Ir para conteúdo

Venezuela - Roteiro, Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 426
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Oi andre de Santa elena ate Caracas dura mais ou menos 14 horas, de caracas ate morrocoy acho que são mais uns trezentos quilometros acho que de onibus da umas 4 horas e 30, não tenho muita certeza pois sempre fui de carros já fui 8 vezes pra Vene e inclusive to doido pra ir de novo, só que comecei num novo emprego a menos de 1 mes e agora to tentando pegar os feriados prolongados mais tá dificil, boa sorte na viagem, de santa elena até caracas estava +/-90 mil bolivares de onibus luxosos dois andares com leito e refeição da mais ou menos 40 Reais são 1300 KM de distancia indo via Barcelona, de Caracas a morrocoy acredito que seja muito mais barato tipo 10 a 15 Reais valew.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal, acabei de voltar da Venezuela e vou postar algumas informações atualizadas de transporte que espero sejam úteis.

 

Meu roteiro básico foi Manaus-Isla Margarita-Merida-Santa Elena-Manaus em 15 dias. Qdo tiver tempo coloco meu relato. Mas vamos lá...

 

Ônibus Boa Vista-Santa Elena: R$ 20, saída 7:30. Tem mais 2 saídas no final da manhã/tarde. Viação Eucatur. Descemos para carimbar os passaportes na fronteira, no posto brasileiro e venezuelano.

 

Consegui trocar US$ 1 por BsF 2,80 apenas.. : ( Calle Bolivar em SE.

 

Ônibus Santa Elena-Puerto La Cruz: BsF 71,00. Buses Occidente, sai 19:30, chega 11:00 no terminal PRIVADO da empresa em PLC (tive que tomar um taxi pro Terminal Central, BsF 10). Pode-se ir tb pro Terminal da Conferry (BsF 10 tb).

 

Ferry para Isla Margarita: BsF 53 (ida e volta na primeira classe com ar). Partidas sempre 8am, 2pm, 8pm e 2am. Mesmos horários na ida e na volta. 5 horas de travessia. O ferry chega em Punta Piedras e temos que tomar taxi (BsF 40) ou bus (BsF 2,50) para o centro de Porlamar.

 

Ao lado da Conferry em PLC tem um terminal privado da Aeroexpresos. Peguei um bus pra Valencia, BsF 53. Saiu 22:30, chegou 06:00. Valencia é um importante hub pra quem vai pra parte oeste da Venezuela (Merida, Maracaibo) ou segue pra Colombia.

 

De Valencia tem umas 15 partidas cada para Merida e Maracaibo, mas a maioria sai no final da tarde/noite. Para Merida tem a Expresos Merida, Flamingo, San Cristobal e Tachira-Merida, que cobram de BsF 40 a BsF 47 pela viagem de 11 horas.

 

De Mérida há tb umas 15 partida para Valencia, uma partida para Puerto La Cruz (Flamingo-Terminal Privado em PLC) ao meio-dia (BsF 74), e tb uma partida para Ciudad Bolivar pela Los Llanos as 21:30 (BsF 90, 23 horas de viagem).

 

De Ciudad Bolivar voltando para Santa Elena, tem a Occidente e a Los Llanos, que sai 21:00 e chega 08:30, BsF 45.

 

Para voltar de Santa Elena para o Brasil, pega-se o "por puesto" por BsF 6 (se tiverem 4 pax. Em 3 dá BsF 8, etc.) até a aduana venezuelana. De lá, a pé (10 min) até a aduana brasileira, e finalmente mais 10 min a pé para a rodoviária de Pacaraima-RR.

 

Pacaraima - Boa Vista: Viação Eucatur, 7:30, 9:30, 13:00 e 16:00 (3:30 horas de viagem), R$ 12. É barato por causa da concorrencia dos taxistas venezuelanos que cobram R$ 20 para BV (e pagam BsF 0,70 o litro da gasosa...)

