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Uma viagem de terror nas estradas Peruanas


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Bom, aqui vou relatar a parte que faltou do meu relato bolivia-chile-e-peru-fev-2012-29-dias-sozinho-sem-carnes-pollos-pescados-ingles-e-espanhol-t66822.html

 

 

Era fevereiro de 2012, e depois de me surpreender com a beleza do Oasis de Huacachina, faria uma viagem de aproximadamente 15 horas até Cusco, o bus partiria de Ica as 16:30 com previsão de chegada as 7:30 no terminal de Cusco, a empresa escolhida foi a Tepsa, além de ser a passagem mais cara que paguei, mais tarde descobri que faria a viagem mais emocionante da minha vida, foram horas de pânico nas estradas do Peru.

 

A viagem começou com problemas desde o seu inicio, pois o bus demorou a chegar e acabamos saindo por volta das 17:10, talvez esse atraso tenha sido bom ou ruim, talvez ele tenha evitado algo pior ou ele tenha proporcionado toda essa aventura, isso é algo que nunca vou saber dizer com clareza.

 

A viagem começou e passamos a assistir alguns filmes em espanhol, logo nos serviram uma marmitex, eu escolhi uma opção vegetariana logo quando comprei a passagem, então veio com muito arroz, feijão, batata e legumes, nada a reclamar, eu devorei em 5 minutos e bateu aquele sono, pedi um cobertor e um travesseiro da empresa, deitei meu banco ao máximo, tomei dois dramins e logo estava em um profundo sono.

 

No meio da madrugada, e não sei especificar à hora exata, acordei porque o bus parou e as pessoas começaram a conversar, não havia como enxergar nada do lado de fora, pois estava muitooo escuro, assim que as pessoas silenciaram um pouco comecei a escutar um barulho na lataria do bus, era como se alguém estivesse batendo na lataria, não era um barulho muito alto, mas incomodava meu sono, pois era ao lado da minha poltrona, não havia como saber o que era, e ao indagar os funcionários nenhum nos explicava com clareza porque estávamos parados e o que era aquele barulho, estava preocupado mas não me restava outra opção, a não ser tentar dormir......Eu não consegui, porque o barulho foi aumentando e aumentando, e olhei no relógio, ainda era 4:30 da manhã, depois a menina que estava trabalhando no bus me disse que havia um carro quebrado a nossa frente que estava impossibilitando passarmos, mas o que era aquele barulho? Ela não sabia me dizer e ninguém se arriscou a ir lá fora descobrir, não me restava outra opção a não ser conversar com quem estava acordado pra fazer o tempo passar, já que dormir estava fora de cogitação no momento.

 

O dia começou a clarear, então descobri que aquele barulho era de pedras que estavam caindo de cima das montanhas, isso mesmo de cima das montanhas, choveu muito naquela região, e as estradas são construídas no meio de montanhas gigantes, serrados e similares, ao lado do nosso bus estava ocorrendo um desmoronamento de pedras pequenas que ficaram a noite toda caindo e batendo na lataria do bus, e era esse o barulho que atrapalhou meu sono. A nossa frente não havia apenas um carro, havia outros buses e carros, e estavam parados, porque havia pedras gigantes na estrada impossibilitando a passagem, essas pedras só foram retiradas quando o dia amanheceu completamente. Daí em diante foram mais horas de terror, pois por toda a estrada havia pedras caindo a todo o momento, fora as pedras gigantes que estavam caídas na estrada, parávamos o bus e ficávamos olhando as pedras caindo ao nosso lado, morrendo de medo que ela viesse na nossa direção, não havia como ficar ali e esperar, pois a tendência era piorar e chover ainda mais, tínhamos que ir em frente e chegar o quanto antes em Cusco. Depois de muito sofrimento passamos pelas piores partes da estrada, e chegamos a um rio que estava com uma correnteza muito forte, a água passava da barragem e caia diretamente na estrada, então enfrentamos diversos trechos atravessando os rios que caiam na estrada, fazendo um verdadeiro rafting com o bus, eu não conseguia nem piscar, estava com muito medo, sozinho e ainda sendo o único brazuca do bus, olhava pela janela e pensava em toda minha vida, não estava mais confiando nessa viagem, foram horas de terror que me fizeram refletir muito, afinal não somos nada perto da força da natureza, por isso é necessário sempre a respeitar e preservar, não criando caminhos onde ela quer criar vida.

 

Resolvi não olhar mais na janela, me concentrei no filme que estava passando, e por volta das 14:00hrs chegamos em Cusco, foram 21 horas de viagem, a mais emocionante e o dia que mais passei medo na minha vida, foram momentos pra pensar na vida e nas pessoas.

 

Sim, eu faria tudo de novo, a mesma viagem e do mesmo jeito, não temos poder de dizer ou saber quando vamos partir, então é preciso não ter medo da vida, mas sim a enfrentar de cabeça erguida, todas as pessoas me falaram dos perigos das estradas da Bolívia e Peru, mas agora isso virou história, daquelas de contar pros netos diante daquelas fogueiras de família, e é isso nisso que eu acredito.

