Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia - Coração aberto e pé na estrada ! Sozinha, 30 dias - out e nov 2012

Postado
  • Membros

Meus planos começaram em março de 2012, li muitos relatos no mochileiros, aprendi e me diverti muito com eles. Fiz planos, mudei de última hora e no meio da viagem mudei mais ainda... mas me ajudaram muito me dando suporte com informações e previsões de custos, no fim deu tudo certo.

No inicio eu iria acompanhada com um amigo, este desistiu, pensei em ir sozinha, apareceu outro amigo que também desistiu, assim viajei comigo, sem combinar de encontrar ninguém e sem saber falar espanhol, muito menos, o inglês. Aos meus amigos e familiares preocupados com essa situação, pedia que rezassem para que eu encontrasse muitas pessoas boas pelo caminho. E assim foi.

Durante um mês, entre outubro e novembro de 2012, percorri a Bolívia conhecendo lugares incríveis e tendo uma experiência maravilhosa.

Meus planos incluíam o Peru e a famosa Machu Picchu, porém, deixei-os para uma breve oportunidade e me limitei na Bolívia percorrendo sem pressa, e digo, um mês foi pouco, deixei lugares incríveis sem conhecer, mas trouxe muitas experiências de todos que fiquei.

Nesse relato espero poder contribuir de alguma forma, mas cada viagem é uma viagem, cada pessoa é uma pessoa, o que pode ser bom para um pode ser ruim para outro, relato é relato, vivência é vivência. Todo meu incentivo para que conheçam essa terra maravilhosa, coração aberto e pé na estrada!

CUSTOS

R$ 2.700,00 – sem choro, divididos em mochilas e cartão Cash Passport da Mastercard.

* No final de cada dia colocarei os custos, tem alguns dias que tem falhas :roll: mas dá para ter uma base ::otemo::.

19 de outubro de 2012 – Saída de São Paulo com destino a Puerto Quijarro - BO

Saí de São Paulo às 16h, no famoso ônibus andorinha, com destino a Puerto Quijarro, divisa Brasil / Bolivia. Decidi ir de ônibus por vários motivos, não ter que comprar ida e volta, deixar para ultima hora e estar cara a passagem de avião, entre outros, enfim, estava preparada para encarar as 22h de viagem e bater meu recorde horas / ônibus.

A viagem foi uma experiência bem interessante, só havia bolivianos, dois ingleses e eu brasileira. Era o meu primeiro contato com a realidade Boliviana e eu ainda nem havia saído do Brasil. Conversei com muita gente, entendendo um pouco sobre a situação deles no Brasil e sobre a política boliviana. Ainda fui treinando meu péssimo portunhol e aprendendo algumas palavras, a maioria era ao menos familiarizada com o português.

CUSTOS

R$ 270,00 - Passagem de ônibus – Viação Andorinha – Barra Funda / SP x Divisa BR / BO

R$ ? - Águas durante a viagem, valores Rodoserv Brasil, comprei muitas guloseimas para a viagem antes da partida.

20 de outubro de 2012 – Puerto Quijarro

Chegamos em Quijarro quase 15h, o ônibus atravessou a fronteira, que já estava fechada* e parou na frente da viação andorinha de Quijarro, calor de 40°C, poeira faroeste e a maior muvuca, a galera gritando táxi e câmbio, interessante.

Troquei um pouco de dinheiro que tinha separado, só para segurar até outro dia. Nisso, os ingleses do ônibus apareceram, mais perdidos que eu e fomos obrigados pelas circunstancias a nos comunicar, foi ótimo, pois nos ajudamos, fomos para a pousada (que tinha uma indicação perto da estação de trem), rachamos o táxi, a hospedagem e muitas risadas. Fazia uns 40°C, e tomamos nossas primeiras cervejas bolivianas, muito boas por sinal e entendemos na mesa do boteco que a gente, sem falar a mesma língua, nos entendíamos e seguiríamos juntos até Santa Cruz de La Sierra, onde eles parariam e eu seguiria para Sucre.

* Quem for de ônibus ou avião até Corumbá, atentar-se para os horários da fronteira, fins de semana e feriados, e diferenças no fuso horário das fronteiras. É necessário dar saída na fronteira do Brasil para depois dar entrada na Bolívia.

CUSTOS

Bs. 06 – Táxi divido por três 20 bs no total (fronteira x ao alojamento na frente da estação ferroviária).

