Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Colombia: Bog, Zipa, SantaMarta, Barranq e Cartag fev/2013

Postado
  • Membros

DSC00905.JPG.3442fd4989982818af68610e4cf7e90b.JPG Minha aventura começou partindo de Manaus para Tabatinga, passei pela fronteira cheguei ao aeroporto de Letícia e peguei um vôo até Bogotá. Foram 20 dias viajando pelas cidades de Bogotá, Zipaquirá, Santa Marta , Barranquilla e Cartagena no mês de fev/2013. Primeiramente quero registrar que a Colômbia é um país lindo, com custo de vida muito parecido ao Brasil, mais em específico Manaus. O povo lá é muito gentil e acolhedor e qnto à violência ou perigo é igual ao Brasil . O país todo é bastante policiado e quando sair à noite levar sempre uma xerox do passaporte ou da carteira de identidade brasileira.

Obs: 1. os valores aqui citados são (por pessoa).

Obs: 2. A Olímpica, é uma rede de supermercado, presente em toda a Colômbia. É ótimo e você encontra bons produtos e é mais barato que a concorrente Êxito. O carrefour lá, é supermercado de luxo, nem acreditei, porque aqui em Manaus é um péssimo supermercado do tipo “lixo”.

Obs: 3 para fazer a conversão de pesos para o real, basta retirar os últimos zeros ou seja 2,000 pesos = 2 reais.

Vôos/preços: Cartagena para Bogotá: (230,000 pesos) com Avianca.

Mao-tabag/ Tabatinga-mao (393 reais trip/azul promoção.)

Mao – Tabg: fiz o vôo com a trip, chegando em Tabatinga deve-se parar no posto da policia federal (PF) e pedir um visto de saída do Brasil (isso é uma exigência da imigração colombiana). O posto da PF fica fora do aeroporto então, a dica é pegar um moto-táxi no aeroporto e pedir para ficar na PF, que ficará após a saída de uma vila militar, onde está localizado o aeroporto. (Isso deverá custar uns 5 reais).

Essa exigência de visto será para quem levar o passaporte, quem estiver viajando somente com a carteira de identidade não precisa ir até a PF, nós brasileiros podemos entrar na Colômbia somente com a carteira de identidade mas que tenha sido expedida com o máximo de 5 anos. Após sair da PF deve-se tomar um táxi e ou um moto-táxi e pedir para ficar na drogaria glória já na cidade de Letícia, (provavelmente mais 5 reais )descer lá e tomar um táxi colombiano para o aeroporto de Letícia (custo 8,000 pesos). O por quê de tantos veículos? Simplesmente porque se você não fizer isso irão te cobrar 40 reais ou mais para ser levado de um aeroporto ao outro.

A imigração em Letícia é super tranquila, o aeroporto é bem pequeno e simples, mas os vôos da Lan e ou Copa são ótimos, melhores que a Gol ou Tam e etc. Como fui no mês do carnaval, os vôos custaram mais caros (paguei ida: 250 reais Lan e volta: 249 reais copa). Aqui, mais um detalhe, Tabatinga e Leticia possuem a diferença de 1 hora no fuso-horário, não esquecer disso para não confundir os horarios dos vôos. Na volta Bogotá – Leticia / Tabatinga – manaus não é possível viajar no mesmo dia, deve-se esperar o dia seguinte para embarcar tabatinga-mao. A ida é tranquila, você desembarca em tabg e depois segue para Let, e depois Bog no mesmo dia sem problemas. (descobri a importância desse fuso-horário, perdendo o vôo da volta, a Copa Air atrasou o vôo em 45 minutos)

Chegando em Bogotá é melhor pegar um táxi para ir ao hostel, o aeroporto é longe do centro e meio complicado para ir com a bagagem, o táxi é barato e custará em média uns 25,000 pesos. Eu não sei informar sobre hostels em Bogotá porque ficamos hospedados na casa de um amigo. Porém, vale a pena ir a candelária, conhecer o centro histórico (grátis). O museu do ouro também adorei (3,000 pesos); Museu Botero (grátis) vale muito conhecer a obra desse grande artista colombiano e ainda ter de brinde obras dos pintores como Monet, Picasso e Renoir.... Monserrate (grátis) fui caminhando, quase morri com a falta de ar devido a altitude elevada, mas sobrevivi!!. DSC00955.JPG.5591a5cdeae0fb6a2f438dab5d9df8c4.JPG

Zipaquirá: a visita à catedral de sal é imperdível!! para chegar lá: transmilênio sentido Terminal-Norte (1,700 pesos), descer e pegar o alimentador com o nome Zipa (custa 4,000 pesos). Para a entrada na Catedral, o pacote mais barato (20.000 pesos), no final da visita têm uma exibição de um filme em 3D que é grátis, e adorei assistir o filme de 30 minutos que relata toda a história de construção/formação/exploração da mina. (Na minha modesta opinião esse filme deveria ser assistido antes do início da visita à mina! mas isso é pessoal).Caminhar pelo centro histórico de Zipa é uma boa experiência, mas não se deve perder muito tempo pq a visita à Catedral é demorada.Quem quiser comprar qq artigo em esmeralda, deve fazer a compra na mina, é o lugar mais barato para comprá-las!!

