Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros

Notas sobre o uso de Gasolina Comum Hidratada no MSR WhisperLite

 

Bom dia a todos, gostaria de compatilhar com vocês algums informações sobre o uso de gasolina nos equipamentos da MSR desenvolvidos apenas para uso com White Gas (ou "Benzina").

 

A primeira coisa é referente à diferença entre os fogareiros de benzina e os multi-fuel (internationale). Os primeiros possuem uma tubulação de alimentação de diâmetro inferior (cerca de 30%) e um bico mais estreito são mais leves. O multicombustível tem dois bicos, um para combustíveis "limpos" e outro para combustíveis "sujos" e uma manta absorvente de fibra de vidro na caneca de aquecimento. Os demais componentes são os mesmos.

 

A diferença entre os dois equipamentos está no tubo de maior diâmetro. Este foi projetado assim para, no momento da evaporação do líquido, os sólidos acumulados (abundandes no queresone) não impedirem a passagem do combustível.

 

Como conhecia esta característica do equipamento, comprei sem pensar duas vezes o fogareiro de WhiteGas para uso com gasolina comum. Não gosto da sujeira causada pelo querosene e seus primos de baixa qualidade pois já acampei por muitos anos com um Internationale. Já esperava uma frequência maior de limpeza, todavia, como o dispositivo é muito inteligente e vem com o cabo de aço no interior do tubo exatamente para esta finalidade, não me preocupei com maiores dificuldades.

 

Após mais de um ano com o produto operando apenas com gasolina comum, acredito que consumi cerca de 10L de combustível. Segue o meu parecer e observações:

 

- Qualidade do combustível: Experimentei com gasolina hidratada comum e aditivada de postos de diferentes "qualidades" e "origens". Não notei qualquer diferença entre elas.

- Entupimento do bico: Nunca ocorreu durante a operação. Antes de usar sempre chacoalhei a unidade para fazer uso do sistema autolimpante.

- Fuligem: A gasolina gera fuligem negra porém a mesma tem baixa aderência ao metal. É possível limpar com um papel higiênico após o uso. Após a operação em altas temperaturas não há mais produção de fuligem e as panelas não ficam pretas. A quantidade de fuligem é MUITO menor do que a do querosene.

- Obstrução do tubo de vaporização: Não houve. Ao retirar o cabo de aço de limpeza o mesmo encontrava-se levemtente escurecido mas em perfeitas condições.

- Estado das guarnições (o-rings) e do êmbolo da bomba: Impecável, nenhum sinal de ressecamento ou rachaduras. O filtro da bomba está limpo.

- Corrosão de materiais: Nenhuma observada. Nem no queimador.

- Qualidade da chama: Chama completamente azul sem labaredas amarelas.

- Fase de pré-aquecimento: Muito mais limpa do que com querosene no International. A gasolina dispensa a mecha de fibra de vidro e aquece o equipamento de forma mais rápida.

 

Conclusão

 

A gasolina hidratada, tanto aditivada como comum, funcionou perfeitamente no sistema projetado para Benzina mesmo após muitas horas de uso. A presença de álcool anidro não levou à corrosão ou dano às borrachas e vedações. Me surpreendi com o desempenho do equipamento no que se refere ao entupimento do bico e do tubo de vaporização. Vou continuar usando gasolina comum em função de sua disponibilidade, do preço e da limpeza na operação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nossa, como este tópico rende!

 

Daniel: interessante o seu testemunho do uso de gasolina. Sempre fui muito desconfiado em relação a gasolina. Nunca usei. Se um dia faltar a benzina vou experimentar a gasolina comum.

 

Não fica um cheirinho de gasolina no ar durante a queima?

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter, tenho um MSR XGK EX e tbm uso gasolina (nunca usei benzina), pois não encontro benzina em minha cidade.

Não fica nenhum cheiro durante a queima. Tbm testei com gasolina comum e aditivada. Como o danpeig falou, produz mta fuligem, mas é realmente fácil de remover.

Fica um pouquinho de cheiro no equipamento após o uso, mas nada demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Pessoal:

 

O fogareiro Primus Gravity II MF Stove w/Windscreen funciona com gasolina, benzina e gás? No caso dos combustíveis líquidos, devo comprar também uma garrafa específica? Achei o fogareiro no e-bay, uma garrafa com capacidade para 1,5 l lá também (combustíveis líquidos). Sendo equipo estrangeiro, não terei problemas para conseguir comprar, aqui e em outros países, os cartuchos de gás da Primus? Ou posso comprar outros cartuchos de gás nacionais para usar nesse fogareiro? Nesse caso, quais são os cartuchos compatíveis que consigo comprar no Brasil e nos países da América Latina? Puxa... quantas dúvidas... desculpem a minha ignorância no assunto. Ao menos, sei que não poderei transportar cartuchos de gás em viagens de avião. Por isso, estou com tantas dúvidas.

