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Eurotrip (Amsterdam, Paris, Veneza, Florença, Roma) 14 dias.


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Excelente relato, com ótimas informações. Eu como sou alucinado por foto, estou me esbaldando com as imagens, continue postando mais. no incio qdo vi o itinerário e o tempo de viagem achei que ia ser muito corrido, mas por enquanto a viagem está muito legal!

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Show de bola Victor,

 

Estou montando um roteiro de lua de mel para final de janeiro do ano que vem, e assim como os posts dos nossos experts, o seu tem me ajudado bastante.

 

Parabéns.

 

Fala, John!

 

Obrigado pelas palavras! Em relação ao seu roteiro, se eu puder ajudar em alguma coisa, é só chamar. Estamos aí pra isso!

 

Abração!

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Excelente relato, com ótimas informações. Eu como sou alucinado por foto, estou me esbaldando com as imagens, continue postando mais. no incio qdo vi o itinerário e o tempo de viagem achei que ia ser muito corrido, mas por enquanto a viagem está muito legal!

 

Opa, rkoerich, tudo bom?

 

Muito obrigado pelas palavras! Pode deixar que vou continuar sim! Só não vou postar mais hj pq é aniversário da minha filhota e não estou com tempo. Mas amanhã sem falta eu continuo.

 

Já acompanhei outros relatos seus e eles são sensacionais! As fotos então, sem comentários! Também sou apaixonado por fotografia! Nada profissional, amador mesmo, mas aprecio um relato cheio delas, acho que enriquece demais! ::otemo::

 

Abração!

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19/04/13 - Paris (visita ao Palácio de Versalhes)

 

Caramba...por onde começar? Foi uma lambança daquelas pra chegar até Versalhes. Esse é o preço que pagamos por não prestar atenção corretamente nas instruções (e não foram poucas) que lemos tanto aqui como em outros sites... ::grr::

 

Vou colar um passo a passo CORRETO que extraí do site Conexão Paris:

 

"Você tem três opções para ir a Versailles de trem.

 

. De trem à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.

 

. De trem à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

 

. De RER C que para em duas estações de Versailles, Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche.

 

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que uma vez em Versailles caminho 15 minutos até o castelo.

 

A estação de Versailles mais próxima do castelo é Versailles Rive Gauche."

 

Fonte: http://www.conexaoparis.com.br/2008/12/05/paris-a-versailles-de-trem-ou-rer/

 

Resumo do pagode: no papel em que eu anotei nosso plano de roteiro, coloquei assim:

 

"Versalhes: ESTAÇÃO PARIS MONTPARNASSE - RER C - ESTAÇÃO VERSAILLE RIVE GAUCHE."

 

Mas eu sou um gênio, não? ::prestessao::

 

Acabamos confundindo duas opções...e o aplicativo era inútil para Versalhes, uma vez que ele era um city guide para Paris e o palácio não se encontrava nela. Não me recordo muito dos detalhes pq o estresse foi tão grande na hora que não prestei atenção, só queria saber de chegar. A única coisa que fiz corretamente foi chegar no guichê e dizer: “Chateau de Versailles” na entrada da nossa estação de metrô. Nem precisei pedir ida e volta (Aller-Retour), a moça já me vendeu automaticamente, provavelmente devido ao meu péssimo francês... ::lol4::

 

Dali nos dirigimos à tal Montparnasse. Enfim, chegamos, saímos do metrô e tivemos que entrar em outra estação. Acho que foi isso, uma confusão só. Chegamos na plataforma e nada de achar no mapa a estação Versailles Rive Gauche ::lol4::

 

Ainda veio um carinha e "tentou" nos ajudar mas ele parecia mais perdido que a gente. Decidimos ir para a estação mais próxima da conexão com a RER C. Era a estação da torre Eiffel, eu acho. Voltamos, desembarcamos e fomos procurar a plataforma da RER C. Ainda fomos pro lado errado mas pedimos informações e uma menina nos ajudou. Chegamos no lado indicado e percebemos que estávamos na plataforma correta pois o número de turistas era imenso. Ali pelo menos fizemos o certo: prestamos atenção no monitor que indicava quais eram os próximos trens, tínhamos que ficar atentos para pegar o com direção Versailles Rive Gauche. Vimos alguns turistas entrando no primeiro que parou, dá até aquela dúvida na hora: "será que estamos fazendo m... de novo?" mas resolvemos esperar e confiar no monitor que indicava o próximo como o nosso. Assim que ele parou, embarcamos e para nosso alívio chegamos sem problemas. Quando você desembarca, é super tranquilo, tudo muito bem sinalizado e mesmo que não fosse, bastava seguir a horda de turistas. Não tem erro (pelo menos quando chega né... ::lol4:: )

