Ir para conteúdo

Viajando Sozinha: 09 dias em Recife - Olinda - Porto de Galinhas (outubro 2012 - com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Nos 04 primeiros dias fiquei com mais duas pessoas, nos 05 seguintes fiquei sozinha. Decidi colocar no título "viajando sozinha" porque planejei a viagem toda para ficar sozinha. Como teve uma boa promoção de passagem aérea, elas decidiram ir e aproveitar o feriadão de 12 de outubro de última hora. Isso facilitou o quesito custo da hospedagem, porém não foi uma viagem acompanhada propriamente dita. Elas tinham a viagem delas e eu a minha. 8)

 

 

406850_301258286654332_109357848_n.jpg.06af8ebf4490415fba7996e2dd7a3c40.jpg

 

Tinha o sonho de conhecer o Nordeste desde criança e Pernambuco foi o primeiro lugar que fui conhecer.

 

Que maravilha foi viajar para Pernambuco!

 

O lugar é um paraíso mesmo. Para mim que nunca tinha viajado sozinha, foi muito tranquilo.

 

Cheguei em Recife na madrugada de sábado e, após viagem de umas 2h, cheguei à Pousada Morada Azul - Porto de Galinhas (bem bacana, simples mas com uma boa localização - R$ 160,00 quarto triplo - R$ 100,00 individual com café da manhã). Fui dormir e às 7h já estava acordada, ansiosa para sair. Fiquei hospedada lá o tempo todo.

 

Logo de manhã, conhecemos um dos responsáveis pela pousada e aconteceu uma coisa que não foi legal: ele tentou nos vender um passeio às piscinas naturais a todo custo, mesmo sabendo que a maré não estava adequada para isso. Como já saí do Rio sabendo, praticamente , a tábua da maré de cor, sabia que o que ele falava não era possível. Foi chato, ele apresentar uma tábua das marés de 2011, indicando uma maré baixa que não correspondia a realidade. Ele era tão convincente que eu comecei a duvidar das minhas pesquisas, afinal, nunca tinha ido para o Nordeste e ele estava lá há um tempão, logo, o mais provável era que eu estivesse errada. Só que não, quando vi a data, saquei o que estava acontecendo.

 

Como minhas amigas não sabiam nada, ja´que foram meio que no sopetão e sem planejamento, decidiram fazer aquilo que eu falasse, então segui com o roteiro que montei em torno da tábua das marés.

 

Como naquele dia a maré estava alta, fomos para Olinda.

 

dscf0499.jpg.0668209c4a9c143e14ad4b74038d4c84.jpg

 

Saimos de Porto de Galinhas no ônibus que vai para o aeroporto (R$ 10,50 cada); descemos no metrô (R$1,70 cada); fomos até a estação Joana Bezerra e pegamos um ônibus integração/metrô (gratuito). De lá pegamos o ônibus para Olinda. Todos, absolutamente todos, te dão informações e são muito receptivos.

 

26631_301193989994095_596542830_n.jpg.e1ed02220d664a178b30c4b63fc0e17e.jpg

 

A vista do alto é linda e é muito fácil chegar lá. Na praça da praia do Carmo é só combinar um preço com o taxista e ir – R$ 10,00/3 (outubro/2012) caro por um trajeto curto, mas, convenhamos que subir ladeira com sol a pino não é nenhum sonho de viagem :wink: Descemos a ladeira a pé (tranquilo).

 

dscf0497.jpg.5e57555ca668c7e974a03d3e20c99922.jpg

 

384820_301202289993265_1826797342_n.jpg.81e9cf2c97b3937ee0bf1678b2db721b.jpg

 

