Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilha do Ouro - Travessia do Parque Nacional da Serra da Bocaina

Postado
  • Membros

Galera,

Alguém já fez esse caminho...

Queria algumas dicas...

• Respostas 61
  • Visualizações 28.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Agnaldo Sousa
    Agnaldo Sousa

Olá. Gostaria de saber sobre alguma programação para fazer a Trilha do ouro, Serra da Bocaina, São Jose do Barreiro, em janeiro de 2018. Um pacote com alguma empresa, ou uma turma. Obrigado.

Featured Replies

Postado
  • Membros

ola, vou fazer a trilha do ouro no fim de abril. Queria algumas dicas!!!!

- vou sair do rio de carro, vcs sabem de algum lugar onde deixar o carro em SJ Barretos?

E o contato desse cara que é mais barato para levar ate a entrada do parque?? alguem tem? Sera que ele tb pega agente no final da trilha e leva para onde esta o carro???

Muitas perguntas??? é que estou com varias duvidas e achei muito caro fazer essa trilha com agencia!!!

Obrigada

Postado
  • Membros

Olá.

Em São José do Barreiro você deixa o Carro na praça da Matriz. é Sussa.

Contam por lá que um tirista esqueceu o carro aberto....ninguém fez nada...

O telefone do Pescocinho é: 12-3117.1368

Mas pegar lá embaixo pra te levar de volta pra Barreiro? esquece...é muito longe...

O ideal pra essa travessia é mochilada mesmo....sai da tua cidade com a mochila nas costas....pega um busão e vai embora...

Não esquece de pedir autorização antes para a adm do Parque....pela net mesmo, por e-mail.........

abraços

Postado
  • Membros

São 170Km entre Mambucaba (Angra dos Reis) e São José do Barreiro...

o melhor jeito é ir de ônibus até SJ Barreiro e voltar de ônibus de Angra dos Reis...

ola, vou fazer a trilha do ouro no fim de abril. Queria algumas dicas!!!!

- vou sair do rio de carro, vcs sabem de algum lugar onde deixar o carro em SJ Barretos?

E o contato desse cara que é mais barato para levar ate a entrada do parque?? alguem tem? Sera que ele tb pega agente no final da trilha e leva para onde esta o carro???

Muitas perguntas??? é que estou com varias duvidas e achei muito caro fazer essa trilha com agencia!!!

Obrigada

Postado
  • Membros

valeu pelas dicas!!! Jámandei um e mail para o parque para fazer a reserva. E estou pensando mesmo em ir de onibus. Acho que vai ser mais pratico. Obrigada d enovo. Beijos

Postado
  • Membros

mais uma pergunta: Tem lugar para acampar no inicio do parque. E em SJB, vcs conhecem algum lugar legal e barato para ficar??

Obrigada De novo!!

Postado
  • Membros

Olá

As pousadas - pelo que pesquisei - custgam cerca de R$ 60 para um casal....em SJB.

Dentro do Parque há controvérsias sobre os locais de acampamento. O pessoal da Portaria diz que é proibido fora dos Campins e tal. Mas convrsei por telefone na Superintenência do IBAMA (se não me engano fica em Bananal) e me afirmaram ser permitido....

Uma vez lá dentro.se anoitecer...monta a barraca...

não sei se ajudei muito...

abraços

Postado
  • Membros

Na época que eu fui as duas pousadas mais baratas que encontrei foram essas. Eu fiquei na D. maria:

# Pousada da D. Maria

Praça da Igreja Matriz, s/ nº

(12) 3117-1281

# Pousada Régis

Localizada na entrada da cidade, próxima a Rodoviária.

Av. Fortunato Lobão, S/n, (12) 3117-1184

E o Zé Pescocinho é o mais barato mesmo p/ te levar até o alto da serra.

Qto a acampar dentro do Parque, é permitido sim em qqer lugar. Esse negócio de acampar só nos lugares onde tem camping é p/ a galera não montar barracas a torto e a direito em qqer lugar e com isso causar algum incendio ou coisa pior.

Se vc for responsavel e NUNCA acender uma fogueira onde montar a barraca, pode ficar sossegado.

O pessoal do Parque não vai ficar passando a noite pela estrada procurando barracas em lugares onde não existem campings.

Abcs.

Olá

As pousadas - pelo que pesquisei - custgam cerca de R$ 60 para um casal....em SJB.

Dentro do Parque há controvérsias sobre os locais de acampamento. O pessoal da Portaria diz que é proibido fora dos Campins e tal. Mas convrsei por telefone na Superintenência do IBAMA (se não me engano fica em Bananal) e me afirmaram ser permitido....

Uma vez lá dentro.se anoitecer...monta a barraca...

não sei se ajudei muito...

abraços

Postado
  • Membros

Valeu galera pelas dicas. Com certeza vao ser muito uteis. '

Beijos

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Pessoal.

Sempre se falou da travessia em si, mas pouco se falou das cachoeiras, que também valem a pena conhecer.

Algumas são de dificil acesso, outras ficam junto da trilha.

- Cachoeira Santo Izidro, a mais próxima da portaria do Parque em São José do Barreiro, fica a 1,5 km de caminhada, seguindo pela estrada. Com uma queda de aproximadamente 70m de altura, esta cachoeira forma um poço com praia de areia excelente para banho. De grande beleza, esta queda encanta os visitantes no primeiro contato. A chegada pela cachoeira é feita pelo topo da queda, que exige atenção na descida até o poço.

- Cachoeira das Posses fica a 8 km da portaria e tem uma queda de aproximadamente 40m de altura. É considerado um dos pontos possíveis para pouso durante a caminhada “Trilha do Ouro”. As ruínas presentes na trilha que leva à cachoeira são um registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus, cedrinho português e eucalipto. Este talhão ainda pode ser observado pelo visitante, mas é objeto de estudo no Programa de erradicação de espécies exóticas do PNSB.

- Cachoeira do Veado é a mais famosa do PNSB, por estar muito próxima da Trilha do Ouro, é parada obrigatória dos visitantes que cruzam o Parque pelo caminho histórico. A cachoeira possui três quedas, sendo que a segunda é a maior. O acesso à queda mais baixa (3ª) não apresenta dificuldade, o trajeto fica mais complicado à medida que se dirige para a segunda e primeira quedas. Esta cachoeira é considerada a sexta maior do Brasil.

- Cachoeira do Esguicho é um atrativo que pode ser observado diretamente da Trilha do Ouro. Posicionada no trecho de trilha que fica no sertão de Mambucaba, a visão que se tem da trilha mostra uma cachoeira imprópria para banho. Diferente das demais cachoeiras do Parque, esta não forma um grande poço e é difícil acesso.

- Cachoeira do Guaripu é pouco conhecida pelos visitantes por estar situada numa região de difícil acesso do Parque. A trilha que leva a esta cachoeira tem 9km de extensão e sai da região da Cachoeira do Veado.

O link oficial do parque com algumas dicas é esse:

http://www.icmbio.gov.br/parna_bocaina/index.php

Abcs

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.