Ir para conteúdo

Bolívia - Peru - Chile


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera,

 

Estou pensando em fazer um primeiro mochilão pela América do Sul e estive estudando um roteiro:

 

Estava querendo visitar três países em 30 dias, nesta ordem: Bolívia - Peru - Chile

 

Gostaria da opinião de vocês sobre o roteiro (ATUALIZADO) abaixo:

 

Abaixo o itinerário (é só clicar para ampliar):

roteiroboliviaperuchile.jpg

 

Obrigado pela ajuda! :D

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Thulio!

 

depende muito do que vc quer fazer em cada lugar, mas acho que vc está querendo fazer mta coisa em pouco tempo.. veja se vc não quer passar pelo Salar de Uyuni, na Bolívia (já que vc já vai incluir o Chile nessa viagem).. passaria mais tempo em Cusco, a cidade é bem gostosa e tem vários tours para conhecer sítios arqueológicos bem interessante.. em Arequipa tem o passeio do Cañion del Colca tb (o que te faria ficar, no mínimo, 2 dias por lá).. mas como disse.. depende do que vc quer conhecer e ver em cada lugar.. e tem o tempo de transporte de um local para outro tb.. então, sugeriria vc ver primeiro os passeios que gostaria e ai postar aqui pra gnt ver.. ;P

 

e assim. .talvez até seja mais vantajoso vc começar por Lima e daí ir pra Ica/Paracas/Nazca/Arequipa/Cusco/Puno/La Paz e seguir por ai.. do que dar tanta volta ali no Peru..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Keka, obrigado pela ajuda!

 

Por motivos de trabalho, não consegui tirar as férias em junho e agora estou planejando o mochilão para dezembro (isso se as faculdades não resolverem sair das greves e eu ter aulas em pleno dezembro!)

 

Enfim, reconsiderei alguns pontos.

 

Sei que está um pouco apertado mas, ao menos que vocês achem impossível, pretendo arriscar... Mas queria ouvir a opinião de vocês.

 

Os valores e tempo de transporte são apenas estimativas e alguns dados (em branco na tabela) não encontrei na internet... Se vocês puderem me ajudar, também agradeço.

 

Obrigado!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Keka, obrigado pela ajuda!

 

Por motivos de trabalho, não consegui tirar as férias em junho e agora estou planejando o mochilão para dezembro (isso se as faculdades não resolverem sair das greves e eu ter aulas em pleno dezembro!)

 

Enfim, reconsiderei alguns pontos e o roteiro ficou como abaixo:

 

roteiroboliviaperuchile.jpg

(clicando na imagem dá para aumentar)

 

Sei que está um pouco apertado mas, ao menos que vocês achem impossível, pretendo arriscar... Mas queria ouvir a opinião de vocês.

 

Os valores e tempo de transporte são apenas estimativas e alguns dados (em branco na tabela) não encontrei na internet... Se vocês puderem me ajudar, também agradeço.

 

Obrigado!

 

 

Thulio, acho que tem umas coisinhas que você pode rever no seu roteiro.

Em La Paz você vai só no vale de la luna ou vai no Chalcataya também? Acho que ficar um dia a mais só pra isso não vale a pena...

Quando eu fui de Copacabana pra Puno deu tempo de ir nas Islas Uros no finalzinho do dia (com por do sol e tudo!). Aí quando voltamos, pegamos um busão a noite pra Cusco (chegamos as 4 da matina). Deu pra aproveitar o dia inteiro em Cusco!

E lá no dia 23 você tem um dia reservado pra ir de San Pedro a Uyuni, mas você não precisa reservar um dia pra isso: os tour pra Uyuni saem de San Pedro, e você chegara umas 3 da tarde em Uyuni (da pra pegar algum bus a noite ainda, aí você tem que se informar sobre isso, porque meu roteiro foi diferente do seu).

Eu usaria o que sobra de dias pra ficar mais em Cusco. E tente passar dois dias inteiros em Arequipa, a cidade é uma delicia! Aí você vai um dia pro canion del Colca e no outro curte a cidade.