 

Por favor, desconsiderem essa lambança hein!!! Nem sei se relatei nosso erro corretamente. Sigam as instruções de outros relatos e tópicos aqui do mochileiros. Ou então busquem páginas alternativas, como o Conexão Paris. Se não, vcs vão sofrer o mesmo estresse que nós. Ainda pegamos um frio danado nesse dia, infelizmente. Quando é pra dar m... vem é tudo junto...kkkkk.

 

Chegamos a Versalhes e o tempo estava super feio. O único dia que pegamos frio de verdade e tempo chuvoso na França...e logo no palácio... :cry:

 

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Nos dirigimos até um guarda que se encontrava ao lado de uma imensa fila. Estava com o Paris Museum Pass em mãos e antes que eu perguntasse ele já apontou pra tal fila e disse: "Line". Ali não tinha jeito: era enfrentar a maldita. Depois que entrei nela, percebi que existia uma outra fila para comprar ingressos, igualmente gigantesca.

 

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Apesar de imensa, não demoramos muito. Cerca de 15 minutos depois já estávamos dentro. Você passa pela segurança, apresenta seu ticket/PMP e depois já sai no pátio que dá acesso ao palácio.

 

Começava a esfriar mais. Acho que uns 10, 12 graus. Fomos para a entrada principal, nova fila, também rápida.

 

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Assim que entramos, recebemos um áudio guia. É só se dirigir ao balcão, eles perguntam a língua e te dão. E, diferente de outros lugares, é GRATUITO. Show! O português é o de Portugal mas tava valendo! ::otemo:: E o mais interessante: ele inicia automaticamente em alguns ambientes. Nós entrávamos e ele começava. Geralmente isso acontecia nos cômodos onde rolava um vídeo. Nos outros, era só procurar o número, digitá-lo e pronto: toda a explicação. Perfeito!

 

O palácio é enorme e demanda certo tempo. Mas vale. Até hoje, foi o maior e mais belo palácio que tive o privilégio de conhecer. A cada nova sala, uma aula de história, desde sua construção, sucessão monárquica até a revolução francesa.

 

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Após alguns salões, chegamos à maravilhosa Galeria dos Espelhos, símbolo de poder e riqueza da monarquia francesa. O lugar realmente é espetacular...

 

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Outro lugar bem interessante no Palácio de Versalhes é a Chambre De La Reine. Foi neste cômodo, através de uma pequena passagem, que Maria Antonieta fugiu do povo enfurecido, em 1789. Para quem gosta de história, um prato cheio.

 

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Passeamos mais um pouco, terminamos o tour e saímos do palácio, em direção aos famosos jardins. Ainda conseguimos pegar um tempo regular, sem chuva. Mas foi por pouco tempo. Encontramos muitos brasileiros, era até engraçado, eu falava com minha esposa alguma coisa e logo algum casal chegava e pedia para tirarmos fotos. Como tem brazuca na europa! ::lol4::

 

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A temperatura baixou novamente quando começou a chover. Pegamos uma braba ali, deveria estar por volta dos 7,8 graus. ::Cold:: Pra carioca isso é nevasca... ::lol4::

 

Tiramos algumas fotos mas quando a chuva veio esperamos um pouco. Ela durou cerca de meia hora e depois parou. Vimos alguns casais com uns carrinhos, tipo de golfe. Cheguei a perguntar pra um casal de brasileiros quanto eles pagaram e pelo que me lembro foi algo em torno de € 30. Achamos que, pelo tempo, não valia a pena. Mas com certeza teríamos alugado se estivesse sol. Deixamos de ver a maioria do jardim devido ao mau tempo. Ficamos ainda por ali mas logo voltou a chover e estava um frio de matar. Decidimos partir e almoçar por Versalhes mesmo.

 

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Saímos do palácio e paramos em um restaurante chamado BUFFALO GRILL. Esse restaurante me lembrou o Outback. Pedimos uma entrada, um prato principal + sobremesa. Comemos bem, batemos um papo, esperamos a chuva passar. Depois, voltamos para o metrô.