Saindo de lá, como o ônibus para Recife estava demorando muito, rachamos um táxi e fechamos o preço depois de pechinchar (R$ 22,00 dividido pelas 3 - mesmo com a pechincha, foi caro novamente: a distância é menor que a Praça XV até a estação das barcas em Niterói - sem trânsito. O cara deu uma enrolada na viagem para valorizar). Fizemos um passeio de barco (R$ 35,00 cada). Foi legal, mas muito cansativo, passamos embaixo de todas as pontes. Já era final da tarde, mas estava escuro (no NE 17:30h já está escuro como às 21h no Rio). Era muito perto para ir à pé para o terminal de ônibus, mas os locais disseram que era melhor pegar um ônibus só para dar a volta no quarteirão. Mais uma vez, o pessoal foi muito solícito e nos indicou o que fazer e onde saltar. Ficamos no terminal (horroroso por sinal, mas bem movimentado) O ônibus demorou, mas chegou; 2h depois estávamos em Porto de Galinhas.

 

Jantamos no Barcaxeira (atendimento mais que lento e confuso, comida maravilhosa e farta.)

 

No dia seguinte a maré estava boa. Fomos para a praia dos Carneiros com a empresa Cavalo Marinho (R$ 80,00 cada com almoço incluso) e aconteceu o que eu já previa: a van catou os passageiros em vários hotéis e chegamos na atração principal com pouco tempo para aproveitar, mas como não sei dirigir, essa me pareceu a melhor escolha. Foi um passeio bom, mas poderia ser melhor aproveitado. O lugar é deslumbrante.

 

 

 

Jantamos na Vila (Caldinho do Cláudio - R$ 3,00 o copo de 100ml). Como as meninas estavam demorando muito para se arrumar, saí sozinha, na frente para jantar. Engraçada a reação do garçom ao me ver sentando na mesa sozinha e já pedir o cardápio...Acho que ele ainda não tinha visto uma mulher sozinha fazer isso, pela cara dele...kkkkkkkkkkk. O cara simplesmente não me serviu! Naturalmente, estava esperando a minha "companhia" chegar. Depois a ficha dele caiu kkkkkkkkkkkk

Fiz amizade com dois surfistas locais que estavam na mesa ao lado. Depois de muito papo, as moçoilas chegaram e a conversa continuou até tarde.

 

No dia seguinte, fomos para as piscinas naturais da Praia de Porto de Galinhas. Eu já sabia que poderia ser feito de graça, mas as meninas que estavam comigo queriam ir de jangada, então fomos. R$ 15,00 cada. Foi bom, não me arrependi de ter dado esse valor, mas também não me faria falta ir de jangada. Passamos o dia lá.

 

dscf0781.jpg.db0499fdd8fd2b8e0621db1207cc2b40.jpg

 

No quarto dia , na melhor maré (0.0) voltamos para a praia principal e fomos à pé para as piscinas naturais com a água abaixo do umbigo (tenho 1,63 de altura); não sei nadar e não houve problema algum. Quem for mais idoso pode ter algum problema para subir nos arrecifes pelos 02 degraus (feitos naturalmente pelo mar). Tem que ir para a Praça do Relógio, assistir o vídeo de 3 min da prefeitura, ganharas pulseiras e ouvir as instruções. Como era o último dia delas lá, fizemos um passeio de Buggy; outro passeio que não me arrependo de ter feito, mas não me faria falta. (R$ 40,00 para cada).

 

dscf0624.jpg.29dc5adf5feb5584da06258edfb5f14b.jpg

 

 

5º dia: ENFIM, SÓ... SÓ, MAS NÃO SOLITÁRIA...

Curti a praia e fiz amizade com o pessoal de lá. Fiquei na barraca da Gaúcha (R$ 10,00 cadeira + gurada-sol). Comia o que os ambulantes vendiam e almoçava num restaurante sem balança(rua principal da vila) no qual os pratos eram R$ 9,00. No jantar, comprava comida numa barraquinha na rua Beijupirá (R$5,00). Quando eu vi, achei que seria pouca comida, mas como era "bem substanciosa" aquele pequeno potinho só era comido pela metade. E era uma delícia! Tem que chegar cedo,às 19h a comida já está acabando.

