Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Ola amigos Mochileiros,

Por Favor, alguém pode me informar como faço pra saber se sendo neto de Portugueses ja falecidos posso tentar a dupla cidadania,meu pai infelizmente também ja faleceu,estou perdido,pois tenho convite pra visitar o País em janeiro,mas não sei como proceder,nem mesmo o que devo pagar,se faço isto numa agência,se existe alguma lei que possa me ajudar, qto devo levar de dinheiro(pois soube que tem um mínimo em dólar pra ter de 2000),etc....Agradeço mto as informações .

Grato desde ja.

Carlos Braga (até meu sobrenome é Portugues...rs)

• Respostas 110
  • Visualizações 68k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá pessoal...

quando tirei (eu e meus irmãos) a cidadania portuguesa, foi uma novela. Mas, no final deu tudo certo.

O processo demorou mais de 1 ano, isso pq sou FILHA de português.

Fiz tudo através do consulado de Santos (pois moro aqui).

Muita coisa da documentação (averbações, certidões etc) foi pedida pela internet ao Cartórios de PT, e não tivemos problema. Os documentos chegavam logo (no máximo 1 mês de espera). O que demorou mais foi a buroracia no Consulado.

Postado
  • Membros

É, Lu...

O problema mesmo é a burocracia. Tem coisas que se agenda pra se fazer 3 meses depois!! Aí esse prazo que eles dão não tem como não estourar...

Eu tenho família em Portugal, então já pedia pra eles tudo com antecedência e fluíam mais rápido os processos e os agendamentos.

Roberto,

Uma coisa que esqueci: minha avó e meu pai estavam com os nomes errados. Cada lugar constava de um jeito. Preenchi os formulários com uma dessas versões dos nomes deles e deu certo, veio a documentação com os nomes corretos. Não me estressei em consertar nada...

Abs

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Com respeito e carinho à todos os Mochileiros Amigos,

Agradeço muito à simpatia e, a acolhida prestada à mim, neste tópico e, às pessoas que realmente, se colocam à disposição para me ajudarem.

Gostaria apenas de um esclarescimento dos amigos, em especial ao leocaetano, é necessário que as certidões, enfim, os documentos apresentados precisam de algum tipo de reconhecimento do consulado ? algum carimbo, algum tipo de registro ?

Leocaetano, você obteve sua cidadania aqui no BRasil ou, foi em Portugal ? neste caso, o que você acha de se buscar e se pedir a cidadania lá mesmo em Portugal ?

Peço desculpas aos amigos pela ausência mas, meu trabalho é do tipo de escala ou seja, faço plantão de 12 horas às vezes 24 horas, e desta forma, chego acabado e, sem ânimo muitas vezes pra escrever aqui ao s grandes amigos.

Desde já muita paz à todos os amigos e, se precisarem de algo, basta mandar uma mensagem e, naquilo o que puder, me coloco desde já à disposição de vocês.

Até breve, Roberto !

Postado
  • Membros

Alguém sabe me dizer quanto tempo, em média, leva-se p/ obter o BI Português? Meu processo de naturalização foi deferido em Agosto deste ano e dei entrada em meu BI em Setembro, aqui, no RJ.

O consulado realmente manda o BI p/ a residência do requerente?

Obrigado a quem puder ajudar.

Leo

Postado
  • Membros

Xará, eles mandam pra residência sim. O prazo é de 60 dias úteis.

Abs

Postado
  • Membros

Boa Tarde Leo,

O consulado no RJ, primeiramente, me disse que levaria entre 30 a 45 dias úteis. Nesta última semana eles (consulado RJ) me disseram que o prazo é de 60 a 90 dias úteis. Liguei tb pra Portugal e me passaram que meu BI já saiu de lá há mais de 15 dias.

Tô meio preocupado, pois já acertei quase tudo pra viajar dentro de 60 dias úteis (coloquei o prazo máximo que o consulado me passou, primeiramente + 15 dias úteis como segurança) após o pedido do BI.

Vi aqui na página que vc tinha escrito que recebeu a cidadania por volta da Agosto, não foi? Vc já recebeu seu BI? Levou esse tempo todo mesmo?

Obrigado pela resposta anterior e agradeço se puder dar mais informações.

Grande abraço,

Léo

Postado
  • Membros

Leo,

Meu BI só pedi em setembro, só deve chegar em dezembro mesmo, mas meu pai pediu antes e o dele chegou com cinquenta e alguma coisa de dias úteis... Acho que deve chegar no prazo sim, ainda mais que já saiu de lá.

Abs

Postado
  • Membros

É, eu tb pedi o meu em Setembro. Estamos na mesma situação.

Valeu pela informação, xará.

Abs,

Léo

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Só pra compartilhar com a galera que estava cabreira do bilhete de identidade chegar no prazo - o meu chegou hoje!! Ou seja, com mais ou menos uma semana antes da data limite.

Abs!

Postado
  • Membros

É, o meu BI chegou no dia 20 de Novembro e o passaporte tb saiu rápido. Como eu pedi com urgência, ele chegou em três dias úteis.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.