Ir para conteúdo

Dinheiro na América do Sul


Posts Recomendados

  • Membros

Sou da opinião que não é uma boa hora para se usar cartão de crédito lá fora.

Acho meio inseguro! Teve dia neste mês que o dólar valorizou 20%.

Pode chegar no dia do vencimento e a moeda ter valorizado muito. Ainda mais em cartão que tem carência de até 40 dias para o vencimento.

Claro que pode ocorrer o contrário, mais eu acredito q ela naum volte a ter uma cotação inferior a 2,00 reais tão cedo.

No momento, vou pela segurança: dinheiro (dolar) ou trocar real no câmbio pela moeda local, ou saque direto na conta corrente (considera a cotação do dia).

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 172
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Galera,

 

pensando em um mochilão pela América do Sul de +- 50 dias a partir do fim de dezembro (incluindo Argentina, Chile, Peru e Bolivia), qual a melhor opção para levar dinheiro? As opções que pensei:

 

1) Levar reais em cash.

2) Levar dólares em cash.

3) Sacar da minha conta no Banco do Brasil (é possível fazer isso no Peru e na Bolívia???) com o cartão de débito VISA.

4) Visa Travel Money. Vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá galera!!!

 

Pessoal, eu fiz uma série de pesquisas sobre qual a melhor maneira de se levar dinheiro para um mochilão na América do Sul.

Visitei agencias bancaria, me informei de taxas, conversei com o cartão de crédito e pesquisei na net.

 

A conclusão foi:

Vale a pena deixar o dinheiro em Reais na conta e sacar no exterior em moeda local.

Por quê?

Porque quando vc compra dólar para levar vc paga o valor de "venda" (pois o banco ou a casa de cambio está te "vendendo") do dólar turismo (que é mais caro que o comercial). Quando vc faz um saque da conta, mesmo que seja em outa moeda, esse valor é convertido para dólar COMERCIAL (que pe mais barato que o turismo). Desta forma a taxa que vc pagará pelo saque será compensada pelo cambio comercial (ao invés do turismo) e vc não estará levando seu dinheiro em mãos (deixando de correr o risco de ter todo ele roubado).

Essa regra vale para PERU, BOLIVIA, e CHILE. Na Argentina a melhor maneira é levar em reais e comprar os pesos lá (de acordo com economistas e eu concordo), pois nossa moeda é bem valorizada lá e não vale a pena fazer duas conversões.

 

Só para informar:

A taxa para saques no exterior pelo Banco do Brasil é de US$ 2.50 + 2.5% do valor sacado. Mesmo assim é a melhor taxa dentre todos os bancos que pesquisei.

É necessário ir a sua agencia e pedir para liberar o cartão para saques no exterior.

 

Bom, minha contribuição é essa!!!

Abraços a todos e uma boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A melhor coisa que eu fiz foi ter comprado dollar antes de viajar (pouco mais de 1 mês atrás) a R$ 2,20 quando eu voltei o dollar estava a R$ 2,50... hehehe ... se eu tivesse deixado a grana parada na conta-corrente além de pagar taxa de saque começaria a viagem pagando o mesmo e no final pagando mais de 10% mais... Poderia ter sido ao contrário tb, mas prefiro a segurança de saber exatamente quanto tenho pra gastar fora que também não precisei ficar procurando ATM pra sacar e o dollar, junto com o Euro, são aceitos em qualquer canto do mundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Michel,

 

Sua regra é realmente válida, para aqueles que como vc, compraram o dólar à um período anterior, quando ele estava mais baixo.

Mas para quem ainda não comprou, a minha conclusão, após consultar pessoas que entendem, é de fazer o que eu sugeri acima.

Ainda mais que a "previsão" do BC é de que até o fim de dezembro o dólar caia em relação aos R$ 2,50.

Mas é apenas uma "previsão".

 

O lance é fazer uma planílha de custos como a que eu fiz, com todos os valores atualizados.

Entrei em contato com cada agência, cada hostel e empresa de transporte e obtive os valores atualizados de tudo.

Assim montei minha planilha.

A planilha tem os valores em moeda do país e em Dólar.

Assim, sempre que a moeda local ou o dólar variar eu saberei o quanto irei gastar sem erros de cálculos, basta atualizar a cotação das moedas que todos os valores em dólares serão atualizados e me fornecerão também o valor em real.

 

Bom é isso!!

Abs a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá galera!!!

 

Pessoal, eu fiz uma série de pesquisas sobre qual a melhor maneira de se levar dinheiro para um mochilão na América do Sul.

Visitei agencias bancaria, me informei de taxas, conversei com o cartão de crédito e pesquisei na net.

 

A conclusão foi:

Vale a pena deixar o dinheiro em Reais na conta e sacar no exterior em moeda local.

Por quê?