 

No dia seguinte, resolvi fazer o passeio que tinha planejado para Recife. Fui para a praia de Boa Viagem. Estava vazia, era dia de semana. Foi bem tranquilo. Não se compara a Porto de Galinhas, muito menos a Carneiros. Passei o dia lá e voltei para Porto. Até queria ficar na feirinha de Boa Viagem, mas já estava cansada.

 

598893_301234776656683_1090698249_n.jpg.cbdad40eed1963d1098c33bfbbb8f8da.jpg

 

dscf0697.jpg.71fed50b52c395b101481dba57fd4ba5.jpg

 

dscf0702.jpg.0b3e2fcda09c58118dd00934cde74fb0.jpg

 

Quando se viaja sozinha, você nunca está solitária e o mundo é uma ervilha! Na pousada encontrei um professor da época da faculdade e conheci um casal que morava na Lapa (quase vizinhos, já que moro em Santa Teresa/RJ). Saía à noite para jantar com esse casal e voltei para passear em Recife (dessa vez em Recife Antigo) com eles. Foi muuuiiiito legal! Simpaticíssimos! Fomos ao Marco Zero, Rua dos Judeus, Centro de Artesanato, tudo à pé. Isso foi no 6º e 7º dia.

 

dscf0743.jpg.7fe16eb9a26e58e65a64b9cd3e61ce0a.jpg

 

No penúltimo dia,a maré já estava alta e fiquei passeando por lá, almocei no restaurante de R$ 9,00 e fiz amizade com uma professora (estava tendo um congresso no local); voltei para descansar e à noite fiz meu último passeio.

 

No último dia fiquei por lá mesmo, passeei um pouco pelas redondezas e fiquei de papo com o pessoal da pousada até o horário do meu transfer.

 

 

OBS: Não é necessário pagar agência para transfer de Recife para Porto de Galinhas se o seu voo chega até 22h, 22:30h; tem ônibus. Eu precisei porque meus voos eram de madrugada e não tinha ônibus a noite toda.

Pretendia ir a Caruaru e Itamaracá, mas não controlei as finanças pq qdo estava com minhas amigas, ia para os restaurantes da moda e não sobrou dinheiro.

 

Espero ter ajudado com esse relato. Qualquer dúvida é só perguntar!

* Desculpem pelas fotos, não sou lá uma boa fotógrafa! ::hahaha::

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros

Achei seu relato bem legal, vi que você realmente veio disposta a bater perna, adoro isso!!!

Sem precisar de agências para passeio mais simples e que dispõe de transporte público, conheceu um bocado do meu PE. Moro em Piedade, bairro vizinho a Boa Viagem, não sou fã das praias urbanas daqui, curto no máximo para fazer uma caminhada... Porém o litoral sul de Pernambuco é maravilhoso, volte sempre que quiser e se precisar de dicas é só avisar!

Link para o comentário
  • Membros

Achei seu relato bem legal, vi que você realmente veio disposta a bater perna, adoro isso!!!

Sem precisar de agências para passeio mais simples e que dispõe de transporte público, conheceu um bocado do meu PE. Moro em Piedade, bairro vizinho a Boa Viagem, não sou fã das praias urbanas daqui, curto no máximo para fazer uma caminhada... Porém o litoral sul de Pernambuco é maravilhoso, volte sempre que quiser e se precisar de dicas é só avisar!

Link para o comentário
  • Membros
Achei seu relato bem legal, vi que você realmente veio disposta a bater perna, adoro isso!!!

Sem precisar de agências para passeio mais simples e que dispõe de transporte público, conheceu um bocado do meu PE. Moro em Piedade, bairro vizinho a Boa Viagem, não sou fã das praias urbanas daqui, curto no máximo para fazer uma caminhada... Porém o litoral sul de Pernambuco é maravilhoso, volte sempre que quiser e se precisar de dicas é só avisar!

 

Rebeca, que sorte você tem, heim?

 

Amei a sua terra e, se fosse um pouco mais organizada, teria condições de conhecer mais. Queria conhecer o interior, mas não deu.

 

Sabe o que eu guardo como minha maior lembrança? O povo. Cada bate papo, cada informação... Como o pessoal é receptivo! Adorei.

