Ir para conteúdo

Receitas Mochileiras


Posts Recomendados

  • Membros

Opa galera tb kero da um palpite ake!! essa receita foi tirada de um livrinho di cosinhas e odificada por mim pra ve se ficava mais pratica!

 

Batatas a la Ivaozim

 

->Azeite, cebola, alho, salaminho, oregano, batatas, leite[po], queijo

->Doure no azeite a cebola o alho, depois de uma frita da no salame; em seguida acrescented as batatas cortadinhas e freite mais um pouco. se preciso acrescente + azeite, mecha por + 1 mim e va regando com leite aos poucos, ate cobrir; tampe e deixe cosinhar em fogo brando por uns 15 a 20mim dependendo do tipod o fogo e da guantidade e da força da natureza como vento, frio etc....

->Acrescente tb o queio ralado o oregano ante um pouco dad batatas estiverem muito moles, aguarde mais 2 mim, retire do fogo. e Sirva.

 

Ke tal? uhauahuahuahah......te+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pat,

 

Depois da água fervida, o arroz em saquinho (da UNCLE BEN'S) demora, em média, oito a dez minutos para ficar pronto.

 

Se quiser o arroz mais "molinho", deixe mais de dez minutos.

 

Uma dica : Apesar do vento que possa estar no acampamento, deixe uma borda da tampa da panela aberta.

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Para cozinhar o arroz em saquinho você leva o mesmo tempo que o arroz fora do saquinho ... :-) ... A fogo brando leva uns 10 a 15 minutos.

Reli as mensagens anteriores e vou dar alguns palpites...

O purê de batata em pó eu uso bastante em casa e já levei pra acampamento também. É uma comida bem fácil de preparar, fica mais gostoso quando se coloca um pouco de leite e manteiga, mas fazendo só com água mesmo também dá certo.

Carne seca para acampamento não é uma boa não ... ela demora muito pra cozinhar além de ter de tirar o sal; também não dá pra comer crua, exceto em situação extrema, claro.

Eu gosto dos enlatados e eles facilitam muito; gosto de feijoada em lata, carne em lata (almôndegas,apresuntados, salsicha), legumes (milho verde, seleta de legumes) ... qualquer uma destas opções misturadas com um arroz branco fresquinho é um boa refeição.

Também gosto de fazer risotos práticos cozinhando junto com o arroz alguns legumes, ou milho, ou lentilhas, acrescente um pouco de cenoura ralada se tiver ... Cozinhe tudo misturado mesmo mas cuidado pro arroz não ficar papa.

Antes de fazer o arroz e as lentilhas, se possível, deixe algumas horas de molho na água pra ajudar a amolecer um pouco antes de começar a cozinhar.

Evito usar bacon; a gordura nao é muito legal para o intestino, pricipalmente se comer cru; isso pode te dar um desarranjo legal e vc pode passar apuros procurando uma moitinha...

Um salaminho é sempre boa pedida pra acompanhar um pãozinho no final da tarde ou no café da manhã. Conserva-se bem se mantido bem embalado.

Pães tipo caseiro, desse mais massudos, são mais resistentes aos amassos da mochila, não se desmancham com facilidade, nem ficam duros tão rápido. Duram bem até uns quatro dias. Pão de forma se desmancha logo no começo da viagem, não duram muito tempo inteiros. Pão árabe também são muito bons para levar num acampamento, servem para fazer lanches tipo beirute e até podem ser usados para fazer mini-pizzas.

