Ir para conteúdo

EUROPA: ITÁLIA, SUÍÇA E FRANÇA

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá pessoal!

Gostaria de saber se alguém já fez um roteiro na Europa seguindo essa ordem: Itália, Suíça, França. ::mmm:

Pretendo viajar para essas regiões em Janeiro de 2012. ::Cold::

A minha idéia inicial é visitar, na Itália, as cidades de Roma, Orvieto, Assis, Florença e Milão.

Depois quero seguir para os Alpes Suíços, começando por Interlaken, visitando as cidades da região, e depois seguir para Genebra.

E por fim, chegando na França por Chamonix, seguindo depois para Lyon, Chartres (ou a região dos castelos) e terminar em Paris.

Alguém poderia me ajudar? Gostaria de saber se em 20 dias é possível fazer este roteiro, quais os trechos que posso pegar trem e os trechos que posso ir de carro (de preferência, nos trechos da Toscana na Itália e da região dos castelos na França), e qual seria o preço aproximado de tudo isto.

Fiquei sabendo, também, que a Suíça não faz parte da UE, e, portanto, acredito que não dê para utilizar Euros por lá. Então, qual o procedimento? ::sos::

Agradeço se alguém responder o meu tópico e peço desculpas antecipadamente se eu postei esse tópico no lugar errado. :oops:

Muito obrigada! :P

• Colaboradores
Postado

20 dias até que dá, Raqcris, mas vai depender de conseguir transporte conveniente. Vou sugerir um roteiro, tudo de trem (ou carro nos trechos que preferir):

Roma: 4 dias

Orvieto e Assis: pit-stop na ida a...

Florença: 2 dias (ou mais para bate-volta às cidades próximas)

Milão: 1 dia [tem certeza que não quer ir a Veneza?]

Interlaken e região: 3 dias (tem vááárias cidadezinhas pra ver e passeios pra fazer)

Berna: 1,5 dia (linda cidade!)

Genebra: 1,5 dia

Chamonix: 1-2 dias (não conheço)

Lyon: 1 dia inteiro

Dijon: 1 dia (pode ser só passagem, mas reserve algumas horas)

Paris: 4 dias

Os castelos talvez fique meio apertado demais. Se você for a Versailles, tá de bom tamanho.

Sobre o dinheiro, é só trocar os euros por francos quando precisar.

Na minha assinatura, tem um link para o roteiro que eu fiz na Suíça em dezembro. Foi ótimo!

• Membros de Honra
Postado

Roteiro show e me parece boa a divisão que propôs o ColorMundi. Pessoalmente, eu tiraria Milão e arrumaria mais um dia e incluiria Veneza, como ele sugeriu. A cidade é imperdível. Sai um pouco da rota, pra quem vai a Suiça, mas não tanto.

Outra opção é ir a Milão e, além de conhecer a cidade, conhecer Lago di Como.

• Membros
Postado
Roteiro show e me parece boa a divisão que propôs o ColorMundi. Pessoalmente, eu tiraria Milão e arrumaria mais um dia e incluiria Veneza, como ele sugeriu. A cidade é imperdível. Sai um pouco da rota, pra quem vai a Suiça, mas não tanto.

Outra opção é ir a Milão e, além de conhecer a cidade, conhecer Lago di Como.

Marcos, adorei seu relato de viagem! Já considerei as ótimas dicas de sua passagem pela Itália e França! ::otemo::

Seu relato é bem detalhado e longo, mas vale a pena ler, porque traz muitas informações. Nada como a voz da experiência... :P

Imagino o frio que vcs passaram em Paris, com chuva... O que eu gostaria de saber é a quantidade de malas, e que tipo de bagagem vcs levavam nos passeios.

Um abraço! :wink:

• Membros
Postado
20 dias até que dá, Raqcris, mas vai depender de conseguir transporte conveniente. Vou sugerir um roteiro, tudo de trem (ou carro nos trechos que preferir):

Roma: 4 dias

Orvieto e Assis: pit-stop na ida a...

Florença: 2 dias (ou mais para bate-volta às cidades próximas)

Milão: 1 dia [tem certeza que não quer ir a Veneza?]

Interlaken e região: 3 dias (tem vááárias cidadezinhas pra ver e passeios pra fazer)

Berna: 1,5 dia (linda cidade!)

Genebra: 1,5 dia

Chamonix: 1-2 dias (não conheço)

Lyon: 1 dia inteiro

Dijon: 1 dia (pode ser só passagem, mas reserve algumas horas)

Paris: 4 dias

Os castelos talvez fique meio apertado demais. Se você for a Versailles, tá de bom tamanho.

Sobre o dinheiro, é só trocar os euros por francos quando precisar.

Na minha assinatura, tem um link para o roteiro que eu fiz na Suíça em dezembro. Foi ótimo!

