Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros
Pessoal, alguém chegou a seguir as sugestões do nosso colega LeduardoL?

 

Temos vários posts confirmando que a Gasolina não é "tão" ruim assim porém na busca do combustível mais próximo ao "White Gás" valem a pena o ECOSOLVE ou o Varsol?

 

Abraços

 

 

Bem pessoal a discussão da bezina realmente é um mero erro de tradução... Que vais para Chile, Argentina, Peru e etc. Tem de procurar Bencina Blanca... Para países de língua inglesa vai procura o White Gás (Gasolina "Branca")...Todos esses são compostos de Hidrocarbonetos alifáticos...Naftas... são compostos lineares... bem diferente do Benzeno!!! Podem procurar nas FISPQs, MSDS, Fichas de Datos de Seguridad que são os documento de segurança dos produtos...quem vende ou transporta tem de ter.

 

Aqui no Brasil vc tem de procurar Solventes a Base de Hidrocarbonetos Alifáticos (Ou Naftas)...São solventes leves... Um exemplo é o ECOSOLVE ou diluente ECO da Colorfix (qq papelaria - indicação de baixos aromáticos), Varsol da esso (Tem no máximo 0,1% de Etil-Benzeno), Hexano (Caro é dificil de achar), Aguarras mineral (Menos de 1% de benzeno). PS.: Aromáticos não significa Benzeno... O Benzeno é um tipo aromático, pela Toxidez tem de vir expresso o seu percentual individualizado. Praticamente todo destilado de petroleo poderá ter teores de Benzeno...Quanto mais pesado maior será... O Nafta é mais leve que o querosene e composto da gasolina... Só que a Nafta seria a gasolina da destilação direta, e para termos uma melhor octanagem e produção são adicionados compostos aromáticos na gasolina... Logo os solventes são os mais nobre e menos tóxicos para usarmos!!!

 

Atenção: Não usar Redutor 1001, Thinner, Tolueno... esses são solventes base aromáticos!!!

 

Abaixo seguem 2 folhas de Segurança.

 

Gasolina queima muito bem.

O problema é o odor que ela deixa durante a manipulação.

Depois que a serpentina esquenta a chama fica perfeita.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Opa galera blz! Seguinte depois de "namorar" Primus Gravity 2 EF, achei por preço de R$220 reais ,Porem esse modelo é somente a gás , depois de uma pesquisa decobri q esse fogareiro seria "mesmo" multifuel, procurei no ebay e achei a bomba de combustivel(em torno de 80 reais) e "emocionadamente" comprei a garrafa (30 reais) só com a empolgação peguei uma grande! com mais de 1litro! .....Chegando as partes começei a montar e me deparei com um problema!!!! o engate da bomba e do fogareiro eram diferentes!!!!Apos grande procura achei a conexão custou uns 70 com o frete!!!!!!Ainda nao testei com combustivel liquido só com gàs até porque na tinha chego o adaptador !!! depois de funcionar posto as fotos e tipo combustivel!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Fogareiro, independente do tipo de combustível que usa, deve ser usado fóra da barraca, sempre. Mesmo debaixo de chuva. Eu cozinhei arroz e feijão usando o fogareiro sob chuva forte e contínua. Dentro da barraca não pode fazer uso de qualquer fogareiro. Nem mesmo acender vela dentro da barraca.

 

 

Na literatura é tudo lindo e perfeito. Tente cozinhar algo ou derreter neve do lado de fora debaixo de uma tempestade ,ventania acima de 40Km/h ou com 30ºC negativos do lado de fora depois conte como foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Opa galera blz! Seguinte depois de "namorar" Primus Gravity 2 EF, achei por preço de R$220 reais ,Porem esse modelo é somente a gás , depois de uma pesquisa decobri q esse fogareiro seria "mesmo" multifuel, procurei no ebay e achei a bomba de combustivel(em torno de 80 reais) e "emocionadamente" comprei a garrafa (30 reais) só com a empolgação peguei uma grande! com mais de 1litro! .....Chegando as partes começei a montar e me deparei com um problema!!!! o engate da bomba e do fogareiro eram diferentes!!!!Apos grande procura achei a conexão custou uns 70 com o frete!!!!!!Ainda nao testei com combustivel liquido só com gàs até porque na tinha chego o adaptador !!! depois de funcionar posto as fotos e tipo combustivel!!!

 

Fernando tem uma bomba que se conecta no fogareiro usando a mesma rosca que encaixa no cartucho que gás, não lembro o modelo específico.

Mas os fogareiros são diferentes, o bico também .Alguns fogareiros com combustivel liquido tem reservatório para iniciar a chama, o combustivel cai ali e queima até esquentar a serpentina, depois de quente vira gás direto. Não sei se essa gambi vai funcionar, depois conte aqui.

 

Outra coisa que parece mais fácil é adaptar um mult-fuel para queimar gás, colocando um adaptador para rosquear o cartucho e trocando o bico. Existem alguns no ebay

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Opa galera blz! Seguinte depois de "namorar" Primus Gravity 2 EF, achei por preço de R$220 reais ,Porem esse modelo é somente a gás , depois de uma pesquisa decobri q esse fogareiro seria "mesmo" multifuel, procurei no ebay e achei a bomba de combustivel(em torno de 80 reais) e "emocionadamente" comprei a garrafa (30 reais) só com a empolgação peguei uma grande! com mais de 1litro! .....Chegando as partes começei a montar e me deparei com um problema!!!! o engate da bomba e do fogareiro eram diferentes!!!!Apos grande procura achei a conexão custou uns 70 com o frete!!!!!!Ainda nao testei com combustivel liquido só com gàs até porque na tinha chego o adaptador !!! depois de funcionar posto as fotos e tipo combustivel!!!

 

Fernando tem uma bomba que se conecta no fogareiro usando a mesma rosca que encaixa no cartucho que gás, não lembro o modelo específico.

Mas os fogareiros são diferentes, o bico também .Alguns fogareiros com combustivel liquido tem reservatório para iniciar a chama, o combustivel cai ali e queima até esquentar a serpentina, depois de quente vira gás direto. Não sei se essa gambi vai funcionar, depois conte aqui.

 

Outra coisa que parece mais fácil é adaptar um mult-fuel para queimar gás, colocando um adaptador para rosquear o cartucho e trocando o bico. Existem alguns no ebay

Abs

Salve galera da Mochila.....demorei a responder pq nao achava a maldita benzina , estava em falta na minha cidade !!! hoje a tarde liguei para loja e tinha benzina(hexano) pura 25 reais 1 lt(depois verei se valeu a pena ) Mas como citado acima montei essas "ganbiarras" e testei a poucos minutos, e Funcionou muito bem!!!! fiz pre aquecimento com uma latinha colocquei embaixo do fogareiro e alcool 91gl. (indicação do Tiago Korb q é meu conterrrãneo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
PROIBIDA A VENDA DE ÁLCOOL ETÍLICO 92,8 PELO VAREJO ???

O que isso implica no uso das espiriteiras ? Eu fui ao mercado e só tinha ácool líquido um pouco acima de 40ºGL.

Tenta colocar fogo num copo d'água que vc vai entender..

Álcool 40° ou 46° não pega fogo direito. Para espiriteira vai ter que ser álcool de posto mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...