Ir para conteúdo

Europa 15 dias - Munique/Salzburgo/Veneza/Florença/Pisa/Roma/Dusseldorf


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

É realmente impressionante o tanto de informações que vamos juntando para montar o roteiro perfeito, ou ao menos desejado, para a Europa!

Fiquei (ou ainda estou rsrs) meio "zonza" com tudo o que ainda tenho para organizar, mas acho que agora cheguei a um roteiro bem bacana para os 15 dias que terei na Europa, em Abril/2013.

 

Como tudo começou!

Bom, eu e meu marido gostamos muito de tudo o que é relacionado à história medieval, ele é bem mais inteirado que eu, porém ambos sonhamos em conhecer de perto castelos, arenas, paisagens e outras tantas atrações que são bem diferente da cultura/história brasileira.

Para vocês terem uma ideia, nosso casamento teve elementos e detalhes para dar um ar medieval, porque isso é a nossa cara mesmo. =)

Depois de nos organizarmos financeiramente e decidir algumas prioridades (o que não foi fácil para tirar o sonho da viagem do papel) vamos enfim viajar para Alemanha/Áustria/Itália para comemorar aniversário de casamento!!! ::hahaha::::otemo::

 

Roteiro

 

Partida - BRASIL

"31/Mar (Domingo)" - BRASIL - São Paulo - RJ (escala) - Frankfurt

 

04 noites em Munique

"01/Abr (Segunda)" - ALEMANHA - Frankfurt - Munique (chegarei em Frankfurt, mas não penso em ficar lá, portanto estou pesquisando o meio - trem ou avião - para ir direto do aeroporto de Frankfurt para Munique)

"02/Abr (Terça)" - ALEMANHA - Munique - Tour para Fussen para conhecer o castelo de Neuschwanstein

"03/Abr (Quarta)" - ALEMANHA - Munique - Day trip para Berchtesgaden (lake konigssee)

"04/Abril (Quinta)" - ALEMANHA / AUSTRIA - Munique - Day trip para Salzburg e Werfen (Ice Caves)

"05/Abril (sexta)" - ALEMANHA/ITALIA - Munique - Tour Dachau (trem noturno para Veneza)

 

01 noite em Veneza

"06/Abril (Sábado)"- ITALIA - Veneza (curtir a cidade, passeio de gôndola e conhecer a basílica e piazza San Marco)

 

02 noites em Florença

"07/Abril (Domingo)" - ITALIA - Veneza - Florença (curtir a cidade e conhecer o Museu Ufizzi)

"08/Abril (Segunda)" - ITALIA - Florença - Day trip para Pisa

 

04 noites em Roma

"09/Abril (Terça)" - ITALIA - Florença - Roma (curtir Roma e comprar o Roma Pass)

"10/Abril (Quarta)" - ITALIA - Roma (Museu do Vaticano e arredores)

"11/Abril (Quinta)" - ITALIA - Roma (neste dia completo aniversário de casamento, então queria fazer algo bem especial - dicas são bem vindas!)

"12/Abril (Sexta)" - ITALIA - Roma

 

01 noite em Dusseldorf

"13/Abril (Sábado)" - ALEMANHA - Roma - Dusseldorf (vamos para lá encontrar um amigo e alugaremos um carro para ir para Frankfurt novamente)

 

01 noite margem do Rio Reno (definir cidade ainda)

"14/Abril (Domingo)" - ALEMANHA - DEFINIR roteiro de carro a caminho de Frankfurt pela margem Rio Reno - parando em alguma cidade para dormir

"15/Abril (Segunda)" - ALEMANHA - Frankfurt - BRASIL (Retorno - noite)

 

 

O que acharam deste primeiro desenho?

 

Bom, agora os próximos passos são:

 

Transporte

- Preciso esperar até 15/01 para conseguir simular todas as passagens individuais de trem, aí posso comparar com o Eurail Select Pass ou Global Rail. Alguém sugere os passes?

 

Hospedagem

- Quero ficar próximo das estações centrais, em quarto para casal (sem luxo), alguma indicação?

