Ir para conteúdo
camila.ochoa

18 dias no Peru - Lima, Ica, Nasca, Arequipa, Puno e Cuzco (Nov/12)

Posts Recomendados

Foi, em grande parte, graças a este site que consegui montar a minha recente viagem para o Peru (veja o tópico: ajuda-roteiro-sao-paulo-br-lima-ica-nasca-arequipa-puno-cusco-lima-sao-paulo-br-t70042.html) e por isso prometi voltar e escrever sobre a experiência, para quem sabe assim ajudar a outros também.

 

A viagem foi ótima e só nos trouxe coisas boas (obvio que tivemos imprevistos, mas essas coisas acontecem e as vezes até "apimentam" mais a jornada, rs), por isso podemos dizer com certeza absoluta que: SIM, vale demais a pena conhecer o Peru!

Todas as informações que descobrimos, limos e revimos aqui e em outros sites ajudaram a mim e ao meu amigo a conhecer o Peru de um jeito incrível. Este país que é tão pobre e tão rico ao mesmo tempo, só nos deixou lembranças boas e muito aprendizado!

 

O arquivo anexo é uma compilação de quase tudo o que vimos, conhecemos, experimentamos e aproveitamos. Não é um "guia", porque na verdade tem como única pretensão repassar informações que podem ser úteis para quem ainda vai ter a sorte de se aventurar por aquelas terras (das quais já sentimos muita saudade)!

 

Espero que gostem!

E se precisarem de alguma coisa, estou por aqui.

 

Obs: Ah, e não reparem se encontrarem alguns errinhos... a gente revisou várias vezes, mas sempre fica alguma coisa por ai.

Obs2: Não colocamos os nomes das empresas com as quais fizemos os passeios, mas caso alguém precise, pode me pedir pois guardei os dados comigo.

 

:D

Guia Peru - Camila Ochoa e Felipe Abreu (Nov12).pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oba, que bom que gostou kotarosan!

Com certeza você consegue gastar menos... é que a gente se permitiu alguns "luxos", como a viagem de trem Puno/Cuzco, comidinhas em alguns restaurantes mais caros e o pulo de parapentes...

 

Boa viagem! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Camila,

muito bom e util teu guia/manual de viagem, rs vaiser muito util! :)

Estou pretendendo ir agora final de dezembro para o Peru, mas vou pela Bolivia de trem.

só uma duvida, esse trem que voce pegou puno/cuzco é o trem panoramico? aquele com teto de vidro?

Pois li sobre, mas nao encontrei nada detalhado dele...

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada Nati.MT! Espero que te ajude mesmo :)

 

O trem é esse mesmo, mas ele não é todo panorâmico... somente o último vagão... mesmo assim valeu demais a pena e foi uma das coisas que fizemos que mais curtimos (não é a mesma coisa do que viajar até Águas Calientes de trem para poder visitar MP... essa viagem também é bonita, mas com paisagens muito diferentes).

 

Caso te ajude, esse é o link da PeruRail onde você pode ler mais a respeito da viagem e também comprar os tickets: http://www.perurail.com/en/train_description.php?id=1

Nós pagamos 150 dólares (por pessoa, somente o trecho Puno/Cuzco). Ah, e tem que ficar atenta aos dias em que este trem sai, pois não são viagens diárias...

 

Dá uma olhada em algumas fotinhos que tiramos durante o trajeto, pra ver se te animam :)

 

Abraços!

 

20121211132239.JPG

 

20121211132330.JPG

 

20121211132445.JPG

 

20121211132514.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa Camila, que lindas suas fotos... Deu mais vontade de ir...rs

apesar de que achei um pouco pesado o valor para um percurso relativamente curto..rs

aah fiquei decepcionada de ter apenas um vagao panoramico! hahahah

Mas vou amadurecer a ideia com meus companheiros de viagem!

