Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro: Itália / França / Alemanha (20 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, boa noite a todos.

 

Eu e minha namorada estamos planejando uma viagem para a segunda quinzena de janeiro/2013. É nossa primeira viagem para a Europa. Queremos conhecer outras regiões além de pontos turísticos. Queremos curtir paisagens, gastronomia local, vilarejos.. Os países de destinos são Itália, França e Alemanha. Como lemos algumas dicas, estamos escolhendo algumas bases para não ficar muito no pinga-pinga.

 

Itália

Escolhemos Florença como base, onde pretendemos ficar 4-5 dias. Em seguida, vamos para Veneza, onde ficaremos por dois dias (apenas uma noite).

- Dúvida 1: pretendemos alugar um carro para explorar as regiões vizinhas (Pisa, Lucca..). Há muita neve nesta época? Há alguma dificuldade em dirigir pelas rodovias locais?

- Dúvida 2: qual o melhor meio de transporte entre Florença e Veneza? Estamos pensando em ir de carro, visto que são 250Km. Podemos até fazer um pit stop em Bologna.

 

França

A ideia é passar 7 dias na França, sendo 3 dias em Paris e 4 dias em alguma outra região.

Para a "outra região", a princípio havíamos pensado em fazer uma "base" em uma cidade da região de "Provence-Alpes-Côte d'Azur". Mas, como será inverno, estamos pensando em ir para os alpes franceses (Annecy, Chamonix..).

- Dúvida 3: qual o melhor meio de transporte entre Veneza e Annecy?

- Dúvida 4: Há alguma outra região que possa ser mais interessante no inverno ao invés dos Alpes?

 

Alemanha

Ainda não sabemos em que cidades vamos ficar na Alemanha. Estamos escolhendo uma base e aceitamos sugestões. Munique, Frankfurt, Berlin? :)

 

Outras dúvidas

- Dúvida 5: precisamos de algum cuidado especial para alugar carros? Quais as dicas? Sabemos que precisamos da CNH internacional, que precisamos de carro adequado em caso de muita neve etc.

- Dúvida 6: já lemos várias coisas sobre cartão de crédito, travel money, etc. Qual seria o mais vantajoso? Com cartão internacional do Banco do Brasil conseguimos fazer saques na Europa?

- Dúvida 7: estamos pensando em levar pouca bagagem, pois imaginamos que precisaremos de calçados e roupas adequadas com o clima de lá. Faz sentido, né? Alguma dica nesse sentido? Na Itália (Florença) conseguimos roupas com preços bons?

 

Ficaremos felizes com todas as contribuições.

Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem-vindo ao fórum.

 

Itália, França e Alemanha são grandes demais. É possível fazer os 3 países cortando muita coisa, mas acho que fica uma viagem melhor e mais barata se você reduzir a dois ou até mesmo um país. 20 dias é pouca coisa, especialmente no inverno, quando os dias são muito curtos. Isso dá uma média de menos de 7 dias por país, fora os deslocamentos de carro e os de chegada e saída da Europa.

 

Você não sabe o que ver na Alemanha, mas disse querer ver paisagens e vilarejos. Definitivamente não é Munique, Frankfurt ou Berlim que preenchem esses requisitos. Eu poderia te indicar algumas opções, mas acho que isso só vai confundir a sua cabeça. Me avise se ainda assim quiser incluir a Alemanha no roteiro.

 

A ideia de ficar de 4 a 5 dias em Florença é boa, por ser bem central. Mas de carro dá até para escolher outra base, que tenha mais cara de vilarejo. Não sei informar sobre a neve.

 

Você pode fazer facilmente Florença e Veneza de trem. Um carro também é viável. Lembre-se que uma parada em Bolonha significa menos tempo nos demais lugares. Muita gente aqui no fórum faz uma visita "express" até Veneza, o que pessoalmente acho um enorme desperdício. Não é um lugar com inúmeros pontos turísticos (na verdade, é, mas não muitos são badalados). Mas é um lugar com charme, que se feito acompanhado dá vontade de explorar com calma. Pesquise para saber o que você acha.

 

Há outras opções no norte da Itália. Outra opção é a riviera italiana, já que você viria do sul da França até Florença. São apenas opções, mas lembre-se que não dá para colocar tudo no roteiro em 20 dias.

 

3 dias em Paris é muito pouco. Não atribua aleatoriamente um número de dias, pesquise o que você quer ver e separe um tempo para caminhar pela cidade. Pessoalmente, eu deixaria Paris de fora dessa viagem, pois você vai atravessar a França de sul a norte, para depois descer tudo para a Itália. E ainda quer incluir a Alemanha no roteiro. Acho muito inviável, ainda mais considerando que Paris precisa de mais tempo.