 

Pretendo voltar brevemente e pode ter certeza: pedirei dicas sim! ::otemo::

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Achei seu relato bem legal, vi que você realmente veio disposta a bater perna, adoro isso!!!

Sem precisar de agências para passeio mais simples e que dispõe de transporte público, conheceu um bocado do meu PE. Moro em Piedade, bairro vizinho a Boa Viagem, não sou fã das praias urbanas daqui, curto no máximo para fazer uma caminhada... Porém o litoral sul de Pernambuco é maravilhoso, volte sempre que quiser e se precisar de dicas é só avisar!

 

 

Oi, RebecaLu!

 

Adorei passear pela tua terra! Pena que não planejei direito e o dinheiro estava acabando antes do término da viagem e não deu para fazer tudo que queria, hehehe..

 

Estou pensando em voltar na época das festas juninas. O que você acha? Vi uma promoção boa para o primeiro final de semana de junho. Nessa época já tem festa em Caruaru?

 

Bjs.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Ai... vou fazer algo parecido. Vou pra Recife sozinha agora no final de julho, 5 dias. Mas tô pensando em passar só dois deles em Porto e o resto em Recife mesmo, pq quero mergulhar e ir um dia pra Maragogi. Tô tentando entender essa coisa das marés, pra ver os melhores dias. rs

 

Outra coisa, vc achou mt complicado usar o transporte público em recife?

 

Vc ficou em Porto o tempo todo, né? Durante a semana é bacana? tem coisas pra fazer?

 

obrigada!! beijo

Link para o comentário
  • Membros

Olá, natsoares!

 

Achei super fácil utilizar o transporte público em Recife. Todos dão informações e a cidade em si não é complicada de entender, pelo menos , os lugares turísticos.

 

Quanto a Porto, à noite, durante a semana, não tem nada; de dia, só praia e passeio pela Vila mesmo. Fica bom no final de semana. Nas quartas, se não me engano, tem uma balada (forró) num lugar chamado Lua Morena. Não cheguei a entrar, mas vi que o lugar bomba.

 

Referente às marés, quanto menor o número, melhor para quem quer aproveitar as piscinas naturais. Eu montei meu roteiro em torno delas.

 

Recomenda-se ir de 1:30 a 2h antes ou depois do horário da maré e, de preferência quando ela estiver baixando. No entanto, eu sempre peguei subindo e foi maravilhoso. Reserve os dois dias de Porto para os dias em que a maré estiver mais baixa. Para mim, que tenho 1,63m o dia que estava 0.3 deu numa boa. Tive sorte de pegar um dia 0.0, aí foi o paraíso. A incidência do sol também influencia na visibilidade, se estiver nublado não vai ser o espetáculo das fotos de turismo. Porém, quando fui estava nublado, mas deu para ver bem a transparência da água.

 

Porto de Galinhas está, aproximadamente, no meio do caminho entre Recife e Maragogi (AL). Eu sairia de Porto para lá e não de Recife. Um casal que conheci lá pagou R$ 180,00 de táxi de Porto para Maragogi. Eu fui até Carneiros (no quesito natureza é melhor que Porto) e levei 1h para chegar e ... ainda não era Maragogi... (chão para caramba ::mmm: ). Dependendo do horário da maré, eu iria um dia antes para lá. O casal que eu mencionei me disse que Maragogi é ainda mais morta que Porto, o transporte é terrível e é difícil encontrar lugar para comer. Bom, em outubro desse ano pretendo ir para lá (aguardo suas impressões ansiosamente :P )

 

Não achei Recife um lugar muito legal para me hospedar, mas o objetivo da minha viagem sempre foi Porto desde o início. Então, como não ligo para sair à noite, preferi ficar em Porto. Penso que, como capital, Recife seja como o Rio de Janeiro: de segunda a quarta deve ser devagar, mas a partir de quinta, a coisa começa a esquentar.

 

Tomara que eu tenha ajudado.

 

Bj.

