Ir para conteúdo

[Roma - Veneza - Berna - Paris - Londres - Bruxelas - Amsterdã] - Julho/13 - 27 dias

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá mochileiros, tudo bem?

Estão se preparando para a próxima viagem?

Eu sou novo por aqui e pretendo, em julho, conhecer o velho continente.

Já li bastante a respeito de roteiros e ouvi falar de lugares maravilhosos que nem de nome eu conhecia, mas como será minha primeira viagem à Europa, coloquei como prioridades algumas cidades mais turísticas.

Então, meu roteiro ficou assim:

02/07 – São Paulo – Roma

03/07 – Roma

04/07 – Roma

05/07 – Roma

06/07 – Roma

07/07 – Roma – Veneza

08/07 – Veneza

09/07 – Veneza – Berna

10/07 – Berna

11/07 – Berna (Zurique)

12/07 – Berna

13/07 – Berna – Paris

14/07 – Paris

15/07 – Paris

16/07 – Paris

17/07 – Paris

18/07 – Paris – Londres

19/07 – Londres

20/07 – Londres

21/07 – Londres

22/07 – Londres

23/07 – Londres – Bruxelas

24/07 – Bruxelas

25/07 – Bruxelas – Amsterdã

26/07 – Amsterdã

27/07 – Amsterdã

28/07 – Amsterdã – São Paulo

Algumas considerações:

- Nível de inglês: Básico.

- Companhia de viagem: Minha irmã.

- Preparo físico: A condicionar.

- Pretendo fazer os deslocamentos entre as cidades nos períodos das manhãs por dois motivos:

1. Viajar a noite/madrugada acaba com meu dia seguinte.

2. Procuro evitar chegar a lugares novos à noite, acho complicado procurar o local da hospedagem, lugar para comer, etc. E no caso dessa viagem tem um agravante, geralmente são países diferentes, com sistemas de transporte, pessoas e idiomas diferentes.

- O roteiro inicia em Roma por causa da imigração, que ouvi falar, é das mais tranquilas. Não que eu queira ficar por lá, mas se puder simplificar, é melhor.

- Pelo motivo da imigração também, só que ao contrário, o roteiro terminaria em Londres, mas tenho receio de me bloquearem a entrada lá e perder a passagem de volta. Se não me permitirem entrar lá eu fico mais alguns dias em Paris ou vou para Bruxelas/Amsterdã.

Agora algumas dúvidas:

- O que vocês acham desse roteiro? Será que ficou legal? Muito apertado?

- Outra coisa, apesar da Suíça estar no meio da Europa, não encontrei muitos roteiros pra lá, por que será? (Não procurei direito? Rs)

- E, por fim, uma pergunta para a qual encontrei respostas desencontradas: Se eu sair do Brasil com destino a Roma passando por Amsterdã (via KLM), onde será feita a imigração?

Bom, por enquanto é isso.

Agradeço desde já no que puderem me ajudar.

Obrigadão.

• Membros
Postado
Olá seja bem vindo.

Quanto a viajar durante o dia, entendo os seus motivos, mas desde que você não fique em hotéis lá na "pqp", não tem problema nenhum em chegar a noite. Com viajar a noite, eu não estou falando em passar a noite viajando, mas sim pegar um voo ou trem depois das 18:00 horas e chegar ao destino antes das 23:00. Esses trens noturnos que o pessoal tanto gosta de colocar nos roteiros, geralmente são uma grande furada, mas o pessoal não acredita nisso, quer ir lá experimentar e quebrar a cara por conta própria.

Viajando de manhã, você perde a manhã toda, pois tem que contar o tempo de check-out do hotel, o deslocamento até o aeroporto, o check-in do voo, o tempo de voo, pegar as malas, o metro até o centro, etc.. tudo isto consome facilmente umas 4 horas. E para piorar, na Europa o check-in nos hotéis é só as 15:00, Então se você chegar lá pelas 11 ou 12, terá que ficar enrolando e carregando as suas malas até as 15:00 horas. Viajando a noite, você segue direto para o hotel e vai dormir.

Você não encontra roteiros para a Suíça por dois motivos: 1º - É muito caro, tudo lá e absurdamente caro. 2º - Não há voos baratos e as conexões de trem são ruins e caras.

Tem certeza de que você quer ir para a Suíça e principalmente para Berna? Simplesmente não há trens e nem voos entre Veneza e Berna. A melhor opção é um voo de 10 horas de duração com conexão em Milão e Nice. Uma alternativa seria ir de Veneza para Zurique e depois seguir de trem para Berna. Mas esse voo para Zurique é bem caro.