 

Obrigada mesmo pela ajuda! :)

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camila, ja que ofereceu ajuda, vou explorar! rsrs

 

Sobre nazca, voce fez o sobrevoo? quanto é (R$) e qanto tempo?

dois dias em Nazca esta bom?

e sobre Ica, um dia esta bom? pensei em só fazer um pequeno tuor pela cidade e a noite pegar onibus para Nazca... ( ja será meu trajeto de volta)

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahahaha, sem problemas.

 

Nós não fizemos o sobrevoo, pois achamos um pouco perigoso e pensamos que o custo x beneficio não compensava... muitas pessoas que conhecemos durante a viagem reclamaram de ter pago tão caro para um passeio no qual não conseguiram ver muita coisa e alguns ainda passaram mal...Por outro lado, antes de viajar encontrei muitos depoimentos por aqui de gente que gostou. Enfim, acho que é questão de gosto mesmo. Dentre as cias. aéreas que mais ouvimos falar (e menos pior) foi a AeroParacas (http://www.aeroparacas.com).

 

Em Nasca nós fomos visitar as linhas de Palpa (linhas mais antigas que as de Nasca) e as de Nasca (tem alguns mirantes na estrada para ver as duas), além de ir conhecer os aquedutos de Cantayoc... isto fizemos em uma tarde, por isso talvez se você pegar apenas um dia inteiro para Nasca seja suficiente...

 

Em Ica, penso que você deveria chegar e ir para Huacachina (que fica a cinco ou dez minutos de carro, no máximo), pois lá tem mais opções de hospedagem (super em conta) e o lugar é muito lindo... Em Huacachina você pode fazer passeio de bug e sandboard e também sair de lá para conhecer as Ilhas Ballestas... o passeio, para nós, valeu muito a pena! Ficamos dois dias em Huacachina/Ica, no total.

 

Dá uma olhadinha no arquivo em pdf que tem mais detalhes dessa parte... páginas 10, 11 e 20 (nesta última vc encontra o roteiro que fizemos).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camila,

demorei mas voltei pra agradecer pelas dicas,

pensando muito e conversando com o pessoal que ira comigo, tiramos Ica do roteiro,

vamos passar o dia em Nazca e seguir pra Arequipa,

ja que temos poucos dias e nao muito dinheiro rsrs

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Camila!

Comecei a ler se "diário de bordo" e estou amando!

Eu e meu maridão estamos indo em abril e, com certeza, seu relato será muito útil. Até porque nossos roteiros são parecidos: apenas não pretendemos ir a Puno, pois temos 10 dias.

Vou terminar de ler e voltar aqui pra conversar com você!

Mas já vou logo parabenizando pelo trabalho de ter bolado um guia tão legal e agradecendo a ajuda!

Beijão e até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ana! Muito obrigada pelas suas palavras!

Fico super feliz que esteja gostando e ainda mais que esteja ajudando.

 

Volte sim, que ai trocamos ideia sobre isso e eu ajudo no que puder :)

 

Beijos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas palavras, Claudio!

Fico super feliz em ajudar o pessoal do site, pois a maior parte das informações que reuni antes da viagem eu obtive aqui também :)

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Camila, tudo bem?

 

Li teu guia (e reli umas 3 vezes!!!). Tá muito legal!

Seguinte, surgiram algumas questões que talvez você possa me ajudar:

1. Vacina contra febre amarela: tomamos em posto de saúde e “certificamos” (não sei se é esse o termo correto) onde?

2. Em Lima, onde pegamos o ônibus para Ica? No aeroporto?

3. Ainda em Lima, precisaremos comprar produtos de higiene pessoal, pois só levaremos bagagem de mão. Tem alguma dica de onde poderemos comprar perto do aeroporto? Ou no próprio tem lojas para isso?

4. No Valle Sagrado, você foi a Pisaq e Chinchero? É verdade que os mercados tem dia certo para abrir (ter, qui e dom)?

5. A subida no Wyana Picchu tem ingresso a parte da entrada em MP? Como posso comprar essas entradas já daqui do Brasil? E em relação ao tour de um dia no Canion del Colca, também teria como comprar daqui?