 

Restaurante Buffalo Grill: 7 Avenue de Sceaux 78000 Versailles

 

Total: € 40.

 

site: http://www.buffalo-grill.fr/

 

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O retorno foi tranquilo, sem erros. Saltamos perto da torre Eiffel e fizemos baldeação até a estação Chaussée d'Antin (linha 7 ou 9). Nosso destino eram as Galeries Lafayette, última parada em Paris. O metrô nos deixou bem em frente. Entramos, passeamos e só. Tudo caríssimo.

 

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Depois que saímos de lá, resolvemos voltar andando até o hotel. Eram 20 minutos a pé mas mesmo assim o fizemos. Acho que mais pela vontade de aproveitar os últimos momentos em Paris do que tudo. Chegamos ao nosso destino, fizemos as malas, descansamos um pouco e mais tarde descemos e repetimos nossa janta no Restaurant Paris Istanbul, gastando os mesmos € 12 da noite anterior.

 

Era o final de nossa passagem pela Cidade Luz. Saímos satisfeitos mas querendo voltar e explorar o que faltou. No dia seguinte voaríamos rumo a Veneza.

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20/04/13 - Veneza

 

Acordamos bem cedo, por volta das 5h. Nosso vôo estava marcado para às 7:30h. Na noite anterior havíamos pedido um táxi na recepção e pontualmente às 5:30h ele estava nos esperando. Também já fizemos o check-out na noite anterior, inclusive deixando tudo pago. Só precisávamos descer e deixar as chaves do quarto no balcão da recepção (que naquele momento estava vazia). O aeroporto Charles de Gaulle é um pouco longe, chegamos após meia hora. Gastamos € 53, salgado! :shock:

 

Procuramos o balcão para realizarmos o check in mas estávamos preocupados com o peso das malas. Viajamos pela EasyJet e havíamos comprado "bagagem de porão" de 20kg/ pessoa. Como havia uma fila bem pequena, fomos até uma daquelas esteiras onde a gente faz o despacho e utilizamos a balança para verificar se estava tudo ok. Não estava. Uma das malas estourou 3kg. Abrimos rapidamente e começamos a fazer a redistribuição, inclusive pelas mochilas. Minha esposa colocou um casaco extra e eu mais umas 2 camisas... :lol:

 

Nova pesagem e tudo certo. Despachamos as benditas malas e passamos pela revista do aeroporto. E mais dor de cabeça, tira jaqueta, tira bota (minha esposa), abre a mochila, tira o laptop, mas tudo dentro da normalidade, nada que fuja ao controle dos demais aeroportos. Liberados, fomos aguardar na área de embarque. Entramos no avião sem mais problemas. O vôo foi bem tranquilo, durou cerca de 1 hora e 40 minutos. Não tenho reclamações, a Easyjet é como uma Gol, nem muito boa e nem muito ruim. Ressalto que foi uma viagem curta, se fosse mais longa acho que seria desconfortável. Compramos a passagem online, 2 meses antes da viagem, sem problemas extras. Decidimos voar principalmente pq de trem a viagem Paris-Veneza seria longa, coisa de 13h. Estávamos indo para passar apenas um dia, realizar um sonho, fazer um agrado para minha linda esposa ::love:: , logo não poderíamos nos dar ao luxo de demorar tanto em um deslocamento. Mas após chegarmos na cidade, percebi que o melhor jeito de ir para Veneza é de trem.

 

Site: http://www.easyjet.com/pt

 

Total: € 175 ( passagem + taxa por 2 bagagens de porão, 20kg cada).

 

Chegamos por volta das 9h no aeroporto Marco Polo. A animação era grande. Nós adoramos a Itália, achamos um dos países mais belos (se não o mais) da Europa. Apesar de já ter lido alguns relatos sobre grosserias e o modo estúpido dos italianos, essa não é a nossa experiência. Sempre fomos muito bem tratados, principalmente quando descobriam nossa nacionalidade. "Brasiliano" ? Eles logo perguntam, antes de abrir um sorrisão e rasgar elogios a nossa terra. O único lugar da Itália onde sentimos esse tom rude que tanto lemos foi em Roma, mas isso é coisa que irei relatar no devido momento.