Grato a todos que puderem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal:

 

Lutando contra a minha ignorância, descobri o Primus Omnifuel Camp Stove Omni fuel. Pareceu-me ser superior ao Gravity II da Primus. Isso procede? Bem, permanecem as demais dúvidas dos dois posts anteriores. Além disso, esse omnifuel funciona com isobutano e com benzina? E com que outros combustíveis, além de gasolina e querosene? Cartuchos de gás só importados ou consigo usar cartuchos nacionais nele?

A minha ignorância, no assunto, é gigantesca... ::tchann::::essa::::putz::::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Amigo,

 

tenho um omni desses há uns 2 anos e nunca tive problemas, portanto recomendo muito, ele usa qualquer combustivel convencional que vc conheça, gasolina, diesel, querosene, benzina, gás.

Ele vem com 3 bicos queimadores diferentes que são facilmente trocados com a ferramenta que acompanha o fogareiro. No caso do gás o cartucho é o de rosca, portanto vc pode usar e desconectar quando quizer.

As minhas preferencias continuam sendo usar gás quando estou em caminhada solo e por poucos dias, e quando estou com mais pessoas, ou sozinho por mais de 4 dias a minha preferncia é pelo querosene, que julgo como sendo barato, fácil, com uma chama super quente e seguro de transportar.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Tiago

 

Eu tenho o fogareiro Primus Gravity II MF e gosto muito dele.

 

Ele pode usar vários tipos de combustíveis, tais como: gás (cartucho de rosca nacional da Tekgas), benzina retificada, gasolina, solventes, diesel, querosene, enfim quase tudo que for liquido e que pegue fogo ele pode queimar na emergência. Por isso optei por um desses, sua versatilidade de combustíveis.

 

Será que o Primus Omni Fuel realmente é o melhor? Veja os dados técnicos de ambos:

 

Gravity™ II MF Combo:

Peso: 363 g / 261 g

Potência: 3000 W

Ferver 1 litro de água: 3 min (+ preaquecimento 45-60 s)

Acendimento: Manual

Para: 1-4 Pessoas

Dimensões: 140 x 120 x 45 mm

 

PRIMUS OmniFuel™ Combo

Peso: 441g / 339g

Potência: 3000 W • 10500 BTU/h

Ferver 1 litro de água: 3 min (+ preaquecimento 45-60 s)

Acendimento: Manual

Para: 1-4 Pessoas

Dimensões: 140 X 85 X 70 mm

 

No caso de combustíveis líquidos você deverá usar a garrafa especifica da marca. No caso Combo mostrado acima significa que o fogareiro já vem com a garrafa de combustível e a ergo pump (bomba manual).

 

No caso do uso do gás você usará o cartucho de rosca da Tekgas da Nautika. No exterior usará os do mesmo tipo só que de outras marcas, o que achar. No exterior vai achar facilmente combustíveis líquidos para uso do fogareiro.

 

Quando comprei o fogareiro comprei também uma panela da Primus a Etapower que aumenta bastante a eficiência (menor tempo de fervura da água), assim gasta menos combustível. Ela tem um tipo de radiador embaixo da panela e que realmente funciona comparando-se a uma panela comum.

 

No caso da garrafa de combustível eu uso uma de 560 mL que dá conta do recado para o meu uso por até seis dias consecutivos, com uso do fogareiro em todas as refeições. Uma de 1,5 litros só seria recomendável se você queira cozinhar para quatro pessoas por vários dias. No mercado nacional tem uma de 1 litro, mas recomendo comprar o fogareiro combo que já vem com esta garrafa de 560 mL e levar mais combustível se necessário em outro vasilhame seguro (mais em conta).

 

Particularmente há vantagens do uso do gás para quando o trekker vai fazer uma travessia de poucos dias e também se só puder cozinhar dentro da barraca. Já que no caso do combustível liquido com pré aquecimento isso fica inviável. Lembrando que cozinhar dentro da barraca não é uma boa idéia mesmo para os mais experientes, mas em condições severas pode-se fazer o uso disso desde que se faça com extremo cuidado.

 

Qualquer outra dúvida que tiver sobre este fogareiro é só perguntar.

 

Pessoal:

 

Lutando contra a minha ignorância, descobri o Primus Omnifuel Camp Stove Omni fuel. Pareceu-me ser superior ao Gravity II da Primus. Isso procede? Bem, permanecem as demais dúvidas dos dois posts anteriores. Além disso, esse omnifuel funciona com isobutano e com benzina? E com que outros combustíveis, além de gasolina e querosene? Cartuchos de gás só importados ou consigo usar cartuchos nacionais nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Amigo,

 

acho que vc tem razão será que vale a pena pagar a diferença de preço de quase R$ 400,00 ( no brasil) por fogareiros tão semelhantes, acho que não , talvez o maior preço do omni seja devido ao desing, menores dimensões e nos materiais, mas também pode ser um puro jogo de propaganda da primus....

comprei o meu atravé de uma encomenda feita a um amigo que estava em NY, comrei na REI e mandei entregar na casa dele , na época paguei 150,00 $, então acho que foi uma ótima compra.... Mas se fosse comprar no Brasil, optaria pelo gravity sem dúvida....

Uma coisa é certa , que compra primus não erra, e eu particulamente acho esses fogareiros muito superiores aos tradicionais internationale, etc....

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...