Ir para conteúdo

4 dias: DO ATACAMA - CHILE AO SALAR DE UYUNI - BOLÍVIA


Posts Recomendados

  • Membros

Essa viagem de 4 dias, ida e volta, saindo e voltando de/a San Pedro de Atacama, foi realizada na sequência da viagem ao DESERTO DO ATACAMA e foi na primeira quinzena do mês de novembro. Coloquei em um post diferente, pois estava muito grande. Será que falo demais??? A viagem toda foi de 15 dias: Deserto do Atacama, percurso ida e volta até o Salar de Uyuni, Santiago, Valparaíso e Viña Del Mar. ::otemo::

Andando por San Pedro de Atacama você encontra várias agências de turismo que fazem, além dos tours no Atacama, as viagens de 3 ou 4 dias para a Bolívia. Escolhemos a ATACAMA MÍSTICA, http://www.atacamamistica.cl/home/Frameset.html, pois foi a mais flexível quanto ao nosso pedido de troca de hostels. Rodrigo não gosta nada de albergues, então pedimos que nos colocassem em hotéis com banheiros privativos e água quente. Eu até havia pesquisado antes, pra saber se existiam e sim, existem. Negociando o pacote na agência, indiquei o Tayka www.taykahoteles.com/es/hdesierto.php, eles têm 5 hotéis pela região e o do deserto havia respondido todas as informações que solicitei por email. Porém, o cara da agência disse que não havia vagas... ficamos no Ecolodge Los Flamencos na 1ª noite e foi muito bom. Na 2ª noite foi um desastre, pedimos um hotel de sal e nos colocaram num hostel fajuto, o pior albergue que já fiquei. Rodrigo queria me matar pela segunda vez na viagem (hahahaha, a 1ª está descrita no relato do Atacama). A 3ª noite foi em Villamar, razoável, também depois daquele hostel. Pagamos mais caro esta viagem, pois o carro pra 6 pessoas, fechamos para nós 3 apenas e pagamos por hotéis melhores, mas que nem sempre foram os melhores...

Antes que eu esqueça, as fotos panorâmicas foram feitas pela minha amiga, companheira de viagem, alegre e bem humorada Débora.

 

1º DIA

A agência que contratamos dias atrás, ATACAMA MÍSTICA, para os 4 dias de tour pelo deserto da Bolívia, nos pegou no hotel bem cedo, num micro-ônibus com outras pessoas e nos conduziu, primeiramente, até onde devíamos fazer os trâmites legais de saída do Chile. Havia uma grande fila e os policias de fronteira investigavam todas as malas. Depois que todos que estavam de volta no microbus, fomos até a fronteira com a Bolívia, entorno de 1h distante do posto chileno, por estradas asfaltadas sinuosas.

598da0859f74f_1fronteiraChile-Bolvia.jpg.a463637fb4c8a8e3f22f25f676373d55.jpg

 

De lá, os carros chilenos não podem continuar, então as agências contratam outras, bolivianas, para que peguem os turistas ali naquela fronteira, local chamado HITO CAJÓN. Chegando ali, todos nós daquele microbus ganhamos um bom café da manhã, tipo um picnic ao lado da van, bem legal e bem frio. :D Fizemos os trâmites legais de entrada na Bolívia. Fomos os últimos e os 2 policiais bolivianos que estavam ali dentro da casinha da imigração, disseram que havia um valor em dinheiro para aquela permissão. :shock: Sabíamos que não havia, pois o motorista da van avisou-nos disso. Inclusive falou que era pra dizermos que o conhecíamos em um caso como esse, hehehe. Então foi assim, conversamos e não pagamos nada. ::prestessao::

Quando alguém pergunta se ali tem banheiro, um ônibus lata velha é apontado. Hahahaha. Gelei as nádegas. ::Cold:::oops:::lol4::

598da085a87ca_2fronteiraChile-Bolvia-nibusbanheiro.jpg.da6cef78ed41330bb08b7786c6a151ce.jpg

 

Já era hora de pegar a estrada, fomos os últimos a sair da imigração, todos os outros 4x4 já haviam saído. O David, nosso guia boliviano, era um cara super tímido, simpático e pé pesado. ::hãã:: Então... rock ‘n’ roll detonando no radinho e voa pela estrada de terra, deixando um rastro de poeira naquela imensidão desértica. ::lol3::

