Ir para conteúdo

Torres del Paine e El Chalten - Abril de 2013


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Aldael,

 

Primeiro, parabéns pelas fotos e pelo belo relato. Muito bem escrito, ajuda bastante à construção de outros roteiros, como o meu.

 

E segundo, você sabe dizer o preço médio para dormir e comer nos refúgios?

Estou decidindo ainda se compro uma barraca lá, se a alugo ou se, simplesmente, vou com menos peso e durmo e como nos refúgios mesmo.

 

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá! Fantástica a viagem de vocês!

Já estive em Torres del Paine em fevereiro de 2010, viajando estilo mochilão com dois amigos. Agora irei retornar em abril desse ano (entre os dias 16 e 30) com meus pais, para vermos o outono.

Li o relato de vocês! Muito legal! Fiquei super empolgado para ir a El Chaltén, e já incluí na programação aquela trilha que dá vista para o Lago Viedma.

Tenho umas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem se possível.

Qual o horário que vocês chegaram a Torres del Paine para que desse tempo de fazer a trilha até o Acampamento Torres? Porque vi que os ônibus chegam apenas no fim da manhã e à tarde no parque.

Somo a essa dúvida, a questão da duração do dia. Que horas que anoitece nessa época?

 

Em El Chaltén, o Chorrillo del Salto fica no caminha para Laguna Capri (e Laguna de os Tres)? Há um estacionamento por ali? Por que estou pensando em alugar um carro em El Calafate, visitar a Perito Moreno, depois seguir para El Chaltén dirigindo em vez de pegar o bus.

 

Depois, voltaria a Calafate, devolveria o carro, e pegaria o bus direto a Torres del Paine, e não para Puerto Natales (há um agência que faz, UD55,00 por pessoa).

Obrigado, Marcell

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Marcell! Que bom que gostou do relato!

 

Vamos às dúvidas:

O ônibus que pegamos em Puerto Natales saiu pela manhã e chegou por volta das 13:00hs no parque (se não me falhe a memória). Uma vez na portaria de Laguna Amarga, foi oferecida uma van que leva até o Hotel Las Torres. Cobram pelo serviço. De lá iniciamos a trilha até o camping Torres (3/4 horas) e deu tempo de chegar e armar a barraca ainda com luz do dia.

Se você fizer a trilha no sentido oposto, pode descer na portaria Pudeto e pegar o Ferry Boat até o Refúgio Paine Grande (não vai nem caminhar, mas o ferry é carinho).

Também pode descer na última portaria, da Sede Administrativa e caminhar até o Refúgio Paine Grande. Caminhada longa, mas uma boa opção pra que quer terminar o Circuito nas Torres. Esse trecho entre a Administração e o Paine Grande é muito bacana. Eu não pegaria o Ferry Boat pra não perder esse trecho de caminhada.

Eu vi que há agências de turismo de Calafate que levam até o Parque também. É uma boa opção mas não sei como ficariam os horários... E você pretende pular Puerto Natales? Não faça isso!rsrs A cidade é encantadora!

 

Chorillo del Salto não é problema. Tem estacionamento do lado. E mesmo a pé são 30 minutos de estrada desde a vila.

 

Por último: os dias terminavam por volta das 09:00/09:30 da noite. Dá pra fazer tudo antes de escurecer.

 

Caso tenha esquecido algo ou tenha outra dúvida, estou à disposição.

E que vontade de voltar à Patagônia!!! ::Cold:::lol:

 

Abração

Aldael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa, obrigado! Que rápido que veio a resposta! Eu planejando aqui as coisas, os mapas em cima da mesa, google earth aberto! Uma emoção não é?

Aldael, teremos apenas 14 dias inteiros. Chegaremos em El Calafate (17/04 às 11h) e partiremos de Ushuaia (dia 02/05). Estou louco para ver a paisagem outonal em El Chaltén (vi seu vídeo no youtube, fantástico!!).

