Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Uma bela região...

 

Grande amigo, beleza? Infelizmente este e-mail pode estar atrasado, mas para ir a Barra-do-Garças o melhor caminho ainda é por Goiânia, que dispõe de várias linhas diárias para Barra e sua vizinha goiana Aragarças. Na verdade são três cidades juntas, com prefeitura e tudo o mais, divididas pelo Rio Araguaia, que recebe na localidade o Rio Garças: 1 - Aragarças, que fica do lado goiano do Rio Araguaia; 2 - Barra-do-Garças, que fica no Mato Grosso, às margens do Rio Garças; 3 - Pontal do Araguaia, que fica entre Aragarças e Barra, também no Mato Grosso. Infelizmente nesta época do ano os rios estão cheios e não apresentam as belas praias, o que só é possível na época seca (junho a setembro). As praias do Rio Araguaia ficam do lado goiano, em Aragarças. Mas dá para aproveitar as cachoeiras de Barra e as águas quentes (para entrar paga-se uma pequena taxa). De qualquer forma, espero que curta esta belíssima região, abraços!!!

 

Junim - Goiânia/GO

 

 

 

quote:Originally posted by lordesteves

 

Nobres e bons companheiros,

 

Saudações a todos! Em janeiro agora estou indo de ônibus a Barra do Garça a partir do Rio de Janeiro. Precisaria de algumas dicas:

- O melhor é ir a partir de Goiania, não?

- Como é o clima na região nesse período? Chove muito?

- Como é o esquema de estadia na região? Viajo com apetrechos de Camping, mas existem pousadas lá? Bem vou aguardar algum contato para aprofundar as perguntas. Semana retrasada abri um tópico sobre a Serra do Roncador e ninguém respondeu... Talvez sinal que esses caminhos não são muito comuns.

 

Abraço a todos,

 

André


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Andrézão,

Batarde!

Li seu report e fiquei pensando em mudar meu roteiro. Estava de plano ir pra Paris em Junho. Conhecer a Dona Oropa.

Quando fui a São Felix do Araguaia conhecer Dom Pedro Casaldáliga passei pela estrada que margeia a Serra do Roncador e não vi nada disso que me disse. Vi que era bonito, sabia do Fawcett, vi o Dedo de Deus, mas não imaginei que tinha tudo isso que relatou. Eu sempre quis caminhar por esses lugares sem essa visão mítica ou mística de OVNIS e tudo mais. Observar, talvez seja esse meu objetivo. Contemplar, talvez. Não é questão de ceticismo, mas de racionalidade.

Quero amadurecer a idéia de caminharmos junto nessa expedição.

Aquele Abraço,

Franco

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, André!

Estou indo para a Serra do Rocador na semana santa, mas não tenho muitas informações do lugar. Li no seu depoimento sobre o Mauro. Ele é um bom contato? Vc tem o telefone dele? O sítio dele é bem localizado? Agradeço se puder me ajudar! Vc acha que corro o risco de encontrar a serra "lotada" no feriado?

[8D]

Muito obrigada!

 

Juliana

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Juliana,

 

Não acredito que a região esteja lotada não. Pode procurar o Mauro que é um bom contato. O problema é que ele não tem telefone - ou não tinha até o último contato. Mas saindo da Barra do Garça em direção a Nova Xavantina, passe pelo Vale dos Sonhos e , após uns kilometros você chega no bico da Serra - que é uma formação com duas pontas muito conhecida da Serra. O sítio do Mauro fica ali. Ele é guia e pode levar você para onde quiser ir na região.

 

Abraços,

 

André

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Postado - 30/04/2004 : 04:30:45

--------------------------------------------------------------------------------

 

ola, amigo mochileiro. Voce estará partindo de onde?

 

Dete

 

 

Midori

Pé na Estrada

 

 

 

Brasil

112 Mensagens

 

Minhas Fotos Postado - 01/05/2004 : 16:34:54

--------------------------------------------------------------------------------

 

Estarei partindo de Guarulhos ou qualquer lugar por essas redondezas. Tu pretende ir para la tb?

Link para o comentário
  • Membros

Postado - 01/05/2004 : 18:18:40

infelizmente não.

Voce pretende ir de ônibus então certo?

Estamos tentando ajudar. Vamos ver quem pode informar o caminho mais barato e mais curto.

Enquanto isso:

 

A distância aproximada entre São Paulo e Cuiabá é de

1614 Km

 

Localização Geográfica: Leste mato-grossense.

 

Dependência genealógica:

O município de Cuiabá deu origem ao de Araguaya (extinto), que deu origem ao município de Registro do Araguaya (extinto), que deu origem ao município de Araguayana (extinto), que deu origem ao de Barra do Garças.

Dete

Postado - 09/05/2004 : 20:34:10

Valeu Dete, ano passado fui para la de ultima hora, nao deu para pesquisar nada, mas esse ano estou fazendo a correria bem antes, quero ficar mais tempo por la, eh um lugar muito lindo!

Dete

Editor

Postado - 29/05/2004 : 03:04:57

 

Como chegar

 

Para chegar até a Barra do Garças é possível pegar um avião até Goiânia ou Cuiabá. Uma boa opção também é pegar um ônibus de Brasília até Barra, em uma viagem de pouco mais de seis horas. Se o destino for a Serra do Roncador, o turista ainda precisa seguir por mais 30 minutos de viagem de ônibus ou carro.