598da085b0b68_4pelastrilhasdeterradosuldaBolvia.jpg.1cbceaca63698b0faabfd45fad98566f.jpg

 

Achei que o guia realmente foi necessário, pois não dá pra saber qual trilha ou rastro seguir naquele deserto imenso. Logo ali já inicia a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. A uns 10km da fronteira fica a primeira parada: LAGUNA BLANCA e LAGUNA VERDE (4.350m de altitude), que juntamente com o vulcão Licancabur ao fundo formam uma das paisagens mais linda que já vi, assim, na minha frente, dando ‘a maior sopa’ para um belo registro fotográfico. As lagoas são salgadas e a coloração verde se deve aos sedimentos de magnésio, carbonato de cálcio e arsênio. ::otemo:::shock:::otemo:::shock:::otemo::

598da085bffcd_7LagunaBlancainterligadaLagunaVerde.jpg.3e2d74fa27be98543de81cd30beacd19.jpg

 

Prosseguindo viagem, não pudemos deixar de parar para registrar a imensidão do DESERTO DE DALÍ, digno de uma pintura surrealista do famoso pintor de mesmo sobrenome, localizado ao sul da região de Potosi, dentro ainda da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa e com uma altitude média de 4 mil metros. :D:D

598da086b69e8_11DesertodeDali.jpg.852ed7da0c79d3390caeaec0e87825d7.jpg

 

Paramos para almoçar em um alberque, onde o David fez a comida na cozinha emprestada. Enquanto isso demos uma volta pelo estabelecimento e pensamos: “Ainda bem que não ficaremos aqui”. Os quartos cheiravam mal, o banheiro compartilhado não tinha papel higiênico, ainda bem que eu carrego o meu, hahahaha, o vento uivava e fazia a cobertura tremer. Não vi hóspede algum. A comida simples de David é bem gostosa e ele não quis sentar-se conosco à mesa. :P

598da086cf62e_15ParadaparaalmoonumalbergueprximoLagunaColorada.jpg.4f1d6c66864f2c251012418dfbee6c33.jpg

 

Uns km à frente, sempre sentido norte, deparamo-nos com uma laguna vermelha, de verdade! A LAGUNA COLORADA é espetacular, tem apenas 35 cm de profundidade de uma água vermelha devido aos sedimentos e pigmentos de algas que vãos de tons marrons até vermelho intenso. É um lugar onde os flamingos se alimentam de minerais e estão presentes, principalmente, os da espécie James, mas também podem ser encontrados os flamingos Andino e Chileno. Aqui a altitude era de 4.560m. ::otemo::::otemo::::otemo::

598da086e1f09_17LagunaColorada.jpg.e02108fe740620969e7920c64f011ce8.jpg

 

De vez em quando, passávamos por outra caminhonete, voando pelo deserto, com outros turistas aventureiros, certamente empoeirados como nós. Uma imagem muito bonita, parecem participar de um rali. Acho uma linda imagem, fotografei vários, hehehe!!! :wink: Acredito que todos os guias parem na ÁRBOL DE PIEDRA, já que foi declarado monumento natural, só não sei por quem... Trata-se de uma formação rochosa devido à erosão do vento, localizada no DESERTO DE SILOLI. :D:D

598da086ebdfc_19rboldePiedra.JPG.4b14af3722a0041ff9417f27e026af56.JPG

 

