Ir para conteúdo

Trabalhar no Exterior - Debate


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Poxa... uma das melhores discussões sobre este assunto que já vi aqui no mochileiros.

Acho que tudo se resume no tipo de trabalho mesmo... eu não me sujeitaria a ser garçon ou um cleaner qualquer para me matar de pagar aluguel e juntar um dinheirinho p/ viajar a europa e depois voltar para o Brasil com algumas fotos bonitas, muitas memórias e até crescimento pessoal (por ter sofrido) mas sem nada no curriculum a acrescentar.

Claro que existem casos e casos. Tem gente que chega lá e consegue um bom emprego, "bons esquemas" mas são fatos isolados... a maioria tem q ralar feio mesmo! O que me irrita de verdade são as pessoas "sem noção" que chegam lá para encarar qualquer negócio... id falsificada, picaretismo e até rolo com drogas. Isso prejudica a imagem do país todo, e os "de bem" acabam pagando o pato.

Se o brasileiro fosse esperto de verdade (como dizem q somos), estudaria, construiria uma boa carreira aqui e quando estivesse valorizado poderia então tentar uma carreira na Europa. Esse caminho é bem mais difícil... mas com certeza vale muito mais a pena q se prostituir aos sub-empregos.

Link para o comentário
  • Respostas 40
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Muitos sonham em ir trabalhar na Europa, tem uma visão que na Europa tudo é maravilhoso, que tudo é facil. Vem o valor da cotação do Euro e do Real e ficam fazendo contas...

 

O que praticamente todos esquecem é de ver os dois lados da Europa. Muitos enxergam apenas a vida que os Europeus levam e acham que qualquer imigrante tem os mesmos direitos.

 

Muitos fazem as contas usando os custos que temos no Brasil e fazendo as contas com um sonhado salario de lá. Acham que vão trabalhar a mesma coisa que aqui e ganhar muito mais. So que se esquecem que o custo de vida lá é muito maior.

 

Acham que vão ganhar em Euro e ter as despesas em Real. Esquecem que na Europa não tem o jeitinho Brasileiro, se algo der errado não tem como aqui, alguem perto para recorrer e pedir ajuda.

 

As vezes fico me perguntando: Por que muitas pessoas daqui do Brasil que reclamavam que tinham que as vezes trabalhar em uma sexta-feira quando na quinta era feriado.

 

Na Europa se trabalha 7 dias por semana, 14 horas por dia ganhando menos de 5,00 euros por hora. E no Brasil mal 8 horas e ja se bate o cartão ponto.

 

Fico perguntanto por que morar na Europa, dividindo um cubículo com muitas outras pessoas, ou mesmo assim um pequeno quarto que muitas vezes é dividido com outros um valor muito maior que pagavam por um aluguel de uma casa ou um apartamento inteiro no Brasil.

 

Fico me perguntando como conseguem muitas vezes mentir para suas familias no Brasil dizendo que estão bem sendo que a realidade é outra.

 

Que não podem sair para festas ou tomar uma cerveja para poder economizar, que não podem comprar roupas novas pois na Europa é muito caro e prescisam economizar, que não podem viajar que se viajarem não terão dinheiro para mandar ou economizar para poder voltar ao Brasil.

 

Que a cada dia tem o medo de serem pegos pela imigração e serem deportados e perderem o pouco que conseguiram e voltar em uma situação muito pior pois muitas vezes deixaram para traz emprego que por menos que ganhavam tinham uma estabilidade, tinham ferias pagas, 13º salario.

 

Na Europa não temos direito a nada. Que apesar de toda a fartura na mesa que tinham no Brasil. Lá se come o pão que o diabo amassou pois aqui é mais barato.

 

Sabe eu ja morei LEGALMENTE nos EUA e na ALEMANHA, viajei por muitos países da Europa, conheço muitos Brasileiros em diversas situações na Europa. E mesmo assim não consigo entender algumas coisas.

 

Quem foi a alguns anos atrás viveu outra realidade na Europa. A situação nos ultimos 5 anos mudou e muito e esta mudando cada vez mais.

 

A disputa pelos empregos é muito grande, cada vez se reduz o mercado de trabalho na Europa pois o custo é muito alto e as empresas vão para outros países onde podem produzir o mesmo a um custo muito menor.

