Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolivia - Chile - Peru: 28 Dias - 9.000 Km - R$ 2.700,00 (De

Postado
  • Membros

Olá Mochileiros,

O projeto mochilão postado para download no link abaixo compreende o trajeto mais clássico dos mochileiros por Bolívia- Chile – Peru e tem duração de 28 dias, com o menor gasto possível (previsão de R$ 2.700,00).

Os valores foram calculados com o câmbio do dia 20/04/2012 e como o projeto demandou algum tempo para ficar pronto houve uma flutuação dos valores, porém com a planilha que consta no fim fica muito fácil uma conversão/atualização.

Os custos são individuais, em moeda local com parâmetros em Reais e Dólares.

O trajeto compreende aproximadamente 9.000 km sem deslocamento aéreo, começando por Três Lagoas/MS onde moro, entrada e saída pela Bolívia, através do Trem da Morte seguindo o roteiro (e suas principais atrações) abaixo :

Três Lagoas/MS

Campo Grande/MS

Corumbá/MS - PANTANAL

Puerto Quijarro/BOL – TREM DA MORTE

Santa Cruz

Sucre - CAPITAL CONSTITUCIONAL

Potosi - CERRO RICO

Uyuni/BOL - SALAR DE UYUNI

San Pedro do Atacama/CHI - DESERTO DO ATACAMA

Arica/CHI - OCEANO PACÍFICO

Tacna/PER

Arequipa - CANYON DEL COCA

Nazca - LINHAS DE NAZCA

Ica - OÁSIS HUACACHINA

Pisco - PARACAS E ILHAS BALLESTAS

Ica - HUACACHINA

Cuzco - VALE SAGRADO

Aguas Calientes - MACHU PICCHU

Machu Picchu - HUAYNA PICCHU

Aguas Calientes

Cuzco

Puno/PER - ILHAS OROS

Copacabana/BOL - LAGO TITICACA

La Paz - TIAHUANACO/DOWNHILL

Santa Cruz/BOL

Campo Grande/MS

Três Lagoas/MS

Em todo o projeto existem referências (links, telefones, endereços) que podem ser consultadas das cidades, hostels/hotéis, restaurantes, passeios, transporte e custos.

O deslocamento é ilustrado pelo Google mapas dando ao viajante noção dos arredores das cidades e instruções dos objetivos da visita a cada uma delas, sua história, o que tem pra ser feito, os passeios, museus, igrejas, parques, a gastronomia local e até a vida noturna.

O mochileiro também vai encontrar dicas importantes de como economizar tempo, dinheiro e dor de cabeça e vai poder aguçar a curiosidade e vontade de viajar vendo as fotos e olha que são muitas (136 ao todo).

No final há dicas gerais dos países, sobre dinheiro e mapas turísticos das principais cidades e lugares visitados.

O layout e as primeiras informações deste projeto utilizaram a base do roteiro de Luciano Vargas o qual agradeço muito pelo apoio e dicas.

As dicas, aliás, são o grande trunfo do roteiro todo, super atualizadas, com informações de muitas pessoas, em especial do Helderzito, cara que sabe descrever como ninguém o que passou e super atencioso nas respostas. Também utilizei parte do projeto dele.

A principal intenção deste post é além de devolver aos mochileiros a ajuda indispensável que eu tive deles, poder contar mais um pouco com os viajantes mais experientes, que já percorreram o roteiro e que poderão dizem quais os furos que existem no projeto, onde está o erro e principalmente como corrigir.

Obrigado a todos e segue o link:

mochilao-peru-bolivia.rar

____________________________________________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO DO PROJETO

05/12/2012

Peço a gentileza de quem souber os valores que faltam em alguns passeios dos passeios, que me informe para que eu possa atualizar.

Muito Obrigado,

LeoTaco

Bolívia-Chile-Peru.xls

Editado por Visitante

• Respostas 295
  • Visualizações 68.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Cara tenho sim!

Me manda uma MP com o seu e-mail que eu te envio o arquivo.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Alanzera...já recebeu?

