Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Receitas Mochileiras

Postado
  • Membros

Ae galera gostaria de receber sugestões de pratos variados feitos em fogareiro, quem não gosta de miojo tem q se virar, eu na minha ultima aventura levei arroz em saquinhos e linguiça defumada mais uma farofa Yoki, não foi uma ótima idéia mas foi o que pensei, pois nao como miojo, mas demora um pouco pra cozinhar o arroz então é necessário um tapa vento, e o meu fogareiro nao tinha.

Qualquer sugestão de comida ai, vai ajudar muita gente!!

A idéia do arroz é só pra quem não come miojo mesmo, pois é dificil cozinhar por completo num fogareiro.

• Respostas 193
  • Visualizações 101.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• E aí blz? Se vc nao curte miojos, entao também nao gosta de todo tipo de macarrao, nao é? Eu sei q vai parecer um pouco estranho, mas uma sugestao é vc levar tomates, batatas, mandiocas, cenouras e

• Eu costumo levar um provolone pra picar e jogar no macarrão depois de pronto, o rovolone não estraga,é fácil de transportar não fica com muito cheiro (contanto que vc empacote bem) e provolone com sal

• Minha próxima saída será com uma mudança substancial na minha alimentação, cortei completamente carboidratos e açúcar, e quase completamente os industrializados. Pensando aqui nas opções...

Posted Images

Featured Replies

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoall,

Feliz 2014 a todos!!

Segue receita que fiz neste reveillon num acampamento na praia do caixa d'aço em Trindade-Paraty.

Esta receita vale para quem estiver acampado, quieto num lugar, nao recomendo se estiver sempre em movimento pelo tempo de dessalgue do dito cujo.

Prefiro comer peixes a carne vermelha, um bom substituto a carne seca e linguicas é o bacalhau salgado, apesar de nao ser a melhor relacao peso X calorias.

Para uma viagem de 7 dias, com algum acesso a comida local, levamos aproximadamente 1,5 kg de bacalhau do porto, que custou 59,00 em oferta no pao de acucar.

Cortei o bacalhau em 6 pedacos (3 porcoes p/2), e dividi entre nossa bagagem, embale bem com plastico por que tem um cheiro forte.

Ingredientes:

- Bacalhau uns 150 a 200g/pessoa, mas pode ser feito com qualquer outro peixe, mariscos, camaroes ou mesmo carne,frango, proteina de soja.. o que preferir...

- 1 ou 2 batatas por pessoa, depende do tamanho da fome e da panela, o bacalhau espalha seu sabor pela comida toda, e fica delicioso.

- Cebola e alho a gosto.

- Tomate ou molho pronto em sachet.

- Azeite e temperinhos a gosto.

Opcionais: Ovos,cenoura, ou qualquer outro legume.

Utensilios: Panela media

Bacalhoada:

Uma noite antes de preparar, coloque o bacalhau de molho em agua limpa, na primeira vez coloquei na propria panela e deixei la no avanco da barraca, troque a agua no minimo umas 2 vezes para tirar bem o sal, o peixe praticamente dobra de tamanho.

Refogue cebola e alho em um pouco de azeite, acrescente o bacalhau escorrido em pedacos e deixe cozinhar um pouco,

Acrescente tomate picado ou o molho.

Acrescente as batatas em rodelas, cubra com agua, tampe a panela para aproveitar bem a energia do fogareiro, e deixe ferver por uns 10 minutos, quando as batatas estiverem ao seu gosto, esta pronto, nesta etapa, adicione ovos com casca mesmo( mas vao ficar melecados) ou quebre ovos e coloque com cuidado nos espacos na panela, cozinhe um pouco mais ate que estejam cozidos, uns 4 ou 5 minutos. Verifique o sal e desfrute.

Dicas: Pode usar o caldo que sobrou para fazer um arroz para a proxima refeicao

Pode engrossar o caldo que sobrou com farinha de mandioca e transforma-lo num delicioso pirao.