 

Os Brasileiros não são os unicos que tem a ideia de ir para a Europa. Há milhares de Europeus do Leste, Russos, Africanos...etc e todos tem um custo muito menor para chegar a Europa que os Brasileiros.

 

Além disso, principalmente os Europeus do Leste e Russos ja estão acostumados com o clima Europeu, ja tem uma cultura e costumes muito mais proximos que os Brasileiros. Inumeras são as vantagens e a principal trabalham menos que um Brasileiro.

 

Cada dia aumenta mais e mais esta concorencia. Sem contar o jogo sujo entre Brasileiros. A muitos casos que Brasileiros denunciam outros brasileiros que estão ilegalmente simplesmente para tirar a vaga deles. É algo lamentavel mas é a dura realidade da Europa.

 

Se você não tem nada a perder no Brasil, não tem emprego, não tem familia poderá se arriscar na Europa. Mas se for, não vai achando que vai voltar Rico ou que tudo será maravilhoso!!!

Link para o comentário
  • Membros
Se você não tem nada a perder no Brasil, não tem emprego, não tem familia poderá se arriscar na Europa. Mas se for, não vai achando que vai voltar Rico ou que tudo será maravilhoso!!!

 

Aí que eu acho que o "bicho pega"... a pessoa vai ter que se sujeitar a vários desafios, pois se está desempregado aqui no Brasil, acredito que não levará muito dinheiro consigo... ou se ela vende algum bem de muito valor... (aqui onde eu moro, conheci uma pessoa que vendeu, carro, casa e partiu que nem um louco pra Espanha, chegando no aeroporto, já foi barrado e deportado, ele me disse que havia se enrolado com o pessoal da imigração, foi em 2003 se não me engano).

Como eu escrevi no final do meu post anterior, leve uma boa grana, mas sem vender nada aqui no Brasil, assim tu não gostando da Europa, retorna e volta a seguir sua vida normalmente na sua cidade...

 

Eu ainda acho que os locais certos de fazer dinheiro continua sendo:

EUA - a taxa de desemprego nos States chega a 4% se nao me engano, com uma população de mais de 210 milhões).

Japão - apesar de ser outra cultura, sendo descendente de japonês ou não... ainda se faz muita grana por lá.

Canadá - considerados um dos paises com melhor qualidade de vida do mundo, a língua sendo o inglês e tal... deve valer a pena.

Austrália - este último provavelmente organizará a Copa do Mundo de 2014, assim precisará de muito mão-de-obra qualificada ou não.

 

Já na Europa, vou tentar colocar aqui algumas news sobre o mercado de trabalho, que me lembre, na Alemanha a taxa de desemprego gira em torno de 20%, no leste é maior.

Itália/Portugal - 9%, França 11%.

Até mais.

Link para o comentário
  • Membros
Nossa, 20% de desemprego na Alemanha??? A coisa aqui tá preta mas nem tanto. Há 5 milhöes de desempregados numa populacäo de 82 milhöes.

Mas aqui só com bom alemäo e passaporte europeu se consegue emprego e olhe lá.

 

Talvez esteja confundido com a Polônia, depois que entrou na União Européia, a taxa de desemprego ficou no nível de 20-25%.

Mas na Alemanha, a taxa de desemprego ainda continua alta com os padrões da Europa em geral (ainda mais no Leste).

 

E como você havia dito, com passaporte europeu e um bom domínio da língua...

No outro tópico que abri, vocês podem dar uma conferida como anda Portugal referente a emprego. :wink:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Mike, eu também sou contra rolo com drogas e picaretagens, no mais discordo de praticamente tudo o que tu escreveste começando com

 

"Poxa... uma das melhores discussões sobre este assunto que já vi aqui no mochileiros."

Que nada, a melhor discussão que já tivemos sobre isso foi 2 anos atrás num tópico questionando o termo "sub emprego", rendeu páginas e páginas de discussão sobre custo de vida na europa, preconceito social etc! Infelizmente o tópico já foi deletado.

 

"Acho que tudo se resume no tipo de trabalho mesmo... eu não me sujeitaria a ser garçon ou um cleaner qualquer para me matar de pagar aluguel e juntar um dinheirinho p/ viajar a europa e depois voltar para o Brasil com algumas fotos bonitas, muitas memórias e até crescimento pessoal (por ter sofrido) mas sem nada no curriculum a acrescentar."

