Ir para conteúdo

Mochileiros de primeira viagem!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal, tudo bem??

 

Sou nova aqui e tenho algumas dúvidas que sei que ninguém melhor do que vcs pra responder!! ::Ksimno::

Eu e meu marido estamos planejando um mochilão pela Europa em fevereiro de 2013, para ficar o mês inteiro. Fora o passaporte, não temos nada...só idéias de onde queremos conhecer.

Está muito em cima da hora pra essa viagem acontecer em fevereiro??

 

Outra dúvida é quanto ao roteiro....foi isso que pensamos (não necessariamente nessa ordem):

- Portugal

- Espanha

- França

- Itália

- Grécia e

- Marrocos.

 

E ai...mta loucura?? hehe

Aguardo respostas, por favor!! ::otemo::

Obrigadaaaa!

Abraçoos!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Dá tempo suficiente de planejar tudo, desde que vocÊ comece realmente a se envolver e pesquisar os detalhes.

 

Você selecionou 6 países, dos quais cada um deles sozinho já renderia uma viagem de um mês. As pessoas costumam pensar sempre em termos de capitais, ou apenas nas cidades que ouviu falar. Quando você começar a pesquisar, verá que as melhores coisas muitas vezes são as que vocÊ nunca ouviu falar.

 

Então o roteiro final vai depender de um monte de coisas ... do seu ritmo, do que pretende ver, de quanto dispõe de grana, etc.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Marcos, tudo bem??

 

Mto obrigada pela resposta!

 

Pois é...já tinham me dito isso antes. Mas como será nossa primeira viagem a Europa, gostaríamos de ter um gostinho do máximo que conseguirmos, para então, planejarmos uma viagem mais específica para poucos ou 1 destino por vez.

 

Tu acha que é possível então esse 6 destinos?? Sabe dizer quantos dias +ou- em cada país??

Tem idéia de custo com tudo (passagens, diárias, passeios, etc etc...) para 2?? Nós estávamos pensando em uns R$10 mil...

 

Obrigada!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

De nada. Depende de quanto tempo você tem pra viajar, de quantas cidades pretende visitar, do ritmo, enfim ... depende de muita coisa.

 

Primeiro te recomendo ler esses links:

 

http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

 

http://www.viajenaviagem.com/e/viaje-melhor/

 

Continuando, com 10 mil, você tira uns 5 mil só pra passagem de ida e volta dos dois juntos. Com a alta do dólar, tem que trabalhar mais ou menos com esses valores ... se pegar promoção, dá até pra sair por 4 mil, mas não conte com isso.

 

Aí sobram 5 mil. Com o euro "turismo" a 2,65, você teria 1880 euros para os dois. Só pra você ter uma ideia, 50 euros por dia por pessoa é o valor de uma viagem mais econômica possível- isso significa comer raramente em restaurante, priorizando fast food e supermercados. Dormiriam em hoteis ou hostels muito básicos, às vezes mal localizados. Não faria compras. Por fim, esse valor NÃO contempla deslocamentos. A cada vez que você se desloca, a despesa aumenta. Ou seja, cada cidade a mais no roteiro o custo aumenta, pois trens e aviões não custam de graça. As pessoas tendem a se esquecer disso quando colocam muita coisa no roteiro.

 

Supondo que vocÊ fizesse isso, gastariam 100 euros por dia - 50 cada um. Isso dá 18,8 dias. Ou seja, o máximo de tempo que você consegue ficar na Europa é 19 dias SE forem muito econômicos, SE fizerem as escolhas certas de roteiro, E o principal, SE investirem MUITO tempo no planejamento. Quanto mais você se dedicar e pesquisar, mais dicas de diminuição de custo ou aumento do benefício você terá. Mais detalhes, aqui:

 

http://www.matraqueando.com.br/tag/europa-a-50-euros-por-dia

 

Caso contrário, você terá menos de 19 dias. Bemmm menos.

