Ir para conteúdo

Atacama/Salar de Uyuni/ Santiago/ Pucón - 18 dias em Novembro/2011 (Com fotos) - CONCLUÍDO


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Finalmente encontrei um tempo para escrever as principais dicas desse mochilão que fiz em novembro de 2011. Foi a primeira vez que fui para o exterior, sozinho. Estava com medo, mas viajar sozinho é muito bom, por milhares de motivos...kkk

 

Quando planejei a viagem, foi daqui que tirei a maior parte das informações, então é hora de retribuir...

 

É o meu primeiro relato de viagem, espero que eu possa ajudá-los:

 

- Passagens: Gastei R$1200 com as passagens que comprei pela LAN (SP-Santiago; Santiago-Calama; Calama-Santiago; Santiago-São Paulo). Comprei com 6 meses de antecedencia.

 

Atacama - 13/11 à 17/11:

- Caso pretenda ir ao Salar de Uyuni, faça no Atacama todos os passeios antes, e depois vá para lá. Fiz isso, e nao me arrependo. O Atacama é lindo, mas o Salar de Uyuni consegue superar. Vi muita gente que fez o inverso, e estavam desanimados no Atacama, uma pena.

20120125210601.JPG

 

- Me hospedei no Sonchek Hostal, e recomendo muitissimo, em um quarto só para mim. Bom preço (10.000 pesos/dia), bem localizado, limpo. Apenas o "velhinho" que cuidava do hostel a noite era mal educado, mas os demais funcionarios eram muito simpaticos.

20120125082747.JPG

 

- Fiquei impressionado com a quantidade de brasileiros no Atacama. Pelo menos no Atacama, falar nosso portugues foi mais comum do que eu imaginava

 

- Se forem fazer o tour astronomico, estejam bem descansados. No mesmo dia eu tinha feito os geysesr del tatio (acordei as 3 da manha), e a tarde fui na lagunas cejar. Ou seja, com aquela escuridao da madrugada, acabei dormindo em pe, literalmente...kkk

 

- Melhores restaurantes: Adobe (o mais caro, mas com um excelente clima), Estaca (fiz 3 refeiçoes la...preço muito bom, e comida excelente), e delicias del carmen (porcoes bem generosas)

 

- Deixar o termas de puritama por ultimo foi uma boa estrategia...consegui relaxar muito, apesar do cansaço de todos os passeios (incluindo o salar de uyuni).

 

- Preparem-se para perder muito tempo na imigração. Foram quase 2 horas parado na imigração, qdo estava retornando da Bolivia... ::vapapu::

 

- Agencia: fiz quase todos os passeios com a Atacama Connection. É uma agencia grande, com serviço mediano; ou seja, vc nao vai com a melhor, mas tb nao corre o risco de ir com a pior. Cumpriu com o prometido, apenas achei alguns que alguns guias explicam muito pouco sobre os lugares. No tour do salar de tara dizeram estar incluso almoço, que na verdade era pao com atum e abacate...kkk :lol: Deixem pra fechar todos os passeios quando estiverem la, e se fecharem com a mesma agencias, eles dão mais desconto...paguei 90.000 pesos por todos os passeios do Atacama, fora as entradas.

 

 

Passeios:

A ordem que fiz os passeios foi essa, e a nota de cada um:

- Vale de la Luna, Vale de la Morte: 8 (é um lugar bonito, mas deve ser feito no inicio, se nao, perde a graça)

- Lagunas Altiplanicas: 9 (as lagunas sao lindas, mas esteja preparado para a altitude....teve gente que passou mal nesse dia)

- Lagunas Cejar: 10 (a experiencia de nao afundar naquela lago de agua salgadissima é inesquecivel....e o sal encrostado em você horas depois tb... :lol: )

- Geyser del Tatio: 10 (apesar do pior frio que enfrentei na vida e de acordar de madrugada, realmente vc vera um grande espetaculo da natureza)

- Salar de Tara: 10 (é o passeio mais caro, e perto de Uyuni perde-se muito do encanto, mas mesmo assim, foi incrivel. Lá que senti e percebi, pela primeira vez, a magnitude de se estar no meio daquele deserto)

- Tour astronomico: 8 (vale mais a pena ir se você nao estiver cansado...alem disso, se agasalhe bem, pois faz muito frio...o que nao foi meu caso. Nao consegui aproveitar como deveria...mas mesmo assim, quando nao dormi, achei interessante... ::lol4:: )

- Terrmas de Puritama: 9 (literalmente é um oasis no meio do deserto...so não dou 10, pois nesse dia que fui tinha uma excursao de chilenos, e estava cheio....deve ser uma delicia ir quando esta vazio).