Bs. 50 – Alimentação

Bs. 50 – Alojiamento Cochabamba (Quarto compartilhado para 3 pessoas, simples, em frente a estação ferroviária, ficamos sem pensar muito só por que era perto da estação)

21 de outubro de 2012 – Puerto Quijarro

Logo cedo fomos para a fronteira, legalizamos nossa saída do Brasil e entrada na Bolívia (nesta recebemos um comprovante de entrada que grampeei no passaporte de tanto que falaram que não podia perder).

Depois fomos caminhando até a estação, é meio longe e estava muito calor, mas valeu a pena, paramos em botecos, lojinhas, restaurantes, tudo muito diferente da nossa realidade. Meu celular tim, pegava perfeitamente lá e entendendo que eu estava no Brasil, liguei para várias pessoas a 25 centavos a ligação.

Compramos nossa passagem* para o famoso trem que liga Quijarro a Santa Cruz, sairia as 16h, categoria super pulmam, mesmo sabendo que essa categoria está longe de trem da morte, sendo relativamente confortável. O legal é que é diferente de ônibus, tem um restaurante que não tem muitas opções mas já dá para sair esticar as pernas e tomar alguma coisa, pode fumar entre um vagão e outro, conheci umas pessoas no saculejo entre vagões, divertido. Me pareceu muito seguro, tem policiais que circulam e diversos funcionários.

* Só se vende passagens no dia. Com a estrada que liga Quijarro x Santa Cruz pavimentada, aumentou a quantidade e a qualidade dos ônibus (mais baratos que o trem), fazendo com que muitas pessoas façam esse trecho de ônibus. Vi a empresa vendendo passagens até o horário de saída do trem, parece que tem sido assim.

CUSTOS

Bs. 127,00 – Passagem para o trem Quijarro x Santa Cruz – Expresso Oriental – Categoria Super Pulman

Bs. 10,00 – Porta bagagem do trem (as malas que não cabem junto de você tem que “despachar” essa é a taxa disso, depois vi que cabia minha mala caberia sim e que nem precisaria pagar isso)

Bs. 10,00 – Gatorade

Bs. 20,00 – Almoço

Editado por Visitante

• Respostas 77
  • Visualizações 18.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pelo relato,

qual foi o custo total da viagem ?

pois estarei indo agora em janeiro bolivia\chile\peru

Oi Alemão, obrigada.

O custo foi de R$ 2.700, nada mais nada menos.

Com tudo, transporte, alimentação, hospedagem, lembrancinhas rs rs , mas fiquei só na Bolívia, creio que indo ao Peru e principalmente ao Chile, sai um pouco mais se quiser ficar tranquilo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Cheguei em Quijarro, onde tudo começou, e peguei um táxi com dois brasileiros que conheci, uma senhora e um rapaz, fomos até próximo a fronteira, eles foram tentar ir embora dali e eu fui procurar um lugar para ficar, pois pegaria o ônibus no dia seguinte.

Ao lado da viação andorinha, encontrei um hotel ótimo, verdade, um hotel ótimo em Quijarro, chama-se Vini, é de brasileiros. Ali era um bom lugar para eu repousar para enfrentar minhas próximas 22h de viagem.

Me alojei e fui para a fronteira, a da Bolívia foi rápida, mas a do Brasil... juro, umas duas horas fácil. Dei saída da Bolívia e entrada no Brasil no dia anterior para evitar que uma fila dessas me fizesse perder o ônibus. A melhor coisa que fiz, realmente não daria tempo.

Depois, fui a andorinha trocar minha passagem, que minha irmã já havia comprado pela internet. O ônibus na ida me deixou na andorinha em Quijarro, pensei que ele sairia na volta do mesmo lugar. Fui informada que ele só atravessa se estiver no horário, se atrasar não. Se ele atravessasse eu poderia pegar uma “carona” com ele até Corumbá (e me livrar do táxi roubo que atravessa a fronteira). Ou seja, teria que chegar cedo e esperar! rs

Almocei em um restaurante dentro do Hotel, muito bom! De brasileiros também. Já comecei a sentir o cheiro da minha terra! Descansei maravilhosamente.

CUSTOS

Bs. 15 – Misto quente e café no trem

Bs. 05 – Táxi da estação de trem a fronteira

Bs. 80 – Diária no Hotel Vini (Av. Bolivar, perto da fronteira ao lado da viação andorinha e na frente do posto militar) quarto privativo com banheiro privativo, valeu muito a pena.

Bs. 30 – Almoço – A parmegiana hummm (Restaurante e pizzaria Crock – no mesmo prédio do hotel Vini).

Bs. 25 – Lanche e coca cola

Bs. 15 – Café da manhã já com pão e leite de verdade

Bs. 127 – Passagem de trem (Ferrovia oriental – Super pulman) Esqueci de colocar na ultima postagem.