Pri,

Não tive problemas nenhum no transfer entre SPA-Arica-Arequipa (via Tacna). Inclusive, algumas dúvidas que eu tinha em relação aos terminais (de Bus e de Taxi) em Arica ficaram muito claros pra mim na hora de fazer o transfer. Você pode ler os detalhes disto na pag 04 do meu relato (link na assinatura).

SObre roupas...quais são suas dúvidas? quando vc vai?

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

Léo, muito obrigada pelas informações! Sua planilha tá muito boa! Uma das mais completas que vi aqui! ::otemo::::otemo::::otemo::

Queria a opinião sobre meu roteiro: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AqbhAv1VuPgLdE01ZzdXSlJ2MHlrNTZ6dGN3UGpjaXc&usp=sharing

Objetivos da viagem:

- Salar de Uyuni

- Atacama

- Copacabana + Isla del Sol

- Machu Picchu

- Linhas de Nazca

Observações e dúvidas (veja no que pode contribuir):

- Coloquei La Paz no início porque preciso comprar roupas de frio lá (sim, PRECISO porque na minha cidade não tem lojas boas de artigos de trilha e cia).

- A opção de fazer o Salar e depois Atacama é para fazer o tour de 3 dias e já chegar no Atacama.

:?:- Alguém pode detalhar sobre banheiros? :roll:

(Especialmente no tour de 3 dias do Salar de Uyuni)

:?:- Dá para sair de Cusco e chegar até Isla del Sol no mesmo dia? (a ideia era ainda pegar o famoso pôr do sol na ilha)

- Paracas entrou como plus, não está na lista de prioridades, mas quero ver o pôr do sol no mar.

:?:- Quais trechos vale a pena fazer por avião?

Paracas - Cusco?

Cusco - Copacabana?

Copacabana - La Paz?

La Paz - Uyuni eu vi na Skyscanner por R$312 (Amaszonas). É esse o preço mesmo?

:?: - Vi no site de Machu Picchu que já estão acabando as vagas para o Huayna Picchu. Para ter alguma flexibilidade, melhor deixar Machu Picchu pro penúltimo dia de Cusco? (aí volta no final do dia, dorme em Cusco e parte no outro dia rumo a Copacabana)

Abraços!

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Léo, muito obrigada pelas informações! Sua planilha tá muito boa! Uma das mais completas que vi aqui! ::otemo::::otemo::::otemo::

Queria a opinião sobre meu roteiro: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AqbhAv1VuPgLdE01ZzdXSlJ2MHlrNTZ6dGN3UGpjaXc&usp=sharing

Objetivos da viagem:

- Salar de Uyuni

- Atacama

- Copacabana + Isla del Sol

- Machu Picchu

- Linhas de Nazca

Oi Stefânia,

Desculpe a demora em responder, mas como o tópico é antigo só costumo entrar quando recebo notificação e isso não aconteceu desta vez.

Seu roteiro está bem fluido, mas há uns lapsos de tempo. O primeiro deles é o trecho entre S. Pedro e Arequipa. Vais sair de SPA e chegar em Arequipa no meio da tarde para ir a Nazca direto, no mesmo dia?

Acho que você devia queimar pelo menos um dia daqueles "dias de gordura sobrando" por lá, a cidade é linda e tem muita coisa pra ver na região da plaza de armas, sem precisar de grandes deslocamentos e muitos hostels baratos e bons.

Mas caso não considere conhecer Arequipa, pegue um bus de Tacna direto pra Nazca pois além de mais barato é mais rápido pq segue outra rota sem passar por Arequipa.

CAso queira chegar em Nazca, fazer o voo sobre as linhas e partir pra Ica ou Paracas no mesmo dia você deve se programar pra chegar em Nazca no comecinho da manhã, caso contrário não vai dar tempo.

