Ir para conteúdo

Turquia (Selçuk, Pamukkale, Capadócia, Istambul)


mcm

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 47
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ola galera!! Fiz esse mesmo roteiro agora em JUnho e vou deixar aqui meu relato tb caso possa ajudar alguem... Nao vai ser tao detalhado pq esqueci de anotar todo dia rsrs

Bom vamos la:

Iniciei com 4 dias em Istambul, cidade muito linda!! Me surpreendeu!! Meu hostek foi o Cheers Hostel, ele é bem legal, tem uma vista no bar na terraça da reina Sofia, muito lindo mesmo essa vista. Mas para quem fica em dorms com mais camas, o que fiquei, é abaixo do bar, ai é muito barulhento assomado as pombinhas das ruas que faziam barulho madrugada toda a fora. Ele é super bem localizado no famoso bairro Sultanahmet. Mas bom café da manha, e banheiro ok. Para quem quer ficar perto das principais atrações, esse é o bairro melhor, tem muito hostel e hotel por ali. Já para quem quer mais agito, o bairro Taksim é melhor, pois tem a rua Istiklal, muito famosa, enormeee e cheio de restaurantes, pubs, lojas, megaa movimentada a noite. Se eu fosse escolher de novo, escolheria lá, pois o metro e trenzinho sao baratos, afinal nao é euro; e é proximo da Torre galata. Dos ponto turistico tem os basicos que chegando lá comprando o livro logo saberá( afinal comprar livrinhos é sempre basico, porque ponto turistico vai de gosto, ai vc vai selecionando), mas meu preferido foi sem sobra de dúvida o palácio Dolmabahçe, que mta gente acaba nem indo, mas vou te falar que espetaculo por dentro, vale o preço caro... ixalaaaaaaaa qto ouro, marmore, porcelanas lindas, a arquitetura e decoraçao, cristais, meu deuuuus!!Tive em varios palacios na europa, mas versale que me desculpe, tirando o jardim, fica no chinelo do dolmabahçe. O passeio pelo bosforo foi mto legal tb. E quem gosta de historia, o museo arquiologico parada obrigatoria!! Para quem gosta de compras, digo deixe istambul por ultimo, vc vai se esbaldar, o grand bazar é um sonho de consumo rsrsr Tem de tdo, e mta coisa a preço acessivel ou mto barato, como porcelanas, prata, e mto mais. Tem mta coisa de ouro para os ricos de plantao rsrsrs Só fica de olho se é de qualidade, ouvi rumores que alguns quiosques nao sao seguros. Dos lugares que rodei na europa, tirando praga, foi o mais barato para compras e comida. Para as mulheres que viajam sozinha, fiquem tranquila, o povo quase me matou de medo, mas todos os lugares que fui na turquia sao supeeer tranquilos, ninguem encosta em voce, e achei mto seguro. Vai com a roupa que bem entender, e se joga. Nao sei a noite porque nao sai a noite para curtir mais o dia. Só aviso, os turcos sao altamente mascoes, no inicio achei graça mas no final ja tava sendo rude com eles... se for sozinha prepara, a cada 10´passos tem um turco te chamando, perguntando seu nome, se quer que te mostre a cidade de graça, etc..mas isso é mais nas areas turisticas da cidade. O segredo, eh triste mas eh oq funciona, seja rude, se te chamar nao olha e nao responde, ai ele entende o recado e sai fora. Porque se for educada, ficam te alugando e vc nao sai do lugar.... ah nao ser q venha um gatinho e vc queira ser alugada rsrsrs tinha cada um dando em cima de mim super gatinho masss como namoro, levaram nao rsrsrs Se tiver problemas ortopedicos, pegue um funicular para a praça taksim, veja a regiao e depois desça para a regiao da torre galata, que vou te falar, o morrinho para subir para lá é puxadooo!! E descer já sabe, todo santo ajuda rsrsrs

 

Capaddocia

 