 

Algumas observações:

 

- o "bus cama" da Venezuela equivale ao "semi-cama" argentino e chileno, ou aos "golden" e "executivos" aqui do Brasil. São confortáveis, inclinam bem mas têm disposição 2X2 poltronas, ao contrário dos cama argentinos e leito brasileiros que inclinam quase 180 e são 2x1 poltrona.

 

- Evite a Expresos Merida! Eles não marcam assentos e frequentemente sobra gente pro próximo horário.

 

- O táxi do Terminal Rodoviário para o centro das cidades sempre custa de Bsf 4 a BsF 10, no máximo. Exceto Caracas.

 

- Algumas cidades possuem táxis "por puesto" (lotação) que custam BsF 2 ou BsF 4. A minha surpresa foi encontrar lotações em Boa Vista que levam do centro pro aeroporto por R$ 4. Na ida tinha pago R$ 25 tabelado, pra ir do aeroporto pra rodoviária (!)

 

- Mudando de assunto, não achei nada de mais a Isla Margarita. Vá para Morrocoy ou Chichirivite. Ou se tiver com $$, pra Los Roques. Acabei não fazendo o tour do Salto Angel pois inflacionaram os preços para BsF 1.200!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Bom, fiz o roteiro Venezuela-Colômbia-Equador-Peru-Brasil em 2 meses em de janeiro a março de 2008 quase todo de ônibus.

Foi tranquilo, mas tem algumas coisas práticas que eu queria que alguém tivesse me contado antes de eu sair de viagem, especialmente sobre a Venezuela. Vou tentar postar aqui algumas dicas que sejam úteis pra quem está indo pra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom, acho que todo mundo que vai pra Venezuela já sabe, mas não custa reforçar: existem dois câmbios por lá, o câmbio oficial e o câmbio negro. Quando eu fui em jan/08 o câmbio oficial estava Us$ 1 = BsF 2,1. Esse câmbio é fixo e regulado pelo governo, não muda nunca. É o câmbio que vc vai pagar em transações oficiais, tipo sacar dinheiro em caixa eletrônico ou comprar coisas no cartão de crédito.

O câmbio negro estava Us$ 1= BsF 5, mais que o dobro. É o que vc paga para trcoar dinheiro em casas de câmbio, ou com cambistas mesmo.

Ou seja, vale muuuito a pena levar dólares em cash, em esécie mesmo pois o seu dinheiro vai valer mais que o dobro e o país vai ser muuuuito barato.

Leve o máximo de dólares em espécie possível, pois se vc tiver que sacar dinheiro no banco tudo vai passar a custar o dobro do preço de repente e o país não vai mais ser barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Quando for trocar dinheiro fique esperto com o lugar, especialmente em Caracas.

Casas de câmbio costumam ser perigosas e visadas por ladrões, você pode ser seguido e roubado ao sair de uma. Antes de seguir até a casa de câmbio, pergunte na recepção de seu albergue ou hotel se eles não trocam pra você, a resposta geralmente é sim, e normalmente eles usam o câmbio negro.

 

Se seu dinheiro em espécie acabar verifique no seu albergue ou hotel (geralmente isso é coisa que só albergue faz) a possibilidade de transferir dinheiro online para a conta deles e eles te darem o dinheiro em espécie cotado pelo câmbio negro. Você vai se surpreender, muitos deles fazem isso e evita que vc perca dinheiro sacando dinheiro pelo câmbio oficial em caixas eletrônicos.

 

Se for passar por Santa Elena (ou outra fronteira terrestre), troque dinheiro por lá, o câmbio sempre é melhor na fronteira do que mais no inteiror do país.

 

Também em Santa Elena, lá não tem casa de câmbio, tem uma esquina onde ficam uns 20 caras fazendo câmbio. Sempre pesquise os preços com todos e chore pra ele fazer uma cotação melhor, apesar de o valor parecer tabelado no iníco, tem alguns que acabam negociando valores melhores. Se possível, deixe pra trocar dinheiro mais no fim da tarde, os caras ficam meio desesperados de ainda estar com muito dinheiro na mão e fazem cotações melhores que as da manhã.