 

No Parque da Serra Azul, trilhas e muita água fazem parte do roteiro obrigatório do turista. De um lado, águas geladas das cachoeiras e rios, do outro, piscinas naturais de até 42 graus

 

Longe do litoral, ainda assim Barra do Garças tem Cristo e exibe também praias próprias. A areia branca e fina margeia as águas doces do rio mais famoso na região, o Araguaia. Refúgio para quem procura dias quentes e ensolarados entre os meses de maio e outubro. Uma época em que o volume do Araguaia baixa com a seca - principalmente em junho, a agosto - e deixa à mostra toda a extensão de areia. Ponto de encontro para turistas de todos os estados que aproveitam para a curtir os dias de sol e as noites de festa a beira das águas sem ondas.

 

No Parque da Serra Azul, cachoeiras, trilhas e despenhadeiros completam o roteiro de quem procura beleza e aventura. Os índios Bororo encontravam a subsistência no local que apelidaram de Kieguereirial, que significa na vocabulário indígena ''morro dos pássaros'', devido à grande diversidade de aves que vivem nas redondezas.

 

Tchibum

 

Araras azuis podem ser vistas de perto quando o visitante se arrisca a conhecer uma das 14 cachoeiras que compõem o visual do Parque. Vinte e oito metros de queda d'água faz da Cachoeira das Andorinhas um dos cartões postais mais visitados de Barra do Garças. O desafio é atravessar três córregos rasos para chegar até lá. Sem muito suor, o aventureiro se embrenha pela trilha cercada por árvores e por um tapete de folhas secas. Ao fundo, o ruído da água e o som dos pássaros acompanham o visitante até a cachoeira.

 

Também conhecida como Cachoeira do Pé da Serra, a morada das andorinhas tem duas nascentes de água. Uma fria, outra morna. Ambas desaguando na piscina natural de temperatura agradável.

 

Mais fácil ainda é chegar a Cachoeira da Usina. Com 18 metros à menos, ela não perde em mais nada para a vizinha. Se antes naquele lugar funcionava uma barragem movida pela velocidade das águas, hoje a força da natureza é atrativo para quem curte esse tipo de programa. A água escorre por degraus esculpidos em pedra. O ponto final do trajeto é um lago transparente que pela pouca profundidade em algumas partes, faz a festa das crianças.

 

Todos podem aproveitar outras águas privilegiadas de Barra do Garças. Captadas de minas, piscinas naturais do Parque Municipal das Águas Quentes borbulham e relaxam o turista a uma temperatura de 31 a 42 graus. As águas do parque prometem milagres terapêuticos. Pressão alta, baixa vitalidade sexual, má digestão são males que as águas quentes garantem mandar pelos ares. Quem mergulha nas altas temperaturas ainda diz que a piscina térmica é ótimo remédio para problemas renais, reumautológicos e fisioterápicos.

 

Os elementos da natureza se harmonizam dentro dos 11 mil hectares do Parque Estadual da Serra Azul. Se o convite das águas não agrada, em terra as opções de passeio também não decepcionam. Depois de dez minutos de caminhada em uma trilha íngreme e estreita o aventureiro ganha como prêmio uma paisagem que compensa o suor. Do mirante a 360 metros de altitude, é possível avistar toda a Serra do Roncador. Local privilegiado e escolhido para desbravar as alturas em um salto de pára-quedas, de paraglider ou em uma descida de rapel.

 

Em terra firme, a mesma trilha leva a uma caverna diferente. Na parede da Gruta dos Pezinhos uma arte rupestre bem particular. Ao invés de desenhos e símbolos, as inscrições que marcam a parede vermelha são de vários pés. Muitos são os tamanhos e até o formato deles. Alguns com quatro, outros com cinco, sem falar naqueles que deixaram o formato de seis dedos. Os pesquisadores ainda não sabem identificar a origem das marcas, apenas dizem que são datadas de milhões de anos. A ciência não decifrou o mistério dos antepassados que viveram no Roncador. Nada surpreendente para a região que engrandece com seus mistérios.

 

Para seguir as trilhas é obrigatória a presença de um guia.

 

Bom passeio, amigo!

Dete

Link para o comentário
  • Membros

Nobre e bom Jeth,

 

Tudo bom!? A Região do Roncador é muitíssimo interessante no aspecto arqueológico. Mesmo fazendo uma trilha simples você encontra inscrições rupestres em pequenas grutas. E basta uma expedição mais longa você descobre lugares que ninguém conhecia com inscrições também... e tudo está não pesquisado, não mapeado, não nada. Mesmo possuindo uma das estruturas geológicas mais antigas do planeta. Eu estive no Roncador em Janeiro desse ano, fiquei na casa do Mauro, um proprietário de uma chácara no pé da Serra. No fundo de sua propriedade tem grutas com inscrições e ele já encontrou restos de porcelana por ali... nada foi estudado. Entre em contato comigo para conversarmos com mais calma... até mesmo para te repassar alguns contatos para uma possível visita sua em Março. Meus e-mails são: lordesteves@hotmail.com e lordesteves@ig.com.br.

 

Abraços,

 

André.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...