Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Faca

Postado
  • Membros

Olá a todos!

Iniciei uma vontade que tinha há algum tempo, de fazer uma faca. Na verdade, como consegui duas barras de aço, de larguras diferentes, comecei logo dois projetos simultâneos. Serão as duas por desbaste*, contudo, qualquer hora (possível) quero muito forjar* alguma. Tentarei ser explicativo, entre imagem e texto - para não tornar o tópico cansativo - à medida que posto o desenvolvimento delas. Quem tiver dúvidas pergunte sem cerimônia, o que eu puder responder farei com prazer, e o que eu não souber, será ótimo pesquisar e melhorar o conhecimento sobre o assunto. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

Quem sabe, aparecem outros daqui do fórum que se aventuram na criação de suas próprias lâminas, ::otemo::::otemo::::otemo:: e outros que resolvam iniciar nesta descoberta juntos. ::otemo::::otemo::::otemo::

*Para quem não está familiarizado com os processos, por desbaste, a faca é feita removendo o aço já em barra, cortando e lixando os excessos. No processo da forja, se modela o aço numa temperatura elevada, martelando-o, até se alcançar o formato desejado. Claro que não existe nenhum preconceito em se misturar os dois processos, o importante é o resultado pretendido para a lâmina. O que pode variar bastante.

Estas mesmas postagens estão duplicadas no tópico 'Facas... Qual comprar?' aqui do fórum, pois lá, temos uma conversa mais ampla (sobre aços, perfis de facas, materiais para cabos, usos, compras, etc.), onde todos estão convidados a participar se quiserem. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink::wink::wink:

Grande abraço!

( E )

...

Em três lugares diferentes, consegui três tipos de feixes de molas: uma de fusca e um pedaço de uma de caminhonete que me foram dadas e uma de kombi, a que queria em primeiro lugar, pela largura, paguei 10 reais. Achei que valia a pena pela experiência. :wink::wink:

A mola de fusca (à esquerda) tem 955mm de comprimento por 21mm de largura e 3mm de espessura; a mola de kombi (à direita), tem 975mm de comprimento, 31mm de largura e 3mm de espessura. Posso dizer que são 5160, mas sem certeza absoluta. É uma velha discussão, alguns fabricantes usarem outros aços, mas até onde sei, muitos são feitos com o 5160 mesmo.

20120123200635.jpg

O pedaço de mola de caminhonete tem 340mm de comprimento, 60mm de largura e 6mm de espessura. Uma jumenta! ::ahhhh::::ahhhh::::lol3:: Esta vai ser para um outro momento, a peça é bem maior e levemente encurvada, o que necessitará de umas boas marteladas e decidir entre o desbaste de 6mm de espessura e forjá-la. ::otemo:::wink:

Vista inferior:

20120123192542.jpg

Vista lateral (ou quase :P ):

20120123192705.jpg

Primeiro passo: recozer as molas de fusca e de kombi. Resolvi trabalhar em duas facas ao mesmo tempo. Até porque será bom eu já reduzir os feixes, são grandes para levá-los comigo se for necessário. Este processo foi um improviso total, mas já estou com novas soluções para as futuras etapas. Para quem não conhece o processo de recozimento, serve para deixar o aço mais mole para poder desbastá-lo com mais facilidade: se aquece o aço até a temperatura crítica (não magnética) e o deixe resfriar o mais lentamente possível.

Com o aço 'mole', cortei o máximo do tamanho que consegui aproveitar do recozimento e redimensionei os desenhos escolhidos, entre vários esboços, montei novos bonecos ('mock-up'), para ver se os tamanhos estavam bons, tanto da lâmina como da empunhadura, copiei numa folha sulfite, recortei e colei nas barras. As envolvi com fita adesiva transparente para servir de guia no desbaste.

Bonecos escolhidos (penso num cabo de madeira para a segunda :wink: ):

20120123194327.jpg

Desenhos coladas no aço já cortado:

20120123194353.jpg

Com alguns desenhos e bonecos:

20120123194456.jpg

As ecolhidas com alguns dos esboços de fundo:

20120123194529.jpg

As ferramentas que estou usando são bem simples mesmo. Seria bem útil uma morsa, mas até a mudança, não posso pensar neste tipo de peso.

Uma serra de arco, uma lima retangular, uma lima triangular e uma lima redonda. E muitos cortes nos dedos! ::lol4::::lol4::

20120123194630.jpg

Serrar e limar, basicamente é isso até se chegar ao formato. Passei uma parte bem mais chatinha do cabo de uma das facas, agora falta pouco para terminar o perfil dela. Com calma, depois dou um melhor acabamento, por agora, a intenção é alcançar a forma.

