Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

San Francisco / Los Angeles / Las Vegas - Dezembro de 2012

Postado
  • Membros

Em retribuição a todos os colaboradores do “mochileiros.com”, que através dos seus relatos, comentários e sugestões, ajudaram a montar o roteiro das minhas férias em San Francisco/Los Angeles/Las Vegas em dezembro último, segue uma “palhinha” da minha viagem, com o propósito de ajudar tantos outros amigos que estejam planejando visitar estas cidades. Independentemente do meu relato, sugiro que se pesquise e leia também todos os outros posts sobre o destino escolhido, por que, com certeza, encontrarão outras tantas dicas legais e úteis para o roteiro de vocês.

Planejei minha viagem de forma a conhecer cada cidade com calma e em 04 dias inteiros, e destinei um dia inteiro para fazer de avião: Brasil – San Francisco, mais um para fazer de carro: San Francisco – Los Angeles, outro para: Los Angeles – Las Vegas, e mais um dia para a volta: Las Vegas - Brasil.

Para facilitar a consulta, as informações sobre cada cidade serão postadas em separado. Espero que sejam úteis.

SAN FRANCISCO

Não existe muita dificuldade para se circular em San Francisco. Boa parte das principais atrações turísticas são bem servidas por ônibus ou bondes. Li alguns comentários de que a cidade não era muito receptiva para quem usa carro, mas aluguei um no meu último dia em SF e achei bem tranquilo dirigir por lá, inclusive para se estacionar. Dos locais visitados, somente na região da Union Square, o estacionamento é mais caro e complicado. Entretanto se o motivo for fazer economia, o carro é dispensável, embora há de se reconhecer que depois que estava com o carro, a locomoção ficou muito mais rápida, e ganhei um tempo precioso nos deslocamentos entre uma atração e outra. Se a intenção for ficar poucos dias na cidade e conhecer o máximo de SF, não deixe de considerar o aluguel de um carro.

O sistema de trens, ônibus, bondes e metrô urbanos MUNI cobre boa parte da cidade. O valor de cada viagem (só ida) para os bondes é de US$ 5 e se não me engano, US$ 2 para os demais meios. A MUNI oferece uma série de cartões de desconto, como pagar US$ 13 por dia para utilizar infinitas vezes o transporte público ou US$ 26 para se usar durante 06 dias. Eu achei mais interessante comprar o passaporte turístico City Pass (US$ 69), por que além de oferecer 07 dias consecutivos de uso ilimitado do transporte no sistema MUNI, ainda inclui entradas para o Aquarium Bay, San Francisco Museum of Modern Art, California Academy of Sciences e Exploratorium (ou Museu de Young) e mais um passeio de barco pela Blue & Gold Fleet Bay Cruise pela Baía de San Francisco.

O City Pass você compra em vários pontos de venda pela cidade, mas para quem está na região da Union Square, sugiro o guichê que fica na esquina da Powell Street com a Market Street, onde fica o ponto inicial/final do bondinho, chamado de “Cable Car Turntable”. É lá que eles viram os bondes em uma base giratória para que possam fazer a rota no sentido inverso, e onde você vai conseguir um lugar na posição mais disputada, que é sentado na parte aberta do bonde. De qualquer maneira, o passeio vale a pena, mesmo que você vá dependurado...rs. Assim que o bondinho começa a andar, um funcionário faz a cobrança da tarifa ou certifica se você tem algum “passe” válido para fazer a viagem. Na Market Street, além do “Cable Car Turntable”, existe transporte para praticamente qualquer lugar de San Francisco.

Na Union Square e redondezas estão localizados vários shoppings e algumas das principais grifes, como a Macy's, Hollister, Abercrombie, GAP, Apple, Old Navy, Tiffany, Levi’s, Bloomingdale’s, Norsdtrom, Zara, Victoria Secrets, Gucci, Nike, Bvlgari e tantas outras. Para quem estiver hospedado nesta região em um hotel que não oferece café da manhã a seu gosto, existem por perto vários Starbucks e outras tantas cafeterias, assim como várias Wallgreens e pequenos mercados, para compras emergenciais.