SUper diferente, merece a experiencia. Muitos hoteis e hosteis cavernas, uma experiencia unica. Fiquei no Nomad Cave Hostel. Gostei muito, limpo, quartos-cavernas, embora a entrada seja abertona para a rua e os chuveiros do lado de fora, o que me assustou no inicio, é de boa pq la eh super tranquilo , me pareceu mto seguro a cidade de goreme.Ele é bem na cidade. Bom café da manha e baratinho tipo 12 reais a diaria. Tem quartos privados tb, mas nao sei como sao. O passeio de balao dizem q eh tdo, mas tava sem grana pq ainda ia em mais paises entao nao sei, mas que o ceu fica mto bonito as 5h da manha fica!! cheio de baloes. Basicamente tem 2 tours na cidade, o red e o green tour. Nao recomendo o red tour, eles passam mto rapido nos lugares, passei raiva, me deram 1h no open air museum, sem noçao!! ali precisava no minimo 2h! e o guia que peguei nao explicava quase nada!! O melhor seria alugar um carro e fazer tdo por conta propria. Se nao tiver como alugar, ai sim compensa, pois tem alguns lugares que o busu nao leva. Se tiver 3 dias é melhor, fiquei 2 , pq ai faz o tour red e green e no outro volta ao museu e faz tb o passeio de balao. O green tour é altamente aconselhavel, passo por mto lugar grande, de dificil acesso, que um guia é importante. Tive sorte que peguei um bom guia q falou muita coisa legal. Aparte no Ilahra valey e nas cidades subterranes , guia essencial pois grande chance de se perder e nao entender nada do que esta vendo.Sem falar na praticidade de chegando no final do valey giga, ter o carro te esperando e nao ter que voltar a pé rs

 

Selçuk

 

Fiquei no attilas gateway hostel. Para quem quer relaxar é otimo, pois eh tipo um hotel-sitio. Dormitorio só para mulheres, piscina, sinuca, redes, etc... mas é longe da cidade, o que quebrou minhas pernas para alguns planos pq nao animei ficar pegando taxi, dava tipo 15 dolares de taxi. Eles tem serviço de levar e trazer para selçuk, mas soh têm 4 horarios e o ultimo eh cedo. Entao para ir e voltar para praias ou cidades perto nao fica legal. Mas para quem nao importa, eh relaxante. Mas achei caro em relaçao aos demais hosteis na turquia. Selçuk é bonitinha, mas o top de linha la sao as ruinas de efeso. Mto legal para quem gosta de historia, e curte ruínas. Tem o teatro onde Paulo de tarso fez seu famoso discurso em ato dos apostolos. A igreja onde acreditam que a virgem maria morou seus ultimos dias com joao, nao tem como chegar de busu,´só taxi ou alugar carro. Mas eu que acredito, achei que valeu mto a pena, bonitinha, uma energia otima, foi emocionante para mim. É claro que ela nao morou naquela capelinha em si, mas naquele lugar numa outra casinha que eles acharam em escavaçoes. Tem a historia direitinho de como eles descobriram isso, para quem tiver curiosidade. Aconselho a chegar no final da tarde la, cheguei quase fechando, pq de dia dizem que é uma giga fila para entrar la dentro.

De selçuk eles fazem excursao para pammukale, o que eu altamente nao recomendo!! cai nessa furada!! foram 3h para ir e 3 para voltar, 10 min de explicaçao chocha sobre hierapolis ( a qual ela mostrou a distancia!!!) e depois te dao entre 1 a 2 horas ( no meu caso foi 1 hora!!! que revolta!) para ver as piscinas naturais ou ficar na paga ( 30 liras) e ver as ruinas de hierapolis!! e o museuzunho q tem!! Absurdo!! Tive que escolher, como ja tinha visto as ruinas de efesos, e hierapolis segue a mesma linha, fiquei com o museo ( legalzinho) e as piscinas que sao bonitas mas nao estava azulzinhas de tanta gente passando e entrando ( e rasinha na verdade, vc senta numa laminha branca rsrsrs e vai agua na cintura), dizem que sao medicinais as aguas, vale superar o nojo e sentar e apreciar a paisagem.