20120123195325.jpg

20120123195617.jpg

É isto aí até o momento! Para falar a verdade, a mão está um pouco cansada, mas minha cabeça quer muito terminá-la logo. :lol::lol::lol: Assim que fizer mais alguma parte postarei aqui; hoje, amanhã,..., sem pressa; só ansiedade! ::lol4::

Abraço!

Editado por Visitante

• Respostas 267
  • Visualizações 182.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Buenas, não sou muito de rodeios, considero concluída a faca, decidi deixar a bainha na cor original do couro pois gosto da cor que ela pega com o tempo no manuseio, apenas tratei-a com silicone liquido para não agredir tanto a lamina e não puxar muita aguá, vamos ao que interessa, as foto:

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uJmt3pMK3p-yyGC1TjmYJ3dvhvu_RvQ_brYCgSyFiYhPkmqBiMRaO13PKcP9ewkongLjFY9HShgtSBpuZSPQPpAJtU9VCDdj8m66QxsMDov9T4cBXoxHDVQw.jpg

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82ve5OO6w_ZOYpVVOOBBHaK3FIJJXTnmBVZiEfaYW0psWFrV4g8irRdNbzmLRcA3cpHKeBVyOJxpBw3PT2E4LyS4AJtU9VDLpLJWoG9oU8RJFzUmrreLQ-tgcA.jpg

Pomo com moeda de 5 pesos uruguaios.

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s6JtUqnnqr4dw3QU38eXs0D_rL6O8jHhNBtHfnFhle4k99GWNopdjmHvrVEkd6zSc1GfrK7sK4b_25dRjUGxWwAJtU9VAbxQAvFyKJsE3PF7e-y5K1fJo6FQ.jpg

Aqui o detalhe desta falha que achei charmosa, e a gravação das iniciais do presenteado.

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82ub6IVP8FcAolfSZr54myhhFuhJIhDysbQouh1KLsjAu5Z37K3QUZwX_E9GsNhP8eNKxv4TrRefyExW3MpwoLmtAJtU9VC-SZf4ikPsW4XgRyIPCUrUj8TRtg.jpg

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sqchF6nupeHVzcBF2l5uXmB9YvdSydmKLbJuWmEEYAtjaM7OvEPDRqpKOXIN3eTTBFSUwBQhUYGOBKd-uZosxdAJtU9VCbkfuSMxyI8E8Cv2uvaiOf3CahIw.jpg

Bonus, ela e a irmã mais velha... haha ::lol3::

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vTHzQaccD62UpZ9gBngTTK3g6TiG7rt6AY6oMl2W5oPpRvfwTRdg4ZyY7VTv573C3BI40Rz3NIPlYOW6PVwYi-AJtU9VAP66AN1V8synQ705D_0Hl5mIAaKg.jpg

E aqui a minha primeira faca com a bainha nova (ainda em fase de acabamento)

___

Espero que tenham gostado, criticas são bem vindas...

Abraços!

Postado
  • Membros

Achei couro sola pra vender em retalhos em uma correaria/selaria bem conhecida aqui (camaquense), proximo passo para tentar fazer uma bainha bem tradicional é arranjar lonca de cavalo para tirar tentos e couro cru sovado (mas com sola da tbm), já até fiquei amigo do cara da correaria pra ele tentar conseguir isso pra mim mas ele falou que é complicado conseguir, e todas o produtos "tentiados" da loja são de artesãos e não da loja em si...

Rafael,

O problema do couro cru é que precisa remover a carne/colageno do lado do carnal numa máquina chamada escarnadeira e depois remover os pelos em banho químico seguido de máquina.

Isso, normalmente, você acha em curtumes.

Feito por artesãos, deve ficar caro, visto o trabalhão.

Aí perto de onde você mora tem/tinha um bem famoso, Curtume Lange. Se você for lá, deve arrumar uma peça com eles.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Eu ja pensei em ir no curtume, mas decidi antes tentar achar o couro cru pronto, sai mas caro mas é bem feito, e uso pedaços pequenos nas bainhas...

E se não me engano o pelo não é removido com banho químico, é só raspado com uma faca, assim:

Mas antes tenho que aprender a trabalhar com os tentos, igual toda ajuda é bem vinda, obrigado trauco, e vamo que vamo!!

Abraços!

Postado
  • Membros
Eu ja pensei em ir no curtume, mas decidi antes tentar achar o couro cru pronto, sai mas caro mas é bem feito, e uso pedaços pequenos nas bainhas...

No curtume deve ter ele pronto para o mercado de artesanato, selaria, etc, não custa assuntar. As vezes um couro com muito defeito (ferro, carrapato, etc) é retalhado e sai mais barato.