 

Desculpa a enxurrada de perguntas, mas é que está chegando o dia e a ansiedade tá braba!!!

Fico no aguardo.

 

Beijão e obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Ana!

Obrigada mais uma vez por ter lido o guia, fico super feliz! :)

 

Respondo as tuas perguntas item por item:

1. Não sei como funciona em Recife, mas aqui nós fomos no Hospital das Clínicas, tomamos a vacina e já obtivemos o certificado na hora. Outra opção que haviam me recomendado era ir até o aeroporto, com o comprovante da vacina e solicitar o certificado para poder viajar. Tenta verificar em alguma página do governo da sua cidade.

 

2. Em Lima não há terminal rodoviário (como na maioria das cidades do Peru). Nós compramos as passagens em um terminal da Cruz del Sur no centro de Miraflores e depois fomos para a estação da própria empresa, pois o ônibus saia de lá. Recomendo que tente comprar isso o quanto antes, pois geralmente, mesmo em baixa temporada, as passagens acabam rápido. O endereço do terminal da Cruz del Sur é: Av. Javier Prado, 1109.

 

3. Vou ficar te devendo esta resposta. Realmente não vi nenhuma loja assim no aeroporto e nem perto (mas procure... pode ser que eu não tenha reparado). Nós só fomos ao mercado quando chegamos em Miraflores. Havia vários perto do hostel. Tenta dar uma olhadinha no site do aeroporto para ver se acha algo: http://www.lap.com.pe/lap_portal/tiendas.html

 

4. Fui sim, e gostei muito dos dois... Olha, na verdade nem nos preocupamos com isso no embalo da viagem (e isso que eu tinha anotado no meu caderno para verificar, rs) e quando chegamos lá estava tudo aberto e funcionando. Mesmo assim, se der, quando chegar em Cuzco, tenta perguntar.

 

5. A subida para o HP tem custo adicional sim. Sugiro que dê uma olhadinha na disponibilidade aqui nesse site: http://www.machupicchu.gob.pe/. Aqui também dá para ver os preços. Quando acessar, vai ter um calendário no canto esquerdo, onde diz Compre Online (mas por enquanto essa venda está desabilitada pelo site). Clica na opção "Machupicchu", onde diz "Lugar a visitar" e onde diz "Seleccione la ruta" escolha uma das duas opções: Machupicchu + Huaynapicchu 1G 7:00 a 8:00 am / Machupicchu + Huaynapicchu 1G 10:00 a 11:00 am, depois escolha uma data que ai já aparece o valor e a disponibilidade (essas duas opções são os horários disponíveis para subir o Huayna... a gente tinha escolhido o primeiro horário, mas chegando lá e vendo o tamanho do bichinho, desistimos, rs... mas é que eu também não estava muito bem de saúde).

Sobre a compra, nós conseguimos comprar aqui no Brasil porque eu tenho uma amiga que trabalha em agência e ela intermediou todo o processo, mas normalmente as empresas aqui não vendem só o ticket de ingresso e sim tudo junto. Outra opção que posso te indicar é que contate a agência que me vendeu os tickets e veja com eles se pode comprar direto daqui. O nome da empresa era Americana de Turismo (http://www.americanadeturismo.net/espanol/inicio.htm) e fomos super bem atendidos... compramos tudo em Cuzco com eles (MP, passeios no Valle Sagrado, os tickets de trem, etc.). Se quiser, pode dizer que eu indiquei (Camila Ochoa).

 

E não se preocupe, se tiver mais perguntas, pode fazer... eu tentarei responder o máximo possível ^^

 

Boa viagem e volte aqui para nos contar tudo, hehehe!

 

Bjs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente roteiro, coisa de profissional! Não tinha visto ele antes, mas tem muitas dicas para a minha viagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente o modo como organizou este relato, é um guia, pronto pra publicação !!

ótimo trabalho e contribuirá muita com nossa viagem!!!!

boas viagens !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×