Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros

O Whisperlight demora muito para pré-aquecer, a labareda é enorme, vou testar com alcool, apesar de achar um pouco incomodo para levar nas expedições ,alem do que a foligem no fograreiro não encomoda muito.

Nunca precisei acender ele no vestibulo da barraca em dias de chuva, tenho certeza que será uma graaande aventura, sobre tudo se for com benzina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Tenho o mesmo fogareiro e tentei usar uma querosene de posto. Desisti por que era muito fedorenta e com chama fuligionsa.

 

Atualmente uso gasolina sem grandes problemas, de vez em quando tenho que fazer uma limpeza geral no fogareiro.

 

A benzina aqui na minha cidade esta 24 reais e não esta valendo a pena pelo pequeno beneficio que tras.

 

tenho um primus gravity 2 multifuel e gostaria de saber dos que usam kerozene em seu stoves se recomendam alguma marca em especial.valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Comprei um fogareiro coleman que usa cilindro de 465g https://cioccari.websiteseguro.com/24-4642-cilindro+de+gas+propano+coleman.html

Só que agora to achando que esse cilindro não é muito comum. Será que consigo comprar ele na patagonia? Estou indo de carro pra lá mês que vem.

Geovani

 

Talvez seja a duvida de mais alguem

 

De toda patagônia só achei esse cilindro na zona franca de Puerto Mont, hipermercados Abu-gosch.

 

Isso em dezembro 2011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

uso praticamente só o querosene no meu omni , acho muito seguro p/ transportar e com a chama bem quente, mas uso somente o querosene enlatado da petrobrás, esses comprados na bomba em litro não são legais, mas com os enlatados nunca tive problema pois parece ser bem puro sem resíduos ou particulas que poderiam entupir, mesmo assim tenho o cuidado de filtrar antes de usar, tenho um filtro da coleman proprio p/ combustiveis, mas tb já usei filtro de papel p/ café dentro de um funil, é muito facil e seguro, faça isso antes de sair p/ viagem e terá tranquilidade,

já usei muita gasolina, mas é muito complicado e perigoso de transportar, solta muito vapor .....etc, enfim abandonei a gasosa, benzina não dá devido ao preço, em todo lugar tá muito caro, mas ainda vale a pena ter um pouco p/ pre aquecimento em caso de lugares com neve, mas tb pode ser facilmente substituida por álcool para esse fim....

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

e tem mais....

esse querosene mesmo sendo mais puro tb gera uma fuligem, mas isso vai depender de vc realizar um bom pre aquecimento e saber regular bem o seu fogareiro, acho que vc deveria realizar alguns testes em casa antes de sair p/ acampar, sempre que estiver em campo aberto, use as aparas p/ o vento ou improvise algumas no locar

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fuligem sempre é resultado de combustão incompleta. Se o queimador estiver bem regulado não há produção de fuligem. Mas existem queimadores que não conseguem ajustar a proporção ar/combustível corretamente e produzirão fuligem até com butano, em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal, alguém chegou a seguir as sugestões do nosso colega LeduardoL?

 

Temos vários posts confirmando que a Gasolina não é "tão" ruim assim porém na busca do combustível mais próximo ao "White Gás" valem a pena o ECOSOLVE ou o Varsol?

 

Abraços

 

 

Bem pessoal a discussão da bezina realmente é um mero erro de tradução... Que vais para Chile, Argentina, Peru e etc. Tem de procurar Bencina Blanca... Para países de língua inglesa vai procura o White Gás (Gasolina "Branca")...Todos esses são compostos de Hidrocarbonetos alifáticos...Naftas... são compostos lineares... bem diferente do Benzeno!!! Podem procurar nas FISPQs, MSDS, Fichas de Datos de Seguridad que são os documento de segurança dos produtos...quem vende ou transporta tem de ter.

 

Aqui no Brasil vc tem de procurar Solventes a Base de Hidrocarbonetos Alifáticos (Ou Naftas)...São solventes leves... Um exemplo é o ECOSOLVE ou diluente ECO da Colorfix (qq papelaria - indicação de baixos aromáticos), Varsol da esso (Tem no máximo 0,1% de Etil-Benzeno), Hexano (Caro é dificil de achar), Aguarras mineral (Menos de 1% de benzeno). PS.: Aromáticos não significa Benzeno... O Benzeno é um tipo aromático, pela Toxidez tem de vir expresso o seu percentual individualizado. Praticamente todo destilado de petroleo poderá ter teores de Benzeno...Quanto mais pesado maior será... O Nafta é mais leve que o querosene e composto da gasolina... Só que a Nafta seria a gasolina da destilação direta, e para termos uma melhor octanagem e produção são adicionados compostos aromáticos na gasolina... Logo os solventes são os mais nobre e menos tóxicos para usarmos!!!

 

Atenção: Não usar Redutor 1001, Thinner, Tolueno... esses são solventes base aromáticos!!!

 

Abaixo seguem 2 folhas de Segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...