Ir para conteúdo

Fotografia e Mochilão


Posts Recomendados

  • Membros

Rapaziada, eu procurei aqui no site e não achei nada a respeito sobre isso. Vou com a minha namorada em janeiro de 2014 pra Europa fazer um mochilão, só que eu gosto MUITO (reparem na ênfase no muito) de fotografar. Não sou profissional, apenas gosto e já gastei um dinheiro significativo com equipamentos de fotografia e queria muito fotografar as paisagens que vou ver. Tenho uma Nikon D90 (câmera relativamente grande) e quatro lentes. Ou seja, é bastante equipamento, ocupa espaço e é pesado o que dificulta bastante. Queria saber se existe um tópico sobre mochilão e fotografia aqui no site porque eu não achei, se não tiver, eu queria saber se quem já foi levou todo o equipamento que tem.... enfim queria saber como fizeram pra levar tudo pra viagem.

 

Valeuzão!!

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Ricardo, acho que depende da sua disposição de carregar o peso, nada mais.

Tenho uma Canon XSi e algumas lentes e cheguei a levá-las em viagens, mas passei alguns perrengues com peso, principalmente quando ia fazer trilha, já que nessa situação qualquer peso a mais faz diferença (principalmente pra mim que sou mulher! rs).

A solução que encontrei foi comprar a G11 da Canon, que é do tamanho de uma compacta, com ótima qualidade de imagem, tem ajuste manual de abertura e velocidade (mas não troca lente). Atualmente, opto por ela nas viagens que sei que vou andar mais, ou em lugares com muita areia, chuva, etc. Nas viagens mais "urbanas" arrisco a minha DSRL. Como não sou profissional da área (mas, assim como você, gosto MUITO de fotografia) esse esquema tem funcionado bem.

Estou bem satisfeita com a G11e todas as fotos do meu blog foram feitas com ela. Se quiser ver a qualidade da imagem (mas não dessa humilde fotógrafa, por favor!rsrs), segue link:

http://porai-viajando.blogspot.com.br/

 

ps: também estou planejando um mochilão pela Europa, em 2014, mas acho que irei em março. Quanto tempo vocês ficarão por lá?

Link para o comentário
  • Colaboradores
Rapaziada, eu procurei aqui no site e não achei nada a respeito sobre isso. Vou com a minha namorada em janeiro de 2014 pra Europa fazer um mochilão, só que eu gosto MUITO (reparem na ênfase no muito) de fotografar. Não sou profissional, apenas gosto e já gastei um dinheiro significativo com equipamentos de fotografia e queria muito fotografar as paisagens que vou ver. Tenho uma Nikon D90 (câmera relativamente grande) e quatro lentes. Ou seja, é bastante equipamento, ocupa espaço e é pesado o que dificulta bastante. Queria saber se existe um tópico sobre mochilão e fotografia aqui no site porque eu não achei, se não tiver, eu queria saber se quem já foi levou todo o equipamento que tem.... enfim queria saber como fizeram pra levar tudo pra viagem.

 

Valeuzão!!

 

Acho que para mochilão urbano não vai ser problema para levar o equipamento. Apenas esqueça o flash externos e muitas lentes. O ideal é levar o corpo, uma zoom e uma prime leve tipo 50mm para retratos ou uma fish eye ou grande angular se gosta de fazer panorâmicas - lente grande angular serve até a do kit que normalmente vem, a famigerada 18-55 para paisagens urbanas em tese estaria ok. Então levaria a do kit e uma prime.

 

Uma tele de grande alcance é o que cansa levar por causa do peso e do tamanho. Então se não for fotógrafo de detalhes arquitetônicos por exemplo, esqueça a super tele.

 

Se é apaixonado por fotografia não deixe de levar sua câmera por uma compacta. Normalmente não ficamos felizes depois com as fotos tiradas.

 

Em viagens eu utilizo uma T4i que é uma máquina barata que não fico preocupado em estragar ou danificar.

 

Também terá que levar um tripé se gosta de fotos noturnas, panorâmicas entre outras, se tiver que levar o tripé, compre daqueles portáteis e leves. Eu nunca levo, acabo improvisando (às vezes me arrependo).

Link para o comentário
  • Membros

Ricardo, também possuo uma D90 e te digo que um setup muito bom e leve seria usar sua câmera junto com uma lente 18-200mm como principal, uma 50mm prime f/1.8 e, se possível pegar alguma super grande angular como a Nikon 12-24mm DX para pegar grandes paisagens. Isso com certeza cobre bem todas possíveis necessidades de uma viagem.

 

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Link para o comentário
  • Membros

Ana, suas fotos são muito maneiras!!! ::hahaha:: Quero fazer mais ou menos isso, só que no inverno... a paisagem coberta de neve e tal..... Eu fico sempre viajando no google imagens escrevendo o nome de alguma cidade que eu vou e "winter" depois, só pra ver como ela é no inverno.

Pensador, Nosso roteiro é bem urbano. Começamos em Amsterdam depois, Bruxelas, Brugge, Luxemburgo, Berna, Interlaken, Zurich, Munich passando por Fussen pra ver o castelo que é igual ao da disney, depois Salzburgo e Viena. Tirando Interlaken, todos os outros lugares são urbanos.

O kit que eu tenho é a D90, a famosa 18-55, uma prime 35mm f/1.8, uma 55-200 e uma fisheye 10,5mm. Minha namorada tem uma Sony NEX 5 que é uma camera compacta e que troca de lente, ou seja, a camera dela, com todas as lentes que ela tem que é uma 18-55, uma 55-210, e uma 16mm que tem um adaptador que transforma em fisheye, é mais leve do que a minha e duas lentes, mas aí vocês obviamente vão dizer "LEVA A DELA ENTÃO!!!" Só que a camera não tem um recurso que eu acredito que vou querer usar muito pra fazer HDR e esse recurso é fotografar em RAW. A dela não faz isso. E eu sou louco por HDR.