 

GEYSERS DEL TATIO:

20120122205019.JPG

 

20120126205440.JPG

 

20120125112724.JPG

 

20120126205914.JPG

 

LAGUNAS ALTIPLANICAS:

20120125074729.JPG

 

VALE DE LA LUNA (DUNAS):

20120125112128.JPG

 

TERMAS DE PURITAMA:

20120125112440.JPG

 

LAGUNA CEJAS

20120126205734.JPG

 

SALAR DE TARA

20120125112850.JPG

 

20120126205632.JPG

 

20120125113416.JPG

 

Salar de Uyuni - 18/11 à 21/11:

 

- Contratei o tour de 4 dias pela agencia Colque. Mesmo com alguns relatos nao indicando a Colque, resolvi arriscar pelo seguinte motivo: na Cordillera Traveler fui muito mal atendido, mesmo sendo mais cara. Como valorizo um bom atendimento fui parar na Colque. Paguei 160 dolares pelos 4 dias, enquanto que na Cordillera eles cobravam 200 dolares. Minha opiniao sobre a colque esta no texto abaixo...kkkk

 

- Foram poucas pessoas no carro, eu, mais um americano, o guia, e 2 suicas, o que permitiu um maor conforto. (Obs: minha unica exigencia na agencia foi de me colocar num carro com outras pessoas que falassem portugues ou espanhol, e claro que nao fui atendido... :( ). Bom, passei 4 dias trabalhando de tradutor, pois o guia so falava espanhol, e os gringos so na base do ingles...rs. Tinha que traduzir tudo!

 

- Fui bem preparado para o temido frio no primeiro acampamento, que segundo o guia, chegou a -7 graus naquela noite. Bom, no meio da madrugada acabei ficando so com um lenco e um cobertor mesmo, nao senti tanto frio. Mas isso varia de pessoa para pessoa, porque as gringas estavam com saco de dormir e varios cobertores, e ainda no meio da noite foram dormir abracadas para ver se o frio passava (ok, ainda tenho duvida se isso aconteceu por causa do frio.... ::lol4:: ). Meu conselho? melhor pecar por excesso.

 

- Levei 2 lencois ao inves de saco de dormir, conforme uma dica que peguei aqui no site. Vale a pena, pois nao aconselho a encostar a pele naqueles cobertores que nunca viram agua...kkk

 

- Alimentacao : A comida foi servida em boa quantidade, exceto na ultima noite, que serviram uma sopa ralinha, ralinha...Mas nos outros dias, estava boa e em boa quantidade.

 

- Hospedagem: So foi possivel tomar banho na segunda noite, que era a hospedagem em melhores condicoes. Na ultima noite, eu e as gringas quase vomitamos quando entramos no banheiro... :oops:

20120125080842.JPG

 

- Guia: nao era muito simpatico...mesmo comigo que era brasileiro. Teve momentos que achei que ele empurraria o americano em algum precipicio, e olha que o americano era gente boa, por incrivel que pareca...kkk. No ultimo dia ele ficou mais simpatico, acho que foi o vinho que compramos pra ele... ::lol4:: Enfim, excelo pela “simpatia”, o cara nos levava e esperava o quanto queriamos, nota 9 pra ele!

 

- Causo: Aconselho a tirar fotos dos bolivianos discretamente. Uma das gringas tirou foto de uma senhora na cidade de Uyuni, e a senhora foi na direção da gringa com o objetivo de tirar a camera dela, na maior agressividade. Tive que intervir, pois a vleha era forte.... ::lol4:: . Mas sinceramente, eu tambem nao gostaria que ficassem tirando fotos minhas, então no fundo a velha estava certa.

 

- Resumo: Sinceramente, acho que nao vale a pena passar tantos perrengues com Colque por causa de 40 dolares, e acho que no meu caso ainda tive sorte....rs

 

Sobre as paisagens do Salar de Uyuni,bom, as fotos abaixo fala por si só...