 

Exceção se vocês optarem pelo Couchsurfing, alternativa econômica de hospedagem. Mais informações no seguinte tópico:

 

http://www.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1669089-15605,00-MOCHILEIROS+VIAJAM+O+MUNDO+TODO+PRATICANDO+COUCH+SURFING.html

hospedagem-de-graca-hospitality-club-couchsurfing-t16596.html

 

Por fim, alguns países são mais caros do que os outros. Portugal, Espanha, Alemanha e Leste Europeu em geral são mais baratos. França, Itália, Países escandinavos, Suiça, são mais caros. Grécia com a crise era pra estar mais barata, mas dizem que não está. E Marrocos eu não sei.

Link para o comentário
  • Membros

Marcos...novamente, mtooo obrigada pela resposta!

 

Eu até tinha contemplado o deslocamento nos 5 mil reais, mas acho que me esqueci de converter pra euro..hehe

 

Então, outra coisa que me dei conta, é que fevereiro lá é inverno (último mês, mas é) e é um dos meses mais chuvosos. O que limitaria muitos passeios.

Inicialmente nossa idéia foi fazer essa viagem em agosto, depois da minha formatura. Na verdade, essa será minha viagem de formatura, já que não vou fazer festa..hehe. Sou muuuuito mais uma viagem!!

E pesquisando, vi que agosto é o último mês do verão, ou seja, não será aquele calor insuportável. E também é o mês com menos chuva. Pegaremos alguns dias de setembro, que tem alguma chuvinha, mas tudo bem.

Até lá conseguiremos planejar muuito melhor. E revendo o itinerário, resolvemos tirar Marrocos, e Grécia vamos decidir, conforme formos montando o roteiro.

O que tu acha??

To dando uma olhada nos sites que me mandou..valeu mesmo!!

Abraçoo!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sim, sim, fevereiro tem esses empecilhos. E é frioooo ... muito frio. Mas como tudo na vida, tem seu lado ruim e seu lado bom. Em fevereiro tudo é muito mais barato, pois é baixíssima temporada. E pode ver uma paisagem diferente, com neve.

 

Mas outro lado ruim é que muitas atrações fecham. E os dias duram menos. Aqui no Brasil não nos ligamos muito nisso porque os dias duram mais ou menos a mesma coisa no ano todo, mas lá a diferença é absurda. Enquanto no verão você pode dar sorte de anoitecer só lá pras 20h, no inverno isso pode acontecer às 15h !

 

Olha, agosto na Europa pode ser quente como o Hell, digo, Rio de Janeiro no verão. Em países como Itália você não terá refresco.

 

Eu não posso opinar sobre retirar países inteiros ... vai que é justamente Grécia e Marrocos que têm a sua cara. Tem que ver o que os lugares têm a oferecer ... lembrando que cada país é enorme ... a Grécia por exemplo oferece desde ruínas gregas até paraísos naturais como as ilhas gregas ... não é só a capital, não.

 

Uma opinião que posso te dar com segurança, 10 mil é pouco pra vocês dois. E não vale chutar o maridão só pra economizar. Pense em juntar pelo menos uns 15 mil, faça sacrifícios ... sua viagem será mais confortável e você poderá ficar mais tempo viajando. Só de ir pra Europa e voltar você já gasta 5 mil, então seu objetivo é ficar lá o maior tempo possível. E outra coisa, essa é uma opinião bem pessoal, mas acho que tudo na Europa é interessante pela primeira vez. Então a primeira decisão que eu tomaria é fazer o roteiro o mais econômico possível (sem prejudicar muito conforto e tempo em deslocamentos) para aproveitar mais. Isso significa ir apenas para lugares baratos e se deslocar menos.

 

Dito isso, na sua situação, EU faria apenas Portugal e Espanha. São países muito baratos e com um enorme diferencial - é mais fácil de se virar pela primeira vez. Nunca falará inglês, nem outra língua mais difícil, só português e espanhol. A hospedagem custa metade, às vezes 1/3 do valor que você pagará na França, Inglaterra e talvez até na Itália.