Penso em fazer assim:

16/04 - Curitiba - Guarulhos - Buenos Aires

17/04 - Buenos Aires - Calafate. descansar em Calafate à tarde

18/04 - alugar um carro e seguir para Chaltén (visitar Chorrillos del Salto à tarde)

19/04 - trilha Laguna Torre

20/04 - trilha Lomo Pligue

21/04 - trilha Laguna Capri, ou até Laguna de los Tres

22/04 -acordar bem cedo, percurso Chaltén - Calafate e visitar Perito Moreno à tarde e devolver o carro.

23/04 - bus Calafate - Laguna Amarga (chega às 17h, via Cerro Castillo) pernoite no R. Torre Norte

24/04 - trilha do Valle Ascencio (vista das Torres) 16km (ida/volta) pernoite R. Torre Norte

25/04 - caminhada até R. de los Cuernos 11km

26/04 - caminhada de 23km até R. Grey

27/04 - caminhada R. Grey até R. Paine Grande 11km (onde alugaria as barracas)

28/04 - acordar cedo de fazer a caminhada até Pudeto (que vc fizeram) pegaro o bus às 13h para P. Natales - pernoite em Natales

29/04 - bus Natales - Ushuaia

30/04 - Baía de Lapataia e Trem do Fin del Mundo

01/05 - livre

02/05 - retorno a Curitiba

 

Oi, o que você acha do roteiro? Muito apertado? Como dessa vez estarei com minha mãe junto, ficaremos no refúgios no parque (estou no processo de reservar e tal). O objetivo dessa viagem é mostrar essa região que já conheço para meus pais.

Questões:

1 - estou pensando em levar menos peso possível. por isso não levaria barraca, nem saco de dormir, nem isolantes (na verdade levaria apenas 1 saco de dormir para evitar um custo nos refúgios)

2 - dessa forma perderíamos o nascer do sol nas Torres (eu presenciei o espetáculo em 2010). Mas acho muito puxado para a mãe aquela caminhada na madrugada e teríamos que ter carpas para dormir no acampamento Torres

3 - pularia Punta Arenas (para ficar mais tempo em Chaltén, principalmente depois que vi as fotos de vocês)

 

Abraço!

Estou doido pra sentir frio de novo (pois moro em Fortaleza há um ano haha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A patagônia no outono realmente foi sensacional. Não foi nada planejado, mas no fim das contas nos demos muito bem. Parques vazios, dias longos, tempo e temperaturas perfeitos e aquelas cores.

 

Achei seu roteiro muito bom! Muito bem elaborado.

Pular Punta Arenas não é nenhuma perda, rs. Natales seria.

 

Algumas considerações:

27/04 - Você só pretende alugar barraca no Paine Grande e dormir dentro dos outros Refúgios, é isso? Dá pra fazer ambos em todos os Refúgios (você deve saber disso...)

28/04 - Na verdade caminhamos até a Sede Administrativa e não Pudeto, que é pra onde o pessoal que toma o Ferry vai.

Ir com menos peso é ótimo para o físico e a logística. Levar 1 saco de dormir é uma boa ideia também. Não compromete muito e economiza uma graninha pra tomar uma Austral gelada no fim do dia :wink:

 

É isso. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

No centro de El Calafate visitamos algumas casas de câmbio até encontrar a cotação mais razoável. Como trocamos reais e o peso argentino estava bem desvalorizado, foi vantajoso. Mas a maior parte foi trocada em El Chaltén mesmo. Um funcionário de uma padaria iria visitar o Brasil e trocamos pela conversão direta, sendo ótimo para ambos. Há muita gente que faz isso porque o câmbio na Argentina é muito regulado e os nativos tem dificuldade com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

ola Aldael, tudo bem? seu relato foi sensacional!

Gostaria de saber se eu posso te mandar um email ciom perguntas mais especificas de equipamento, roupas, logistica e orçamento. pretendo ir em fevereiro de 2016 ,e estou bem perdida nas organizações.

voce poderia me da um help??

desja ja, muito obrigada

isabela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...