Não sei da onde o povo tira essa ideia de que a imigração é mais fácil em Roma, Paris, etc... Ela é exatamente igual em todos os locais, com as mesmas regras e exigências. Londres e Madri tem má fama devido aos milhares de brasileiros que tentam entrar ilegalmente nestes dois lugares. Se você for ver a fundo, 90% dos deportados são pessoas que estavam tentando entrar ilegalmente. E os 10% restantes foram deportados pois não levaram a documentação mínima necessária.

Então desde que você vá com tudo certo, leve a documentação necessária, não terá problemas em lugar nenhum, não complique um roteiro que é simples por causa de um medo infundado. Indo para Londres e depois voltando para a Bruxelas, você passará por uma imigração desnecessária na volta para a Bélgica, alem de perder muito tempo e dinheiro nessa ida e volta.

Quanto a imigração em Roma ou Amsterdam, tanto faz onde você vai fazer, vai ser igual nos dois locais. Mas como o voo Amsterdam - Roma é um voo domestico, muito provavelmente a imigração será feita na sua chegada em Amsterdam, na sequencia para Roma você não passara por imigração na chegada em Roma.

Olá Adriano, obrigado pelas boas vindas.

Quanto às informações prestadas, elas foram bastante úteis e esclarecedoras.

Agora entendi o porquê das pessoas deixarem a Suíça de fora dos seus roteiros...eu não tinha ideia de que é tão caro assim. Com relação ao acesso, eu estava mesmo encontrando dificuldades, mas achei que era comigo. Acho que, por enquanto, vou riscá-la do meu mapa.

Fico preocupado com a imigração porque eu faço planos, fico aqui pesquisando, gasto um tempo e dinheirão danado e já pensou se eu chego lá e eles me mandam de volta. Seria terrível. Acho que andei vendo tanta coisa que fiquei impressionado, mas de toda forma, a porta de entrada deve ser a Itália mesmo.

Feitas essas considerações, e tendo em vista que pretendo muito conhecer Amsterdã, inverterei o roteiro, ficando nesta ordem: Roma, Veneza, Amsterdã, Bruxelas, Paris e Londres.

O único inconveniente é que não estou encontrando passagens aéreas de Veneza a Amsterdã com boa relação tempo/preço. Conhece alguma empresa que faz esse trecho?

E realmente, viajar na parte da manhã com certeza se perde meio dia. Fora que dormindo no destino, no outro dia já estou inteiro para passear. Vou pensar a respeito das viagens noturnas também. Eu tento deixar as bagagens no hotel até pouco antes de sair para o aeroporto/estação de trem.

E os demais colegas, preferem viajar durante o dia ou durante a noite? Quais os prós e contras?

Bom, vou fazendo os ajustes por aqui e conto com a ajuda de vocês.

Abraço.

• Colaboradores
Postado

Injustiça com a Suíça!

Não sei sobre as conexões de avião, mas esse é o preço que paga quem quer conhecer cidades espalhadas por todo o continente: ficar catando conexão de avião, aeroportos longe do centro, chegar com antecedência de 1h ou 2h pra pegar o voo, esperar bagagem na esteira, etc. Isso, sim, aumenta bastante o custo da viagem, além de ser um saco.

Na minha assinatura tem o roteiro que eu fiz na Suíça, de trem, em 10 dias. Com preços. Dá uma olhada, talvez se anime.

• Membros
Postado

Bem legal seu roteiro, ainda não tenho muita experiência, porém pretendo fazer algo bem semelhante. E quem sabe alguém aqui pode me ajudar também?

Pretendia fazer:

- Roma (6 dias, incluindo bate e volta no mesmo dia para Nápoles ou outra cidade perto)

- Florença (2 dias, incluindo bate e volta no mesmo dia para Pisa) - Penso que talvez não seja necessário a hospedagem em Florença, vou pesquisar a possibilidade de visitar Florença e Pisa e voltar para a hospedagem em Roma. Neste caso aumentaria em 1 ou 2 dias a estadia em Roma e não haveria pernoite em Florença.

- Veneza (2 dias) - Li em algum lugar que há uma cidade chamado Mestre bem perto de Veneza e bem mais em conta para hospedagem. Alguém conhece?

- Alguma cidade da Suiça, provavelmente Berna (2 dias, incluindo uma ida à Zurique) - Vou pesquisar melhor as cidades suiças e seus preços. Pretendia fazer o trajeto Veneza - Suiça de trem ou ônibus.