 

Bons ventos!

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AHOOOOOO!!!!

Ontem ganhei um livro de uma migo que ficou sabendo que estarei no peru em maio.

O nome dele é: Noites Mágias em Machu Picchu - De um escritor aqui de Curitiba.

COnta a história da passagem dele pelo Peru, e sua ligação com o lugar.

E olha o que esta escrito na capa:

"Aquilo que dá sentido a nossa vida e nos traz felicidade esta sempre a uma volta de distância de nossos olhos. Vc já olhou direito?"

O importante é passar por estas situações e aprender com elas!

Beijo

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  • 6 anos depois...
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Também tenho um conto de terror sobre o Peru, mas comigo foi na região norte.

Peguei o bus de 22h de Huaraz rumo à Trujillo, p dormir no bus, passear na cidade e voltar à Lima durante a noite.
2h20 da madrugada, próximo à cidade de Casma, eu acordo com o bus parando e gente batendo nele mandando abrir a porta. Quando entram, já é disparando com tipo uma pistola pequena, talvez uma espoleta e anunciando assalto.
Desligaram tds as luzes e mandaram a gente ficar com as mãos p cima. Alguns tavam com armas maiores, tipo escopetas. Entraram uns 5 caras encapuzados. Levaram a carteira do meu marido , que tinha todo o nosso dinheiro do dia, cartões de crédito, além do celular dele. Não contentes, mandaram as pessoas descerem de uma à uma pra mais uma revista e tocarem o terror lá embaixo. Como eu rezei p não nos descerem ou fazerem pior com os que não desceriam.
Fiquei com medo de ficar sem celular em outro país, escondi o meu na bota. Qnd empurrei p q entrasse bem, acabei apertando o botão de ligar. P desligar, teria que apertar 4 dígitos. Aperreada, errei o código umas 4x, e o cel brilhando no escuro. Nos revistaram mais uma vez mas não mandaram a gente e nem mais 2 pessoas, que estava nas primeiras cadeiras, descerem. Eu ouvia mt gritaria lá embaixo e soube que botaram todos deitados com rosto pra areia e bateram em alguns. Nosso motorista tava sangrando. Mas não mataram ngm. Soube que teriam levado todas nossas malas, mas GRAÇAS A DEUS, não levaram. Quando mandaram as pessoas subirem, fui me “tranquilizando”, aí que comecei a tremer e a chorar! Quando ligaram nosso bus p irmos embora, vi quantos estavam passando pela mesma coisa: mais 4 ônibus intermunicipais, 1 kombi, 3 caminhões e bem uns 5 carros de passeio. Os que consegui enxergar, no escuro. E eu torcendo pra n ter tiro e bala perdida.
😭
Demoramos pouco para chegar em Casma, ficamos na delegacia por mais de 3h até que aquela ruma de gente fizesse o B.O.
A cidade seguinte já foi Chimbote, que tinha a empresa na qual eu tinha as passagens de Trujillo - Lima. Desci nessa cidade fedida (fossa, peixe, carne podre, caminhão de galinha, tds essas porcarias juntas) e mega perigosa p trocar de passagem e ir logo pra Lima, desisti de Trujillo. DEUS ME LIVRE pegar estrada à noite no Peru de novo, tava chorando p pegar de dia!
Conectei no Wi-Fi da polícia e vi que roubos estrondosos são recorrentes nessas duas cidades! Mas o incrível é que os carros de passeios q foram liberados do assalto correram p delegacia e só UM CARRO da policia foi até o local. Como pode? Uma mega operação de bandidagem e só mandam um carro?! 
Sobre o B.O., eles disseram que podíamos pegar só no dia seguinte, em “qualquer comissária de polícia”. Passamos na primeira: não é aqui. Na segunda, tem a denúncia só com 17 nomes, 
um Bus com mais de 40 passageiros, só botaram 17, e excluíram a gente 😡
Tivemos que fazer uma nova denúncia, numa delegacia mais longe, com táxi por nossa conta, pq a primeira só pode ter ido parar na lixeira. 

No mais, o pais é mt bonito e tem de tudo: roubos, ruínas, lagos, montanhas, praias, nevados, desertos e oásis! 
Foram 20 dias com tours em todos eles, e ainda deixamos algumas cidades de fora (Puno, Arequipa, Chivay). É de tirar o fôlego em todos os sentidos: de tão bonito e de tão rarefeito haha.
A comida tradicional é mto boa, mas fujam das sobremesas, pães, café da manhã de hostel e tal hehe. Eles tomam achocolatado sem leite (eca). Todas as bebidas parecem chá, aguadas. Não tem como fugir do mate de coca (odeio chá, mas tomei qse todo dia). Quem não curte mta pimenta tb sofre um pouco.

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