Os 3 dias em Paracas me parecem muito, dois são suficientes, mas você pode usar este 3º dia como um dia de relax no meio da viagem, apenas pra descançar pq a viagem a Cuzco e longa e cansativa (17h)

Observações e dúvidas (veja no que pode contribuir):

- Coloquei La Paz no início porque preciso comprar roupas de frio lá (sim, PRECISO porque na minha cidade não tem lojas boas de artigos de trilha e cia).

- A opção de fazer o Salar e depois Atacama é para fazer o tour de 3 dias e já chegar no Atacama.

:?:- Alguém pode detalhar sobre banheiros? :roll:

(Especialmente no tour de 3 dias do Salar de Uyuni)

La Paz é sem dúvida alguma o melhor lugar pra compras e o mesmo aconteceu comigo. Em meu planejamento inicial pensava em ir à Sucre depois de Sta Cruz, mas optei de ultima hora por ir a La Paz e de lá pra Uyuni justamente pelos mesmos motivos que você.

Banheiros são bons na maioria dos hostels, e todo e qualquer banheiro compartilhado será bem pior que banheiros privados. No Salar só tem banheiros nos alojamentos e são bem precários em função do numero de pessoas (geralmente 1 banheiro p/ todos), no restante da viagem se pintar uma vontade a alternativa é o matinho mais próximo rsrs.

Uma tática que usavamos quando nos passeios nas cidades e longe do hostel que estavamos hospedados, era usar o banheiro de alguma cafeteria ou lanchonete que fosse bem apresentável, mas sempre consumíamos alguma coisa, pois não gostam de pessoas que não gastam nada por lá.

:?:- Dá para sair de Cusco e chegar até Isla del Sol no mesmo dia? (a ideia era ainda pegar o famoso pôr do sol na ilha)

- Paracas entrou como plus, não está na lista de prioridades, mas quero ver o pôr do sol no mar.

Não dá...vc vai sair de Cuzco a noite e chegar em Copa na manhã do dia seguinte, mas é o ideal. Assim, logo que chegar pode pegar um barco pra ilha, achar um hostel por lá e ir fazer a trilha, pra no fim da tarde poder ver o por do sol.

:?:- Quais trechos vale a pena fazer por avião?

Paracas - Cusco?

Cusco - Copacabana?

Copacabana - La Paz?

La Paz - Uyuni eu vi na Skyscanner por R$312 (Amaszonas). É esse o preço mesmo?

:?: - Vi no site de Machu Picchu que já estão acabando as vagas para o Huayna Picchu. Para ter alguma flexibilidade, melhor deixar Machu Picchu pro penúltimo dia de Cusco? (aí volta no final do dia, dorme em Cusco e parte no outro dia rumo a Copacabana)

Abraços!

Penso que Lima - Cuzco é o único que compensa. Você economiza um dia de viagem com esse aéreo e que é viável devido ao preço e deixar de fazer uma viagem super cansativa de bus. O preço da Amazonas é este mesmo e não tem voos todos os dias. já as vagas pra MP e HP sempre estão acabando nos site, mas você não vai ter dificuldades de achar entradas nas agencias nesta época do ano.

Cuzco - Copa não tem aéreo, nem Copa - La Paz, aliás, nem aeroporto tem em Copacabana.

Espero ter ajudado, abraços.

LeoTaco

Postado
  • Membros

E ai leo, blz?

Você já fez a viagem? Poderias disponibilizar o seu roteiro atualizado?

Muito bom seu material.

Abraço

Postado
  • Membros

E ai leo, blz?

Você já fez a viagem? Poderias disponibilizar o seu roteiro atualizado?

Muito bom seu material.

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

Arthur

Fiz a viagem sim. No rodapé existe o link do relato com o roteiro atualizado, ele difere do roteiro que voce pode baixar aqui (na primeira pagina) e deixou de fora Ica e isla balestra/paracas.

Postado
  • Membros

Leo tb tenho essa dúvida, depois de santa cruz vou para La paz ou Sucre, por enquanto estou indo para sucre mesmo

por conta da climatização e tambem por que de sta cruz até la paz é muito tempo de viagem certo ?

obs: aqui seu relato você ainda vai termina-lo

abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.