Ir para conteúdo

Alemanha INTO THE WILD - 17 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá mochileiros,

 

aqui continuo meu relato sobre Munique.

Passamos 2 noites em Munique e pudemos aproveitar o domingo bem agitado da cidade.

Ah, uma coisa que todos (e principalmente os MOCHILEIROS) deve prestar atenção: OS MERCADOS NÃO ABREM AOS DOMINGOS NA ALEMANHA.

Algo essencial para o planejamento das compras de suprimentos.

Geralmente fazíamos compras a cada dois dias para pegar pão fresco e tudo mais.

Mas com o friooooo ::Cold:: do outono europeu nada estragava, mesmo ficando estocado em uma caixa no porta-malas.

 

NOVA PINACOTECA

 

Como eu já havia pesquisado aqui sobre museus e galerias de arte na Alemanha, insisti para ir à Nova Pinacoteca em Munique.

A Pinacoteca é linda e enorme... e como eu já sabia, a entrada aos domingos é 1 Euro! Fantástico!

Exatamente por isso, a pinacoteca estará muito cheia de turistas e famílias que aproveitam o fim de semana para curtir arte.

O acervo de obras de vanguarda (minhas preferidas) é bem reduzido, mas mesmo assim consegui tirar a foto dos meus sonhos com um legítimo Van Gogh.

 

20130104004049.JPG

 

No prédio ainda há um jardim de inverno muito lindo e que me rendeu várias fotos bonitas.

 

20130104004059.JPG

 

 

Vale a pena gastar uma tarde ou ao menos 3 horas do seu dia na pinacoteca.

Ainda há uma lojinha de souvenir enorme e com muitas variedades e um esquema de lockers para guardar bagagem bem organizado e seguro.

Quem quiser acessar o site, aqui está a versão em inglês.

 

Endereço:

Barer Straße 29

80799 München

 

Horário de funcionamento:

Segunda, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo - 10h - 18h

Quarta - 10h - 20h

*Não abre às Terças-feiras

 

Entrada:

7 euros (inteira)

5 euros (estudante)

1 euro (domingo)

 

MUSEU DA BMW

 

No mesmo dia que visitei a Pinacoteca, também fomos ao museu da BMW.

E está aí algo que recomendo a todos, sem sombra de dúvidas!

Valeu muito a pena até para quem não entende muito do assunto (como eu).

O museu é enorme, com vários andares de carros, motos e motores.

A própria estrutura do prédio é uma obra de arte e o museu é impecável.

Em resumo, o museu é MUITO MUITO MUITO BOM. E quem quiser acessar o site em inglês para ter uma noção clique aqui.

 

20130104004139.JPG

 

20130104004156.JPG

 

20130104004207.JPG

 

Endereço:

Am Olympiapark 2

80809 München

 

Horário de funcionamento:

Terça a Domingo - 10h -18h

*Não abre às Segundas-feiras

 

Entrada:

9 Euros (inteira)

5 Euros (estudante)

 

ALLIANZ ARENA

 

Estádio do Bayern de Munique que foi construído para a Copa do Mundo de 2006.

Para quem é fã de futebol e do Bayern (como eu hehe) a arena é show!

Apesar de não ter feito o tour por dentro do estádio, conheci a loja do Bayern e entrei por um portão que felizmente esqueceram aberto ::otemo:: e pude ver o campo mais de perto :D

O lugar é lindo e o estádio é enorme e dá aquele "World Cup feelings" que todo brasileiro tem.

 

20130104004240.JPG

 

Endereço:

Werner-Heisenberg-Allee 25

80939 München

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

CAMPING

 

PRIMEIRA NOITE

 

Na primeira noite que passamos em Munique, acampamos em um parque um pouco afastado da cidade.

Não era nenhum camping oficial.

Apenas procuramos no GPS uma área verde mais afastada e encontramos esse parque que não lembro o nome.

Infelizmente também não tirei foto do primeiro dia de camping, mas estávamos meio despreparados e pegamos uma chuva bem forte.