Concordo que aceder fogueiras é perigoso e que em muitos locais isto é proibido. Mas se você está muna área onde não há uma proibição formal e você é uma pessoa responsável, acender um fogo ou uma fogueira pra cozinhar ou para iluminar e aquecer, na minha opinião é uma atitude legítima. Apenas seja cuidadoso e tudo vai dar certo. O fogo da lenha pode ser tão perigoso quanto o fogo de um fogareiro a gás. Em muitos locais existem pontos fixos para acampar que geralmente tem uma área para fogo cercada de pedras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Sobre fogueiras: Considero agressivo ao ambiente e contraditório com o propósito que me leva a buscar contato com a natureza. Me dá prazer caminhar por locais onde não se percebe a presença humana e tento retribuir não deixando nenhuma marca de minha passagem. Tive a oportunidade de caminhar por uma parte dos Aparados da Serra que há muito tempo estava fechada ao público e fiquei maravilhado de ver todos aqueles galhos naturalmente caídos, decompondo-se para realimentar a terra, sem que ninguém os tenha juntado para queimar. Acho meio deprê chegar num local de acampamento selvagem e encontrar aquele horrível circulo negro de fogueira apagada e pedras amontoadas. Visitar lugares selvagens é um exercício de amor e de busca harmônica. Asim como no amor entre pessoas, aqui, respeito também é fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

daew galera .... olha só....

eu tenhu uma receita que sempre faço quando vou para montanha....

faço um saquinho de salchicha daquelas pekenas e com a agua delas faço macarrao instantaneo do tipo cupnuddels(naum sei c é assim q escreve), fika bem gostoso, leve para levar na muchila e naum disperdiça a agua das salchichas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E Realmente Paulao as fogueiras nao sao muito recomendadas....nao digo ke nunca fiz...ja fiz sim...muitas....mais muitas eram para se eskentar no frio...nao deixar o dia todo keimando...tb pq a noite tudo escuro....mais hj ja tenho uma conciencia maior deste fato e tb tento alertar todos ke vao acampam agora comigo...nada melhor ke pegar um lual...a luz das estrelas conversando noite a dentro....

 

Sobre as receitas...ainda vou confirmar com um tio meu...aspirante a tropeiro como se faz carne seca...e salgada!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Postado por pedromatheus em 28/04/2005 : 13:58:02

 

Cozido

Este prato pode ser feito à beira da barraca ou, para os mais preguiçosos, poderá ser levado já na panela, de casa. Só não esqueça de fechar com filme de plástico e tampar tudo muito bem, vedando perfeitamente, pois o líquido poderá derramar dentro da mochila...

 

Arrume na panela lingüiça, batata cortada em quatro, cebolas, cenoura etc., regue com azeite de oliva, sal, pimenta e orégano. Cubra tudo com uma folha de couve e tampe, levando ao fogo brando (se possível), até cozinhar tudo. É um prato consistente e pesado, mas delicioso e fácil de fazer, além de muito cheiroso.

 

Ensopado (receita-base tirada do livro do Sergio Beck) - vegetariano

 

Pode ser feito em casa, congelado e carregado assim, para ir descongelando na trilha. Fazer um refogado com óleo, cebola, alho, alho poró, gengibre, nabo, pimentão e o que mais quiser. Depois, colocar tomates cortados em quadradinhos e deixar apurar, para virar um molho. Bater tudo isso no liquidificador, se quiser. Voltar para a panela e colocar legumes e etc cortados em cubos (o que tiver em casa: beringela, abobrinha, abóbora, cenoura, batata, aipim, inhame...) e deixar cozinhando. Temperar com sal e pimenta do reino ou pimenta calabresa. Congelar em potes de plástico. Pode ser usado como molho de macarrão ou com a receita de polenta. Ou, ainda, acompanhando um arroz.

 

 

 

Polenta - vegetariana

 

Faça no acampamento, para comer com o ensopado acima. Esquente água e reserve. Frite cebola e alho no óleo, jogue o fubá e a água, mexa até formar uma papa grossa. Tempere com sal. Depois de pronto, misture o ensopado, que irá esquentar na mesma panela. É uma refeição saborosa e nutritiva para o final de um longo dia de caminhada.

