Membros diasmarcelo Postado Julho 10, 2012 Membros Postado Julho 10, 2012 (editado) Salve, salve, gente boa! Minha namorada e eu vamos para a Itália em outubro, partindo daqui no dia 15. Ela já conhece o país, mas eu não. Não sou o maior fã de museus do mundo, mas sei que há galerias imperdíveis por lá, como a Borghesi, o museu do Vaticano, e outra em Florença. Mas sou apaixonado por sítios arqueológicos. Já fui a alguns incas (Machu Picchu) e aztecas (México). Depois conto como foi. Bom, eis aqui o roteiro que planejo. Está 80% fechado. Estou inseguro com a previsão do tempo, já que o outono europeu não favorece muito mergulhos na Costa Amalfitana. Caso contrário, o plano B é seguir para a Sicília Para dividir o roteiro, considerei que a Itália foi formada por reinos diferentes. Então, fixei uma estada máxima de sete dias em cada região, com exceção para Roma, que pode dispender de mais tempo ou, o que sobrar, distribuir por vilas pequenas nos arredores das cidades grandes. Entraremos pelo norte e, de lá, desceremos para o sul, para sair por Roma. Bergamo 2 dias Milão? Cidade de Como ? 1/2 dia Verona 2 dias Veneza 2 dias (base para Pádua)* Pádua 1/2 dia Florença 4 dias* Siena 1/2 dia Região de Chianti 1 dia San Gimignano 1/2 dia Pisa 1/2 dia Roma 7 dias* Nápoles (como base para Pompéia) 1 dia Pompéia 1/2 dia Sorrento 2 dias (base para Capri) Capri 1/2 dia Costa Amalfitana (com base em Positano) ou Sicília (Palermo, Corleone e Siracusa) 3 dias Os deslocamentos serão todos feitos de trem. Na Costa Amalfitana, pretendemos alugar um carro. Talvez faça o mesmo na região de Chianti. E aí, o que acham? Abraços (*) Em parêntesis, as cidades que ela já conhece. Editado Julho 10, 2012 por Visitante Citar
Membros de Honra michel Postado Julho 10, 2012 Membros de Honra Postado Julho 10, 2012 Oi ! Recomendo alugar scooter na Costa Amalfitana e carro na Sicilia e Toscana. Na Sicilia acho imperdível Taormina. Próximo a Milão tem o Lago di Como, muito bonito e tb merece ir de carro. Citar
Membros diasmarcelo Postado Julho 10, 2012 Autor Membros Postado Julho 10, 2012 Opa! Valeu pelo incentivo a Como! Ainda tenho dúvidas para lá. Não sei se Bergamo vale mesmo a pena, mas um amigo italiano diz que é uma jóia no norte. Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Julho 10, 2012 Membros de Honra Postado Julho 10, 2012 A previsão do tempo é algo pra se pensar mesmo. Você vai numa época de chuvas, o que pode melar alguns passeios como Capri. Recomendo planejar alternativas pro caso de isso acontecer. Vá a Capri no primeiro dia que fizer sol. E outra, não deixe pra ir pra lá muito tarde. A partir de novembro alguns serviços param de funcionar. Citar
Membros diasmarcelo Postado Julho 10, 2012 Autor Membros Postado Julho 10, 2012 Valeu, Marcos! A meteorologia não é das mais favoráveis. Estou planejando essa viagem há uns meses. Uma amiga foi nesse mesmo período à Costa Amalfitana e gostou. Tenho cá minhas dúvidas se vale mesmo nem que seja pelo passeio, sem poder mergulhar ou fazer passeios de barco (porque, no mar, o vento frio é cruel), ou se troco esses dias lá pela Sicília, um pouquinho mais quente, ou enfio tudo em Sorrento e Roma. Mas o que acham do roteiro? Quero evitar a correria de chegar num dia e partir no outro. Vale a pena ficar 2 dias em Bergamo e 2 dias em Verona? Ou o melhor seria eleger uma das duas como base e fazer um bate-e-volta na região (Como, Milão, Trento e arredores)? Há alguma cidadezinha no caminho que valha passar uma tarde, como Trento ou Assis? Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Julho 10, 2012 Membros de Honra Postado Julho 10, 2012 É questão de sorte. Eu estive na Costa no início de outubro do ano passado e peguei um tempo maravilhoso, dava até pra mergulhar ... mas se você olhar a previsão dos anos anteriores, teve gente que pegou chuva no mesmo período. Por isso é importante ter alternativas, pois dependendo das chuvas até os acessos à Costa podem ficar prejudicados. Eu fiz a Costa sem mergulhar, mas fiz um passeio de barco. Mesmo sem o passeio teria valido a pena, é uma paisagem diferente. O roteiro em geral tá bom. Eu prefiro montar bases e fazer daytrips. Trocar