 

Sempre verifique o dinheiro que você está recebendo, as vezes rolam notas falsas

 

Leve uma calculadora na mochila, ajuda muito na hora do câmbio, e é bom não confiar na calculadora dos caras que trocam dinheiro na rua.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A fronteira Brasil Venezuela é tranquila, para chegar até lá por terra é só pegar um ônibus Boa Vista-Pacaraima (sai umas 3 ou 4 vezes por dia e em jan/08 custava R$ 12,00). Você desce em Pacaraima, que já fica pertinho da fronteira.

Troque pouco dinheiro ali na rodoviária mesmo, só o suficiente pra pegar um táxi pra atravessar a fronteira e ter um trocado no bolso, uns R$10,00 no máximo. Siga para a estrada que fica na frente da rodoviária e pegue um táxi venezuelano lá (é mais barato que pegar os táxis brasileiros na rodoviária) e só pague a corrida quando chegar em Sta Elena. Garanta que o motorista vai parar e te esperar nos 2 postos de imigração (do lado brasileiro e venezuelano). Se ele não quiser esperar vá andando mesmo até a fronteira, é pertinho, lá vc pega um táxi venezuelano.

Não esqueça de carimbar seu passaporte de saída no lado brasileiro e de entrada no lado venezuelano. Pra quem vai de carro geralmente tem uma fila enorme pra carimbar a papelada do carro e demora um tempão. Pra pedestres é rapidinho.

Não esqueça também seu cartão de vacinação contra febre amarela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saí da Venezuela pela fronteira perto de Maracaibo, Paraguachón/Maicao. Essa não é a não é a mais famosa, as pessoas saem mais pela de San Cristóbal.

 

Você pode pegar um ônibus da Busven ou ir de taxi por puesto. Eu recomendo ir de ônibus porque é mais seguro e a guarda nacional venezuelana enche menos o saco. O ônibus sai umas 5:30 da manhã da rodoviária de Maracaibo e só vai até a fronteira (eles chamam de La Raya).

 

Antes de sair da Venezuela o ônibus para e vc tem que pagar o impuesto de salida (quando eu fui custava BsF 46,00). Não adianta, não tem como ficar sem pagar, a polícia da fronteira cobra o recibo.

 

Antes de vc conseguir chegar até a fronteira seu ônibus vai ser parado várias vezes pela guarda nacional venezuelana (o meu foi parado 8 vezes). Alguns policiais vão olhar os documentos de todo mundo (sempre tenha seu passaporte em mãos), outros vão só olhar as caras das pessoas e outros vão querer propina pra não revistar as malas de 1 por 1 e deixar o ônibus parado 5 horas. Por isso tenha sempre um trocado no bolso. Eu tive que pagar BsF 5,00 duas vezes ( o motorista do ônibus já passa fazendo uma vaquinha com os passageiros pra agilizar o processo).

 

Lá mesmo no estacionamento do ônibus em La Raya tem ônibus colombiano que leva até as principais cidades perto (Santa Marta, Barranquilla). Troque algum dinheiro ali mesmo com os caras pra poder comprar passagem, comer e se necessario pegar um taxi na cidade que vc vai chegar. Aí vc vai ver o quanto o dinheiro venezuelano é desvalorizado, eu paguei em jan/08 BsF 1 = 0,40 peso.

 

Compre sua passagem ali mesmo porque o ônibus vai lotado e combine do motorista te esperar ou te pegar o outro aldo da fronteira enquanto vc faz os trâmites legais.

Você pega as suas coisas e atravessa a pé a fronteira. Carimbe sua saída no lado venezuelano e entrada no lado colombiano.