 

Ai... vou fazer algo parecido. Vou pra Recife sozinha agora no final de julho, 5 dias. Mas tô pensando em passar só dois deles em Porto e o resto em Recife mesmo, pq quero mergulhar e ir um dia pra Maragogi. Tô tentando entender essa coisa das marés, pra ver os melhores dias. rs

 

Outra coisa, vc achou mt complicado usar o transporte público em recife?

 

Vc ficou em Porto o tempo todo, né? Durante a semana é bacana? tem coisas pra fazer?

 

obrigada!! beijo

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Acredita que eu só vi hoje a resposta?

Acabei fechando um hotel em Recife e vou fazer passeios de um dia. Porto será um deles, provavelmente no fim de semana. Maragogi eu já risquei da lista. É muito longe pra passar um dia só.

 

Muito obrigada pela ajuda e pelas dicas. Acabou que não vou sozinha, uma amiga vai comigo. Acho que fica um pouco mais fácil. Assim que voltar venho aqui contar tudo!

 

E vc gostou mesmo, hein? Já ta até com data de novo! :)

 

beijos

 

 

Olá, natsoares!

 

Achei super fácil utilizar o transporte público em Recife. Todos dão informações e a cidade em si não é complicada de entender, pelo menos , os lugares turísticos.

 

Quanto a Porto, à noite, durante a semana, não tem nada; de dia, só praia e passeio pela Vila mesmo. Fica bom no final de semana. Nas quartas, se não me engano, tem uma balada (forró) num lugar chamado Lua Morena. Não cheguei a entrar, mas vi que o lugar bomba.

 

Referente às marés, quanto menor o número, melhor para quem quer aproveitar as piscinas naturais. Eu montei meu roteiro em torno delas.

 

Recomenda-se ir de 1:30 a 2h antes ou depois do horário da maré e, de preferência quando ela estiver baixando. No entanto, eu sempre peguei subindo e foi maravilhoso. Reserve os dois dias de Porto para os dias em que a maré estiver mais baixa. Para mim, que tenho 1,63m o dia que estava 0.3 deu numa boa. Tive sorte de pegar um dia 0.0, aí foi o paraíso. A incidência do sol também influencia na visibilidade, se estiver nublado não vai ser o espetáculo das fotos de turismo. Porém, quando fui estava nublado, mas deu para ver bem a transparência da água.

 

Porto de Galinhas está, aproximadamente, no meio do caminho entre Recife e Maragogi (AL). Eu sairia de Porto para lá e não de Recife. Um casal que conheci lá pagou R$ 180,00 de táxi de Porto para Maragogi. Eu fui até Carneiros (no quesito natureza é melhor que Porto) e levei 1h para chegar e ... ainda não era Maragogi... (chão para caramba ::mmm: ). Dependendo do horário da maré, eu iria um dia antes para lá. O casal que eu mencionei me disse que Maragogi é ainda mais morta que Porto, o transporte é terrível e é difícil encontrar lugar para comer. Bom, em outubro desse ano pretendo ir para lá (aguardo suas impressões ansiosamente :P )

 

Não achei Recife um lugar muito legal para me hospedar, mas o objetivo da minha viagem sempre foi Porto desde o início. Então, como não ligo para sair à noite, preferi ficar em Porto. Penso que, como capital, Recife seja como o Rio de Janeiro: de segunda a quarta deve ser devagar, mas a partir de quinta, a coisa começa a esquentar.

 

Tomara que eu tenha ajudado.

 

Bj.

 

Ai... vou fazer algo parecido. Vou pra Recife sozinha agora no final de julho, 5 dias. Mas tô pensando em passar só dois deles em Porto e o resto em Recife mesmo, pq quero mergulhar e ir um dia pra Maragogi. Tô tentando entender essa coisa das marés, pra ver os melhores dias. rs

 

Outra coisa, vc achou mt complicado usar o transporte público em recife?

 

Vc ficou em Porto o tempo todo, né? Durante a semana é bacana? tem coisas pra fazer?

 

obrigada!! beijo

Link para o comentário
  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...