Ir para conteúdo

Morro Dois Irmãos (morro maior) - RJ


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, galera mochileira.

 

Achei interessante relatar minha trilha até o pico do Morro Dois Irmãos (Morro Maior), pois quase me perdi e morri por falta de fôlego! Se eu tivesse lido algumas dicas sobre essa subida antes de me aventurar por lá, não teria passado por maus bocados.

 

Saí dia 11 de agosto, sábado pela manhã, rumo à Ipanema, para me encontrar com o grupo que iria fazer a trilha. Acabou que foi somente eu e mais outro rapaz, o guia que conhecia o caminho até o Morro. Chegamos 10:30 da manhã no Vidigal, após pegar uma van em Ipanema (R$2,50), que nos deixou na entrada da comunidade pacificada. Bem movimentada a favela!

 

Subimos a rua principal à procura de uma padaria, que não encontramos, já que Vinícius queria comer algo antes da trilha. Ele achou tudo muito caro por lá! Como eu tinha levado lanches e mais lanches, não precisei comer nada no Vidigal. Detalhe que, mesmo alguns metros rua acima, já se observa a bela vista do mar! Assim, pegamos um moto-táxi cada um, que sobe e desce a rua o tempo todo (parecendo que são centenas de motoqueiros), e subimos o Vidigal o mais rápido que eles conseguiam correr!!! É incrível como numa ruela (estilo Santa Tereza) tem espaço para carro, mini caminhão e motocicleta! Acho que foi uns dez minutos de subida íngreme e ziguezagueante, que já é a própria trilha da comunidade, impossível de se subir toda ela a pé e depois partir para a trilha do morro! Por isso, é legal pegar o moto-táxi logo na entrada da favela. R$4 ida e R$1,50 a descida.

 

Chegando no início da trilha, após uns lances de escada, você se depara com uma mureta de contenção, que margeia os fundos das casas próximas à mata. Pule ela e a siga até uma cerca de contenção de encosta. É perigoso e sem segurança para os mais desajeitados! Após passar pela cerca, quase nos perdemos pelo caminho errado (à direita), quando deveríamos pegar à esquerda, sempre na direção da esquerda quando se sobe por ali. Fiquei sabendo que existe um outro caminho mais fácil de trilha a se pegar no morro maior, que começa numa quadra da Vila Olímpica do Vidigal. A dica foi da guia que encontramos lá em cima. Bem, acertamos o caminho e subimos!

 

Atenção aos despreparados fisicamente! Vá com calma no início. Pare, descanse, beba água, descanse mais e continue!!! Quase morri por falta de fôlego ao seguir Vinícius, que já tinha mais resistência e condicionamento. Basicamente, a trilha apresenta muitas curvas e alguns declives em pedra, mas é cheia de subidas íngremes, o que cansa bem rápido. Tem mata fechada e é cheia de arranha-gatos (galhos e plantas rasteiras). Cuidado com o chão na descida, que tem muitos tocos e raízes pela trilha, que podem causar quedas ribanceira abaixo! Acho que levei uma hora para subir o que um cara acostumado levaria uns 30m.

 

O primeiro mirante já mostra a beleza da paisagem, quando se vê a Rocinha e a Pedra da Gávea atrás da Praia de São Conrado. Lembre-se, suba sempre à esquerda nos caminhos que se bifurcam! Após o primeiro mirante, vem mais uns 6m de subida até o pico, que é bom ser alcançado bem cedo, por causa do sol forte que queima fácil sem se perceber, embora seja fresco lá em cima!!!

 

A paisagem no pico é sensacional, porque dá pra se ver todo o Rio de Janeiro ao redor, todos os morros e ilhas próximas! A Lagoa, Ipanema, O Cristo e Pão de Açúcar! Valeu a pena tanto esforço!!! Encontramos um outro grupo, guiado pela Ana Lima, uma moradora do Vidigal. Ficamos um bom tempo lá em cima, conversando, batendo muitas fotos e trocando experiências! Demos sorte de descer com aquela galera e com a experiente guia, que prosseguiu com o passeio dela pela favela, para comer uma feijoada e apresentar a comunidade a todos. Me despedi do pessoal, peguei uma kombi que fazia lotada lá em cima (R$1,50) e fui embora, rumo a Grumari. Show! Uma aventura que não se faz sempre e num lugar com paisagem tão privilegiada, lindíssima!!! Recomendo!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120813225004.JPG 500 375 Legenda da Foto]Abaixo o morro menor, seguindo sentido anti-horário, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copa e o morro do Corcovado à esquerda, com Pão de Açúcar no fundo e a Lagoa no centro.[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 9 meses depois...
  • Membros

A vista que se tem do Irmão Maior é, realmente, uma das mais belas do Rio, senão a mais bela, é difícil dizer. É uma trilha de leve à moderada, depende do condicionamento físico de cada um. Não é uma trilha bem batida, não há manutenção, a mata é bem fechada e há de se tomar cuidado com todo tipo de coisas pelo chão, pois a trilha é beirada por abismos. Já vi muitas quedas feias por lá, devido a solo úmido, eu tbm tive as minhas e, por isso, não recomendo fazer essa trilha após chuva, ainda que tenha sido fraca.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Fala, Marcos!

 

Veja que legal: vc postou isso aqui, eu li e guardei, de alguma forma, na memória essa coisa de subir o Dois Irmãos. Aí, semanas atrás, um amigo deu a ideia de irmos lá. Rapidamente me lembrei da tua postageme mandei pra ele ler. Aí ele descobriu a página da Ana Lima, a guia que vc encontrou lá no caminho.

 

Marcamos e fomos com a Ana nos guiando nesse último sábado.

 

Acho que não tem muito erro de fazer a trilha, desde que começando no campinho. Mas o que eu achei bacana mesmo de fazer com a Ana é que ela vai falando do Vidigal, além de mostrar vários cantinhos depois de descermos (e de saborearmos a deliciosa feijoada do Bar Lakobaco!). Foi um dia muito legal.

 

E o visual do Dois Irmãos é ESPETACULAR.

 

Meu muito obrigado a vc, Marcos!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...