Em frente e chegamos à LAGUNA HONDA, na altitude de 4.115m, onde pudemos notar mais flamingos se alimentando. :) Logo em seguida, na LAGUNA HEDIONDA, a 4.530m de altitude é onde fica o ECOLODGE LOS FALMINGOS, onde nos hospedamos na primeira noite. O local é completamente vazio de gente, de sons, de infraestrutura. Apenas a natureza se faz presente. Aliás, som havia bastante: do vento. Era tão forte que imaginava aquele hotel sendo destelhado. A luz acabou... tudo ficou às escuras... o vento assobiando... a lareira era a única fonte de luz. Queríamos ir lá fora, mas o frio era tão intenso e o vento tão forte que desistimos instruídos pelo El Abelhudo, apelido carinhoso que Rodrigo deu ao menino que era segurança, faz-tudo, do hotel, que ficou o tempo todo conosco na sala e no dia seguinte nos acompanhou numa caminhada ao redor do hotel. Não havia ninguém mais no hotel, que tinha uma cama super confortável, lençóis limpos e brancos, cobertores pesados e água quente no chuveiro. Não se iluda, achando que vai encontrar bons chuveiros com uma vazão que irá massagear suas costas. Até porque, o gasto com água aqui é controlado. Como estava faltando luz, os aquecedores não funcionavam. Para amenizar o frio dentro do quarto, o abelhudo colocou um aquecedor a gás, aceso por um pequeno botijão de gás acoplado. Ai ai ai!!! Que medo desse troço explodir no quarto e a gente voar pelos ares gélidos do deserto. Pelo menos, nosso corpo se manteria até que alguém nos encontrasse... e será que encontrava? Ninguém parou ou passou por ali enquanto estivemos. ::otemo::

598da0870739a_22LagunaHedionda.jpg.000b80210ee424141867c3e3d32e15a0.jpg

 

Havíamos pedido à agência, sempre que possível, hotéis bons para pernoitarmos e pagamos mais por isso. O ECOLODGE LOS FLAMINGOS era bom, para os padrões da região, localizado a uns 300km da fronteira onde ingressamos. O diferencial foram as refeições: jantar na noite em que chegamos e café da manhã na manhã seguinte. ::otemo:: Simplesmente espetaculares, um chef super cuidadoso, que não pudemos deixar de cumprimentá-lo, pois a comida estava mesmo deliciosa. Daquela que se come também com o olhos. O café da manhã super bem servido com leite, iogurtes, cereais, pães feitos na hora, café, biscoitos também produzidos no hotel, chás... e uma moça com traços bem típicos da região andina nos servia e era uma simpatias só. Pareceu estar alegre simplesmente por ter hóspedes. Enquanto comíamos, ela ficava olhando. E desta vez, David aceitou e sentou-se conosco à mesa. O abelhudo colocou um som para escutarmos durante o jantar, era música brasileira. Hehehe acho que queria nos agradar. Conversou muito durante nossa estadia, disse que eles não têm muita companhia e hóspedes, trabalham em apenas 3 no hotel: ele, a moça que arruma os quartos e serve a mesa e o cozinheiro. Dormimos uma noite muito bem dormida. Nem ouvi mais os ruídos do vento. Nosso guia dormiu em um quarto ao lado. ::otemo::::Cold::598da087f3752_28.4LagunaHediondaeseusflamingos.jpg.fe6917b0c3570192f82d91396390ed7e.jpg

 

2º DIA

 

Seguimos viagem naquela manhã gélida, a água do lado de fora do hotel estava congelada. ::Cold:: O carro já estava ligado, esquentando há algum tempo, tudo calculado cuidadosamente pelo David, que também cuidou de abastecer o veículo com os galões que levava sobre o carro. Despedimo-nos do pessoal do hotel e seguimos viagem. :)

A primeira parada do segundo dia de viagem foi a LAGUNA CAÑAPA, a 4.140m de altitude e onde vimos muitas vicuñas, esse bichinhos tão bonitinhos, que não nos deixam chegar perto e que somente é encontrado em região com mais de 3 mil metros de altitude. ::otemo::

598da088098e0_30LagunaCaapa.jpg.c14ead956e2952df58807ddea7c45f2a.jpg

 

As pistas, rastros das rodas dos veículos eram muitas, mas às vezes se apagam pelo vento. Estacionamos o carro e em uma curta caminhada até um mirante natural para o VULCÃO OLLAGÜE. ::otemo:: Ali havia outros 2 ou 3 veículos parados com 6 pessoas cada um. E aqueles caras quebravam mesmo o silêncio. Disse-nos o nosso guia, que conversou com o guia deles, que eram de locais como Irã e Romênia e que bebiam e fumavam o tempo todo. :( Coitado do guia... só faço um apelo: rastros apenas de suas pegadas, sujeira devem ser levadas junto com você. Não deixe restos como garrafas, sacos de biscoito, papéis etc. Leve-os junto no carro, deixe em alguma lixeira quando chegar na cidade de volta. Não custa nada. ::cool:::'>

Voltando ao que interessa... o Ollagüe é um vulcão ativo, situado na fronteira Chile-Bolívia, na Cordilheira dos Andes. Tem 5.870m de altura e pudemos avistar de longe suas fumarolas.