Para quem precisa de um roteiro básico para se conhecer San Francisco, resumo os meus 4 dias:

1º dia: Saímos do Hotel que ficava próxima da Union Square até o guichê do Cable Car na esquina da Powell Street com a Market Street para comprar os passaportes do City Pass. Foi super tranquilo e seguro, até por que bem em frente a este guichê existe policiamento, talvez por que alguns tipos estranhos são comuns em toda San Francisco. Como era domingo, a fila do Cable Car era bem grandinha, principalmente de turistas, mas o que ocasionou uma fila maior, foi o fato de um dos bondinhos ter estragado no seu retorno ao ponto de partida e ter sido necessária a presença de um guincho para retirá-lo do local. Como os bondinhos são antiguinhos, percebi que é comum eles terem algum tipo de problema, mas nada que assuste, apesar da idade dos veículos. Deste ponto partem 2 linhas diferentes: a Powell-Mason Line e a Powell-Hyde Line. Apesar das duas terem o ponto final relativamente perto uma da outra, elas possuem trajetos diferentes, sendo que a Powell-Mason termina em Fisherman's Wharf e a Powell-Hyde termina próxima do Aquatic Park e da Ghiradelli Square. Neste primeiro dia pegamos a Powell-Mason Line em direção à Fisherman's Wharf, passando por Chinatown, Nobb Hill e avistando de longe a Lombard Street. Descemos em Fisherman's Wharf, que é uma antiga área de pescadores e que virou uma movimentada região turística, cheia de bares, restaurantes de frutos do mar e lojinhas, inclusive algumas que alugam bicicletas para aqueles que desejam ir até a Golden Gate Bridge pedalando. Nesta região existem ainda vários hotéis, restaurantes temáticos como o Rain Forest, e atrações como um Museu de Cera ao estilo Madame Tussauds (mas não é o próprio), uma exposição do Ripley's Believe It or Not! (Acredite se Quiser, no Brasil), além de um submarino e um navio utilizados na 2ª Guerra Mundial, que podem ser visitados por dentro. Um dos bons lugares para se ir, é o Pier 39, que é um shopping a céu aberto, com diversos restaurantes, bares, lojinhas e comércio de tours de barco pela Baía de San Francisco, e onde dezenas de leões marinhos e focas ficam descansando em frente ao Pier. É um lugar bem legal para se comer, comprar lembranças e onde se localiza o Aquarium Bay, cujos ingressos fazem parte do City Pass. O Aquarium Bay é um aquário pequenininho se comparado com os existentes no Oceanário de Lisboa ou os do Sea World, por exemplo, mas mesmo assim, interessante de se ir. Lá você fica conhecendo diversas espécies marítimas e passa por dentro de um túnel que fica em um enorme tanque.

2º dia: Pegamos mais um vez o bondinho na Powell Street com a Market Street, desta vez para conhecer a Lombard Street, que ostenta os títulos de “rua mais sinuosa do mundo” e de “uma das 10 mais famosas do mundo”. Para não cansar muito e alcançar a rua no seu ponto mais alto, pegamos o bondinho da Powell-Hyde Line. Ele te deixa bem na esquina com a Hyde Street e no topo da rua no trecho em que ela é famosa. Do alto da rua, ou mesmo da parte mais baixa, dá prá se tirar belas fotos. Importante salientar que só em um quarteirão desta rua é que existe este famoso “zigue zague” para descer, sendo o restante dela uma rua normal e que corta boa parte de San Francisco. Por isto, cuidado para não descer no ponto errado da rua....rs

Da Lombard Street fomos a pé até o Pier 39 para almoçar e aguardar o passeio que havíamos comprado com antecedência pela internet para o Presídio de Alcatraz. Alcatraz é uma das prisões mais famosas do cinema e onde Al Capone ficou preso, estando situada em uma ilha. O tour sai do Pier 33, e não se recomenda deixar para comprar os ingressos na hora, sob risco de não conseguir ingressos para o dia desejado. É um passeio bem interessante e no qual você recebe um aparelho com áudio em português, que vai lhe guiando pelas várias alas do presídio, e você vai ouvindo estórias narradas por ex-prisioneiros e ex-agentes penitenciários que lá estiveram. Não existe horário pré-determinado prá se voltar e você pode ficar na ilha até a hora que você desejar.

Neste dia fizemos também um outro passeio de barco, pela Blue & Gold Fleet Bay Cruise, que também estava incluído no City Pass. Trata-se de uma volta pela Baía de San Francisco, passando pela Bay Bridge e indo até a Golden Gate. Ótimo para descansar e tirar fotos.

