...

 

Abraço!

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vou fazer exatamente isto, em setembro.

 

aguardando pra saber como vc foi de calama para santiago, onibus ou avião.

 

vc sabe mais ou menos qto gastou por pessoa?

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Ei Quintanilha! Td joia? Caramba, seu relato está muito bom, valeu mesmo!

Sempre gosto de planejar e ler muuuuito antes de viajar, mas agora resolvi aceitar de última hr uma aventura por esse percurso, e estou indo essa sexta, um pouco receosa e queria te perguntar sobre uma coisa que não tenho encontrado aqui nos relatos...é que depois do tour Bol-Chile (salar e atacama)- e Arequipa, vou para a colombia direto, fazer um intercambio...está complicadíssimo caber tudo no meu mochilão, você acha que levar mala de rodinha nesse trajeto(sabendo que vou pegar um tanto bom de onibus) é impossível?

Brigadão e mais uma vez obrigada pelo relato!!! Abs!

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vou fazer exatamente isto, em setembro.

 

aguardando pra saber como vc foi de calama para santiago, onibus ou avião.

 

vc sabe mais ou menos qto gastou por pessoa?

 

Oi claudiabaltazar, tudo bem?

 

Fiz o trecho Calama ----> Santiago de avião, pela SKY Airline (www.skyairline.cl). Como queria deixar em aberto o dia que faria este trecho, deixei para comprar esta passagem no escritório da Sky Airline de La Paz e paguei na época 200 dólares / pessoa. Sabia que não seria mto barato pelo fato de ser apenas 1 trecho e não ter tanta antecedência, mas foi um "risco" que assumi. O vôo foi excelente, com 1 escala em Antofagasta (cerca de 3 horas de viagem). Recentemente entrei no site para ver o valor Santiago ---> Calama ---> Santiago para março do ano que vem e os valores estão em 79 dólares o trecho.

 

Caso vc decida ir de ônibus, o recomendado era a Pullman (www.pullman.cl)...o negócio é que são quase 24 horas de viagem...

 

Boa viagem!

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