598da08812854_32VulcoOllage.jpg.c22eb62fc182a4ccd0adf0cf75b6ed07.jpg

 

Em diante, atravessamos o SALAR DE CHIGUANA, uma linha férrea e um posto militar. Não avistei cidade nem mesmo algum vilarejo. Rodamos bastante nesse lugar, completamente ermo. Lá é próximo de onde eu tive que usar o banheiro, natural... :oops: rsrsrs... ai que frio! ::lol4::::Cold:: Não deixem de beber água, pois o clima é bastante árido, tem muita poeira e pela altitude também é importante se hidratar. Não há banheiros, então aproveite quando tem algum relevo em que se pode esconder atrás. Hahahaha.

598da08826a22_36DesertodeChiguana.jpg.d48a643ca8146f8ee16806be79c53357.jpg

 

Estávamos a cerca de uns 200km do Salar de Uyuni e paramos no PUEBLO SAN JUAN para uma refeição. Não sei ao certo se há restaurantes. Não me pareceu haver. Nosso guia David era quem cozinhava nossos almoços, jantas e cafés da manhã do caminho. Não foi o caso no Los Flamingos que estava incluso na estadia. Notei que David conhece as poucas pessoas que encontramos pelo caminho, nos diminutos povoados. Claro, ele disse que faz essa viagem todas as semanas com turistas. Dessa forma, era fácil pra ele pedir emprestada uma cozinha para fazer nosso almoço, por exemplo, e uma mesa posta para que tivéssemos uma refeição tranquila e longe da poeira exterior. A comida sempre simples, mas feita com carinho. :D

598da08835d8b_38PuebloSanJuan.jpg.b336ab2f39647aa26907256604261bef.jpg

 

Mais alguns km e já no final do dia, chegamos a um HOSTEL na ‘orelha’ do SALAR DE UYUNI, paredes, mesas e bancos de sal. Não lembro o nome, pois acho que fiz questão de apagá-lo da minha memória... ::dãã2::ãã2::'> Deixamos as coisas nos quartos que escolhemos e fomos ver o pôr do sol no Salar. ::cool:::'> Andamos de carro pra qualquer lado, pois tudo é igualmente branco, uma planície imensa rígida e branca. Lindo demais!!! Logo anoiteceu e voltamos pro hostal, o guia fez uma janta pra nós na cozinha do hostel, uma sopa deliciosa, quentinha, pra aquecer aquele gelado início de noite. Depois do jantar, fomos cada um tomar banho. Fui a última e a água quente acabou na minha vez, hahahaha. Assim como a luz, kkkkkk. ::lol4:: Era um breu só! Todos se recolheram, acho que já sabiam que era assim, pois eu era a única fora do quarto... Ninguém me avisou que luz e água quente terminavam às 21h. E eu nem pensei nisso, afinal tínhamos solicitados hotéis com certo conforto e tal... :shock: Os 2 banheiros eram coletivos e horríveis. :x Não consegui encontrar na internet esse hostel pra poder não indicá-lo. O atendimento foi uma droga, não há recepção e acho que nem telefone. Fazia muuuito frio, ainda bem havia cobertores sobre as camas, dormi com minha segunda-pele e dormi profundamente. Se alguém reconhecer pelas fotos esse albergue, pode dizer o nome dele, pois eu realmente não lembro. ::bad::::bad::::bad::

598da088426b3_42PrdoSolnoSalardeUyuni.jpg.5ab4d153d130ace957e631a75fa9f2c8.jpg

598da085a43db_2CafdamanhnafronteiraChile-Bolvia.jpg.cede65d49d78e9519ca8cb02e1bb599e.jpg

598da085acb22_3fronteiraChile-Bolvia.jpg.040b27ffdf655e145ebd1b4cfc33bfa2.jpg

598da085b5b10_5LagunaVerdeeVulcoLicancabur.jpg.1835716c94db8855ca1e599c861298ac.jpg

598da085baed9_6LagunaVerdeeVulcoLicancabur.jpg.496d0a2559fb23ed1dea8c6923eb05c2.jpg