de hotel é muuito chato, pois fazer mala é um saco, depois tem que se deslocar com mala, achar o novo hotel, esperar o horário de check-in ... Ideal seria mesmo ter duas bases porque o deslocamento entre elas não é tão pequeno (2h30, pelo que vi no Google Maps, totalizando 5h só de ida e volta). Mas 2 dias em cada é bem pouco ... cabe a você avaliar o que te parece melhor, cada alternativa tem seus prós e contras. Mais ou menos no caminho de Verona para Milão tem o Lago di Garda, com Sirmione sendo uma opção mais no trajeto. A cidade conta com um castelo. Mas dizem que é a parte norte do lago a mais bonita. Como você pretende visitar Trento, pode conhecê-la no caminho. Também mais ao norte há as Dolomitas, que dizem, é uma região muito bonita. Mas aí você sabe aonde isso vai chegar, daqui a pouco você tá na Suiça ... tem que priorizar o que parece mais interessante, de acordo com o tempo que você tem disponível. Citar
Membros ludeca Postado Julho 20, 2012 Membros Postado Julho 20, 2012 Olá!! Estive na itàlia no ano passado e fiquei quase 20 dias lá. Para Verona -1 dia e suficiente se não quer fazer nada corrido. Para Siena deixaria 1 dia inteiro, pois 1/2 dia vai ficar corrido. Dá para fazer Siena e San Giminiagno no mesmo dia, mas vai ficar super corrido. Se não você não vai entrar em todos os museus, 7 dias em Roma é muito. Depende muito do que vocês querem ver, mas ~eu deixaria 5 dias e 4 dias em Florença também é muito ( eu conheci em 2 dias e não entre em todos os museus não porque também não sou muito fã). Se você for montar base lá para conhecer outras cidades da Toscana aí sim vale a pena. Eu fiquei 8 dias lá, mas fiz a base lá para conhecer a Toscana, pois na época, a hospedagem lá estava muito barata. Fiz tudo de trem. Bom...existem 2 cidades na região da Umbria que valem a visita- Assis e Orvieto. Só a chegada em Orvieto já vale a visita, você pega um funicular ao sair da estação de trem. A cidade fica no alto, tem uma vista maravilhosa. O duomo é maravilhoso! Eu me encantei com a cidade. E Assis não é só a Igreja de San Francesco, que é muito bonita e a vista lá de cima é mais linda ainda. è uma cidade medieval muito aconchegante..não dá vontade de ir embora. Eu deixei 1 dia inteiro para cada uma delas. Aí vocês tem que ver qual é a prioridade de vocês na viagem. Abraços! Citar
Membros diasmarcelo Postado Julho 24, 2012 Autor Membros Postado Julho 24, 2012 Valeu, galera! O mundo de atrações em Roma é tão grande, incluindo a Ostia Antica, fora da cidade, que periga uma semana não ser suficiente! Hahahaha! O tempo de estada em algumas cidades pode parecer longo, mas quero fazer com calma. Só fui à Europa duas vezes, e a trabalho! Esta será a minha primeira vez de férias. De repente, acrescento um terceiro dia em Sorrento. Como sou carioca, de praia bonita temos de montão aqui... Assis é algo em que já havia pensado, e pode ser que a inclua no roteiro. Mas como já tenho Padova, que também é terra de santo e medieval... San Marino ficou de fora também, bem como Gênova, Cinqueterre, Sardenha... O fato é que, pelo menos para mim, a Itália será parada obrigatória em quase toda viagem que fizer à Europa. Bom, agora é terminar de definir hotéis. Uma última pergunta: vi que há dois ou três passes diferentes de trem pela Itália. Qual é o mais bacana? Parece que se pode comprar por número de paradas e por quantidade de dias de uso. É isso mesmo? Abraços! Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Julho 24, 2012 Membros de Honra Postado Julho 24, 2012 Passe de trem só vale se você quiser flexibilidade, pois é mais caro. Ideal é, com 3 meses de antecedência, comprar os bilhetes na tarifa "mini" (ou equivalente, se tiver mudado). Sai bem mais barato. Citar
Membros diasmarcelo Postado Agosto 10, 2012 Autor Membros Postado Agosto 10, 2012 Estou enganado ou só vendem passes de trem que só possam ser usados em dez dias? Quem já fez tudo de trem por lá? O número de embarques é ilimitado por dia de uso? Mais um pouco e vale a pena fazer tudo de carro! Vou até checar ser as milhas da TAM podem ser convertidas em aluguel de carro... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.