E se não me engano o pelo não é removido com banho químico, é só raspado com uma faca, assim:

Dá pra fazer de mais de um jeito, os curtumes colocam a pele no sulfeto de sódio (daí vem o cheiro de ovo podre dos efluentes) antes de raspar e aí ele sai fácil a mão ou na máquina. Na verdade, saía também do operário que lida com isso, deixando o coitado depilado da cintura pra baixo ::ahhhh::

O bom do sulfeto é que ele remove sem agredir muito a pele, o ruim é o fedor. Mas pra couro curtido de alta qualidade como o nobuck, não tem outra saída. Mas, de qualquer forma, em curtume eu acho que só tem o depilado a sulfeto.

Mas antes tenho que aprender a trabalhar com os tentos, igual toda ajuda é bem vinda, obrigado trauco, e vamo que vamo!!

Eu vi, uma vez, um sujeito fazendo um tento para construir um laço (de laçar rês), ele ia tirando uma fita em espiral do couro até o couro todo ser convertido em um tento. Depois dava uma retocada para ela ficar com a largura/espessura maisou menos constante. Muito difícil, acho que para tentos curtos e finos, como esses de fazer trança de cabo de relho e enfeites, é mais fácil de começar

Postado
  • Membros

Bem pensado vou averiguar!!

Nem me fale no fedor a podre que fica, é impressionante... hahaha

Um amigo meu vai me conseguir um pedaço de lonca para mim aprender a tirar uns tentos e tal, exite um aparelho que facilita todo o trabalho e é fácil de fazer, tem vários projeto na internet...

Abraço

Postado
  • Membros

Meu povo simplesmente desisto de achar molas de kombi usadas, revirei a cidade e fui parar no meio das estradas da 3 principais saídas de pelotas para ter uma ideia, para não voltar de mão abanando comprei 2 pedaços de mola de rural com +- 7mm de espessura e 5 cm de largura, pois foram as menores e mais finas que achei!!

Acho que vou tentar forjar elas ao invés de desbastar tudo, pelo menos assim poupo de "fuder" minha furadeira com serviços que ela não foi feita para desenvolver!

Restando só o angulo do fio para ela fazer! Assim que der compro uma esmirilhadeira!

abraço!

Postado
  • Membros

Rafael

Antigamente, kombi queimada no acostamento era a coisa mais comum, agora está ficando raro, o mercado de ferro velho tá mais esperto.

E as tesouras de tosquiar? Aí é região de ovinocultura de lã e carne, mesmo com a popularização das máquinas elétricas ainda deve ter um estoque de tesouras velhas de aço bom para se usar pra facas, não?

Postado
  • Membros

Trauco tesoura de tosquia tem bastante, já to com umas duas "amarradas" com um amigo de Jaguarão, só to esperando ele ir pra fora e tal...

Mas elas só servem pra fazer faquinhas pequenas(verijeras), queria algo um pouco maior...

Realmente as tesouras dão belas facas principalmente as beem antigas importadas da Inglaterra ou Alemanha, e dependendo nem precisa refazer o Tratamento térmico, é só dar o fio sem tirar TT anterior e encabar a danada!

Hoje vem aqui em casa toma um mate comigo um amigo criador de cavalos crioulos que viu minha faca no facebook ta loco pra ver a faca e tal, vou ver se consigo com ele grosas de casquear cavalo velhas, elas tem um bom tamanho e geralmente são 1095, mesmo aço das limas!

Esse é o mesmo cara do causo que contei no outro tópico, ele comprou uma "solingen" por 400 e poucos reais em um rodeio crioulo... hahaha

A faca até que não é ruim, mas é falsa, e isso engana muita gente que paga 400 reais em uma faca de 200...

Abraço

Postado
  • Membros

Rafael

Que tamanho de lâmina você tá pensando? Essas tesouras tem de 18 a 20cm de lâmina.

E os outros materias que o pessoal alega que usa, como mola de trem, disco de arado, pino de esteira de caterpilar, etc?

Postado
  • Membros

As tesoura tem pouco mais de 15 cm de lamina, porem depois de muito tempo de uso e afiações elas ficam com uns 13cm +-

Mola de trem deve ser 5160 serve pra facas mas convenhamos é um exagero aquela bitola, uma mola de automóvel é mais fácil de achar e da pra fazer facas bem grandes... Tem uma marca que alega usar molas de trem aqui no RS, mas nas entranhas dos foruns de cutelaria dizem que é balela, e que as facas dessa marca são feitas por um outro cuteleiro aqui do RS, que aplica o cunho da dita marca nas laminas...

Disco de arado os mais antigo e importados são de 1070 de qualidade os mais novos são de "SLDOQ" Sabe Lá Deus O Que... hahahahha

Mas é possível achar uns novos com aço de qualidade sim...

Pino de esteira da caterpillar ainda não vi facas com esse aço, mas creio que seja bom sim, a caterpillar, diferente dessas marcas chinesas, faz tratores que duram uma vida inteira... Meu vizinho é vendedor da caterpillar, se duvida ele consegue isso, esses tempos ele andava com um dente de escavadeira quebrado! hahahaha

Abração

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.