E tente se informar sobre o dia 25 de dezembro no meio do salar, acho que pode não ter passeio nessa data. E veja se o salar não esta alagado nessa época, se estiver você não consegue fazer o passeio de 3 dias...

E boa trip!

Bjs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Lullyy,

 

Vou estudar as mudanças que você sugeriu. Obrigado!

 

Em La Paz, pretendo fazer o máximo de passeios possíveis. Portanto, se der tempo de ir no Chalcataya, irei.

 

Alguns trechos, como o de Copacabana - Puno - Islas Uros, exagerei no tempo para o caso de algum imprevisto/atraso.

 

Nem tinha reparado que ia passar o dia 25 no meio do Salar! Rs. Quando estiver reestruturando o roteiro vou me atentar para isso, obrigado! Quanto à época, realmente vai estar alagado... Até prefiro assim pois acho ainda mais bonito. Mas não sabia que não se pode fazer o passeio de 3 dias nesta época...

 

Mais alguma sugestão? Você acha que vale a pena incluir Nazca ao invés de fazer o trajeto Cuzco - Arequipa de avião?

 

Bj.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Thulio!

 

Te entendo com relação à greve, também tenho que adiar viagem por causa dela! :/

 

Bom, quero te dar os parabéns, pq ver uma planilha de tempos e gastos aqui na seção 'Roteiros' é algo absurdamente incomum!!! Finalmente alguém que tem idéia do que tá fazendo! hahahahah Dá até gosto!

 

Bom, vamos lá com os palpites.

Bom, primeiramente eu sugiro que você ajeite seus transportes iniciais na Bolívia. Não sei qual o nível de conforto que vc exige, mas imaginando que sejam parecidos com os meus, não deve ter problemas em dormir em onibus, certo?

Você faz suas viagens durante o dia, perdendo tempo que vc poderia estar gastando com turismo em si. Tente fazer o máximo de viagens às noites, deixando os dias limpos para conhecer o que quer que seja.

Santa Cruz é uma cidade facilmente percorrida, a não ser que realmente vc tenha amigos ou outro motivo que te prenda lá. Por isso, o próprio dia da chegada é suficiente para que vc rode pelo centro e visite os principais atrativos, num tour que não demora mais que 3 horas. Samaipata pode ser um bate-e-volta a partir de SCR, tem vans que fazem esse percurso, saindo de manha e regressando à noite. Da mesma forma, SCR-CCB é uma noite de onibus, vc chega em CCB cedinho e fica com o dia livre. Se fizer isso, vc estará em La Paz na manhã do 4 dia.

Valle de la Luna e Chacaltaya podem ser contratados num passeio só. Sério, não vale a pena gastar um dia inteiro no Vale de la Luna. Aliás, uma hora é bem suficiente, dado que boa parte da área é restrita.

Se vc está com tempo restrito, não gaste um dia inteiro com Copacabana. Planeje chegar lá no meio para o fim da tarde, assim vc pode percorrer o básico: Igreja, praia, mercado religioso e ver o por do sol no Cerro Calvario.

Prefira, se tem tempo restrito, fazer um day tour na Ilha do Sol. Pra isso, vc provavelmente abrirá mão das redondezas de Yumani. Mas dá pra visitar Challapampa, até as ruínas de Chincana, só não vai dar pra fazer a -maravilhosa- travessia da ilha. Ou dará, se vc quiser pernoitar lá (e usar o dia que vc economizará no início da viagem).

 

Puno é um lixo. O lago em Puni é poluído e fede. O passeio a Uros nao gasta um dia inteiro, pelo contrário. Há tours no fim da tarde que te levam pras ilhas, com tudo que tem direito, e vc regressa vendo o por do sol no lago, chegando a Puno de noite, pra já pegar o bus pra Cusco. E mtas empresas vendem o combo Uros+BusCusco, e vale mais a pena.

A única razão pra ficar em Puno mais que isso é ir visitar as ruínas e ilhas lá, então dê uma olhada em Taquile, Amantaní e nas torres de Sillustani.

