Ir para conteúdo

São Petersburgo / Moscou / Transiberiano em 12 dias

Posts Recomendados

• Membros

Fala, galera!

Tô fechando o planejamento da minha próxima mochilada e queria ouvir algumas dicas e sugestões dos viajantes que já tiveram a experiência de passear pela Rússia com o transiberiano.

Minha idéia é chegar em São Petersburgo no dia 08 de agosto, ficar por lá até o dia 10 e partir pra Moscou pra ficar mais três dias. Na noite do dia 13 eu começo a jornada no transiberiano com o objetivo de chegar em Irkutsk até o dia 18 de manhã (meu vôo pra Pequim sai de lá na madrugada seguinte). Pra não deixar a viagem tão maçante e conseguir conhecer um pouquinho de algumas das cidades que estão no caminho, decidi encaixar no itinerário algumas paradas de poucas horas em três cidades: Nizhy Novgorod, Yekaterinburg e Novosibirsk. Dessa maneira, o roteiro ficou assim:

08/08 São Petersburgo - Dia inteiro na cidade

09/08 São Petersburgo - Dia inteiro na cidade

10/08 São Petersburgo - Dia inteiro na cidade / Partida para Moscou no trem das 00h40

11/08 Moscou - Dia inteiro na cidade

12/08 Moscou - Dia inteiro na cidade

13/08 Moscou - Dia inteiro na cidade / Partida para Nizhni Novgorod no trem das 22h35

14/08 Chegada em Nizhni Novgorod às 4h48 / Permanência na cidade: 6h27 / Partida para Yekaterinburg às 11h15

15/08 Chegada em Yekaterinburg às 11h34 / Permanência na cidade: 6h47 / Partida para Novosibirsk no trem das 18h21

16/08 Chegada em Novosibirsk às 17h15 / Permanência na cidade: 5h54 / Partida para Irkutsk no trem das 23h09

17/08 ------------

18/08 Chegada em Irkutsk às 7h37 / Permanência na cidade: 18h23 / Partida para Pequim às 2h00 da madrugada

Agora vem as dúvidas:

1) Por ser alta temporada, acham muito arriscado deixar pra comprar as passagens do trem só quando chegar em São Petersburgo? Ou vale mais a pena pagar um pouco mais e comprar pela internet?

2) Sei que 6 horas nessas cidades é pouco tempo. Mas é suficiente pra dar um rolê rápido, conhecer alguma praça, prédio ou monumento histórico e já retornar pra estação? Ou esse tempo é realmente tão curto que mais vale a pena eu continuar no trem e chegar mais cedo em Irkutsk?

3) Em pouco mais de 18 horas em Irkutsk é possível ir até o Lago Baikal e retornar a cidade a tempo de ir pro aeroporto?

Bom, por enquanto é isso.

Grande abraço e obrigado a todos pela ajuda!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Cara to morrendo de vontade de fazer esse roteiro, só não achei ninguém ainda que tope a aventura. Mas se não conseguir achar alguém para dividir a aventura, acho que vou sozinho mesmo no ano que vem...

Pelo que andei pesquisando o passeio até o Lago Baikal consome um dia inteiro. O melhor passeio pelo que falam seria você pegar o barco as 9:00 da manhã para cruzar o lago até Port Baikal e lá pega o trem Circum-Baikal de volta até Irkutsk. É um trem turístico, que faz várias paradas pelo caminho nos melhores pontos turísticos, chegando em Irkutsk lá pelas 21:00 horas...

Tem alguns trens de qualidade bem questionável nessa rota, Então dependendo de qual você for pegar, a viagem pode ser bem desgastante...

Não sei qual site você está usando para fazer as pesquisas, mas eu achei este bem interessante, dá para você planejar a rota e ele tem uma classificação dos trens que ajuda você a escolher a melhor opção: http://www.realrussia.co.uk/trains/transsib/index.php?ts&jType=tm&refp=0 e http://www.seat61.com/Trans-Siberian.htm#.Ua_UAtLFXlQ

Link para o comentário
  • Membros
Cara to morrendo de vontade de fazer esse roteiro, só não achei ninguém ainda que tope a aventura. Mas se não conseguir achar alguém para dividir a aventura, acho que vou sozinho mesmo no ano que vem...