598da085c5254_8DesertodeDali.jpg.43a6e6b43bc3deb584def44c2f5f7ebe.jpg

598da085ca486_9DesertodeDali.jpg.6c289253c12571cb6875a63b6df18ab6.jpg

598da086b1d7b_10DesertodeDali.jpg.31d86e0e41460a9964e2bbd107de9a59.jpg

598da086bc14a_12ParadaparaalmoonumalbergueprximoLagunaColorada.jpg.c400c55f30ff3260308f6a9303940ddb.jpg

598da086c2333_13ParadaparaalmoonumalbergueprximoLagunaColorada.jpg.156516a854796d7649c2565f9cdfb6a2.jpg

598da086c8e38_14ParadaparaalmoonumalbergueprximoLagunaColorada.jpg.636c7662896494af43961adb957da4a7.jpg

598da086dd661_16LagunaColorada.jpg.209bae0c0c7ab9b348b413251a9e9af6.jpg

598da086e663d_18Suprveroz....jpg.6c419f44ee6e0488c30328b91ed61fb1.jpg

598da086f0bd9_20LagunaHonda.jpg.1ca7e399a59846a1118244f7581da1f9.jpg

598da08701688_21LagunaHedionda.jpg.ed6b7f52d3d7f28aca52cb1da637abe7.jpg

598da0870f929_23EcolodgeLosFlamencos.jpg.88e22e5623c9d78ec0aac5ce4771e995.jpg

598da0871572b_24EcolodgeLosFlamencos.jpg.9a37c7e9e9e7549e9d444543daf49d3c.jpg

598da0871b7a0_25EcolodgeLosFlamencos.jpg.c9a6a263ffb4c58acbde99c2cd5e9be6.jpg

598da087209b8_26pratoprincipaldojantarnoEcolodgeLosFlamencos.jpg.b2a353c55f74a719a3d11c34ad2caae4.jpg

598da08725f76_27CafdamanhnoEcolodgeLosFlamencos.jpg.37c7f858d57b6606429458654fb90ecf.jpg

598da0872b7b4_28EcolodgeLosFlamencos.jpg.cf7b90d3f72fa8ad1bf837c13cc7ef14.jpg

598da087e27f6_28.1EcolodgeLosFlamencos.jpg.e57b03e95e6c3a6390ca56cff37dcb44.jpg

598da087e8797_28.2EcolodgeLosFlamencos.JPG.9343cb1a1df1a9cf3bf532ad51a0e2ca.JPG

598da087ee1e4_28.3LagunaHediondaeEcolodgeLosFlamencoslaofundo.jpg.365c17f0fbd9bcdfc645df2d5fde79da.jpg

598da088048de_29LagunaCaapa.jpg.f0aa9ce6844bc9d91a2a93efb8f3d2ad.jpg

598da0880e5f0_31VulcoOllage.jpg.afd929f60f5a6c64a4782e60fb37a75f.jpg

598da08817964_33Chiguana.jpg.737b7c3e3aae87c48e6035deedeac9dc.jpg

598da0881cca1_34Chiguana.jpg.30eb4ea5a6b931523761ba61270a522e.jpg

598da08821af1_35DesertodeChiguana.jpg.fa75dec4f2d30f5269d9070054dab348.jpg

598da08831c4e_37PuebloSanJuan.jpg.b908af70354caa8b14fd9ac0f2f44307.jpg

598da0883a472_39HosteldeSalSalardeUyuni.jpg.a3d70ff39cec3aa6f6f6ccb902b7f79d.jpg

598da0883e776_40HosteldeSalSalardeUyuni.jpg.5dedb9f003d2a95745e2e0a93a29a8c4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º DIA

 

Acordamos muito cedo, como todos os dias dessa viagem e fomos desfrutar do deserto branco. O guia levou-nos numa ilha chamanda INCAHUASI, repleta de cactos gigantes que podem passar dos 10m de altura. Não é a mesma Ilha do Pescado, que muitas vezes a confundem. Essa é outra ilha espinhosa no Salar, mais distante do ponto que estávamos. Enquanto andávamos pela ilha, o David estava preparando nosso café da manhã, em umas mesas que têm disponíveis. :D