 

 

 

Pão de Panela

 

1 porção de farinha de trigo integral e a mesma de farinha branca. 1 pitada de sal e outra de fermento para pão. Para dar sabor, pode colocar alho, cebola, queijo ralado ou cubinhos de provolone. Misturar tudo e ir adicionando água morna aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Deixar a mistura bem homogênea e colocar para assar em uma frigideira, de preferência de teflon. O ponto ideal é a massa um pouco úmida e não seca. Untar a frigideira com azeite de oliva, colocar a massa e deixar assando tampada, em fogo baixo. Pode salpicar gergelim torrado em cima. A parte de baixo deverá endurecer antes de virá-lo. Leve a mistura já pronta, em sacos com fechos zip, e acrescente a água já no acampamento.

 

 

 

Maionese de Tofu

 

Tofu é aquele queijo de soja encontrado em lojas de produtos naturais. Para um bloco de tofu use meia xícara de molho vinagrete (3 partes de azeite de oliva para uma parte de suco de limão ou vinagre, sal e pimenta do reino para temperar), meia xícara de água, uma colher de chá de mostarda e meia colher de chá de sal. Bata tudo no liquidificador e está pronto para ser servido com torradas ou passado no pão, como base para sanduíches.

 

 

 

Pasta de Abacate

 

Substitua o tofu da receita acima e acrescente um dente de alho que, aliás, combina bem com a maionese de tofu... Esta pasta também fica uma delícia se usada como base para os sanduíches mais diversos.

 

 

 

Pasta de Grão de Bico

 

Deixe o grão de bico de molho por uma noite. Cozinhe com uns dentes de alho até ficar macio (na panela de pressão, por 20 minutos depois de ferver). Bata no liquidificador com um pouquinho da água do cozimento e uma colher de sobremesa de Tahine (pasta de gergelim, vendida em supermercados e lojas naturais. Existe, inclusive, Tahine integral) para cada xícara de grão de bico. Tempere com sal e enfeite com salsinha e cebola picadas por cima. Não esqueça do hortelã. É outra pasta que combina bem em sanduíches e é muito nutritiva.

 

 

Sugestão de Livros

 

Cozinhando ao Ar Livre - Cristiano Requião

O Livro de Cozinha do Excursionista Faminto - Sergio Beck

O Melhor da Festa - Sonia Hirsch, edição da autora.

 

Fonte:http://www.trilhaserumos.com.br

----------------------------------------------------------------------

 

 

Postado por ivaozim em 01/05/2005 : 10:11:05

 

Guizado de batatas:

 

Vc vai utilizar:

-Batatas

-Linguiça calabresa ou carne seca/bacon

-Leite[pode ser em po].

-cebolas/alho

-oregano

 

De uma boa fritada no bacon para tira um pouco de gordura, em seguida acrescente a linguiça ou carne seca, de mais uma refogada.

Em seguida acrescente as cebola cortadinhas, doure, com um pouco de tempero de alho.

 

Acrescente as batatas dando uma fritadinha nelas, se preciso acrescente oleo ou azeite, e ponha um pouco de sal.

Vá regando com o leite ate cobri-las.

Tampe e deixe dar uma secada.

Retire do fogo acrescente o oregano e sirva com arroz. ou no macarrao...ae a fome e kem manda.

 

Abraços...

----------------------------------------------------------------------

 

 

Postado por kaoru noda em 14/05/2005 : 05:59:54

 

aqui no japao,eu costumo levar um pouco de misso(aqela massa de soja que eh vendida em casa de alim. naturais ai no brasil).de resto apanho alguns cogumelos comestiveis e plantas,fervo a agua,dissolvo o misso e coloco os cogumelos e plantas.fica muito bom.

----------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Outra dica.

Pegue uns dentes de alho e amasse.Em uma panela,coloque um pouco de oleo e doure o alho.Em seguida coloque agua e depois,dissolva um pouco de fuba(antes de colocar,dilua o em agua)e tempere com sal e pimenta do reino.Pronto,ta feito uma sopa de fuba a moda mochileira.Se tiver couve,melhor ainda.Bom no inverno,esquenta bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...