 

Entre Veneza e Annecy acredito que haja trem, nem que seja com conexões. Quanto à região interessante, isso é subjetivo. Pessoalmente, acredito que os alpes sejam uma boa por ser um lugar especializado em atividades de neve, como esqui.

 

Existem cuidados especiais para alugar carros e você precisa ler o tópico específico sobre isso, na seção de rotas e meios de transporte. europa-rotas-e-meios-de-transporte-f350.html

 

A pergunta sobre cartão, etc, qual é mais vantajoso, também é recorrente. Leia o tópico específico. custos-e-planejamento-financeiro-de-viagem-f466.html

 

Eu levaria as roupas. Você até pode comprar lá, mas saiba que compras comprometem tempo precioso de viagem. Além do mais, você já vai sentir frio assim que sair do aeroporto. Já ouvi falar que janeiro é época de liquidações na Europa, mas saiba que é apenas algo que "ouvi falar".

 

Por fim, recomendo a leitura dos guias indicados acima do título do tópico, para entender melhor o funcionamento do fórum.

Link para o comentário
  • Membros

Vou dar meu pitaco sobre a França : Realmente 3 dias em Paris é pouca coisa, sendo que o ideal seria reservar um dia apenas para Versalhes.

 

Na Provence há muitos vilarejos charmosos como vc quer, mas no inverno os vilarejos meio que perdem o charme, uma boa opção seria aproveitar o inverno e ir numa estação de esqui como sugeriu o Marcos, tem também estações de esqui na região dos Pirineus mas como vc pretende ir para Itália as estações dos Alpes são mais próximas. Caso você vá em fevereiro, muitas vezes tem descontos em chalés, já que muitos franceses esquiam nas férias de Natal, e em fevereiro a temporada de esqui já está quase acabando.

Outra opção seria tirar Paris e incluir a Suiça no seu roteiro, aliás Annecy e Chamonix ficam quase colados na Suiça, dá para visitar algumas cidades como Lausanne, Montreux...

Link para o comentário
  • Membros

Bom vamos lá

 

Eu fiz no início de fev de 2010 algo parecido

 

Sai de Thiene, Innsbruck e dei uma volta na suíca (bern, e outras q n lembro o nome) e ainda dei uma passada em Chamonix (foto do avatar)

 

tudo de carro e em 3 dias heheehhe

 

vale muito a penas, em 3 dias tirei muitas fotos e conheci muitos lugares, como não tenho dinheiro para ficar viajando todo ano, tenho que aproveitar o tempo e o conhecer o maior número de lugares...

 

muito melhor ir de carro do que de trem, liberdade de horários, tranquilidade de saídas e paradas estratégicas em lugares bonitos e novos no caminho

 

Qd eu fui fez frio e nevou, porém as estradas na maioria estão preparadas (sal) para neve, é claro a não ser que alguma nevasca caia em algum lugar

 

Velocidade normal nas rodovias era 160km/h sem problemas de congestionamento, se via que a estrada estava congelada mantinha os 100km e viajava tranquilo

 

o único lugar que tu vai pegar um pouco a mais de neve pode ser a região de chamonix, mas é imperdível

 

Fui parado e mostrei minha carteira internacional, o policia falou alguma coisa que eu não faço nem idéia, eu só concordei, e me liberaram

 

vou te dar uma dica de roteiro (aproveitando esses lugares q tu quer ir)

 

Desce na França, lá tu tem que ficar uns 5 dias, não tem saída.

 

Pega um trem ou um low cost para alguma área central da it, pode ser florença ou milão mesmo (aluguéis de carros mais baratos na faixa de 30 EUROS)

 

Em 10 - 15 tu consegue fazer um baita giro saindo da italia, passando pela austria, alemanha, suiça e ainda dá uma passadinha em chamonix se tu quer conhecer.

 

Larga teu carro, pega um low cost pra veneza e vai embora o aeroporto de lá !

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

 

Lemos todas as dicas que vocês passaram, vou responder a cada um em breve (talvez perguntar mais alguma coisa). Estamos pensando em mudar nosso roteiro, pois um casal de amigos alemães sugeriu que deixássemos para visitar a Alemanha em uma época mais quente.

 

As dicas estão sendo muito úteis, pois estávamos perdidos num "mar" de informações.

 

Abraço e bom dia a todos.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...