É uma imensidão de sal que dá a impressão de que se está no céu. Pra quem imagina um céu branco, hahaha. O Salar de Uyuni é o maior do mundo, é a maior planície salgada do planeta. Está localizado na Cordilheira dos Andes e tem uma altitude de 3.650m. Consta que era um imenso lago pré-histórico, Lago Michin. Estima-se uma profundidade de 120m de salmoura e barro lacustre. Explicou-nos o guia que é a maior reserva de lítio do mundo, que o governo permite exploração por empresa nacional. ::otemo::::otemo::::otemo::

598da089383cf_48SalardeUyuni.JPG.a40c866b7ab8a670d2d0c817d5f21407.JPG

 

A criatividade rola solta nas fotos deste lugar, dá vontade de ficar horas e horas ali. Passamos por COLCHANI, um povoado de 580 habitantes, onde visitamos um museu de sal sem graça. Na sua redondeza são feitas colheitas de sal e vimos homens trabalhando calmamente naqueles montinhos de sal.

David tirou umas amostras de cristais que estão sob o sal, cristais de sal mesmo, mas que reluzem! ::otemo::

598da08948210_51Colchani.jpg.a71fa77bd168a6b5990719d8b4ca1150.jpg

 

Fomos para a cidade de UYUNI para almoçar. David nos deixou num restaurante e foi lavar o carro, marcamos horário para nos encontrarmos. No restaurante havíamos ido para o segundo andar, havia outras pessoas, uma garçonete veio atender e depois sumiu, nunca mais apareceu lá em cima, tive que descer para chamá-la e ela instruiu que sentássemos embaixo. :o Ô preguiça, hein! Tivemos que mudar de mesa para o térreo. Depois ainda ficamos mais de hora esperando o pedido. ::vapapu:: Um lugar que não recomendo, Restaurant 16 de Julio, além do atendimento ruim, a comida estava uma droga. Pode ser que hoje em dia tenha melhorado. Rsrsrs. Depois do almoço goela abaixo, não tivemos muito tempo para explorar a cidadezinha a pé. :)

598da0895b6e4_53.1Uyuni.jpg.b04e18ff129bd685b2611e2ad0311ec1.jpg

 

O restante da tarde foi de viagem quase sem paradas, pisando fundo no acelerador, espalhando poeira em quem viesse atrás. Em quem??? ::lol4:: Há horas não víamos ninguém, nenhum jipe... Ao pôr do sol, chegamos num local muito bonito, mas é óbvio que a luz do entardecer ajudou bastante: VALLE DE LAS ROCAS. Parada fotográfica e para esticarmos as pernas. ::otemo::

598da0898d3b5_56.1ValledelasRocas.jpg.2b3951533dca2fa0eceefdc0ce6c1046.jpg

 

Chegamos já noite no alojamento desta noite em MALLKU VILLAMAR. Tinha banho quente, cama confortável e um janta preparado por, adivinhem??? David! :lol: Nosso gourmet-guia. Macarronada! Hum, muito boa, feito na cozinha da hospedaria. Não havia calefação, então entrar e sair do banho foi tarefa difícil, assim como sair da cama na manhã seguinte. Não vi ninguém que trabalhasse nessa hospedaria. Não vi recepção, nem recepcionista, nem cozinha, ou alguém da limpeza, nem camareira. Ninguém. Havia nós 3 e um casal de franceses e só. Acho que também só vi dois quartos.

Dormi, como todos as outras noites, profundamente. Acho que é efeito da altitude, falta de ar que o cansaço bate mais forte e nos derruba à noite. :)

598da0899bd48_58Villamar.jpg.b8fe8f6cf8cc2269b2253d4e031a172d.jpg

 

4º DIA

Acordamos bem cedo pra chegar a tempo de ver gêiseres em atividade. ::otemo:: O campo geotérmico SOL DE LA MAÑANA tem uma imensa atividade vulcânica, lagos sulfurosos em ebulição. ::otemo::::otemo:: Fica em 4.850m de altitude e estava bastante frio. ::Cold:: Aí aproveitamos bastante tempo, pois já estávamos na metade do caminho para San Pedro de Atacama.

598da08a6b548_63GiseresSoldelaMaana.jpg.fcc97a36cf7c567537b8b6755bb1d445.jpg

 

Paradinha para ir ao banheiro, hahaha. :oops::oops: Mesmo sem instalações sanitárias, não deixe de beber bastante água. O clima é bem seco, leve bastante água e sugiro, inclusive, levar uma manteiga de cacau para os lábios.