 

Meu conselho de roteiro, nao sigam o meu kkkkkkk segue abaixo:

 

Se for passar pela grecia como fiz, comece na grecia para deixar compras para turquia!!Pega um ferry para kusadasi e de la vá para selçuk. Depois pega um busu de manha para pammukale e conhece tdo lá durante o dia e dorme por lá. No outro dia ou pega busu para capadoccia de manha ou noturno ou pega trem de 3h para Izmir e de lá pega voo para capadoccia ( o que prefiro para nao cansar com viagem, eu nao durmo a noite em busu). Da capadocia voo para Istambul. Tem busu noturno mas eu acho 12h mto tempo, cmo nao durmo a noite, acho o aviao otima opçao. No aeroporto de nevsheir nao tem transporte!! combine sem duvida com o hostel ou hotel que ficara que te busquem, pague o serviço de pick up sem pestenejar. Nao sei qto o aeroporto de kaysere, sei que ele é mais longe. Caso nao passe na grecia:

Istambul:3 dias

Voo para capadocia: 3 dias

Busu noturno para pamukkale: 1 dia

Trem diurno para selçuk ou busu: 1 dia para efeso e selçuk e mais um se quiser conhecer uma cidade perto ou pegar uma prainha

depois pega de selçuk um trem para Izmir, onde tem aeroporto com voo para Istambul. Fica la mais um dia, para compras e uma voltinha e pega voo para brasil ou outro pais. Se nao quiser pegar busu noturno para pammukale, pode ir de aviao para izmir e fazer o roteiro ao contrario e qdo chegar a pammukale, pega trem de manha para Izmir ( eh o msm que passa por selçuk) e de la o aviao ( o trem deixa no aeroporto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fiz esse tour agora em janeiro poxa dá uma saudade!!

Parabens ta muito bom!!! voce pegou uma temperatura amena!

as fotos sem neve! Turquia dá vontade de voltar pela diversidade de cultura!

Muito bom! ta ganhando mais um pontinho!!!

Dete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

GERAL SOBRE TURQUIA

-transporte para viajar

Busao: nao peguei, mas me falaram que sao bons, servem comida incluso no preço ( lanchinho) e nao sao caros maaas nao tem banheiro, nada de beber cervejinha antes, pq tem q esperar as paradas rsrs

Aviao: peguei soh a turkish airline mas tem varias outras, aconselho pesquisar, me parece que sao mais baratas. Os da turkish sao ok, o lanche incluso, mas sempreee atrasam em algo. Quade perdi meu tour na capadocia por atraso deles.

 

-comida

 

O negocio la é todo canto o tal do kababi: carne, salada e batata geralmente. Nao gostei do tempero deles, mas eh um preço acessivel em torno de 10 a 15 liras turcas, se nao for um restaurante chique. Em istambul tem um restaurante no alto de um hotel perto da mesquita azul e ao lado da torre galata que sao otimos para ver a vista da cidade. Como eu nao quis enfrentar a fila da torre galata, fui nesse restaurante e vi a vista de la tomando um refir e uma batata frita ( la eh carissimo mas ficou pela entrada q nao paguei na torre galata) ; ele eh quase da altura da torre e ainda vc ver a torre de perto.

 

- Mulheres viajando sozinha

 

Se alguem falar que eh perigoso, faz um favor para mim, fale para ele " blaaaaaaaaaaaaaaaaaaa blaaaaaa!!". É nada!! tranquilissimo!! fiquei em quarto soh com homem ainda, o istambul que tem soh homem ave! e ninguem me encostou um dedo! como disse anteriormente, sao chatos nas cantadas e algumas vezes vao ate atras, mas se vc nao da bola, rapidinho desistem e te deixam em paz. Acho que no fundo eles se divertem em ficar enchendo o saco, mascando, ai se a mulher cair na cantada, melhor ainda p eles rsrs Nao sei quanto a parte da turquia perto da siria e paquistao, ali ate mesmo pelos conflitos que tem tido com um grupo separatista pelo que me contou o guia, ja requer um maior cuidado. Mas é longe das cidades mais turisticas. Já a noite, nao posso dizer, pq nao sai,mas por via das duvidas, principalmente em istambul que é uma cidade grande, eu aconselharia a sair com alguem que conheça no hostel. É um pais mulçumano, mas Istambul é mto turistica, entao eles respeitam outras religioes e habitos dos turistas. Na mesquita azul na porta eles dao tipo uma roupa para colocar por cima se vc tiver de short e algo p cobrir os cabelos, na saida vc devolve, de boa. Eu nao usei short, mas foi pq ja tava de saco cheio de turco querendo me conhecer nas ruas mais turisticas, e eu nao gosto de ser rude. No final, tive que aderir a estrategia, pq ai nao te encomodam.

