Ir para conteúdo

ROTEIROS EUROPA: Dicas baseadas em dúvidas recorrentes


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Membros

Muito legais as dicas embora eu seja adepto de algo totalmente inverso.

 

Gosto de me mandar na estrada (de carro) e ter um conhecimento generalista de tudo para quando quiser voltar, ter uma idéia mínima de como funciona.

 

Os caminhos de um lugar para outro são o melhor da história e as paradas surpreendentes pois sempre encontramos algo inesperado. Não curto ficar uma semana em uma cidade só, exceto ser uma cidade com muitos atrativos.

 

Geralmente viajo com meus filhos e não saio nas baladas mas saímos à noite para curtir. Nossos roteiros são punks mas deliciosos ! Odeio acordar cedo na vida rotineira mas em viajens acordar cedo é o meu nome, pois como disse a estrada me aguarda, e guiando me sinto feliz (descansar eu descanso em casa ! kkkkkk)... Em qualquer país europeu, a cada km tem algo bom e prefiro muito mais parar nas cidadelas para almoçar, comer um lanche, jantar do que ficar procurando restaurantes em cidades grandes.

 

Eu acho que o confuso da história de falar que tem que ficar duas semanas em Paris, por exemplo, é que você nunca vai conhecer Aix-en-Provence, Annecy, Caen, Saint-Malo,dentre outras, que são cidades maravilhosas e que fazem com que você conheça a essência da França (somente como exemplo), muito mais do que se você conhecer todos os restaurantes de Paris, ou todos os brechós ou todas as ruas...

 

Já fiz uns 4 tours pela Europa e nenhum teve menos de 10mil km e um ainda foi feito de motor home e lhes digo, para mim o "mais é mais", longe de dizer que estou correto hein ! é só uma questão de forma de ver ou estilo de viagem.

 

Só contesto o menos é mais no sentido de que uma viagem à europa é muito cara e você não sabe quando poderá voltar para conhecer ou ter idéia do restante.. por isso aproveito para conhecer o máximo possível.

Desculpem-me se pareço o avesso, mas é só minha opinião !

 

Abs a todos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

DoraAlice, legal que tenha gostado!

 

Facos,

 

De fato, a dinâmica da viagem de carro é bem diferente e acho que isso merece uma ressalva, se não cheguei a fazê-la. Eu vou tentar melhorar as dicas, mas no momento estou com a rotina bem pesada.

 

Ainda assim, acho que não é qualquer um que tem disposição para andar o dia todo e ainda dirigir por longas distâncias. Portanto, a viagem de carro permite um ritmo mais rápido, mas ainda assim há um limite.

 

Quanto a ter que ficar duas semanas em Paris, não me lembro de ter mencionado isso e nem recomendo de forma generalizada. Mesmo nos meus relatos eu não viajo tão lentamente. Funciona para uns, mas pode não funcionar para outros. Certo é que toda cidade leva um tempo mínimo para ser conhecida. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, mas na minha observação de relatos (literalmente já li centenas, talvez milhares deles), a maioria das pessoas em 3 dias não tem uma ideia do que é Paris e voltam com uma impressão muito superficial, como quem vê cartões postais.

 

Quanto ao "mais é mais", como disse, depende do caso e acho que na maioria deles "mais é menos", é o que eu observo nos relatos que leio e pela minha própria experiência pessoal. Se tem muitos trechos aéreos no seu roteiro, não creio que alguém goste de perder tempo em aeroportos. Trens muitas vezes são um passeio por si só, mas se puder minimizar este tipo de deslocamento e investir o tempo passeando na cidade, creio que você aproveitará melhor a viagem. Por fim, mesmo os passeios de carro têm seus problemas. Enquanto você dirige a atenção está na estrada, quem realmente aproveita são os demais passageiros.

 

O que importa nisso tudo é que seu estilo funciona para você. O propósito do tópico não é ditar como as pessoas devem viajar, é apenas um guia.

 

Abs!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Olá Marcos,

 

Grato pela resposta mas nem pense que eu estou dizendo que você está incorreto. Postei o que penso a respeito e com relação às minhas viagens.

 

Com relação à Paris, só citei como exemplo mas, como citou o caso de viajar e não conhecer a fundo os locais, temos que nos perguntar o que é conhecer a fundo que todos tanto falam ? Eu moro em São Paulo há 43 anos e estou longe de conhecer a fundo todas as facetas desta cidade. Talvez eu não conheça os melhores pontos até para os paulistanos, quanto mais conhecer uma cidade estrangeira. Acho que este conceito totalmente subjetivo, por isso que adentrei à questão.

 

Ficar uma semana a mais em qualquer cidade não vai te fazer ser um conhecedor da cidade, talvez conhecer um pouco mais do que o "turistão"...

 

Quanto às viagens de carro, realmente tem que ter MUITA disposição mesmo. Pego trechos enormes em uma só tacada quando quero chegar a um local longínquo como por exemplo de Bariloche à El Calafate.... 1484 km de rota 40 e 22 horas de volante... fiquei estressado no início que escolhi esta rota ao invés de dar a volta, mas no fim, sabe que quando penso em viagens penso justamente naquela rota ! aquele horizonte sem fim com aquele azul sem igual.... as cidadezinhas que tive que parar para abastecer, trocar o pneu, falar com pessoas que nunca tinham falado com um brasileiro... ou não com frequência. Isso foi absolutamente sensacional.

 

Finalmente gostaria de expor que não tive intenção de criticar o post, que tem valor inestimável devido à experiência partilhada. Somente quis participar e contribuir com minha opinião.

Se de um lado tem as opiniões contrárias ao Turismo CVC, também tem os clichês mochileiros que nem sempre são verdades absolutas, conforme você mesmo citou.

Desculpe se fiz no local errado.

Abs

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...