Ir para conteúdo

Receitas Mochileiras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t1]Arroz a Carreteiro[/t1]

 

Ingredientes:

- Arroz

- Lingüiça calabresa

- Carne seca

- Bacon

- Cebola

- Alho

- Tomates (sem pele, sem sementes, cortado em cubos pequenos)

- Molho de tomate

- Sal

 

Modo de fazer:

Faça o arroz do modo tradicional e reserve. Em outra panela, ferva a lingüiça, a carne seca e o bacon (com pouca água e picados em cubos bem pequenos). Após secar a água da fervura, comece a refogá-los com a cebola, o alho e o sal (não precisa colocar mais gordura). Coloque o tomate e vá mexendo devagar até se desmanchar. Acrescente o molho de tomate. Deixe tomar consistência (se ficar muito grosso, acrescente um pouco d'água quente). Misture o molho com o arroz.

 

Dica: Se tiver requeijão ou queijo parmesão, misture-o com o molho.

 

[t1]Banana Maluca[/t1]

 

Ingredientes:

Banana,

Açúcar mascavo (a gosto)

Granola (duas colheres para cada banana, ou a gosto)

 

Modo de fazer:

Fritar a banana em pedaços ou tiras. Após estarem levemente douradas, colocar o açúcar e continuar fritando até o açúcar derreter. Colocar a granola por cima. Servir quente.

 

[t1]Chá de canela[/t1]

 

Modo de fazer:

Coloque alguns pedaços de canela de molho por, no mínimo, seis horas(o ideal é deixar uma noite inteira). Ferver a mistura (água e canela) com açúcar a gosto. Ao levantar fervura, espere 3 a 4 minutos. Apague o fogo, tampe e espere até esfriar um pouco. Beba quente.

 

Bom apetite !!!

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

galera, eu costumo antes de viajar passar numa distribuidora de produtos integrais que vende varias especiarias a granel tais como:

 

farinha de soja

germe de trigo

sem. de linhaça

gergelim

castanha de caju em po

aveia

castanha do para

fibra de trigo

arroz integral

lentilha

rapadura com amendoim

frutas secas

mel

farelo de milho

 

Ponho tudo nuns potes reciclados de boa vedagem e maloco na mochila e de manha preparo um mingau grosso que ainda sobra para um lanche no meio da caminhada... no almoço aquele arroz com lentilha e gergelim! As frutas, verduras e legumes arranjo nas fazendas ou nas quitandas das vilas..

 

aquele abraço!!! bons rolés [:D]para todos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, ouvi falar em um tal de fejao em pó...ke acrescido de agua quente vira um otemo caldao de feijao...algum de vcs ja experimentou?

Acho ke num friozim um caldo de fejao bem quentinho em? com cebola e alho...nossa deve fica os bicho!!se rolar ainda um arrozim e uma farofa intao...nossa senhora nem cachorro come!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá,

 

Meu irmão e eu estamos entrando na reta final pra a viagem o Nepal (EBC trek), faltando pouco menos de 3 meses para a partda. Assim, resolvemos "passar a limpo" os planos, rever tudo e, já agora, fazer um cardápio.

 

O trek eh basicamente de vila prá vila e não é muito "selvagem", segundo os guias e relatos. Então alimentação e dormida serão basicamente feitos em pensões, os lodges, guest house, tea house, etc... mas também planejo, tempo permitindo, algumas incursões por regiões menos povoadas e menos frequentadas, altura em que ter comida dará jeito.

 

Copmo somos inexperientes em treks longos, gostaria que comentassem o seguinte inventário de nossa "cozinha". Críticas são muito bem-vindas:

 

- Comida desitradata própria para trekking (comprada em Kathmandu)

- Pasta de nozes

- Chocolate

- Barras energéticas

- Chimarrão

- Chá preto

- Café

- Leite-em-pó

- Chocolate-em-pó

- Sopa instantânea

- Cereais

- Vitaminas (cápsulas)

- Proteínas (cápsulas)

- Temperos diversos

- Açúcar

- Sal

- Macarrão instantâneo (estilo Miojo)

- Água

- 1 lata de Coca-Cola (para minha comemoração quando chegar ao EBC)

- Sucos concentrados em pó

- Bolachas

- Pão, geléia e queijo (comprados aos poucos, pelas vilas)

 

Bom, é "só" isso. Obrigado por qualuqer ajuda.

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa essa acho que posso ajudar...

Seguinte meu avô tinha roça de banana no interior de minas, ae quando meus primos moravam la e eu ia passar ferias la eu ajudava eles a fazer bananas passas...

Vc vai precisar das bananas maduras, e um suco de limao.

Pincele as bananas descascadas com o suco de limao e as coloque no sol. De umas 2 maos de limonadas nelas...e deixeas no sol por um periodo equivalente a força do sol. Se vc mora em um local que o sol e mais forte...vai demorar menos...

Dae elas vao secando...desidratando...va esxperimentando, e quando perceber ke elas ja estao bem secas e adocicadas estao prontas!!!

embale-as e pronto!

 

Espero ter ajudado!

Grande Abraço e bom lanche!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

A idéia de desidratar alimentos é principalmente boa para quem pratica montanhismo cicloturismo ou qualquer outra atividade com camping selvagem. É claro, existem os produtos desidratados industrializados, mas não são fáceis de achar e tão pouco são baratos, a exemplo do tomate seco que custa uma "facadinha no bucho".

 

Para quem sente prazer em fazer as coisas com as próprias mãos (não pense em besteira seu mente poluída) é uma boa opção. A principal vantagem e incrementar o cardápio de acampamento com opções nutritivas, o que é muito indicado para quem pratica atividades físicas, fugindo um pouco do tradicional miojo nosso de cada trip.

 

Achei o tópico muito oportuno para qualquer mochileiro. O relato de experiências práticas como a do Ivaozim, podem ajudar um bocado de gente. Eu por exemplo. hehehe

[:D]id="red">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...