 

LAGUNA COLORADA:

20120124214945.JPG

 

NASCER DO SOL NO SALAR:

20120125081129.JPG

 

20120125163845.JPG

 

LAGUNA VERDE:

20120125081420.JPG

 

LAGUNA BLANCA:

20120125163947.JPG

 

CORRENDO NO DESERTO DE DALI:

20120125164240.JPG

 

CEMENTERIOS DE TRENS:

20120125164041.JPG

 

ISLA INCAHUASI:

20120125164122.JPG

 

ENCONTRANDO O "BRASIL" NO HOTEL DE SAL:

20120125164603.JPG

 

"MORTO" NO SALAR:

20120125164649.JPG

 

20120125165228.JPG

 

 

Santiago: 22/11 à 24/11:

 

Depois de pegar o voo em Calama às 7:30, cheguei em Santiago por volta da 10:00 am. Neste dia encontrei com minha irmã no aeroporto, que estava vindo de SP. Como estava cansado, optei pelo taxi (15.000 pesos) ao inves do onibus (1.700 pesos). Tem horas que pagamos o que for por um pouco mais de conforto... ::otemo::

 

Ficamos hospedados no Andes Hostel, que é muito bem recomendado aqui, numa suite para nós (58 dolares a diaria, com cafe da manha). Gostei muito do Andes, ele é bem localizado, e tem um clima muito bom. E claro, lotado de brasileiros. Um unico ponto negativo, é que as ruas em um das madrugadas estava cheia de pessoas fazendo muito barulho, quebrando garrafas e tudo mais, o que atrapalhou nosso sono...mas faz parte!

 

Vista do Hostel, bem em frente do metro:

20120125194605.JPG

 

Aproveitamos o primeiro dia, para fazer um "city tour" a tarde, conhecendo a Plaza de las armas, Palacio de la moneda, e algumas lojas... :P

 

Plaza de las Armas:

20120125194903.JPG

 

Area em frente ao palacio de la Moneda:

20120125195102.JPG

 

 

No segundo dia, acordamos cedo, e fomos conhecer o Cerro Santa Lucia (15 minutos a pé do Andes). É um parque menor emais baixo que o Cerro San Cristoban, mas é bonito, e vale a pena ir lá.

20120125200140.JPG

 

 

De lá, seguimos para o Cerro San Cristoban (uns 45 minutos de caminhada), e compramos os tickets do funicular incluindo a entrada para o Zoologico (ok, é um passeio para criança, mas eu gosto de animais - 4.800pesos). Primeiro fomos a zoo, e depois ao alto do cerro. Estava um dia agradavel.

 

Só na carona...

20120125200558.JPG

 

Um pausa para o lanche...

20120125200624.JPG

 

Vista do alto do cerro:

20120125200731.JPG

 

Imagem da Nossa Senhora de Concepção:

20120125201215.JPG

 

No final do dia, fomos até o terminal alameda, comprar a passagem de onibus para Pucon, com saida para a noite do dia seguinte (12.500 pesos). No Andes Hostel, tinha noite de pasta e vino, e economizamos em uma refeição...oba!

 

O terceiro dia foi reservado para um passeio estilo "CVC". Fomos com uma agencia para um tour em Viña del Mar e Valparaíso (60 dolares). Sinceramente, eu adoro praia, mas nesse ponto o Brasil é abençoado. Valeu para conhecer, mas nao passaria uma temporada de verão la... ::lol4::

20120125201904.JPG

 

Embarcamos às 23 horas rumo à Pucon. 10 horas dentro do "busão", apesar do onibus ser confortavel e ecomizarmos uma diária, nao seria tão facil assim...

 

Pucón- 25/11 à 28/11:

Chegamos em Pucon às 9 da manhã, e aproveitamos para conhecer a cidade e conhecer as opçoes de passeios. Pucon é uma cidade pequena, mas muito bem estruturada. Muitas agências, mercados, lojas, e restaurantes.

20120125210308.JPG

 

Ficamos hospedados no Pucon Hostel, e o proprietario era o Marcelo. Ele estava um pouco chateado com brasileiros, pois ele disse que costumamos reservar e nao comparecer no hostel quando chegam em Pucon (não tiro a razão dele). Mas ele nos tratou bem todos os dias que estivemos lá. O quarto e a ducha eram excelentes. Se um dia eu voltar em Pucon, me hospedaria lá novamente. (suite por 25000 pesos, em baixa temporada dá pra negociar, coisa que nao fiz...rs)

20120125210104.JPG

 

A tarde, fizemos nosso primeiro passeio, chamado "Tour por la Zona" com a agência Andesmar (16000 pesos). Os lugares que conhecemos pareciam pinturas...