Já eu admiro as pessoas que não tem medo de trabalho honesto e não se preocupam somente com status social e dinheiro no bolso. E aproveitam parte da juventude para viajar, melhorar uma língua, viver uma experiência diferente, enquanto não tem outras responsabilidades.

 

"Claro que existem casos e casos. Tem gente que chega lá e consegue um bom emprego, "bons esquemas" mas são fatos isolados... a maioria tem q ralar feio mesmo! "

Não sei se entendi bem o que queres dizer com isso: só as experiências de quem não-rala na vida é que seriam válidas?

 

"... mas com certeza vale muito mais a pena q se prostituir aos sub-empregos."

Heim? O que tem de prostituição em trabalho honesto que não exige qualificação - "garçom ou cleaner qualquer", pra citar teus exemplos? A sociedade não precisa apenas de doutores e não funciona sem balconistas e garçons. Muita gente só consegue se dar conta disso quando acontece greve de lixeiros. :?

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Se você não tem nada a perder no Brasil, não tem emprego, não tem familia poderá se arriscar na Europa. Mas se for, não vai achando que vai voltar Rico ou que tudo será maravilhoso!!!

 

Aí que eu acho que o "bicho pega"... a pessoa vai ter que se sujeitar a vários desafios, pois se está desempregado aqui no Brasil, acredito que não levará muito dinheiro consigo... ou se ela vende algum bem de muito valor... (aqui onde eu moro, conheci uma pessoa que vendeu, carro, casa e partiu que nem um louco pra Espanha, chegando no aeroporto, já foi barrado e deportado, ele me disse que havia se enrolado com o pessoal da imigração, foi em 2003 se não me engano).

Como eu escrevi no final do meu post anterior, leve uma boa grana, mas sem vender nada aqui no Brasil, assim tu não gostando da Europa, retorna e volta a seguir sua vida normalmente na sua cidade...

 

Eu ainda acho que os locais certos de fazer dinheiro continua sendo:

EUA - a taxa de desemprego nos States chega a 4% se nao me engano, com uma população de mais de 210 milhões).

Japão - apesar de ser outra cultura, sendo descendente de japonês ou não... ainda se faz muita grana por lá.

Canadá - considerados um dos paises com melhor qualidade de vida do mundo, a língua sendo o inglês e tal... deve valer a pena.

Austrália - este último provavelmente organizará a Copa do Mundo de 2014, assim precisará de muito mão-de-obra qualificada ou não.

 

Já na Europa, vou tentar colocar aqui algumas news sobre o mercado de trabalho, que me lembre, na Alemanha a taxa de desemprego gira em torno de 20%, no leste é maior.

Itália/Portugal - 9%, França 11%.

Até mais.

 

 

a população dos EUA ja chegou a 300.000.000 e 4% disto fora os ilegais que em geral não aparecem nesta lista é muita gente...

 

Sobre vender o pouco que tem é um risco. Tem gente que se ja bem mas muitos não e pelo que estou vendo de Europa ultimamente o que mais tem aparecido é Brasileiros liderando todas as listas de retorno voluntarios da Europa para o Brasil.

 

Agora vamos ser franco uma pessoa desempregada no Brasil e ainda tem um automovel e sustenta pois aja gasto em um automovel tambem poderia aplicar melhor a grana aqui...

 

eu por exemplo não tenho um Auto e não tenho intensão de comprar. Ai é questão de prioridades...

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Nossa, 20% de desemprego na Alemanha??? A coisa aqui tá preta mas nem tanto. Há 5 milhöes de desempregados numa populacäo de 82 milhöes.

Mas aqui só com bom alemäo e passaporte europeu se consegue emprego e olhe lá.

 

20% é demais...pelo que vi tava 11% e tinha caido. Mas o maior problema é a idade media das pessoas....

Link para o comentário
  • Membros de Honra

"Poxa... uma das melhores discussões sobre este assunto que já vi aqui no mochileiros."

Que nada, a melhor discussão que já tivemos sobre isso foi 2 anos atrás num tópico questionando o termo "sub emprego", rendeu páginas e páginas de discussão sobre custo de vida na europa, preconceito social etc! Infelizmente o tópico já foi deletado.

 

Realmente concordo que aquele topico era muito bom. E quem deletou não leu o topico ou não tinha conhecimento do assunto.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...