3º dia: Depois de ver muito a Golden Gate de longe e passar por baixo dela no passeio pela Blue & Gold Fleet Bay Cruise, resolvemos conhecer mais de perto, esta que é a grande atração de San Francisco. Para chegar até lá, pegamos o ônibus 21 na Market Street em direção ao Golden Gate Park. Entra-se no ônibus pela porta da frente e tem que pagar ao motorista a passagem ou, como no nosso caso, apresentar o comprovante do City Pass. Não vá esperando motoristas tão simpáticos e educados como são os condutores do Cable Car. A maioria deles tem cara de poucos amigos...rs. No meio do caminho descemos na Alamo Square para conhecer e fotografar as “Painted Ladies”, que são aquelas casinhas características de San Francisco e que sobreviveram ao grande terremoto que aconteceu por lá no século passado. As casas arquitetonicamente falando são bem interessantes, mas a praça em si, não tem nada de mais. Além disto, nesta área os cães podem andar sem coleira, portanto: cuidado !!! rs.

Pegamos novamente a Linha 21 e descemos próximo ao Golden Gate Park, que é um parque enorme. De lá, pegamos outro ônibus, da Linha 28, sentido Golden Gate Bridge, que te deixa em frente a uma loja onde se vendem souvenirs da ponte, e onde existem diversos monumentos relativos à construção dela. Dali, dá prá se tirar ótimas fotos e se você se animar, pode-se andar a pé pela ponte, dividindo a pista lateral com os ciclistas. Mesmo com a ventania e o grande movimento de carros e bicicletas, não dá prá deixar de atravessar pelo menos até a metade da ponte, que foi o que fiz...rs

Nossa próxima atração a ser visitada era o Exploratorium, também incluído no City Pass e para voltar, tem que pegar novamente a Linha 28, no mesmo ponto em que você desceu anteriormente. Por descuido nosso, erramos o ponto que devíamos ter descido e perdemos um tempo até chegar lá. Nestas horas, é que se percebe como faz falta um carro com GPS !!! ..rs. O Exploratorium é um imenso espaço onde se pode interagir com diversas experiências científicas de uma forma bem interessante e divertida. As crianças adoram e se gasta um bom tempo para conhecer todos os experimentos. Embora seja bem legal, não chega a ser uma atração imperdível do ponto de vista turístico. De lá, fomos até a Ghirardelly Square onde ficava a fábrica de chocolates do mesmo nome, mas que atualmente funciona como um shopping e hotel. Da fábrica de chocolate mesmo só sobrou uma lojinha. É na Ghirardelly Square que se encontra o ponto final da Powell-Hyde Line.

4º dia: Finalmente chegou o dia de pegar o carro que havíamos alugado com antecedência aqui do Brasil. Como a locadora ficava na região do Civic Center, deixamos para conhecer esta área administrativa da cidade neste dia. Entretanto, recomendo muito cuidado ao caminhar por lá, por que é uma área frequentada por tipos estranhos. Já de posse do carro, fomos até algumas regiões da cidade que ainda não tínhamos ido, como o Financial District, aonde fica o Farmer’s Market. Para quem não sabe, o Farmer’s Market é um mercado instalado no prédio histórico “Ferry Building”, cheio de lojas e restaurantes, com foco em comidas e produtos naturais de fazendeiros californianos. Ali perto, está a Coit Tower, que como o nome já diz, é uma torre que fica em uma área ainda mais alta, próxima aos piers e de onde se tem uma vista panorâmica muito bonita de San Francisco.

Como o City Pass incluía entrada para a California Academy of Sciences, fomos até ao Golden Gate Park, onde ele está localizado. Neste centro de ciências, existe um cinema estilo 360º, em que é mostrado um pouco dos estudos sobre os terremotos que abalaram San Francisco e outras cidades do mundo. Muito interessante. Em outra área do complexo, você pode participar também de um simulador de terremotos e saber como você deve agir se passar por uma situação assim. Existem ainda áreas com pinguins, aquários, estufas, animais empalhados, painéis interativos. Enfim, um lugar bem legal. Em frente à California Academy of Sciences, está situado o Young Museum, também incluído no City Pass. Entretanto no City Pass você tem que escolher entre usar o seu passaporte para entrar no Exploratorium ou para entrar no Young Museum. No nosso caso, além de já termos optado anteriormente pelo Exploratorium, também já havíamos perdido o horário limite para entrada no Young Museum e só o conhecemos por fora. O Golden Gate Park em si, onde estão localizadas estas e outras atrações, é enorme, e para conhecê-lo melhor, deve-se gastar pelo menos um dia inteiro lá.