598da08a702d2_64Banheiropanormico.JPG.3db1daf728aa0510ce5f389090ca109d.JPG

 

Chegamos em San Pedro de Atacama e fomos na agência Atacama Mística reclamar do hostel de sal, pois havíamos pedido e pagamos valor maior para ficarmos bem hospedados. ::vapapu:: Sabemos que há opções bem melhores no Salar. Inclusive tínhamos sugerido o Luna Salada e há outros também, mas acho que eles quiseram economizar em cima da gente e economizar tempo, pois esse albergue que ficamos fica bem na chegada do Salar de Uyuni. Pra compensar, a agência nos deu carona na até o aeroporto de Calama. :?

:arrow: No geral, a viagem foi ótima, pois a natureza compensa qualquer esforço. Vale lembrar que é um destino para quem não tem “frecuras” :D , pois pra começar o clima é bem diferente principalmente para quem está acostumado com a vida à beira-mar. :D:D:D

598da0884919f_43SalardeUyuni.jpg.edce6ca04b4126793d43390c126b7c91.jpg

598da08923272_44SalardeUyuni.JPG.a6fda857d9db4d15701bb5a335e4fe3c.JPG

598da08928ae6_45SalardeUyuni.JPG.388c3089b4b17c95b426e5f0398b6fe5.JPG

598da0892dfa3_46SalardeUyuni.jpg.d31a20baf977ac895ca23df4ce662cea.jpg

598da089331f0_47SalardeUyuni-IslaIncahuasi.jpg.b2136faa304fa804f6828403df79a848.jpg

598da0893cbca_49Colchani.jpg.ec09d11ab6ab9c69b80285ab944d84f7.jpg

598da08941b92_50Colchani.jpg.756132e23836a946913e077f1bb71b25.jpg

598da0894e9dd_52RestauranteemUyuninorecomendo!.jpg.f21270eae8961dd6c0a9b3fe3eb20082.jpg

598da08954f17_53Uyuni.jpg.60126426f55f9171365facfc5437286d.jpg

598da08961192_54ValledelasRocas.jpg.6bf4f9027f4c83cee2c6b59b968c5754.jpg

598da0896615c_55ValledelasRocas.jpg.983ca723d13bd9aa535d3938d7173c88.jpg

598da08988d38_56Villamar.jpg.6d011613a87f4d5ffdf30a99994b2762.jpg

598da08991f49_57Villamar.jpg.e4bdea0ce4f6dbe34bb6c394d72f53d4.jpg

598da089a1a83_59GiseresSoldelaMaana.jpg.e11fcd82b5d0b67e5286e17658e4aa82.jpg

598da089a717d_60GiseresSoldelaMaana.JPG.ad10ff15e816b834a400851202b00121.JPG

598da08a62767_61GiseresSoldelaMaana.JPG.709f5851e2ba762d3dc5b8b1c36787bc.JPG

598da08a673e3_62GiseresSoldelaMaana.jpg.11b4f5b41277550ae382b37f556e4c99.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá israeltannus,

 

a flexibilização que mencionei foi porque os pacotes para 3 ou 4 dias de viagem de San Pedro de Atacama (SPA) até Uyuni são roteiros já fechados e com os hostels que as agências já devem ter pré-agendado. Então escolhemos uma agência em que pudemos trocar esses hostels por hotéis melhores e eles mesmo fizeram o contato para reservar.

 

O hotel Los Flamingos é ótimo!

 

Em SPA, há hotéis maravilhosos e que sua namorada vai gostar sim!!!! Aliás, em SPA, dorme-se bem e come-se muito bem também. ::love::::love::::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ju,

 

Adorei o seu relato, as fotos são lindas!!!

 

Eu e meu marido pretendemos fazer o Salar, também partindo do Atacama, em novembro.

 

Queria saber se há muita dificuldade com relação a língua. Dá pra se comunicar em português? Nós até nos viramos no inglês, mas espanhol só o bem básico para sobrevivência rsrs

 

Dá pra ir pro Atacama e deixar para fechar o Salar por lá ou você acha melhor fazer com antecedência?

 

Ale

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...