Marcello, eu não tenho nenhuma dessas lentes zoom que são boas pra fotografar tanto paisagens quanto close... seria excelente, mas...

Eu to pensando em levar a 55-200, a GoPro 3 pra substituir a 10,5mm e a 18-55 ou a 35mm... :? As duas eu acho desnecessário e vou economizar espaço e peso, pouco, mas vou economizar....

Link para o comentário
  • Membros

Ricardo,

 

Fiz um mochilão de 21 dias em Janeiro de 2013. Já trabalhei com isso, apesar de hoje focar mais na cinematografia. Levei a minha Canon 5D (fisicamente, um pouco maior que a D90) mas uma lente 40mm f/2, que é MUITO pequena (depois procura no google Voigtlander 40mm f/2) e uma 24mm f/2. Quase 100% ela estava no meu ombro, as vezes dentro do casaco mas apenas em lugares meio bizarros eu colocava dentro da mochila.

 

Eu não levaria a 55-200. É uma lente escura e que não senti falta nenhuma na viagem. Não curto fotografar de longe. Nenhum momento eu pensei "Putz, queria uma tele aqui."

Se a sua namorada quiser muito levar a câmera dela, leve as duas. Se não, deixe uma em casa. Com a câmera se leva carregador de bateria, cabos, etc, que ocupam muito espaço.

 

Cada pessoa tem seu estilo de fotografar. Eu viajo satisfeito com uma wide e uma média fixa. No caso da D90, a 18-55mm já da conta do recado e a 35mm 1.8 seria um luxo. Talvez você curta tirar retratos com a tele e de fotos bem abertas com a fisheye.

 

Depende também do nível de conforto (hotel/albergue) e das mochilas que vocês vão levar!

 

Abraço!

 

741058_4787724985372_766803771_o.jpg

 

859089_10200244908479726_1471436844_o.jpg

 

857679_10200232501209552_310279263_o.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Cara, tudo vai depender do que vc quer fotografar.

Levar as 4 lentes acredito ser desnecessario? principalmente se mais de uma for zoom. Agora o que é realmente necessario para qualquer aspirante da fotografia é a famosa 50mm!!

Por outro lado, nao me canso de ver fotos animais feitas com câmeras compactas... ...o mais importante na fotografia é a peça que vai atras do visor da camera!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Só fotão, Esquimoh!!! curti muito!!! ::hahaha::

 

Então acho que vou abrir mão da 55-200... vou levar só a 35mm e a 18-55 mesmo... a fish eu substituo pela gopro.....

Você levou seu equipamento numa mochila separada, aquelas de fotografia com divisórias mesmo, além da mochila com suas roupas, ou levou tudo na mesma mochila!?!?!?

 

Com certeza, Marcos. concordo plenamente. A 50mm eu não tenho, vou usar a minha 35mm no lugar dela, já que a minha camera não é full frame.

Talvez eu possa levar a 35mm, a 18-55 e a gopro e a minha namorada leve a 55-210 dela apenas... já que a camera dela é menor e mais leve...

Link para o comentário
  • Colaboradores
Só fotão, Esquimoh!!! curti muito!!! ::hahaha::

 

Então acho que vou abrir mão da 55-200... vou levar só a 35mm e a 18-55 mesmo... a fish eu substituo pela gopro.....

Você levou seu equipamento numa mochila separada, aquelas de fotografia com divisórias mesmo, além da mochila com suas roupas, ou levou tudo na mesma mochila!?!?!?

 

Com certeza, Marcos. concordo plenamente. A 50mm eu não tenho, vou usar a minha 35mm no lugar dela, já que a minha camera não é full frame.

Talvez eu possa levar a 35mm, a 18-55 e a gopro e a minha namorada leve a 55-210 dela apenas... já que a camera dela é menor e mais leve...

 

Agora sim, concordo, sua namorada leva a 55-210 e você não.

 

No caso, leve as duas primes aliás eu se tivesse que deixar uma deixaria a 35mm, já que a 18-55 vai quebrar o galho nesse range e levaria a fish. Imaginei milhões de situações onde você vai se xingar por não ter levado a fish.

 

Veja que a diferença entre você usar sua lente do kit e a 35mm são questões como velocidade da lente e talvez o bokeh. Qual a abertura máxima da sua 35mm? imagino que a sua do kit deva ser bem mais lenta (escura). Talvez faça falta em fotos com baixa luminosidade.

 

De resto, o pessoal postou ótimos conselhos.

Link para o comentário
  • Membros

Esquimoh, eu só tenho uma prime, que é a 35mm e a abertura máxima dela é f/1.8. Então eu vou levar ela e a 18-55. A lente grande e pesada, que é a 55-200, vou deixar minha namorada levar, já que a camera dela é menor e mais leve. Quanto a fish, eu tenho uma pra D90, minha namorada tem uma lente que não é exatamente uma lente, que encaixa na 16mm e a 16mm vira uma fisheye e eu tenho a GoPro 3. Tava pensando em levar a GoPro pra substituir a minha fish e/ou a dela, já que a GoPro é menor que essas lentes. Mas optando pela GoPro, eu vou perder os recursos da D90....

 

Você levou o seu equipamento junto com as roupas na mesma mochila ou foram duas mochilas diferentes?!!?!?

 

De qualquer forma, valeu pelas dicas, galera. É meio complicado decidir que tipo de foto eu vou querer tirar, provavelmente vou querer fotografar tudo o que eu vejo e teria que levar tudo o que eu tenho..... mas acho que graças as suas dicas eu to encontrando uma solução.... Valeuzasso!!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...