Color Mundi, obrigada pelas dicas!

Não sei se Veneza seria uma boa idéia. Pelas fotos e pelo Google Street vi que não tem muita coisa, sei lá, pode ser que eu esteja enganada, pois nunca pisei lá. Vai de gosto pessoal, né? ::hãã2::

Sobre Chartres, eu estou realmente com vontade de passar por lá por causa da catedral, que é um sonho antigo meu visitá-la.

Agora a Suíça, meu amigo, realmente é linda! Vale a pena passar mais tempo por lá, mas preciso repartir os dias para visitar a França e a Itália.

Seu blog é ótimo e suas fotos são lindas! Suas dicas também estão me ajudando muito!

Se tiver novas idéias e me dispor novas dicas, eu agradeço! ::otemo::

Muito obrigada! :wink:

• Membros de Honra
Postado

Oi, Raqcris. Que bom que foi útil. Tendo a disposição, prefiro mesmo detalhar o relato, pois ao menos quando eu elaborava roteiros era atrás dos detalhes que eu estava, já que as informações mais genéricas estão por toda parte.

Com relação às malas, isso depende demais do número de dias e da época em que se viaja. Nós por exemplo viajamos no outono, época de variação de temperaturas e clima. Pegamos sol de rachar, chuva, frio de congelar os dedos ... então a mala foi feita considerando isso, levei roupa de todos os tipos. Mas sempre no método "cebola", nos dias mais frios você sai com várias camadas de roupa e, conforme esquenta, você vai tirando. Então nos dias mais frios eu estava com uma camisa comum por debaixo de uma camisa de manga comprida por debaixo de uma jaqueta.

Mas o frio que pegamos não se compara com o que você vai pegar, muito maior. Então normalmente você usará roupas de muito frio. Mas precisará adotar também o método cebola, pois quando entrar em certos lugares, como alguns museus, pode pegar o aquecimento bem forte. Foi o nosso caso no Louvre, entrei cheio de roupas e tive que ir no banheiro tirar e colocar na mochila.

Cada um de nós levou apenas uma mala média. Acho extremamente inviável levar mais de uma mala e é um pouco complicado uma mala maior que média, pois o deslocamento com elas é ruim nos metrôs e trens. Ideal é isso mesmo, mochila + mala, ou só um mochilão gigante, como fazem os mochileiros mais hardcore. Seu desafio será levar tanta roupa de frio em tão pouco espaço, hehe. Viaje dentro do avião com o máximo possível de roupas no corpo, isso ajuda a evitar excesso de bagagem.

Para 28 dias de viagem, cada mochila nossa pesou cerca de 5 kg, minha mala ficou com 11 e de minha esposa com 15 (após eu encher muuuito o saco dela, discutirmos, enfim, convencer que a mala dela tinha que ser econômica). Depois ela me agradeceu. Na mochila no dia-a-dia levei remédios, lanches, mapas, câmera, filmadora e gps, às vezes netbook, pra acessar wi-fi na rua e consultar informação. Teria sido bem melhor levar um tablet, levaria se tivesse, menos pesado.

Sobre Veneza, eu também achava que não tinha nada lá, que poderia ser perda de tempo e quase tirei um dia de lá pra ir a Verona. Teria me arrependido muito se não fosse ... Veneza é nossa cidade preferida. Não existe nada igual na Europa, no máximo uma lembrança distante, como Brugges e Estrasburgo. Mas é pessoal, sim, tem gente que não gosta mesmo assim.

Abraços.

• Colaboradores
Postado

Fui à Suíça em dezembro e não foi difícil arrumar a mochila (levo só uma, grande, 60+15). Especialmente para o frio, levei duas ceroulas, uma calça Climatic, dois casacos de fleece (um fino e um grosso), um blusão de lã (lã não é o mais recomendável, só levei um porque era de lã de alpaca peruana) e um casaco corta vento fino. Só os casacos de fleece e o blusão de lã ocuparam espaço considerável, o resto não. Fora isso, levei roupa normal, calça jeans, camisetas... Ou seja, não é nada de outro mundo!

Com essa roupa, aguentei frio de -10ºC embaixo de neve e vento sem problema. A única coisa de que senti falta foi uma bota impermeável. Usei uma bota de trekking comum e tinha que tomar cuidade pra não molhar muito. Mas em relação ao frio, ela aguentou bem. Tênis, nem pensar.

• Membros
Postado
Fui à Suíça em dezembro e não foi difícil arrumar a mochila (levo só uma, grande, 60+15). Especialmente para o frio, levei duas ceroulas, uma calça Climatic, dois casacos de fleece (um fino e um grosso), um blusão de lã (lã não é o mais recomendável, só levei um porque era de lã de alpaca peruana) e um casaco corta vento fino. Só os casacos de fleece e o blusão de lã ocuparam espaço considerável, o resto não. Fora isso, levei roupa normal, calça jeans, camisetas... Ou seja, não é nada de outro mundo!

