Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

BENZINA:

 

A benzina nos fogareiros tem prós e contras. As desvantagens são: ela é mais cara (aqui em Salvador está R$ 7,00/litro) que o querosene e o álcool e é muito inflamável e volátil. Além disso, queima “invisível”, ou seja, vc não enxerga as labaredas. Em resumo, requer mais cuidados que os cartuchos de gás, a gasolina, o querosene e o álcool. Mas suas vantagens são muitas:

1) Tem o mais alto poder calórico (mais energia por grama) o que significa que vc carrega menos peso de combustível para determinada necessidade, e cozinha, ferve água e derrete gelo mais rápido.

2) Como é muito volátil precisa de menos prime (aquecimento inicial do fogareiro para vaporizar o combustível).

3) Não deixa cheiro na queima, como o querosene.

4) Se estiver puro é muito mais limpo que a gasolina e o querosene, obstruindo muito menos o bico do queimador (mais confiável). Só não supera a confiabilidade de um bom fogareiro a gás em baixa altitude.

5) Trabalha bem em altas altitudes (depende do modelo do fogareiro).

 

Tenho dois fogareiros: o MSR Whisperlite (só trabalha com benzina) e o Optimus Nova (multifuel). Em ambos só uso a benzina. Apenas tive problema uma vez, mas era falha do fogareiro. Acabei tendo de fazer uma fogueira para o jantar e como demorou para o fogo pegar resolvi jogar um pouco de benzina na fogueira. Que besteira! O bicho é tão inflamável que praticamente “pulou” em chamas quase atingindo o saco da barraca. Sorte que não houve danos. Ficou a lição: muito cuidado se for tentar acender uma fogueira com benzina. Li alguns casos de problemas com fogareiro no vestíbulo da barraca e sempre estavam usando a benzina. Se vc tiver uma barraca com vestíbulo pequeno, vá de fogareiro a gás! Alias, é totalmente desaconselhável usar um fogareiro dentro da barraca. Só uso em caso do "pau tá quebrando" lá fora. Em todo o caso, garanta ventilação suficiente para não ter problemas de intoxicação pelos gases da queima.

 

A benzina é encontrada nas casas de produtos químicos. Na Argentina eles chamam de solvente e vc encontra nas “ferreterias” e “pinturarias” e em algumas casas de material outdoor. Nos países de língua inglesa ela é conhecida como white gas.

 

Tanto aqui como na Argentina vc deve tomar cuidado com a qualidade da benzina. Existem algumas de péssima qualidade, com impurezas ou misturadas. O que eu aprendi para selecionar a benzina é o seguinte:

 

- Não compre benzina muito barata. É que nem gasolina muito barata. Vc pode ter certeza que é adulterada.

- Veja se a benzina é incolor e não tem material em suspensão. Deve ter o aspecto de água pura.

- Cheire: a benzina tem um cheiro característico. Se vc sentir um cheiro que lembra o querosene não compre - ela é impura. O cheiro da benzina é agradável, viciante!

- Tape a boca da garrafa aberta com a palma de sua mão e emborque. Desvire a garrafa e observe a palma da mão: a benzina vai evaporar muito rapidamente, sem resíduos e sem deixar óleo ou gordura em sua mão. Não faça esta experiência com cigarro na boca ou chamas nas proximidades.

 

Com alguns cuidados a benzina vai se tornar o seu combustível de eleição, especialmente em trekkings longos ou em climas frios. E sai bem mais barato que os cartuchos de gás. Acho que no final sai também bem mais barato que o querosene devido aos problemas de manutenção nos fogareiros quando usamos este combustível. Gasolina só em última escolha, pois os aditivos acabam com o fogareiro.

 

Peter

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 159
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Também só uso benzina, sou viciado :D:D E acho que não vale a pena ficar tentando economizar ... lógico que precisa ter muito cuidado para usar, mas outros combustíveis também precisamos ter praticamente a mesma atenção...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Lembrou bem Michel!

 

Já tive acampado na Chapada com uma galera em que um engraçadinho pediu um pouco da benzina para ele cheirar...Era brincadeira mas encheu o saco. Se fosse gasolina, querosene ou gás não teria esta chateação!

 

Abraços, Peter

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 meses depois...
  • Membros

vale mesmo a pena?

 

eu uso alcool de carro, que li em algum lugar que é bem melhor que alcool normal. Pago R$ 1,20 por Litro e dura bastante

fiz marumbi em 4 pessoas 5 dias e nao gastamos 1L disso.

 

benzina é ainda melhor?

uso espiriteira de pedreiro hehee.. da pra colocar qualquer liquido.

 

[]´s

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

Sem dúvida, a benzina em termos de preço não é melhor que o álcool!

 

Mas cozinha muito mais rápido e gastaria menos em peso, para cozinhar. Podemos nos dar ao luxo até de fazer pratos mais demorados ( que não o tradicional miojo ou macarronada).

 

E o alcool funciona bem com frio??

 

peter

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

em relação ao frio, nao sei..

quem sabe possa te falar depois do inverno hehee

 

fiz 4 dias em ilhabela-sp em 2 pessoas

a gente nao gastou 0.5L

foram ao todo 6 refeições, sendo apenas 1 miojo.. o resto era arroz (15 min) feijoada, massa (15 min) uahuaha

 

espero mais respostas sobre a benzina pra pensar em testar !!

[]´s

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Silnei unpinned this tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...