 

Pontos turísticos

- Como viram, tenho em mente quase tudo o que eu gostaria de visitar, mas ainda não pesquisei como e quais entradas nas atrações devo comprar com antecedência. Indicações de por onde posso começar?

 

Bom, conto muito com a ajuda e experiências de vocês, porque tem horas que me vejo olhando pra tudo e fico meio que "e agora... ahmm...ahmm" e não resolvo nada, mas em 1 noite inspirada resolvo tudo de uma vez rsrsss.

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bem legal seu roteiro Patricia!!!

 

Bom, estive em Salzburgo em outubro, cidade encatadora, a partir de Munique 01h30 de trem se chega na Estação Central de Salzburgo...

 

A dica que posso te dar, saia bem cedo de Munique, Visite a Ice Caves e não deixe de andar pelo centro de Salzburgo, tente subir no Festung Hohensalzburg, a vista de la é simplesmente fantástica...da pra fazer fotos show de bola...

 

Se tivesse um dia a mais na Áustria indicaria Hallstatt...lugar incrível....

 

Abraço e boa viagem

Link para o comentário
  • Membros

Gente, vi uma promoção no raileurope.com.br de 20% de desconto no Global Pass - para 15 dias, saindo por R$2500 +/-... será que compensa?

Vou fazer 3 países, e pelas minhas contas serão 8 tickets de trem.

 

Fiz uma simulação, pois ainda não consigo cotar para abril, para passagens individuais e tudo dava uns R$2100,00 ou seja não é muito diferente desse valor do Global Pass.

 

Estou realmente em dúvida, pois pela promoção devo comprar até dia 28/12, ou seja, sexta agora.

 

Acham que compensa esperar um pouco mais para ver os valores na data real que eu vou em abril?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Patrícia, se vocês gostam muito de história medieval, esse roteiro pode ficar muito melhor, ainda mais com tão pouco tempo.

 

Eu ficaria esse tempo todo na Alemanha, esticando no máximo para a Áustria (Tirol), Suiça ou Dolomitas (Itália).

 

Se ficar só na Alemanha, vocês podem usar os passes regionais e economizar muito com deslocamento, sem precisar comprar passes como Raileurope. Você terá a mesma flexibilidade por um custo consideravelmente menor. Se achar boa a sugestão, eu explico. A Áustria tem um ticket similar e a Suiça tem um passe próprio, que não sei bem como funciona.

 

Nas suas 4 noites em Munique, você não verá nesse roteiro quase nada medieval. Neuschwanstein é um castelo muito recente, fake, um dos delírios do rei Ludwig. A única horda que o invadiu foi de turistas. Bonito, sem dúvida, mas com pouco valor histórico se comparado com outras opções. Castelos de verdade você pode encontrar nos arredores, como o Burghausen (uma fortaleza realmente grande, que possivelmente é dos mais antigos da Europa) e o Mauterndorf. O Hohensalzburg, em Salzburg, e o Hohenwerfen, em Werfen, também são ótimas opções.

 

Por fim, não está deixando nenhum tempo para ver Munique em si. E não dá para ver Salzburg e Werfen no mesmo dia. Seria melhor passar uns dias em Salzburg e fazer a coisa direito - se vai a Werfen, veja, além do castelo, também as Ice Caves e o show de falcões. Deixe um dia inteiro só para Salzburg.

 

Tire toda a Itália e deixe para explorar bem em outra ocasião. A noite em Frankfurt não dá pra nada. O Reno é a maior concentração de castelos por metro quadrado no mundo. Fique por lá pelo menos 3 noites, até mesmo para ver dois dos castelos mais bem preservados de toda a Europa - o Burg Eltz, no rio Mosela, na cidade de Moselkern (se não me engano) e o Marksburg, que fica em Braubach, na margem direita do Reno (o que te obrigaria a mudar de margem em Koblenz).