Sorte que a barraca era muito boa e impermeável (o que faz toda diferença).

Mesmo assim tivemos que secá-la ao sol durante algumas horas.

Não tivemos problemas com proprietários ou polícia. Mas vale lembrar que é sempre um risco acampar fora de camping na Alemanha.

Não porque é perigoso (é mais seguro do que minha casa no Brasil hehe), mas porque é ilegal ^^

 

SEGUNDA NOITE

Na segunda noite fazia um frio dos infernos ::Cold:: e não estávamos nem um pouco afim de pegar chuva de novo.

Procuramos vários lugares com área verde perto da cidade para acampar, mas não encontrávamos nada.

Essa é uma dificuldade que você sempre terá se não quiser pagar as tarifas dos campings.

Acabamos encontrando um lugar tipo um haras perto da Allianz Arena.

O lugar parecia perfeito, mas dessa vez era uma propriedade particular.

Insisti para que meu amigo pedisse abrigo pra gente, da mesma forma como ele fazia no Brasil (e na maioria das vezes funcionava).

E de repente estávamos nós, conversando com a proprietária do lugar que viu minha cara de estrangeira morrendo de frio e foi muito gentil com a gente.

Ela permitiu que acampássemos em cima do estábulo de cavalos.

A dona do lugar só pediu para anotar o número dos nossos passaportes e a placa do carro, para ter algum tipo de segurança.

O lugar era ótimo pra quem estava acampando no frio e chuva: quentinho e seco!

Apesar do cheiro e barulho de cavalo a noite toda (que realmente não me incomodaram) tivemos uma noite de "luxo" em nossa viagem acampando no mato.

 

20130104004752.JPG

 

20130104004802.JPG

 

20130104004813.JPG

 

20130104004824.JPG

 

O "luxo" se restringiu só a isso. Pois continuamos sem banho e "indo ao banheiro" no matinho hehe

Algumas vezes consegui ir a um banheiro legalzinho usando minha cara de pau e meu alemão básico.

Por isso, minha DICA é: tenha sempre um lenço umedecido na mochila hehe

E aproveite shoppings, hotéis e restaurantes para dar uma corrida no banheiro.

Muitas vezes aproveitei até para limpar minha bota e lavar umas peças de roupas.

 

TERCEIRA NOITE

Como vocês podem ver no relato abaixo, passamos a terceira noite acampando perto do Lago Starnberger.

Na verdade há vários campings com preços ótimos e muita segurança e conforto (banho hehe).

Mas prefirimos acampar do jeito mais legal, escondidos perto do lago e sem pagar nada ::lol4::

 

Outra DICA é:

Se você for acampar em algum lugar não-oficial e portanto ilegal, faça o máximo para não ser notado.

Arme a barraca à noite, quando todos já se deitaram e recolha tudo bem cedinho.

Não deixe sujeira e não incomode a vizinhança.

Dificilmente alguém irá incomodá-lo ou mandá-lo embora, mas esteja preparado para juntar as coisas bem rápido e dar no pé logo cedo hehe ::bruuu::

Os alemães gostam muito de ir para as montanhas e nadar nos lagos no verão, então a chance de encontrar um lugar "alternativo/não-oficial" para ficar é mais difícil.

No inverno eles aproveitam as montanhas que têm estação de esqui e a região mais procurada é a da Floresta Negra.

Tirando as altas temporadas é bem fácil se embrenhar no meio do mato ou visitar algum camping durante o dia e aproveitar a estrutura sem pagar nada^^

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

LAGO STARNBERGER

 

Saindo de Munique a intenção era ir para o Lago Konstanz no Bodensee e ao invés de pegar a auto-estrada resolvemos pegar as estradas que passavam pelas cidades pequenininhas do sul da Baviera.

Já estávamos preparados para ir parando nas cidades que nos chamassem mais atenção e aproveitar para conhecê-las melhor.

E por lá encontramos o Lago Starnberger, que é um lugar extremamente lindo!