Postado
  • Autor
  • Membros

Acordei cedo e fui para a viação andorinha, lá me disseram que haviam falado com o motorista e era para eu ficar tranquila que o ônibus estava chegando. Fiquei muito feliz!

Entrei no ônibus e aconteceu minha primeira batida policial do retorno, na saída da Bolívia, essa não foi complicada, apenas pediram documentos e fizeram perguntas.

Cheguei em Corumbá e tive que ficar esperando um bom tempo na rodoviária até o ônibus chegar. Saímos de lá 11h30 do horário do Brasil.

Se a ida para a Bolívia de ônibus foi uma experiência e tanto, a volta... nem se fale... Com 01h30 de viagem já deu para sentir que pararíamos bastante, posto da polícia federal: - Quem tem mala com cadeado lá embaixo? Desce abrir... Toca eu descer... abre mala e fecha mala.

A policial gritava: - Vocês estão carregando batata, cereais? Sabia que não pode carregar cereal nenhum? Vou deixar passar, mas vão pegar rapidinho. – Ela falava como se os bolivianos estivessem entendendo alguma coisa... – Meia hora depois fomos liberados. Nessa conversei com o motorista que me disse que no dia anterior tinham pegado quilos de droga nessa mesma linha, o que é normal na rota... Fiquei bem atenta aos meus pertences, mesmo o ambiente não parecendo ameaçador, por que dizem que é comum ficarem com medo e jogarem coisas em malas alheias e nos vãos entre os bancos, sempre que saia checava isso também.

Só sei que li um livro inteiro de dia para conseguir dormir a noite. A noite caiu e começou um chulé no ônibus... tinha que ter alguma coisa na volta né? Afinal, ainda não tinha acontecido e eu havia esperado por isso... rs rs rs. Foi cruel o cheiro que permaneceu até minha chegada na Barra Funda, mas estava contente que estava próxima de chegar em casa, viva e feliz, que me esforcei para acostumar com o mau cheiro.

A noite foi conturbada, foram 04 batidas policiais. O ônibus parava, acendia a luz e eles entravam: - Documento e passagem. – Iam um por um: - De onde esta vindo? Para onde vai? O que está levando? Posso ver?

E nisso tinha boliviano que não entendia nada e eles achavam que o cara estava se fazendo de besta, procuravam e procuravam coisas. Teve uma moça que eu fiquei com dó, ela estava dormindo, acordou tonta e mostrou os documentos, a fizeram levantar, chacoalharam os cobertores, as blusas, tudo... Em uma das batidas, a da polícia militar na entrada do estado de São Paulo, o policial abriu minha mochila com os presentes embalados um a um. Eu falei para ele que eram coisas que quebravam, por isso havia embalado. Pediu para que eu abrisse um, olhou com cara de ué e me perguntou o que era (pensei que ele ia quebrar para ver se tinha algo dentro... rs a cara dele...) respondi que era a pachamama, ele perguntou dos outros, disse que era cruz andina, toten de tiwuanaku, cinzeiros... que se ele quisesse eu abriria, ele desencanou e mandou eu fechar a bolsa. Estava livre novamente de abrir um por um. Depois dessa batida, altas da madrugada, dormi um pouco.

Postado
  • Autor
  • Membros

Cheguei em São Paulo às 11h30, duas horas de atraso devido as paradas.

Foi maravilhoso chegar em casa da mesma forma que foi viajar.

Aprendi demais com essa viagem principalmente com o povo boliviano, povo de luta. Adorei ver as manifestações estampadas nos muros e como muitos são ativos politicamente, saem às ruas e reclamam seus direitos. Vi muitas associações e centros culturais e lá não existe metade das leis de incentivo que tem no Brasil.

Desculpem meu português, mas amei a Bolívia e voltei amando mais ainda o Brasil que eu já amava.

Vi paisagens diferentes de todas que já observei, conheci mais sobre a cultura Tiwuanaku e Inca, sobre a história da Bolívia e seus povos Aymará, Quechua e Guarani. Vi as marcas da colonização e como apesar de diferentes, assemelham as nossas.

Aprendi, vi e vivi.

Gracias Bolívia !

Obrigada mochileiros que me ajudaram e me motivaram com seus relatos, com suas dicas e experiências.