 

Enfim, dá pra ficar a noite toda escrevendo e não vou adiante, veja o que acha e me fale.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Tenha cuidado com estes passes de trem, pois eles possuem um monte de restrições.

 

Por exemplo, os portadores de passe tem que fazer reserva para andar nos trens noturnos e trens de alta-velocidade. E para fazer esta reserva é cobrada uma taxa adicional, o que pode elevar bastante o custo final.

 

Também há algumas restrições quanto ao trajeto, eu não sei muitos detalhes a respeito dessa restrição, mas procure se informar bem antes a respeito dessas restrições.

 

Bem observado Adriano, também não tenho conhecimento muito a fundo sobre os passes, mas estou juntando informações para ver o que seria melhor e mais econômico no meu caso. Alguém sabe como faço para simular as reservas? Assim consigo ter uma ideia do custo final.

 

Ainda não comprei as passagens de trem e nem fechei os hostels oO... mas pretendo fazer isso até final de janeiro sem falta!! Aí venho falar para vocês.

Link para o comentário
  • Membros
Patrícia, se vocês gostam muito de história medieval, esse roteiro pode ficar muito melhor, ainda mais com tão pouco tempo.

 

Eu ficaria esse tempo todo na Alemanha, esticando no máximo para a Áustria (Tirol), Suiça ou Dolomitas (Itália).

 

Se ficar só na Alemanha, vocês podem usar os passes regionais e economizar muito com deslocamento, sem precisar comprar passes como Raileurope. Você terá a mesma flexibilidade por um custo consideravelmente menor. Se achar boa a sugestão, eu explico. A Áustria tem um ticket similar e a Suiça tem um passe próprio, que não sei bem como funciona.

 

Nas suas 4 noites em Munique, você não verá nesse roteiro quase nada medieval. Neuschwanstein é um castelo muito recente, fake, um dos delírios do rei Ludwig. A única horda que o invadiu foi de turistas. Bonito, sem dúvida, mas com pouco valor histórico se comparado com outras opções. Castelos de verdade você pode encontrar nos arredores, como o Burghausen (uma fortaleza realmente grande, que possivelmente é dos mais antigos da Europa) e o Mauterndorf. O Hohensalzburg, em Salzburg, e o Hohenwerfen, em Werfen, também são ótimas opções.

 

Por fim, não está deixando nenhum tempo para ver Munique em si. E não dá para ver Salzburg e Werfen no mesmo dia. Seria melhor passar uns dias em Salzburg e fazer a coisa direito - se vai a Werfen, veja, além do castelo, também as Ice Caves e o show de falcões. Deixe um dia inteiro só para Salzburg.

 

Tire toda a Itália e deixe para explorar bem em outra ocasião. A noite em Frankfurt não dá pra nada. O Reno é a maior concentração de castelos por metro quadrado no mundo. Fique por lá pelo menos 3 noites, até mesmo para ver dois dos castelos mais bem preservados de toda a Europa - o Burg Eltz, no rio Mosela, na cidade de Moselkern (se não me engano) e o Marksburg, que fica em Braubach, na margem direita do Reno (o que te obrigaria a mudar de margem em Koblenz).

 

Enfim, dá pra ficar a noite toda escrevendo e não vou adiante, veja o que acha e me fale.

 

 

 

 

Nossa, confesso que fiquei (e estou) pensando seriamente nessa nova possibilidade de roteiro Marcos! Não conhecia (e nunca ouvi falar) de Tirol e Dolomitas, fiz uma rápida pesquisa e fiquei encantada e olha que já estava facinada com Bertesgarten!

 

Já tinha pensando em fazer só Alemanha, porque vi que muita coisa boa não estava no meu roteiro, mas é a primeira vez que vou para Europa e queria pelo menos conhecer um tiquinho da Itália também, mas sei que com o desenho inicial não veria tudo nem de um ou de outro.

 

Bom, pesquisei todos os lugares que colocou aqui e agora vou quebrar minha cabeça para incluir tudo o que mais gostei e tirar (desapegooo) alguns, já volto para mostrar como ficou...