Abracos,

Luciano

www.facebook.com/luckywaths

Postado
  • Membros

Ahhh, eu sempre faço bacalhau tambem !!! Mas como geralmente estou em trilha/travessia/em movimento, opto por levar o bacalhau em lascas, daquelas bandejinhas. Coloco as lascas numa garrafa pet e deixo na mochila. Troco a agua 3 vezes durante o dia, e a noite prepado do mesmo jeito que vc. Adoroooo. Refeição pratica, saborosa, e barata ;) Afinal, cada latinha de atum tá mais de 3.00, compensa muito mais levar um bacalhau, kkkkk

Postado
  • Membros

o colega acima citou que agua eh muitofacil de carregar..... eu discordo, cada litro de agua pesa 1kilogramas.... Entao imagine a quantidade de agua necessaria para manter uma pessoa durante 1 dia.....

O ideial seria montar acampamento perto de fonte de agua potavel...

Postado
  • Membros

Ah, eu acho que tudo precisa ser avaliado né. Não acho necessário ficar acampado perto da agua não. Na minha opinião a receita de bacalhau é super pratica e saborosa, mas desde que você esteja numa trilha/travessia de nível de dificuldade baixo e com fácil acesso a agua durante o percurso, e claro, desde que esteja acostumado a andar com cargueira. Como por exemplo, já fiz esta receita de bacalhau na travessia Ponta da Joatinga, já fiz tambem na travessia Aiuruoca x Baependi ... mas clarooo que não faria e nem carregaria tanta agua em vão na travessia da Serra Fina, Marins Itaguaré, etc.

Olha ai ... no inicio do album postei algumas fotos de quando estou dessalgando o bacalhau, e depois ele vai na mochila, durante o dia todo...rsrsrs

https://picasaweb.google.com/108071881949914249746/TravessiaPontaDaJoatingaMaisUmaVez

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Minha próxima saída será com uma mudança substancial na minha alimentação, cortei completamente carboidratos e açúcar, e quase completamente os industrializados. Pensando aqui nas opções...

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Alho Francês ou alho Porro

AlhoF1.jpg

Quanto ao queijo, como é parmesão (ultra mega seco), dificilmente há problemas com clima seco, no entanto eu queria ver se evitava levar um ralador, para poupar umas gramas, visto que o peso vai ser imenso. De qualquer forma não é grave.

Obrigado pela ajuda ::otemo:: (ou valeu, como vocês dizem ::lol4:: )

sovesky, pica em rodelas o alho e coloca num pote bem fechado e enche com azeite de oliva...dura o quanto vc quiser...

abraço

Luis

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Bom mesmo é levar arroz, feijão, tempero em cubo (knnor, magi, oitras marcas), café em pó tradicional ou solúvel, pão (francês/italiano/português).

* Panela para o arroz

Panela de pressão, capacidade: 2/5 litro.

* Bule e leiteira/caneco (para esquentar água para fazer café), ou:

* Cafeteira tipo italiana (faz café expresso), em fogareiro à fogo baixo ou em braseiro.

*Prato(s), talheres.

O pão dura alguns dias. Pode-se compactar (amassar) os pães para ocupar pouco espaço na mochila.

*Margarina, e/ou patê.

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Parece até uma receita boba, mais eu sempre faço Bruscheta!

Coloque um dente de alho em um potinho e alguns tomates cereja.

Umas lascas de parmesão (que é bem seco, então é rlx pra levar) e umas folhinhas de manjericão.

Sabe aqueles vidrinhos de baunilha que a mãe usa pra fazer bolo?

Eu lavo com água fervente e uso pra levar azeite, fica bem vedado e não vaza.

Pra fazer Brusqueta Uso Pão velho, de 2 ou 3 dias.

É bem simples, só torrar o pão no fogareiro, "esfregar" o dente de alho no pão, colocar o parmesão, os tomates, o manjericão e regar com azeite...

Nem preciso dizer que fica uma delicia!

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Bom. Olá galera, sou novo por essas trilhas, acabo de me inscrever no site.

Uma ajuda interessante e prática e o Arroz com Papel Higiênico.

Vc pega uma lata de atum em óleo, abre e põe dois ou tres pedaços de Papel Higiênico sobre a lata. O papel vai ficar embebido no óleo do atum.

Acende o papel, e põe a panela sobre o fogo. A lata de atum será sua espiriteira, sem ter que levar alcool.

Normalmente o fogo dura mais que suficiente para cozinhar o arroz. E ao final você tira com um garfo ou o canivete o papel que ficou sobre a lata (inteiro. Não fica pedaços no atum não) e mistura o atum meio "defumado" no arroz.

Fica muito saboroso, além de ser prático

Abraços a todos

Molero

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.