Para fechar o dia e despedir da cidade, resolvemos passar mais uma vez pela Golden Gate Bridge, só que desta vez de carro, e até o final dela. Para atravessá-la de carro é necessário pagar um pedágio. Se não estou enganado, de US$ 6. Enfim, ao final dos nossos 4 dias em San Francisco, só não deu tempo de usarmos os ingressos do City Pass para o San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), que embora não fique próximo de nenhuma destas atrações, é muito bem recomendado.

Na manhã do dia seguinte, partimos para o nosso novo destino: Los Angeles. Este será o tema do meu próximo post !!!!

• Respostas 30
  • Visualizações 15.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cesar Santos.

Ótimo relato. Vou aproveita-lo na integra!

Estou montando meu roteiro San Francisco/Los Angeles/Las Vegas, como o seu (para dez 2013).

:? Gostaria de saber se vc poderia me dar dicas dos hoteis que vc ficou e ou as áreas que seriam interessantes de se procurar os hoteis, uma vez que nunca fui pros lados da costa oeste.

Abç Mauro

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado, Mauro. Os hotéis que fiquei foram Adagio (em SF), Loews Hollywood (em LA) e Excalibur (em LV), que ao meu ver, são todos muito bem localizados, para uma viagem como a minha. O Adagio fica próximo da Union Square, que é uma região muito bem servida de opções de hotéis, transporte, lojas e restaurantes. Muita gente fica na região do Fisherman's Wharf também, por ser uma área mais turística, mas gostei muito do Adagio, até por que lá fomos muio bem recebidos por um senhor português na recepção, que foi extremamente educado e gentil com a gente.

Se você pretende ficar em Hollywood, o Loews é um hotel de excelente qualidade,que fica no mesmo complexo do Dolby Theather e de um shopping, com diversos opções de alimentação e até boate. A outra boa opção é ficar em Santa Monica, mas se você tem a intenção de ir a Hollywood mais de uma vez, vai sempre pegar um tráfego intenso desnecessariamente. Para quem pretende passar mais tempo nos parques da Disney, então a melhor opção já é ficar em Anahein.

Dos hotéis que fiquei, o mais fraquinho foi o de Vegas. Li muitos comentários de que ele tinha a melhor relação custo x benefício, mas me decepcionou um pouco. Ele fica bem localizado, na Strip, mas existem outros melhores que ele. Sugiro que você escolha um, que fique localizado entre o New York, New York e o Wynn, que é o trecho mais movimentado de Las Vegas. Qualquer outra dúvida, estou aqui prá ajudar ! Abraço !

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado Isadora. Espero que ele ajude no planejamento da viagem de muitos amigos aqui do mochileiros. Abraço!

Postado
  • Membros

Cesar, parabéns pelo seu rico relato! Estou começando a pensar em ir pra São Francisco e Los Angeles em dezembro desse ano e o seu relato certamente foi de grande ajuda, principalmente na questão do clima, que é o que mais me preocupa! :P:)

Postado
  • Membros
Cesar, parabéns pelo seu rico relato! Estou começando a pensar em ir pra São Francisco e Los Angeles em dezembro desse ano e o seu relato certamente foi de grande ajuda, principalmente na questão do clima, que é o que mais me preocupa! :P:)

Olá Cris, tb pretendo ir em dezembro e o clima tb me preocupa, não pelo frio mas pela chuva. Gosto de sol. Ainda mais que pretendo rodar bastante na California, Nevada e Arizona.

Postado
  • Membros

Olá Cris, tb pretendo ir em dezembro e o clima tb me preocupa, não pelo frio mas pela chuva. Gosto de sol. Ainda mais que pretendo rodar bastante na California, Nevada e Arizona.

Pois é, pelo que andei lendo o problema da costa oeste não é o frio, e sim a chuva, que é sempre um saco em viagens. :P

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado pelo comentário, Cris ! Também acho que a chuva incomoda muito mais do que o frio. Tinha consultado antes o site do Weather Channel, e visto que a possibilidade de pegar chuva no mês de dezembro em San Francisco, era bem maior do que em Los Angeles (a precipitação média é quase o dobro de uma cidade em relação a outra), mas conforme eu relatei, meus dias em SF foram de sol e céu azul, contra um de chuva sonolenta em LA. No entanto, como o tempo anda meio maluco, acho que tem que contar com um pouco de sorte também .... Abraço !

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Achei fantastico o detalhamento da viagem! Parabéns! Excelente contribuição!

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado, Mariac. Espero que o meu relato seja útil para muitos amigos aqui do "Mochileiros". Precisando de alguma dica, estou a disposição. Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.