 

era primavera, e os campos estavam bem floridos:

20120125210542.JPG

 

Lago Caburga:

20120125210742.JPG

 

Ojos del Caburga:

20120125210816.JPG

 

No final do dia, fomos relaxar no Termas de los Pozones:

20120125210850.JPG

 

A previsão para o dia seguinte era de tempo todo aberto...ou seja, era o dia propicio para a maior aventura da viagem....a subida no Vulcao Villlarica...essa noite dormimos ansiosos...

20120125210932.JPG

 

Segundo dia: Acordamos cedo e fomos até a agencia Andesmar, colocar todos os equipamentos para a nossa aventura (40.000 pesos = valor da aventura). A previsão estava certa, e o tempo estava aberto....durante o caminho até a base do vulcão, vimos amontoados de neve pela estrada. Ao chegar na base do vulcao, fomos informados que o teleferico funcionaria, o que nos poupou de um bom trecho de caminhada (Ok, confesso que fiquei com medo do teleferico...)

20120125212103.JPG

 

Foram 5 horas de subida, subida e subida até o "cumbre". O problema nem era a subida, mas andar no gelo nao é nada facil...diversas vezes achei que iria despencar ladeira abaixo, pois escorrega muito. Porém, a vontade de chegar até o topo, me fazia nao dar importancia para as dores no joelho, e ate os pequenos corte que fui sofredno toda vez que batia no gelo...kkk.

 

Apesar da vertigem, era muito lindo ver aquelas paisagens do alto, quando olhava para trás:

20120125212436.JPG

 

Porém, har para frente, nos lembrava que ainda havia muito a subir... ::lol3::

20120125212617.JPG

 

Os ultimos metros são os piores, talvez por causa da inclinação, e o cansaço. Mas felizmente, todos do grupo conseguiram chegar...e que visão:

20120125212821.JPG

 

Sensaçao boa de dever cumprido....

20120125212750.JPG

 

 

Ficamos quase meia hora no topo, e tivemos que voltar, pois o cheiro de enxofre é muito forte. Pra descer era mais facil que subir, embora eu tenha pagado varios micos no ski bunda....kkk

20120125213102.JPG

 

Chegamos na agencia, e tomamos algumas cervejas para bebemorar nossa conquista!

 

Eu ainda tinha mais 2 dias em Pucon, mas devido ao cansaço de toda a viagem, nao tinha animo para fazer nenhum trekking mais...kkk. Ficamos os proximso 2 dias mais sossegados, e "só" fizemos uma cavalgada, um circuito de tirolesas, e pra fechar um rafting nas aguas "quentinhas" e "calmas" de Pucon... ::lol4::

20120125213418.jpg

 

No dia 28, embarcamos à noite para Santiago. Meu ultimo dia no Chile foi dedicado exclusivamente às compras, percorremos os shoppings, e as lojas no centro de Santiago (Falabella, Paris, Ripley).

 

No dia 30, voltamos para SP pela manhã.

 

Considerações Finais: Adorei conhecer o Chile e o Salar de Uyuni. Foram paisagens totalmente distintas do que estamos acostumados no Brasil, e apesar do Chile nao ser tao barato como a Bolivia e o Peru, se pesquisar bem dá pra economizar muito. As vezes uma viagem pro Nordeste fica mais cara. Além disso, os chilenos gostam dos brasileiros e nos tratam bem, alem de adorarem falar mal dos argentinos também...kkk

 

Obrigado à todos aquees que compartilham suas experiências, pois me encorajou a realizar mais um sonho!!!

 

Me despendindo dos Andes...

20120125214050.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bruno:

 

Show de bola o seu post, parabéns!! Dos melhores relatos que eu vi no mochileiros... As dicas, fotos, o humor: sensacional! Além de conciso e bem escrito, coisa rara de se ver... rs Pretendo fazer uma viagem parecida com a sua em outubro ou novembro de 2012, talvez sozinho também. Sucesso aí nas suas mochiladas!!!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bruno, adorei o seu relato. Sou novata neste ramo mochileiro, e devo fazer a minha estréia em Dezembro indo a Argentina. Há algum tempo pesquisando aqui, me interessei também por visitar Santiago, Atacama e Uyuni e seu relato só veio confirmar que realmente eu devo fazer esta viagem. O texto está muito bem escrito, divertido e ilustrado de uma maneira bem legal. Parabéns. Ficarei ansiosa pelos próximos relatos. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...