Postado
  • Membros

Parabéns Gabrielaa, curti mtoo seu relatoo =]

tb fui agr em outubro mas ainda n posteei nd...pelo visto vc curtiuu beem

eu volto ano q vem se td der certo ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros
ótimo relato! parabéns! :D

Obrigada Rafaela. Feliz que gostou. Abraço e boa viagem

Parabéns Gabrielaa, curti mtoo seu relatoo =]

tb fui agr em outubro mas ainda n posteei nd...pelo visto vc curtiuu beem

eu volto ano q vem se td der certo ::otemo::

Valeu Thaaahh. Muito bom a Bolívia né? To querendo voltar ano que vem também, mas para seguir até o Peru agora. ::otemo::

Abraço

Postado
  • Membros

Hei Gaby,

Hoje eu postei a atualização do meu roteiro, fiz em planilha excel usando a base de alguma planilha que haviam postado por aqui que eu achei super organizadinha, mas pensava, pensava e não conseguia lembrar de que era, até pq precisava pedir direito de uso né...

Bem, perdão por esqueçer que era a tua planilha, mas quando baixei essa que vc postou ai em cima e abrir eu de cara matei minha dúvida.

Dei uma mexida boa nela pra ficar com as minhas opções de roteiro, então dá uma olhada nela.

Afinal, pq vc não foi pra vila tunari???? temos tão pouca informação de lá que fiquei esperançoso de saber mais quando seu relato viesse....

bom, ...abraços, perdão pelo esquecimento da sua autoria e vamos nos falando....

LeoTaco

Postado
  • Autor
  • Membros
Hoje eu postei a atualização do meu roteiro, fiz em planilha excel usando a base de alguma planilha que haviam postado por aqui que eu achei super organizadinha, mas pensava, pensava e não conseguia lembrar de que era, até pq precisava pedir direito de uso né... Bem, perdão por esqueçer que era a tua planilha, mas quando baixei essa que vc postou ai em cima e abrir eu de cara matei minha dúvida.

LeoTaco

Imagina Léo ! sem problemas e direito de uso eu dei assim que postei aqui no mochileiros :wink: É para usar mesmo ! fico feliz que ela foi útil :)

Olhei ela agora e acho que tá bem bacana e organizada, mas cuidado com as curtas previsões de tempo em algumas cidades, é bem fácil prever de ficar um dia e quando chega descobre que a cidade merecia 3 e as que prevê 3 merecia 7, é ruim porque sai sentindo que não conheceu nada... as vezes compensa ir a menos lugares e conhece-los melhor.

Quanto a Puerto Quijarro, vi que se precisar dormir tem como primeira opção o hotel tamengo, era a minha primeira opção também, quando cheguei lá perguntei para Deus e o mundo onde ficava esse hotel... ninguém sabia... nem taxistas, nada. Muito estranho e o mistério não foi resolvido, na volta, já hospedada, perguntei novamente para algumas pessoas, fiquei com a pulga atras da orelha e nada! Portanto... se encontrar me fale por que fiquei até curiosa, mas senão tem a ótima opção do Hotel Vini, do ladinho da viação andorinha.

Tem também a velha questão das compras de passagem de trem antecipadas que me matei aqui no mochileiros tentando descobrir como era... Eles NÃO vendem antecipado, só no dia mesmo, abre as 8h da manhã e não tem grandes concorrencias por passagens. De ônibus parece ser bem tranquilo tmb.

Quanto a La Paz já veja logo sobre o passeio para o Chacaltaya, por conta da formação de grupos... não é todo dia que tem. Se ficar no Torino, eles tem agência e a moça é super simpática, fale da Gabriela rs que ela disse que nunca ia esquecer de mim... mande um abraço, fiquei dias esperando fechar grupo em contato com ela.

Paguei no trecho Uyuni x La Paz 100 bol, você prevê 260... não é isso, é 100 no máximo. E se prepare, vai acordar quando faltar algumas horas para chegar em Uyuni a poeira é brava, leve lenço umedecido e algum pano para colocar no rosto.

O passeio para o Salar de Uyuni vc prevê 750 bol, é isso mesmo, mas não esqueça que cobram + 150 na entrada da reserva nacional (Laguna Colorada) e mais 30 na Incahuasi (Isla del Pescado), ou seja, separe de 900 à 1000 bol para esse roteiro.

Copacabana é tudo de bom ! se passar por lá e ainda tiver um tempinho... fique mais... e cuidado para não esmagar o um dia que separou para lá em outro lugar, por que é imperdível e um dia já é pouco!

Afinal, pq vc não foi pra vila tunari???? temos tão pouca informação de lá que fiquei esperançoso de saber mais quando seu relato viesse....

LeoTaco

Então... me empolguei em Cochabamba, daí se eu fosse para Tunari eu ia ficar um dia só... aí pensei: será que compensa? preferi seguir com mais tranquilidade e iniciar o retorno.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.