Porque quando vc compra dólar para levar vc paga o valor de "venda" (pois o banco ou a casa de cambio está te "vendendo") do dólar turismo (que é mais caro que o comercial). Quando vc faz um saque da conta, mesmo que seja em outa moeda, esse valor é convertido para dólar COMERCIAL (que pe mais barato que o turismo). Desta forma a taxa que vc pagará pelo saque será compensada pelo cambio comercial (ao invés do turismo) e vc não estará levando seu dinheiro em mãos (deixando de correr o risco de ter todo ele roubado).

Essa regra vale para PERU, BOLIVIA, e CHILE. Na Argentina a melhor maneira é levar em reais e comprar os pesos lá (de acordo com economistas e eu concordo), pois nossa moeda é bem valorizada lá e não vale a pena fazer duas conversões.

 

Só para informar:

A taxa para saques no exterior pelo Banco do Brasil é de US$ 2.50 + 2.5% do valor sacado. Mesmo assim é a melhor taxa dentre todos os bancos que pesquisei.

É necessário ir a sua agencia e pedir para liberar o cartão para saques no exterior.

 

Bom, minha contribuição é essa!!!

Abraços a todos e uma boa viagem!!!

 

Desculpa galera... mas sou bem inesperiente nestas operações financeiras ae....

 

Onde eu sacaria o dinheiro diretamente da minha conta no banco do brasil la no peru? digamos em puerto maldonado e cuzco... não faço a minima ideia... oO tem banco do brasil la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fale mochileiros!!

 

Então.. para bolívia e peru, cartão de crédito é muito complicado a utilização, pouquíssimos lugares aceitam.

 

Restam 3 opções então:

 

Levar dolar em cash

Dolar ou Euro no VTM

Cartão de débito internacional

 

Não arrisco levar a grana toda.. ideal, na minha opinião, é levar o mínimo de dinheiro em cash e levar o VTM com o valor principal, comprando o dólar (ou euro) antes, não terá surpresas e não existe a possibilidade de ultrapassar o seu orçamento. Minha opinião é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jefferson e Marreiro,

 

Levar o dindin em mãos, realmente não rola, pois o risco é grande.

Eu sei que lá não são muitos estabelecimentos que aceitam cartão de crédito, porém em todas as cidades existem os terminais ATM (aqueles para sacar dinheiro) daí vc saca o dinheiro da sua conta de lá, não importa qual é o seu banco.

O VTM é uma das piores opções: 1º pq vc deposita em dólar comercial e saca em turismo (só aí vc já perde uma grana preta, e ainda tem que pagar uma taxa por cada saque), 2º pq os lugares onde vc vai sacar o dinheiro do VTM é...??? Advinha onde??? Os mesmos caixas ATM que vc vai teria que usar pra sacar da sua conta corrente!!!!

Repare que atrás do seu cartão (não importa se é crédito ou débito) tem a logomoarca de algumas empresas (geralmente PLUS, CIRRUS, BANCO 24 HORAS )isso significa que vc poderá sacar dinheiro da sua conta corrente de qualquer caixa eletrônico que esteja conveniado a uma destas marcas (todos são conveniados a pelo menos uma), ou seja, vc sáo não vai conseguir sacar se estiver perdido no meio do deserto do atacama...rsrsrsrs

Mas cuidado pra na hora de sacar vc deve escolher sacar da Conta Corrente, não saque do cartão de crédito (pois tem cartões que funcionam como crédito e débito) caso isso aconteça o dinheiro será contado como um empréstimo do seu cartão de crédito que te cobrará juros de 13%!!!

 

Bom, é isso aí!!!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em San Pedro do Atacama nenhuma das máquinas tinha dinheiro... hehehe. Há uns 10 anos atrás, quando fiz minha primeira viagem pela América do Sul o gerente do banco recomendou que eu utilizasse algum dinheiro de plástico ou traveller checks, veio com essa mesma ladainha de que vc paga dollar oficial (mentira, taxa oficial só o governo paga para exportador, banco e cartão de crédito usam o turismo, e ainda tem IOF), que não é seguro andar com dinheiro (em parte é verdade, mas nada como ser cuidadoso e ter uma money belt) mas não conseguiu me convencer e acabou ficando sem ganhar algum $$ na minnha viagem :twisted: ... levei dollar comprado em casa de câmbio. Desses 10 anos pra cá já viajei por diversos países da América Latina e felizmente nunca tive problemas em levar as verdinhas... Logicamente também levo cartões de débito e crédito para eventuais emergências... ahhh ! tb faço seguro de viagem, muitíssimo importante !

 

Agora quando amigos meus que não tem experiência em viagens me pedem sugestões falo pra abusar dos cartões de crédito e débito e levar pouco dinheiro em espécie pois realmente é muito mais cômodo e seguro usar o dinheiro de plástico, mas vc acaba pagando por essa comodidade.

 

vc sáo não vai conseguir sacar se estiver perdido no meio do deserto do atacama...rsrsrsrs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...