 

- Compras

 

Negociar é palavra obrigatoria!! os preço estao sempre o dobro do que sao, eles esperam que vc chore, esperneie, ate eles cairem pela metade e chegarem ao preço real rsrsrsrsrs como disse la eh mais barato, é só sempre negociar p tdo. soh algumas coisas q estao mto baratas q eles colocam q eh preço fixo. se nao tiver isso se esbalde na negociaçao. pergunta basica deles " qto vc quer pagar?" fala na tora, se nao der ele te fala e joga o preço ate onde ele pode. Como sou uma pessoa indecisa de natureza, minha indecisao quase matava eles kkkk e sempre reduziam de cara já! principalmente no grande bazar! me falaram q as lojas nas ruas eram mais baratas, nao achei...achei o grand bazar mais baratos e com mto mais opçao legal que nas ruas. As bonequinha turcas, se for comprar aconselho na capadocia, sao mais bonitinhas e dependendo de onde comprar mais baratas. A prata é la mesmo, só se certifique que é prata mesmo.

 

- O turco

Sao amigaveis, e querem vender tdo!! mas nao reclame, eles ficam fulos se vc reclamar de um serviço, nao recebem mto bem criticas.

 

- o Pais eh lindooo!! pena que nao pude conhecer a costa! vá a turquia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ahhh basico... se vier da grecia, tem outro roteiro melhor.. mykonos, santorini e por ultimo rhodes. Ai de rhodes tem ferry ou para fethye ( que tem onludeniz perto que dizem q eh linda) ou para bodrum. Bodrum é famosa, nao deu para ir. De la, tem busu para pammukale ( ou Denizili, algo assim, esqueci como escreve) se mal me engano. Ai soh fazer o trajeto q coloquei começando por pammukale. Acho a melhor opçao de todas. E se tiver ventando naaao pegue os ferries rapidos, eles sao frequentemente cancelados, o meu foi para mykonos e conheci mais umas 2 pessoas que foram tb, e ai vc perde um dia de viagem esperando o lento. O lento geralmente sempre sai, pelo que me falaram. Outra opçao é voo, rapidim. Mas nao sei se tem das ilhas para turquia, acho que nao. Mas das ilhas para atenas tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ahhh gastos!! tda hora me lembro de algo a mais rsrsr

Se for trocar mto dinheiro, o melhor cambio que achei foi no grand bazar.

Abaixo meus gastos nas cidades, cabe lembrar q sao gastos de mochileira que fica em hostel, e economiza na comida e bebida, sem muitas compras. Esse gastos sao sem o preço do hostel. Incluem transporte, atraçoes, compras pequenas e comida.

 

Istambul:440 liras turcas, aproximadamente 220 euros, em 4 noites e 3 dias.

Capadocia: 233 liras turcas , 2 dias

efes0 e pamukkale: 286 liras , 3 noites e 2 dias

 

Quem quiser escaneio a planilha que fiz e mando que acho que eh melhor, que coloca separado os gastos e os preços de algumas atraçoes.

Entao agora sim, é o fim do relato rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dete, eu vi esse tópico pipocar na lista de novos posts já faz um tempão, mas não sabia que era um relato ! hehe. Vou dar uma olhada.

 

Anacolo, além do que você falou sobre ir de Rhodes a Fethiye, uma opção legal é fazer um blue cruise a partir de Fethiye e conhecer, dentre outras coisas, a famosa Oludeniz. Eu tinha planejado de fazer isso, mas a logística de ter que ir até lá e voltar só pra isso me desanimou. Ou sai muito caro ter que ir e voltar (mesmo de low cost, dá uns 50 euros por trecho por pessoa, saindo de Istambul pela Pesasus), ou sai desconfortável (12h de ônibus até Istambul, cada trecho).

 

Enfim, quem se animar, o esquema é o seguinte: blue cruise é uma espécie de "cruzeiro" num barquinho mais simples, com grupos pequenos, de 12 a 16 pessoas. É uma opção extremamente popular na costa do Mar Egeu. O trajeto mais popular é Fethiye - Olympos ou vice-versa. Você passa por vários lugares históricos e maravilhas naturais. O preço está em torno de 200 euros por pessoa para 4 dias e 3 noites, todas as refeições incluídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...