 

Ah sobre os passes, pois é estou achando tudo muito caro. Se puder me falar mais sobre os regionais ou indicar alguma leitura seria ótimo! :D

 

Obrigada pelas dicas!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

15 dias é muito pouco, ideal seria tentar aumentar o tempo de viagem. Então tente focar só no sul da Baviera, no Tirol e nas Dolomitas. Aí você tem um pouco de Alemanha, Áustria e Itália e não perde tanto tempo assim com deslocamentos.

 

na Baviera você usa o Bayern Ticket, veja as regras (que, inclusive, abrange Salzburg, na Áustria):

 

http://www.bahn.com/i/view/GBR/en/prices/germany/laender-ticket.shtml (clique em Bayern/Bavaria)

 

Na Áustria tem o Einfach Raus Ticket, que é similar ao Bayern Ticket, mas só vale para trens. Mas a opinião majoritária é que é melhor fazer de carro, dado que nem todos os lugares possuem boas conexões de trem. Alugando o carro, você tem que comprar um selo de pedágio, válido para X dias (chamado "vignette"). É vendido em postos de gasolina e outras lojas, provavelmente nos aeroportos e estações de trem também.

 

Na Itália você usaria os tickets avulsos comprados na hora, mas novamente é melhor ir de carro. Se você fizer uma busca no fórum, verá relatos de pessoas que viajaram pelas Dolomitas de carro.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

 

Repensamos todo o nosso projeto viagem... graças ao comentários e ajuda de vocês, pesquisas e mais pesquisas, conversa com amigos e a prática do desapego (vontade de conhecer o mundo inteiro em uma viagem só rsrs) chegamos a um novo desenho que se parece mais com o que realmente queremos:

 

1º Queremos estar de férias rsrs, isso significa que não queremos ficar correndo muito com destinos ou ter horário marcado pra tudo (sei que é totalmente possível e dá para curtir, mas queremos ficar mais tranquilos e conhecer mais o local onde estaremos)

2º Vamos focar no roteiro com história medieval (principalmente no Vale do Rio Reno) e nas belas paisagens dos alpes

 

Bom, depois disso tudo e muita conversa, chegamos no roteiro abaixo:

 

Data Cidade

 

31/Mar(Domingo) - São Paulo - RJ - Frankfurt

 

01/Abr (Segunda) - Chegada em Frankfurt às 15h - Partida para Munich

 

02/Abr (Terça) - Munich - curtir cidade de manhã e talvez a tarde faremos o tour para Dachau ou English Garden (vamos locar um carro e faremos o restante da viagem com ele)

 

03/Abr (Quarta) - Munich - Berchtesgaden (lake konigssee) ------> Estou na dúvida entre voltar para Munich ou ficar em algum lugar por ali mesmo, o que sugerem?

 

04/Abril (Quinta) - Munich - Salzburg (Day Tryp - conhecendo a cidade e o castelo)

 

05/Abril (sexta) - Saída de Munich - passando por Garmisch-Partenkirchen - Innsbruck

 

06/Abril (Sábado) - Innsbruk (Ir para o Tirol)

 

07/Abril (Domingo) - Saída de Innsbruck - passando por Neuschweinster - Dormir em Ulm ou Stuttgart ----------> qual dessas cidades vocês indicam para dormir?

 

08/Abril (Segunda) - Ulm ou Stuttgart - passando por Heidelbeg e Mainz - Dormir em Rudesheim

 

09/Abril (Terça) - Rudesheim - passando por Bacharach - Kaub - Loreley e outras - Dormir em Oberwesel

 

10/Abril (Quarta) - Oberwesel de manhã e seguir em direção a Koblenz

 

11/Abril (Quinta) - Koblenz - Colonia

 

12/Abril (Sexta) - Colonia

13/Abril (Sábado) - Colonia - Dusseldorf (temos amigos em Dusseldorf e ficaremos por lá até o domingo)

 

14/Abril (Domingo) - Dusseldorf (curtir Dusseldorf ou fazer um bate e volta em Amsterdã - estamos pensando ainda)

 

15/Abril (Segunda) - Dusseldorf - Frankfurt - BRASIL (nosso voo sai às 21h)

 

E aí o que acham?