- Paris (8 dias, incluindo uma ida à Versalhes e talvez Orleans)

- Londres (7 dias)

- Bruges (com ida a Bruxelas) ou Bruxelas (com ida a Bruges) (2 dias) - Ouço falar que não há nada excepcional na Bélgica. Será?

- Amsterdã (4 dias, com ida a Roterdã)

E por fim, uma passagem econômica de avião para Amsterdã-Roma para pegar o avião de volta para o Brasil (a diferença da passagem ida+volta e a só de ida é mínima! :o ).

Importante ressaltar que pretendo fazer esse percurso no inverno europeu, e economizando o máximo possível!

Obrigado para todos! E, colormundi, muito bonita as fotos!

Edit: Esqueci de perguntar. Luxemburgo, vale a pena ou não? Não é muito popular pelo que leio nos relatos...

• Colaboradores
Postado

Avakian, não se pesquisa um trecho de cada vez. Para chegar por uma cidade e voltar por outra, tem que pesquisar multicity, múltiplos destinos ou equivalente.

E obrigado pelo elogio!

• Membros
Postado
Então quem faz Itália (Roma, Florença e Veneza) para depois França (Paris) é mais prático não parar na Suiça?

Concordo com o Adriano. Suiça ficou meio fora do seu roteiro. Vai gastar muito tempo de deslocamento, as passagens são caras, pra ficar pouco tempo. Ao menos que você tenha um motivo muito forte pra ir lá, te recomendaria tirar do seu roteiro e usar esses dois dias para conhecer uma outra cidade da Itália, por exemplo.

Ah, e na minha opinião, vale a pena pernoitar em Florença. A cidade é muito rica para ser conhecida num day trip. Só lembre de não reservar uma segunda feira para ir lá, pois as galerias estão todas fechadas! Digo isso por experiência própria, cheguei num domingo a tardinha e tive que conhece-las com muuuuuita pressa. Já que todas estariam fechadas na segunda, dia que reservei para conhece-las...

• Membros
Postado
Então quem faz Itália (Roma, Florença e Veneza) para depois França (Paris) é mais prático não parar na Suiça?

Concordo com o Adriano. Suiça ficou meio fora do seu roteiro. Vai gastar muito tempo de deslocamento, as passagens são caras, pra ficar pouco tempo. Ao menos que você tenha um motivo muito forte pra ir lá, te recomendaria tirar do seu roteiro e usar esses dois dias para conhecer uma outra cidade da Itália, por exemplo.

Ah, e na minha opinião, vale a pena pernoitar em Florença. A cidade é muito rica para ser conhecida num day trip. Só lembre de não reservar uma segunda feira para ir lá, pois as galerias estão todas fechadas! Digo isso por experiência própria, cheguei num domingo a tardinha e tive que conhece-las com muuuuuita pressa. Já que todas estariam fechadas na segunda, dia que reservei para conhece-las...

É uma pena isso da Suiça, pois ela fica, olhando o mapa seco, bem no caminho Itália/França (Paris), porém sem acessos fáceis. Além de ser muito bonita...

Bom saber isso das galerias de Florença. Acredito que um dia conhecendo a cidade e no outro ir conhecer Pisa seja o suficiente.

• Colaboradores
Postado

Pesquisei agora no site da companhia de trens da Suíça (sbb.ch) e existem vários trens diários de Veneza para Berna, com viagens durando entre 6h e 8h. Viagens com apenas uma troca (em Milão) saem às 7h50 (chegada às 14h23), 15h20 (chegada às 21h23) e 16h20 (chegada às 22h23). Preço: CHF 71 (no dia 13 de março às 7h50 - não é possível ver o preço em julho). Os preços podem variar conforme o horário e a antecedência da compra.

• Membros
Postado
Pesquisei agora no site da companhia de trens da Suíça (sbb.ch) e existem vários trens diários de Veneza para Berna, com viagens durando entre 6h e 8h. Viagens com apenas uma troca (em Milão) saem às 7h50 (chegada às 14h23), 15h20 (chegada às 21h23) e 16h20 (chegada às 22h23). Preço: CHF 71 (no dia 13 de março às 7h50 - não é possível ver o preço em julho). Os preços podem variar conforme o horário e a antecedência da compra.

Sendo assim, viajar de Veneza para a Suiça fica bem possível. Achei o preço um pouco salgado, apenas. Mas economizando e com tempo sobrando no mochilão, acho que é bem viável uma visita de 3-4 dias à Suiça. O problema, acredito, são os preços e as temperaturas de lá para quem deseja vaijar em Janeiro/Fevereiro.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...