 

O lago é de fácil acesso, trens e ônibus que saem de Munique passam por lá e há quem vá de bicicleta de Munique até lá (cerca de 1 hora).

Durante o verão o lugar fica lotado, as pessoas nadam e quase não há lugar para estacionar e montar a barraca.

Mas no outono (quando fomos) quase não havia ninguém e os motor-homes estavam praticamente criando teias nos campings hehe.

 

20130104011741.JPG

 

A variedade de campings é enorme. E a maioria fica ao redor do lago.

O preço de camping para barraca é bem barato e em geral eles oferecem energia elétrica, banheiro com chuveiro quente, máquina de lavar, cozinha e alguns até internet.

A maioria é bem limpo, organizado, seguro e compensa o custo-benefício.

Aqui você pode ver o site de um dos Campsites no Starnberger see, só para ter uma ideia de preço.

Mas para variar um pouco, nos arranjamos da maneira mais econômica possível, acampando escondido e sem pagar nada.

 

20130104012127.JPG

 

20130104012136.JPG

 

O lugar é ótimo para passar uma tarde e caminhar ou correr ao redor do lago.

As pessoas geralmente levam cachorro para passear, crianças para brincar ou fazem picnics.

A paisagem é linda e realmente compensa o passeio, principalmente se for no verão ::otemo::

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Antes de ir diretamente para o Bodensee, fomos até Füssen, cidade onde fica o castelo Neuschwanstein, famoso por ter inspirado o castelo da Cinderela da Disney.

Já da estrada pudemos ver o castelo se aproximando e já dava pra ter uma ideia de que o lugar era muito lindo.

 

GEDC0550.JPG.36ca8486a2eecd3c393f289f3d435e01.JPG

 

Füssen é pequenininha mas é bem preparada para receber turistas.

Há muitos hotéis e restaurantes luxuosos que ficam ao lado de um lago lindo e entre os castelos Neuschwanstein e do Hochenschwangau.

Pelo que notei tanto os hotéis quanto os restaurantes são bem caros devido à supervalorização típica dos pontos turísticos.

Há inclusive vários estacionamentos para carros e motor-homes (lembrando que os estacionamentos na Alemanha são todos pagos e sem ser essas áreas reservadas é muito difícil encontrar lugar para estacionar.

Para chegar até o castelo nós seguimos o fluxo de turistas que subiam um caminho asfaltado até o topo.

Por algum motivo os ônibus (obviamente pagos) que fazem o trajeto cidade-castelo não estavam circulando, mas acredito que seja fácil subir até lá com o ônibus.

Porque para subir a pé precisa de fôlego, viu! ::hein:

Andando você leva cerca de 30-45 minutos de pura ladeira íngreme para chegar no castelo.

Mas chegando lá, a visão é lindíssima.

 

Esse é o pátio do castelo:

GEDC0560.JPG.d5a82b466b08837bd52afad5b0e6db9b.JPG

 

Através de uma trilha bem simples, você chega até a Marien Brücke (Ponte da Maria), de onde se tem a vista mais bonita do Neuschwanstein:

 

GEDC0591.JPG.8b2155b11a1d24c638278af6282769fd.JPG

 

Descendo novamente a ladeira e atravessando a cidade (facilmente a pé), há o castelo Hohenschwangau, que também é muito lindo e cuja trilha é bem mais curta e fácil.

 

GEDC0587.JPG.047e211247edd538c4dddc6856e0fd8f.JPG

 

Em Füssen também há o Museu dos Reis da Baviera. Aqui e aqui você encontra algumas informações sobre os ingressos e horários de funcionamento.

 

A cidade é uma graça e os castelos são maravilhosos!

Vale muito a pena ir até Füssen.

Um dia inteiro é suficiente para ver tudo e tirar fotos lindas!