 

Fique esperto com os hararios de funcionamento das fronteiras, algumas são 24h outras não. Essa, por exemplo,fecha à noite (de 20:00 as 6:00, se não me engano). E se vc chegar estiver fechada, vai ficar preso no meio do nada por algumas horas, e não é um lugar nada agradável.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que essa dica vale pra fronteira terrestre de qualquer país, mas na Venezuela mais ainda. A guarda nacional venezuela é muito corrupta e pode tentar alguns golpes, então é sempre bom ficar esperto

Sempre guarde seu dinheiro com você em um lugar o mais escondido possível, tire uma cópia do seu passaporte e carregue em locar escondido e tenha sempre um trocado no bolso.

 

É bem provavel que em alguma ocasião (ou em várias) ao atravessar a fronteira vc tenha que dar uns BsF 5,00 pra guarda nacional não encher o saco à tôa (por exemplo querer revistar minuciosamente todas as malas dos 45 passageiros do seu ônibus durante 5h)

 

Cuidado com seus dólares, os policiais podem pedir pra vê-los e dizer que são "falsos" e por isso vão querer "confiscá-los".

 

Se possível deixe sempre os bens de maior valor com meninas, principalmente dinheiro, que fica melhor se for carregado em moneybelt. Os policiais podem querer revistar vc e durante a "revista" eles pegam seu dinheiro ou outros objetos de valor, mas meninas não são revistadas pq não tem policias mulheres por lá.

 

Cuidado se forem revistar sua mochila, fique de olho o tempo inteiro e tenha sempre uma testemunha junto, eles podem tentar plantar drogas nas suas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O ferry sai de Pto La Cruz poucas vezes ao dia, se não me engano, às 8:00, 12:00, 14:00 e 18:00. E demora umas 4h pra chegar a Isla (o express gasta 2h), dá pra conferir os horários no site da empresa Conferry (www.conferry.com) . Os preços variam de acordo com a classe e se é express ou não (pode variar de BsF 20,00 a BsF 180,00). Recomendo mais barato possível, dá na mesma, é o mais vazio e vc economiza uma grana. Ah, pegue o ferry das 14:00 se possível, vc vai pegar o pôr do sol durante a viagem, que é o por do sol mais incrível que eu já vi na vida! Chegue no terminal 1h antes do horário da saída do ferry, em fins de semana costuma lotar, aí vc tem que esperar um tempão até o próximo.

 

Em Isla, não perca seu tempo em Porlamar. Lá é a maior cidade da ilha e a maioria das pessoas acabam ficando lá, mas também é a mais barulhenta, mais suja, com as piores praias e o trânsito horrível. Recomendo ficar em alguma das praias: Juangriego, El agua, El Yaque, ou qualquer outra.

Eu fiquei em Juangriego e recomendo, é pequena, tranquila, com bons restaurantes e perto das melhores praias (na minha opinião). Fiquei num lugar ótimo com excelente custo/benefício chamado Hotel Patrick.

Não dá pra ir caminhando de uma praia pra outra, são todas cercadas de pedra e ficam longe uma da outra. Você pode ir de ônibus (opção mais barata, custa de BsF 1,00 a BsF 2,00), mas demora séculos! É um micro onibus tocando salsa super alto, que para em todo canto! Pra ir de Porlamar a Juangriego demora 1h30 mais ou menos. E geralmente os ônibus sempre saem de Porlamar então vc sempre tem q ir até lá pra pegar outro (ex: se vc quer ir de Juangriego pra El Yaque, tem q ir pra Porlamar e de lá pegar um onibus pra El Yaque. Nessa brincadeira va gasta umas 3h.

Uma boa opção é ir de táxi mesmo, que é barato e vai rápido. Se vc estiver em grupo (umas 4 ou 5 pessoas) vale a pena alugar um carro, fica mais barato que andar de táxi (custa uns BsF 55,00 a diária) e te dá a liberdade de conher toda a ilha, que é enorme, e não só os pontos lotados de turistas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...