 

Entenda: o Vale Sagrado possui MUITA coisa. Só por alto: Ollantaytambo, Pisac, Moray, Saqsahuaman, Chinchero, Tambomachay, Puka Pukara, os mercados de Corao, Urubamba, etc, etc, etc.... O combo city tour Cusco + Vale Sagrado é FRIA!

Primeiro porque Cusco em si é um antro de história, um dia ali é até insuficiente pra se conhecer tudo com calma. E tem tanta literatura sobre a cidade, que acaba que mesmo sem guias o lugar é fascinante e pode ser independentemente explorado.

Sobre o Valle Sagrado, é outro que exige um tempo maior pra ser explorado. O que eu te indico é: compre o boleto extendido, que permite que vc visite varias atraçoes em alguns dias. Contrate o tour para as cidades mais afastadas (Ollantaytambo, Moray, Pisac, Chinchero). Isso gasta um dia, e nem sempre é possível fazer todas. Para Saqsahuaman e Puka Pukara, há tours de meio dia, ou dá pra fazer independentemente também. Tambomachay tb dá pra ir de bus. Com isso, vc verá uma boa amostra do Vale Sagrado em 3 dias, ou corte alguma coisa pra diminuir o tempo.

 

Fazer o day-tour no Vale de Colca é a mesma coisa de fazer day-tour no Salar de Uyuni. É bonito, interessante, mas longe do que vc vai ver se se dispor a fazer o passeio completo de 2 ou 3 dias (vc já vai tá lá, cara...Se molha)

 

Vc tem alguma coisa específica pra fazer em Tacna, Arica, Iquique e Cálama? Principalmente Cálama, a sem-graça-mor? Pq se não, use só baldeação e diminua esses 4 dias pra 2 ou 1d+2n, se utilizar bem as noites!

 

Pare pelo menos um dia em Potosi. O acervo historico arquitetonico, os cerros e as minas merecem uma visita.

 

Bom, é isso...

:)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gui Torres,

 

Obrigadão pelas dicas.

 

Estou meio enrolado por estes dias e, por isso, ainda não consegui estudar as modificações que você sugeriu. Mas, por alto, já posso dizer que pretendo passar mais dias em Cusco e no Valle del Colca e menos tempo em Puno.

 

Tacna. Arica e Calama pretendo apenas passar rapidamente, já que não tem outro jeito. Por questão de horários, transporte e distâncias, não tenho ideia se conseguiria fazer Arequipa - Iquique em apenas 2 dias. Em Iquique pretendo conhecer a cidade e fazer umas compras na Zona Franca. Saindo de Iquique, iria para Calama apenas para seguir em direção a São Pedro de Atacama.

 

Vou tentar deixar um dia para Potosí.

 

A maior dificuldade são os horários de transportes... É difícil encontrar estas informações na internet e, por isso, não dá para estruturar um roteiro preciso já que não sei se terei ônibus de hora em hora, uma vez por dia, ou só alguns dias na semana ;/

 

Assim que conseguir tempo para arrumar o roteiro, posto ele aqui novamente.

 

Obrigado e fico aguardando mais sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Isso aí, Puno só meio período pra ver o teatrinho e já eh suficiente... rs...

 

Dos horários do transporte, dá uma fuçada nos relatos daqui do mochileiros, tem vários que sáo específicos (no meu até tem, mas fiz o caminho "contrário" então não sei se ajuda...).

 

E em Cuzco, tem um dia que está considerado City tour + Valle Sagrado ... não é possivel fazer esses dois passeios no mesmo dia, o city tour (que nao eh nada city, vai numas ruinas próximas da cidade, mas nao dentro, nao daria pra ir a pé, por exemplo) demora meio período(acho que é só feito a tarde, mas nao tenho certeza). O Valle Sagrado é passeio de um dia todo, que dá pra fz o esquema de descer em Ollantaytambo e pegar o trem p Aguas Calientes ou voltar pra Cuzco no fim da tarde. Isso falando dos tours fechados em agencias em Cuzco, que eu até acho que compensa, pq é beeeeem barato e qdo eu fui, fui com uns guias bem bons...

 

Beijos e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...