 

Horário de funcionamento

O horário de visita nos castelos é diferente no verão e no inverno:

De 23 de Março a 15 de Outubro - das 8h às 17h30

Depois de 16 de Outubro - das 9h às 15:30

Preço: 12 Euros (até 18 anos não paga)

 

- Há uma certa periodicidade de grupos de visitantes que entram e saem do castelo e você deve esperar o horário do seu grupo, mas se você quiser passar uma tarde toda é só comprar o ingresso especial por 23 Euros.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Finalmente, depois de Munique e Füssen, chegamos ao esperado Bodensee.

 

O Bodensee nada mais é que um imenso lago que é atravessado pelo rio Reno e também é conhecido por Lago de Constança.

O lago é o terceiro maior da Europa Central e faz a divisa entra a Alemanha, Áustria e Suíça.

Na foto abaixo, tirada do lado alemão dá para ver certinho terras austríacas à esquerda, suíças ao centro e alemãs à direita:

 

GEDC0650.JPG.25843fbbf912739f773a50f131d56716.JPG

 

O Bodensee é um lugar perfeito para passar o verão.

Há muitos campings com espaço para barracas e motor homes.

Aliás, há muitos motor homes que já ficam fixos nesses campings. Pelo que entendi, algumas famílias mantém seus motor-homes nos campings por um pequeno aluguel (pequeno se comparado ao salário alemão) e aproveitam o lago durante o verão, quando os campings ficam lotados e quase não há espaço para nadar no lago.

 

GEDC0642.JPG.4f28aac8189c48f3ee8d63bec65d27e9.JPG

 

No inverno não sobra muita opção: só caminhar pelas margens do Bodensee, acampar (se você for corajoso como a gente hehe) e aproveitar a paisagem.

 

Aproveitamos a proximidade e fomos até Bregenz na Áustria. Cidade muito fofa e bem pequenininha que faz divisa com a Alemanha.

Lá fizemos compras no supermercado pois estávamos procurando algum lugar para acampar bem afastado da civilização.

Há várias redes de supermercados bem baratas.

Se você quiser economizar, evite as padarias e cafés.

Os mercados têm produtos da mesma qualidade por um preço irresistível.

A cena mais surreal foi comprar 2 latas de cerveja de 500ml com uma moeda de 1 euro e ainda receber troco. ::otemo::

Obs. 1: A cerveja austríaca é péssima! A alemã é bem melhor!

Obs. 2: Os chocolates suíços e alemães são mais baratos na Áustria. Compensa muuuuito comprar chocolate por lá.

 

De Bregenz seguimos para Pfänder, cidade austríaca que descobrimos por acaso e que fica em cima de uma montanha.

Resolvemos subir a montanha para encontrar um lugar seguro e afastado para dormir.

 

GEDC0657.JPG.e1ea09aa798a8b84758b85745ae6fc37.JPG

 

Subimos a montanha de carro, em uma estrada simples e sem acostamento. :shock: Mas que era extremamente segura.

É incrível como os alemães e austríacos respeitam o trânsito. Apesar de todas as condições da estrada (pista simples, curvas, declives, falta de acostamento) os alemães não fazem nenhuma besteira no trânsito. Além de dirigir muito bem, eles sempre pensam no outro, abrindo passagem, tomando cuidado para não bater e principalmente não atrapalhar quem está na estrada!

 

Do alto da montanha em Pfänder encontramos uma das vistas mais lindas de Lindau, na Alemanha.

 

GEDC0677.JPG.8933f358cf1816f0c704a9e51490a734.JPG

 

No outono, a cidade estava praticamente abandonada.

Há muitas casas de temporada, cujos donos só visitam no verão (quando é possível explorar a montanha, escalar, ver exibições de aves de rapina, nadar no Bodensee) ou no inverno (quando há tanta neve que é possível esquiar).

 

O lugar era tão agradável que no dia seguinte fomos para Lindau (Próximo Post) e voltamos a Pfänder para dormir.

 

No caminho encontramos ainda as vacas mais fotogênicas de toda a Europa.

Muito bem cuidadas e simpáticas hehe

 

GEDC0688.JPG.42e988ea4f6baf1c16a66ff578d2b99f.JPG

 

Vale a pena visitar Pfänder por um dia, principalmente no verão ou inverno.