 

Próximos passos:

--> Locar o carro

--> Comprar passagem de Frankfurt para Munich

--> Fechar hostel

 

Acho que ficou mais tranquilo agora... vamos ver!

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Patrícia,

 

Em geral tá legal, só tenho algumas observações. É melhor comprar a passagem mais tarde possível para Munique, pois você não pode contar de sair do aeroporto às 15h. Essa é a hora de previsão de chegada, sem contar possíveis atrasos, pegar mala, passar por imigração e chegar na estação de trem.

 

Dachau logo no primeiro dia não é pra qualquer um. Tem gente que fica bem deprimido, é o que vejo nos relatos. Vai da empatia, da sensibilidade de cada um. Além do mais, é o único dia que você terá pra ver Munique. No dia 1 você só terá deslocamento.

 

Se quiser aproveitar Berchtesgaden, deve sair bem cedo de Munique. Tem muita coisa lá pra ver - o teleférico da montanha Jennerbahn (ou algo parecido), o ninho das águias, o lago Königsee, o centro de documentação nazista, a cidade em si. Já é difícil caber em um dia. Eu dormiria lá, em vez de voltar a Munique.

 

No dia seguinte, o bate e volta a Salzburg fica muito mais fácil, pois é muito mais perto. Aliás, eu nem faria bate e volta. Deixaria as malas no carro e seguiria para o Tirol, em vez de Garmisch-Partenkirchen. Coloque no mapa para ver, essa é a sequência lógica.

 

Digo Tirol, porque nos fóruns estrangeiros, onde postam pessoas que já foram várias vezes para a região, é consenso que Innsbruck não é das melhores cidades da região. Tem fama apenas por ser a capital da região. Daí, os guias de turismo colocam apenas por isso e as pessoas copiam. Muitos recomendam Hall in Tirol, que fica ali perto, assim como Seefeld in Tirol.

 

Na sequência, você se dirigiria a Garmisch-Partenkirchen. Seefeld fica no caminho, assim como Mittenwald, que é outra opção recomendadíssima lá fora, valendo uma parada ou até um pernoite, em vez de pernoitar em GaPa.

 

Parece uma viagem relaxada, de ritmo lento, mas nem tanto. Há o que fazer em GaPa, como o Partnach Gorge, além do Zugspitze. Jogue no Google para entender. Dali para Füssen, onde está Neuschwanstein, ainda tem estrada. E ali é mais do que o castelo, é um lugar bonito, para se apreciar, com um lago e uma bela cidade. Recomenda-se ir por Reutte, na Áustria, dizem que o caminho é mais bonito. Eu dormiria em Füssen, pois vocês já estarão meio cansados no dia.

 

De Füssen a Rüdesheim, passando por Heidelberg, são 4h30 pelo Google Maps sem contar trânsito e as paradas. É muita coisa.

 

Por fim, R%udesheim fica do lado direito do rio. Bacharach, do lado esquerdo. Você não passa de um lado para o outro de carro sem ir até Koblenz e voltar. E Bacharach é uma das cidades mais charmosas da região, ao passo que o melhor castelo fica em Braubach, do lado direito do rio. Oberwesel também fica do lado esquerdo.

 

Seu roteiro fica facilitado tirando Colônia, que é uma cidade que tem mais nome do que charme, segundo muitos que já passaram por todos esses lugares. Dizem que tem de destaque apenas a catedral, sendo uma cidade comum para quem já passou por tantas outras no Reno.

 

Desaconselho o bate e volta de Dusseldorf a Amsterdam. Seus amigos podem te orientar melhor, mas Amsterdam não é uma cidade fácil de chegar de carro. Você vai ter dificuldade de estacionar e ainda pode pegar trânsito no caminho. Se quiser mesmo ver a arquitetura holandesa, talvez Maastricht seja uma opção melhor.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...