Ir para conteúdo

Paris, Vale do Loire e Mont St-Michael


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi, gente eu estou montando um roteiro de 9 dias pela França e eu queria umas dicas de quem ja foi, sobre a logistica e as cidades a serem visitadas.

Eu chego em Paris dia 11/10 a noite e volto dia 20/10 a noite, então a principio o roteiro ta assim:

 

12/10- Paris

13/10- Paris

14/10- Paris

15/10- Paris

16/10-Tours (viajo de manhã pra Tours)

17/10-Tours (bate e volta a Amboise)

18/10- Blois

19/10- St Michael

20/10- Versalhes

 

Eu queria umas dicas a principio sobre o Mont St-Michael, por que eu queria ir de manhã, passar o dia e voltar a noite, ou então voltar no outro dia bem cedo, mas não estou achando muitas opções de transporte de manhã, alguem ja foi e sabe me dizer se isso é possivel? E qual a melhor opção de transporte, por que os que eu vi estavam meio caros, e queria saber se 1 dia por lá vale tanto a pena assim, por que vai sair um pouco do orçamento, mas pelo que eu vi é super interessante.

 

E também queria umas dicas sobre o Vale do Loir, porque ainda estou em duvida sobre quais cidades ver, escolhi essas tres, mas também gostei do que li sobre Chenonceau e Chambord, qual vocês acham que vale mais a pena?

 

Muito obrigada! Abraçoss

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu fiz o Vale do Loire de transporte público. Concordo que de carro é bem melhor. Os horários dos trens são restritos e alguns castelos você só chega de transporte público na alta temporada (julho e agosto). Sem falar que é uma região linda, que você sente vontade de ter a liberdade de explorar sem compromisso com nada.

 

Se fizer de carro, recomendo a hospedagem em Amboise. Não só é mais central em relação aos castelos, como é anos-luz mais bonita que Tours. Veja fotos no meu blog, foi um dos lugares que mais gostei de conhecer, apesar de não ter quase nada lá - um rio e uma cidade pequena. Mas é foto atrás de foto com cara de cartão postal, além de ser um lugar bem calmo e romântico.

 

Chenonceau como cidade não tem nada, é um ovo. As pessoas vão até lá por causa do castelo, que na minha opinião vale a pena visitar. Chambord fica no meio do nada e é mais um dos principais castelos. Acrescento à lista Villandry e seus jardins (bem bonitos, mas que no verão é que devem ser espetaculares) e Cheverny. De carro, dá para passar em todos, embora eu recomende entrar em só um deles - o interior é tudo meio parecido. Mas vale a pena visitar ao menos por fora.

 

De transporte público, os únicos castelos decentemente acessíveis são os de Amboise, Clos-Lucé, Blois e Chenonceau (nem tão fácil assim, leia meu blog para entender). Outra opção é excursão. Recomendo apenas para quem tem muito pouco tempo, não pode alugar carro e quer chegar a castelos inacessíveis. Foi o nosso caso. Mas em retrospectiva, se continuasse decidido a não alugar carro, teria ido apenas a Chenonceau e exploraria apenas as cidades.

 

Já quanto ao Mont Saint Michel, o problema é a logística para chegar até lá. Eu acho um dia muito pouco, considerando os deslocamentos. Tanto de transporte público, por envolver bilhões de conexões, quanto de carro, pois a distância não é irrisória. Eu deixei para outra ocasião, para quando for conhecer também Saint Malo e o resto da Normandia. Sou da filosofia de fazer as coisas direito, para não precisar voltar tão cedo e poder concentrar minhas atenções em outros lugares nas próximas viagens. Isso economiza muito tempo e dinheiro no curto, médio e principalmente longo prazo.

 

Por fim, outro ponto interessante do MSM, ao menos pra mim, é a mudança das marés. Pesquise no Google e veja se no dia que você vai haverá o fenômeno. Pois acho que 50 % do charme do lugar é justamente essa transformação, única no mundo. Na época que viajei eu acabei desistindo de ir pra lá justamente porque o fenômeno não ia acontecer.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Obrigada pelas dicas, realmente estão me ajudando a me organizar melhor.

 

Eu retirei o Monte Saint-Michael do roteiro, ia ficar muito complicado ir e voltar no mesmo dia. Agora estou pensando em acrescentar esse dia a mais em Paris ou no Vale do Loire.

Não vai ser possível fazer o roteiro de carro, mesmo sabendo que ia facilitar bastante. Sera que é possível visitar Chamboard e Chenonceau no mesmo dia de transporte publico ou é melhor deixar e conhecer 1 só? Por enquanto o roteiro ficou assim:

12- Paris

13- Paris

14- Paris

15- Paris

16- Paris ou Chamboard

17- Tours

18- Blois

19- Amboise ou Chenonceau

20- Versailles

 

PS: Marcos, estou lendo seu blog, muito divertido estou gostando bastante.

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Chambord não é possível fazer de transporte público em outubro. Chenonceau dá, mas você tem que conferir se há trens todos os dias, isso eu não me lembro. Veja em sncf.com , a partir de Tours. Se não alugar carro, é melhor se hospedar em Tours mesmo, pois lá é o hub dos trens da região, além de ser o ponto de onde saem as excursões.

 

Se quiser ainda assim ir a Chambord, sem dúvida alguma a melhor opção é excursão. Confira em http://www.tours-tourisme.fr/excursions_en.php?id=14

 

Dificilmente você conseguirá fazer algo além de Chenonceau em um dia, pois você estará consideravelmente limitada pelo transporte público. Por isso nesse caso particular as excursões são vantajosas. Eu fiz uma e olha que fujo de excursões como o diabo foge da cruz. Os preços são bem justos.

 

No dia que reservou para Tours, recomendo ir a Amboise. É bem pertinho, bonita como falei e o castelo de lá é o mais fácil de conhecer na região, já que fica dentro da cidade, a 1 km da estação de trem.

 

Que bom que o blog está sendo útil. Não deixe de ler sobre o Vale do Loire, tem tudo lá para te orientar.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Muito obrigada, pelas dicas! haha

 

(Já voltei a alguns dias, ja devia ter escrito :))

Marcos, suas dicas ajudaram bastante, fiz uma viagem excelente. Realmente, quem vai de carro consegue ver mais de um castelo por dia, eu não cheguei a ir a Blois, fui a Chennonceau e a Amboise, há ônibus a partir de Tours para os 2, que sai muito mais barato que o trem.

Chambord era possivel ir de trem, mesmo em outubro, porém seria necessário mais um dia, pena que não tive esse tempo, mas visitar o Vale do Loire valeu muitooo a pena, aquilo é lindo demais, rsrs

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Que bom que foram úteis. Eu fui aos dois de trem e foi baratinho, mas é bom saber que há boas alternativas de ônibus. Chambord que eu saiba não dá para ir de trem. Se você olhar no mapa, verá que a estação mais próxima fica a uns 10 km de lá. Eu cheguei a pensar na época em ir de bike a partir de Amboise, mas minha esposa torceu o nariz, hehe.

 

Realmente, o Vale do Loire é muito bonito. Que bom que aproveitou !

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...