Pelo que andei pesquisando o passeio até o Lago Baikal consome um dia inteiro. O melhor passeio pelo que falam seria você pegar o barco as 9:00 da manhã para cruzar o lago até Port Baikal e lá pega o trem Circum-Baikal de volta até Irkutsk. É um trem turístico, que faz várias paradas pelo caminho nos melhores pontos turísticos, chegando em Irkutsk lá pelas 21:00 horas...

Tem alguns trens de qualidade bem questionável nessa rota, Então dependendo de qual você for pegar, a viagem pode ser bem desgastante...

Não sei qual site você está usando para fazer as pesquisas, mas eu achei este bem interessante, dá para você planejar a rota e ele tem uma classificação dos trens que ajuda você a escolher a melhor opção: http://www.realrussia.co.uk/trains/transsib/index.php?ts&jType=tm&refp=0 e http://www.seat61.com/Trans-Siberian.htm#.Ua_UAtLFXlQ

fiz sozinho ano passado, s. petersburgo - moscou, curti muito! uma cultura totalmente diferente, língua incompreensivel, tudo isso torna a viagem mais interessante.

Link para o comentário
  • Membros

Tenho pesquisado nesse site da Real Russia, AdrianoLB! Tá quebrando um galhão pra entender como funcionam os itinerários, e os valores que mostram ali são bem parecidos ou ainda mais baratos que o de outros sites como o http://www.trainsrussia.com e o http://pass.rzd.ru, que acredito não serem de agência. Tô pensando em reservar com eles mesmo, aí arranjo pra entregarem as passagens no hostel em São Petersburgo.

Ah, e vou cortar alguma parada desse meu percurso pra chegar na noite anterior em Irkutsk então. Dessa forma daria tempo de me encabeçar em algum passeio desses que comentou até o lago Baikal pro dia seguinte. Vamos ver como me organizo aqui...

pimvdmeer, quantos dias você ficou em São Petersburgo e em Moscou? E como foi a dificuldade pra se entender com o alfabeto cirílico nas estações?

Link para o comentário
  • Membros

pimvdmeer, quantos dias você ficou em São Petersburgo e em Moscou? E como foi a dificuldade pra se entender com o alfabeto cirílico nas estações?

Fiquei 3 dias em cada cidade, mas acredito que com 4 dias seja mais tranquilo ver tudo, principalmente se vc gosta de museus.

O museu Hermitage em St. Petersburgo ocupa quase o dia todo, é muita coisa para ver! Vale a pena.

Agora o alfabeto deles, incompreensivel. Em St. Petersburgo o nome das ruas, estações, etc, é escrito em russo e embaixo a forma que se pronuncia, em inglês. Então é tranquilo pra se achar e pedir informações. As pessoas no geral também falam um pouco de inglês. Em Moscou é tudo só em russo, e muito difícil alguém que fale inglês. Mas mesmo assim consegui sobreviver, sair, me alimentar e fazer compras.

Link para o comentário
  • Membros

Eu e minha esposa estamos indo agora dia 09 de agosto. Sobre o lago Baikal, decidimos fazer algo diferente. Vamos pegar um tour de 3 dias onde vamos caminhar e acampar por lá. Ainda estou pesquisando algumas empresas que oferecem estes tours, mas parece que com $120 você faz o tour e tem aluguel do equipamento + comidas inclusas.

E como você vai para St. Petersburg ? Comprou a passagem ou ainda está pesquisando ? Estou vendo que sai bem caro.... qualquer dica é bem vinda !

Segue foto do passeio no lago: https://plus.google.com/photos/102425733913297767071/albums/5601246360031735041?banner=pwa

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...