Ir para conteúdo

ROTEIROS EUROPA: Dicas baseadas em dúvidas recorrentes


Posts Recomendados

  • Membros

Ótimo post para quem está iniciando um planejamento de viagem como é o meu caso. Vou com minha esposa para Europa em maio. Serão 28 dias de viagem (12/05 à 10/06) e já comprei as passagens de ida e volta por uma promoção na TAM. Lendo as suas dicas penso que talvez tenha me precipitado mas o valor me pareceu bom. Mas enfim, suas informações estão sendo extremamente úteis. Muito obrigado.

Abraço

 

Cleison

Link para o comentário
  • Membros

Parabén pelo tópico cara, muito bom mesmo.

 

Concordo com tudo, principalmente na questão de querer conhecer tudo em pouco tempo, eu vejo roteiros pra Europa de 20, 25 dias, com 9 países, mais de 12 cidades, se aqui no site de mochileiros já é assim imagina nas agencias de pacotes.

 

 

é o que você disse, parece que algumas pessoas viajam apenas pra tirar foto em cada ponto turistico e depois voltar com "status" perante os conhecidos.

 

3 dias em Londres, 2 dias em Roma, 1 dia em Amsterdam... sempre que eu vejo essas coisas chega a me dar aflição, quando eu vejo que a pessoa ainda esqueceu de considerar o tempo de deslocamento, sinto vontade de chorar hauahuaha.

 

 

mesmo quando eu chego cedo em um local eu sempre deixo o dia de chegada como um dia a parte, nunca conto ele como um dia de fato no loca, exatamente pelos imprevistos que você mesmo disse. Também sempre gosto de olhar tudo que eu quero fazer na cidade e depois de descobrir quantos dias preciso pra isso, adiciono mais 1, esse 1 dia serve pra problemas de clima, atrasos, atração fechada, perder ou ser furtado etc, se nada disso acontece (e esperamos que não aconteça) melhor ainda, você tem um dia pra não ser tão turista, um dia pra caminhar sem pressa, pra simplesmente sentar em um parque ou praça e curtir o clima do lugar, pra ir em um bairro não turistico etc.

 

só a questão de se planejar bem antes é que eu não faço, erro meu, mas eu realmente curto ir com as coisas meio improvisadas, por isso eu gosto de viajar fora de alta temporada, da pra ir com as coisas não tão certinhas.

 

mas claro que nem por isso deixo de pesquisar um pouco, reservar as coisas mais importantes e ao menos ler relatos sobre cada lugar.

 

no mais obrigado pela boa vontade em criar um tópico tão detalhado.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Me lembro muito bem quando eu fui montar meu roteiro de viagem

 

tinha 35 dias e queria ir em 7 países... como ia ficar mais tempo na inglaterra por mim eu iria todo final de semana em um país diferente, só pra bater ponto e falar que fui mesmo, e o pessoal aqui me falava: menos é mais... foca em poucos lugares que você vai aproveitar... e eu ficava pensando comigo "aff, pra que ficar mais que 3 ou 4 dias num lugar, quero é ver o mundo inteiro!!"

mas as circunstancias me fizeram ir a 4 lugares apenas

 

25 em londres, 7 em paris ... e um dia em brugges, um em bruxelas e um em barcelona

 

agora pergunta qual o arrependimento? claro que é de ter ficado um dia em cada cidade... mas não tiraria de Londres pra colocar nesses locais não, eu teria feito assim :25 em Londres e 10 em Paris e na próxima viagem eu iria sem pressa pra ficar no mínimo uma semana em Barcelona e uma semana em Bruxelas... um dia não dá nem tempo de apaixonar-se pela cidade... e ficar 3 ou 4 dias em londres ou Paris e não voltar mais é impensável pra mim agora...

 

Daqui pra frente quero sempre ficar no mínimo 10 dias em cada cidade grande... não to mais com pressa, nem que tenha que fazer 100 viagens pra ver tudo que eu quero, assim que é bom!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Muito legais as dicas acima, estão me ajudando muito no planejamento da minha viagem.

 

Marcos, acima vc diz para comprar as passagens de avião por ultimo.

 

Estou fazendo exatamente o contrário, aguardando a oportunidade de comprar as passagens com bons preços para depois fazer todas as reservas pois não queira correr o risco de não encontrar voo para data prevista.

 

Será que não corro esse risco?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Leo,

 

A primeira coisa a ter em mente é que o risco sempre existe não importa o que você faça. Tudo na vida é medir benefício para dado custo. As pessoas mais experientes nas compras de passagem, como o povo do Melhores Destinos, recomenda não comprar com tanta antecedência, com base no histórico de promoções e na política da companhia. Recomendo a leitura:

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/passagens-aereas-antecedencia.html

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/comprar-passagem-antecedencia.html

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/hora-certa-comprar-passagens-aereas.html

 

É claro que sempre haverá o risco de a passagem que você quer acabar aumentando pelos fatores X, Y e Z da economia, mas é menos provável dependendo da época e dos destinos. Leia que você vai entender melhor.

 

Quanto a esgotar, isso já é muito difícil, a menos que você queira um destino muito inusitado como Albânia, Moldova, sei lá.

 

Por fim, um dos grandes problemas de esperar as passagens para fazer as reservas é que os hotéis e passagens de trem quase sempre seguem a lógica inversa - comprando com antecedência fica mais em conta (no caso dos trens, geralmente há uma antecedência máxima para obter descontos, como creio ter falado no guia). Aí você espera aquela passagem sensacional e quando vai ver os preços dos hotéis, estão uma fortuna, ou só sobrou porcaria barata. Muita gente segue essa estratégia, mas na minha modesta opinião não é a melhor para quem quer economia sem perder muito em qualidade.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Marcos,

 

Obrigado pelas dicas, você me abriu os olhos para a questão dos hotéis, estava navegando no booking e muitos na faixa de preço que eu pretendo pagar já estão com poucas vagas.

 

O negócio é esse mesmo, vou reservar os hotéis e as passagens com antecedência e se rolar de encontrar uma promoção ótimo, se não pago o valor normal mesmo.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Postagens muito interessantes. Dicas preciosas para os menos experientes, como eu.

 

Farei minha primeira viagem à Europa em junho de 2013. Ficarei um mês, com a vantagem de ter parentes e amigos residentes, o que me possibilitou escolher fazer uma viagem com menor afobação, já que o que economizarei em hospedagem pode se reverter para uma segunda viagem, no futuro.

 

Naturalmente, como a maioria das pessoas, sonhei com uma viagem mirabolante, em que esgotaria inúmeras cidades e atrações turísticas em pouco tempo.

 

Não só pelo motivo que já citei acima (hospedagem gratuita em, pelo menos, metade da viagem), mas, por ter viajado bastante dentro do Brasil e na América do Sul, o que me deu alguma experiência, farei uma viagem com o foco "menos é mais", isto é, estabeleci prioridades e tentarei cumpri-las, a fim de que minha viagem seja inesquecível.

 

Apesar disto, não sou radicalmente contra viagens corridas, desde que haja certo bom senso. Não dá pra fechar os olhos ao fato de que ir à Europa tem um alto custo, e nem todos poderão voltar várias vezes na vida, a fim de conhecer com profundidade cada lugar visitado. Não há crime algum em pisar o pé no acelerador e se permitir menos em determinados lugares, considerando que, algumas cidades, por mais interessantes que sejam para uns, não o são para outros, e que, na maioria das vezes, a viagem é feita com companhia, e a outra pessoa (ou pessoas) também tem suas prioridades.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...