Bogotá – Santa Marta: compramos o bilhete (70,000 pesos) do busão no Terminal-Central, são as empresas de cor vermelha. A viagem durou 18 horas porque têm muito trânsito e lentidão nas estradas, o bom é que pudemos conhecer mais do país e todo bom mochileiro deve andar de busão...rsrsrs...

Importantíssimo compre a marmita (uns 5,000 pesos) no supermercado Olímpica antes de fazer essa viagem a marmita é ótima, e o único restaurante onde os ônibus param para o jantar, é o lugar mais sujo e a pior comida que já vi na minha vida! Resultado, dormi com fome, porque meu namorado lindo, me convenceu a não levar a marmita Olímpica que sobrou do almoço!! e levar um bom casaco de frio ou cobertor para usar no busão, o ar-condicionado é potente e faz muito frio durante a viagem à noite. Eu tbm verifiquei os preços das passagens de ônibus, Bog - Cartag e custam (90.000 pesos)

Gostei de Santa Marta, é uma cidade histórica bonita, é a cidade do jogador Valderrama... rsrsr, é de onde se parte para “la ciudad perdida”(600,000 pesos 5 dias de viagem) e o parque Tayrona.(35,000 pesos a entrada no Parque). Em Santa Marta têm bons restaurantes almoço e/ou jantar (15,000 pesos) café da manhã(6,000). Ficamos no Hotel Villa las vegas, seguro, muito simples, limpinho, bem localizado, funcionários gentis e atenciosos e barato. Um quarto c/ banheiro, ventilador e TV sem café da manhã (35,000 casal).Para ir ao parque Tayrona em modo econômico: ir até o mercado da cidade e tomar uma van ou ônibus para o parque saídas (4 da manhã até as 8 da manhã) em média uns (15,000 pesos + a entrada no parque 37.000). Busão direto para Cartagena (22,000 pesos).

Santa Marta – Barranquilla: micro-ônibus (12,000 pesos). A cidade não é especial, não vale a pena visitá-la. Porém, fomos na cidade, no momento mais importante “o Carnaval de Barranquilla”, eles dizem que é o 2 melhor carnaval do mundo, o 1 é do Brasil..rsrrs...Realmente a festa é muito boa, durante o dia ocorre a “Parada” na avenida (carrera 44) que é meio difícil de compreender, (as não gostei em particular pq ficavam jogando espuma no rosto das pessoas propositadamente, inclusive no nosso). Também têm uma apresentação de orquestras de salsa e cumbia no cumbiódromo que custa (80,000) o ingresso, não pagamos !! porque mochileiro precisa de tudo barato ou grátis e esse valor estava fora do orçamento. Porém, à noite, a partir das 18:00 horas, na calle 66/Kr 60 na Fundación de Arte Macondo , têm a carnavalada, uma festa promovida por essa associação dos artistas de Barraq. Excelente!! e grátis... foi a melhor festa do carnaval para mim! Com músicas tradicionais, apresentação de teatro, e muita animação, na verdade o maior público dessa festa são os turistas. Por falta de planejamento destes viajantes não encontramos vagas em bons hostal e ficamos no pior “hotel barato” do mundo e pagamos caro pela diária (60,000 pesos depois de muito chôro porque era 80,000).. Foi dureza, mas enfim, são as experiências da vida !! DSC01074.JPG.4bad809db57daded0fe8279b4be740e2.JPG

Barranq- Cartagena: linda, linda !! As muralhas, a cidade antiga e histórica muito bem conservada, se transforma durante a noite em uma cidade romântica. Para mim é a melhor cidade turística da colombia, muita diversão, alimentação boa e barata. A média dos hostels (40,000 a 90,000 pesos). Nós ficamos no hostal Casa de las américas, calle de las maravillas# 30-55, Getsemani. Gostei muito, limpo, bem-localizado e pessoas gentis. Ps: eles não recebem turistas a partir das 11pm para se hospedar, salvo feito reserva. Lá é uma residência também (60,000 pesos casal), quarto com banheiro, ventilador, sem café da manhã.

O castillo San Felipe de Barajas (entrada 22,000 pesos), vale a visita, ganha-se uma linda vista da cidade. Não fizemos o passeio para a playa Blanca seguindo as dicas dos viajantes deste site e de uma amiga. No bairro “Boca Grande” vulgo Miami beach, há uma praia artificial, e é possível apreciar as ondas do mar, caminhando ao longo da muralha.DSC01129.JPG.c5eaff9817a8f02e312d816d26e0172c.JPG

Agradeço a todos os viajantes que compartilharam suas informações antes da minha viagem. ::cool:::'>

Featured Replies

Postado
  • Membros

Ótimo relato, Dany!!!

Eu e uma amiga iremos em janeiro e faremos o mesmo roteiro + Medellín.

Percebi que vc não se empolgou muito com Barranquilla, nós ficaremos lá por uma noite antes de irmos a Santa Marta.

Gostaria de saber de vc ou de outras pessoas que visitaram o parque Tayrona, é tranquilo fazer a visita por conta, ou é melhor contratar alguma agência/guia quando chegar lá?

Abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.