 

Dá uma lida no roteiro do Fernando, é uma boa base para começar a pesquisar Portugal e Espanha:

 

2-eurotrip-24-dias-espanha-c-andaluzia-e-catalunia-franca-belgica-e-portugal-t69533.html

 

Tudo que você precisa saber sobre Portugal e Espanha:

 

portugal-f159.html

 

espanha-f158.html

 

Compre um guia de viagem de cada um desses países. Um com fotos e muitas informações é o Guia Visual da Folha de São Paulo. Mas é um guia neutro, sem opinião. E um com opinião é o Frommer's. Você pode dar um pulo na livraria e folheá-los.

Link para o comentário
  • Colaboradores

EU SÓ MUDARIA O SEGUINTE: JÁ Q VC VAI A GRÉCIA PQ NÃO DIVIDE ESTE ROTEIRO E ACRESCENTA A TURQUIA JÁ QUE VAI ESTAR TÃO PERTO. EU VOU EM SETEMBRO DE 2013, E VOU FAZER O SEGUINTE: PARIS - GRÉCIA - TURQUIA - PARIS VOLTA AO RJ. VOU DEIXAR OS SEGUINTES PAÍSES PARA UMA PRÓXIMA: PORTUGAL - ESPANHA - MARROCOS. DESTA FORMA POSSO APROVEITAR UM POUCO MAIS DE CADA PAÍS. E UMA DICA ENTRA NO YUTUBE VEJA VÍDEOS SOBRE A TURQUIA DEPOIS ME DIZ O Q VC E SEU MARIDO ACHARAM. TURQUIA E GRÉCIA JÁ VALE QUALQUER SACRIFÍCIO E QUALQUER ECONOMIA, VEJA TB RELATOS AQUI NO SITE SOBRE A TURQUIA. NO MAIS BOA SORTE E TEMPO PARA SE PROGRAMAR VOCÊS TEM BASTANTE. ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Turquia é bom de se fazer com Grécia, mesmo. Dependendo do roteiro, dá até pra ir de uma a outra pelas ilhas. E a Turquia em si é um país barato. O problema é que tudo é meio espalhado e os passeios mais legais custam grana. Então quem não quer ficar 12h em busão vai ter que gastar com avião pra se deslocar no interior da Turquia. Quem não quer conhecer a Capadocia por conta própria terá que gastar com os tours locais (verde e vermelho). E já que está lá, vai gastar com o passeio de balão, que dizem que é imperdível, custando de 100 a 150 euros. Aí o barato começa a sair caro, é a observação que faço. Eu também tava querendo botar Turquia no roteiro pro ano que vem, mas achei melhor deixar pra outra ocasião. Alemanha e leste europeu estão saindo mais em conta no meu planejamento.

Link para o comentário
  • Membros

Oi gente! Muito obrigada pelas respostas! Adorei as dicas!

 

Bom, como meu marido trabalha na área comercial da empresa, ele não pode tirar 30 dias seguidos de férias. Seu chefe vai confirmar, mas as alternativas seriam duas de 15 dias ou 20 dias e depois 10.

Assim, pensamos em fazer 4 países em 20 dias...seriam 5 pra cada país, podendo, claro, uns ter mais ou menos que 5. Pensamos então: Portugal - Espanha - França - Itália

Se Suíça puder ser uma daytrip, podemos fazer.

As cidades ainda estamos escolhendo, mas vou olhar relatos pra ver as que valem mais a pena... Aceito sugestões! =]]

 

Valeu, pessoal!!

Abraçoss

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se você tem 20 dias de férias, tem que botar na conta o tempo que leva pra ir e voltar, além do tempo pra se adaptar - ninguém encara 12h de vôo, 4-5h de diferença de fuso e sai impune. Detona nosso organismo e no primeiro dia ficamos um caco. Então normalmente a gente perde o primeiro dia embarcando e o segundo dia chegando e descansando. E o 20o dia vocÊ perderá voando, se voar de manhã. Se voar de noite, terá que voar na noite do 19o dia, pra no dia 20 estar no Brasil.

 

Ou seja, você tem bem menos de 20 dias pra realmente aproveitar. Desculpe por ser estraga-prazeres, mas é melhor ler isso aqui do que chegar lá na hora, descobrir e perder boa parte do tempo que você achava que daria pra conhecer a primeira e a última cidade do roteiro ...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...