Com essa roupa, aguentei frio de -10ºC embaixo de neve e vento sem problema. A única coisa de que senti falta foi uma bota impermeável. Usei uma bota de trekking comum e tinha que tomar cuidade pra não molhar muito. Mas em relação ao frio, ela aguentou bem. Tênis, nem pensar.

Olá, Color Mundi!

Vc levou algum equipamento de orientação tecnológica, tipo GPS, tablet, notebook, etc?

Como funciona as redes wi-fi na Itália, Suíça e França, ou melhor, quais são as melhores cidades destes países que tem uma boa internet sem fio?

Outra coisa: o inglês é a língua que predomina na comunicação com turistas/locais, ou é necessário falar, em alguns lugares, a língua local? Inclusive, eu já estou até fazendo um cursinho on line de italiano, para eu poder me virar um pouco, pelo menos na Itália e em algumas cidades da Suíça, né? :mrgreen:

Pretendo também levar a minha máquina fotográfica profissional, com tripé, pois quero tirar fotos daquelas paisagens surpreendentes que tem na Europa. Será que é conveniente? :?:

Agradeço pela ajuda, você e o Marcos estão me ajudando muito! :P

• Membros de Honra
Postado

Se não se importar que eu responda também, levei GPS, um Garmin cujo modelo não me lembro mais (perdi no trem Milão=Paris :/). Funcionou razoavelmente bem, só meio lerdinho pra localizar. Assim que você liga e muda de localidade, leva uns 20 minutos. Existem vários modelos de GPS, uns piores, outros melhores, você tem que pesquisar aquele modelo específico. E não deixe de levar o mapa atualizado, eu levei o mais recente da Europa. Também levei netbook.

Usei wi-fi na Itália e na França. Usava nos hoteis que ofereciam e no mc donald's. Em Paris teoricamente existiriam inúmeros spots com wi-fi gratuito, mas não consegui conexão em nenhum ! Você entra na rede aberta, mas eles te pedem um login, senha e operadora (só as de lá). E não tem como se registrar ! No google digite "paris wi-fi spots" e verá um site que dá a relação dos spots. Na Itália também há uns lugares com rede aberta, mas tem esquema parecido. Hoje eu só reservaria hoteis com wi-fi, faz uma falta enormeeee.

Eu falei demais a língua local e teria passado grandes perrengues se não soubesse. Muita gente aqui se vira só com o inglês, mas em Nápoles eu teria perdido uma passagem de trem se não tivesse aprendido italiano. Longa história, mas pra encurtar sumiram com meu trem e a fiscal não falava inglês, tive que reclamar em italiano. No Vale do Loire e Estrasburgo teria me perdido, pois ninguém falava inglês, tive que falar um francês muito "homem das cavernas", mas falei e foi o suficiente pra me achar. O negócio é decorar ao menos as frases mais básicas ou levar anotado. Caneta e papel contigo é uma boa, qualquer coisa você escreve ou pede pra pessoa escrever.

Quanto à máquina profissional, tem a questão do peso e espaço, não só da máquina, como também das lentes. Eu levei uma compacta muito boa e um pequeno tripé, que mesmo assim se revelou um trambolho inconveniente e usei pouco, pois ficava com preguiça de levar comigo. Outro ponto que acho ruim é que isso te coloca um adesivo na testa escrito "turista deslumbrado, aplique seu golpe aqui". Mas eu vi muita gente carregando pra lá e pra cá, vai de cada um.

• Colaboradores
Postado

Eu levei só o meu smartphone, com GPS. Só conheço a rede móvel da Suíça. Comprei um chip pré-pago da Swisscom (Natel Easy Liberty Uno - CHF1/MB (carga inicial: CHF20) - em 12/2010). Wifi é meio difícil. Eu costumava usar nas Starbucks. Os hotéis mais baratos não costumam oferecer wifi grátis.

Na Suíça, todo mundo fala francês, alemão, italiano e romanche (línguas oficiais). Arrisco a dizer que todo mundo também fale inglês!

Pode levar sua câmera com tripé. Vai atrapalhar um pouco, mas a infra de transporte e a segurança não serão problema.

Sobre falar a língua, mesmo que todo mundo fale inglês, é sempre muito simpático decorar o básico: bom dia, por favor, obrigado, com licença... Imagine você estar caminhando pro trabalho e um turista abordar você falando outra língua sem nem dir "por favor"... Muito da fama de antipáticos dos franceses vêm disso, os turistas não se dão o trabalho de ser educados com as pessoas, e eles não estão nem aí pra quem é mal educado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...