A vista realmente é linda, mas não há supermercados na montanha e só encontramos um restaurante.

Então vá preparado com alguns petiscos para passar o dia e bastante água, caso você se aventure pelas trilhas da montanha, como nós.

 

GEDC0695.JPG.e18fe40b6e6fb534f0cc346807b32c86.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Mayara, muito legal o seu relato. Eu tenho uma dúvida sobre a entrada na alemanha. Eu li em alguns lugares aqui no fórum que você precisa mostrar o comprovante do hotel ou local onde você vai se hospedar. Como você fez, já que ficou na casa do seu amigo? Eu e meu namorado estamos indo em setembro e provavelmente ficaremos na casa de amigos também. Agradeço se puder ajudar! Abraços.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Oi Mayra, muito legal o seu relato. Eu tenho uma dúvida sobre a entrada na alemanha. Eu li em alguns lugares aqui no fórum que você precisa mostrar o comprovante do hotel ou local onde você vai se hospedar. Como você fez, já que ficou na casa do seu amigo? Eu e meu namorado estamos indo em setembro e provavelmente ficaremos na casa de amigos também. Agradeço se puder ajudar! Abraços.

 

Oi,

então. Eu recebi o mesmo tipo de informação. Me disseram que tinha que apresentar comprovante de hotel, uma quantia mínima de euros por dia (me falaram 50 euros por dia... o que achei absurdo). Mas na realidade não cobraram nada disso.

Eu levei: uma carta com endereço e telefone do meu amigo e uma carta da empresa onde trabalho (comprovando que tenho emprego fixo no Brasil).

Se possível, peça para seus amigos mandarem uma carta no endereço de vocês dizendo que vão recebê-los na casa deles lá.

Eu estava surtada antes de ir, morrendo de medo de ser deportada (exagerei), mas foi tão tranquilo e não pediram nenhum tipo de documento.

Lógico que eu tinha a passagem de volta já comprada, o que torna as coisas bem mais fáceis.

Se vocês vão em setembro, vai estar rolando a oktoberfest já, diga que pretendem visitar Munique para ir à oktoberfest, que as portas se abrem pra vocês! Foi o que aconteceu comigo!

Boa viagem! A Alemanha ao natural é linda! Aproveitem! E qualquer dúvida podem me escrever: mayramassuda@gmail.com

Link para o comentário
  • Membros

Oi Mayra, muito obrigada! Ajudou bastante. Vou pedir uma carta do trabalho. Ou será que xerox da carteira de trabalho resolve? ::tchann::

 

 

 

Oi,

então. Eu recebi o mesmo tipo de informação. Me disseram que tinha que apresentar comprovante de hotel, uma quantia mínima de euros por dia (me falaram 50 euros por dia... o que achei absurdo). Mas na realidade não cobraram nada disso.

Eu levei: uma carta com endereço e telefone do meu amigo e uma carta da empresa onde trabalho (comprovando que tenho emprego fixo no Brasil).

Se possível, peça para seus amigos mandarem uma carta no endereço de vocês dizendo que vão recebê-los na casa deles lá.

Eu estava surtada antes de ir, morrendo de medo de ser deportada (exagerei), mas foi tão tranquilo e não pediram nenhum tipo de documento.

Lógico que eu tinha a passagem de volta já comprada, o que torna as coisas bem mais fáceis.

Se vocês vão em setembro, vai estar rolando a oktoberfest já, diga que pretendem visitar Munique para ir à oktoberfest, que as portas se abrem pra vocês! Foi o que aconteceu comigo!

Boa viagem! A Alemanha ao natural é linda! Aproveitem! E qualquer dúvida podem me escrever: mayramassuda@gmail.com

Link para o comentário
  • Colaboradores

Parabéns pelo seu relato, muito organizado e com várias informações úteis para os mochileiros...

 

Agora essa região do sul da Alemanha é demais não? queria ter explorado mais qdo estive lá, mas quem sabe em uma próxima.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...