 

Perto do início de nossa viagem, enviei um email para o hotel onde ficaríamos, pedindo instruções sobre a melhor forma de chegarmos a Veneza. Eles responderam prontamente, dando-nos três opções. Vou colar aqui a resposta que me enviaram:

 

"Dear Mr, Victor Silva

From the airport you can take the waterbus of the line "Alilaguna", that costs € 15,00 per person and reach San Marco Square in about 1 hour and 15 minutes.

Otherwise you can take a watertaxi, that's more comfortable but it costs aprox € 120,00 per ride.

Third solution: regular bus or regular taxi until the beginning of Venice, the square called Piazzale Roma, and from there the waterbus n1 until the waterbus station called Santa Maria del Giglio, not far from our hotel.

 

Best regards,

Augusto"

 

Bom, não havia muita dúvida de que a primeira opção era a mais indicada. Watertaxi pagando € 120,00? WTF??? Nem a pau! A terceira solução também não nos agradava. Jogamos a localização da Piazzale Roma no maps e vimos que ficava longe do nosso hotel, fora isso teríamos que pegar um ônibus ou táxi, com 2 malas pesadas e mais um waterbus e ficamos com medo de nos enrolarmos para chegar. A linha Alilaguna nos deixaria na Piazza San Marco, a 5 minutos de nosso destino.

 

No saguão onde pegamos nossas bagagens, avistamos uma máquina que vendia diversos tipos de bilhetes, inclusive o da Alilaguna. Até cheguei a dar uma olhada, mas achei melhor comprar direto no balcão, visto que ainda era cedo e não acreditava que pudessem haver filas. Saímos do setor de desembarque e nos dirigimos até o local, que realmente estava pouco concorrido. Fui até o caixa, pedi 2 tickets da Alilaguna, paguei € 30. Perguntei aonde deveria pegar o barco e ele me indicou a saída e disse que deveria virar à esquerda. Ok, saímos e, ao olhar para esquerda, não vi placa nenhuma, apenas um longo corredor. Ficamos em dúvida na hora, do lado de fora era como se fosse a saída de qualquer aeroporto, cheio de taxistas te chamado, carros passando, etc. Alguns turistas estavam perdidos, como nós, mas decidimos seguir as instruções do cara e pegamos à esquerda. Andamos por volta de uns 10 minutos, sem nenhuma placa indicativa de nada, já estava achando que tinha ido pro lugar errado mas era isso mesmo: chegamos até uma espécie de mini porto, com algumas embarcações atracadas. Achamos a nossa, apresentamos o ticket, o rapaz nos perguntou aonde desembarcaríamos, eu disse: "Piazza San Marco", ele acenou positivamente, ajeitou nossas malas em um canto e nós descemos e ficamos na parte coberta. O tempo não estava bonito, já imaginei que em breve começaria a chover. O trajeto realmente demora por volta de 1 hora. O barco vai beeeeem devagar, chega a ser irritante.

 

Como era nossa primeira viagem para Veneza, cometemos alguns erros. Pelo menos foi essa a minha conclusão. A primeira delas foi ter chegado de avião. O ideal é chegar na Itália de avião e depois se locomover de trem até lá. É muito menos dor de cabeça, a estação é dentro de Veneza, existe uma linha de waterbus que custa € 7, passa por ela e te deixa em qualquer lugar da cidade. Em uma futura viagem, com certeza irei voar para qualquer outra cidade que eu queira conhecer, como Milão, por exemplo, chego, visito e depois vou de trem até Veneza. É mais barato, menos trabalhoso e muito menos estressante.

 

Nosso segundo erro foi termos nos hospedado EM Veneza. Amigos que fizeram o mesmo cruzeiro que a gente nos contaram que ficaram em MESTRE e saiu muito mais em conta. Não estou reclamando de nosso hotel. Para um 3 estrelas, ele ultrapassou as expectativas. Mas o preço foi alto. Na verdade, sem dúvida nenhuma Veneza foi o dia mais caro de nossa viagem, desde o almoço até a hospedagem. Em Amsterdam pagamos um preço similar no hotel mas era um estabelecimento 4 estrelas, um hotel bem maior e mais confortável. Não me arrependo de ter ido, muito pelo contrário, mas acho que erramos em ficar hospedados perto do lugar mais caro.

 

Continuando, após essa mais de 1 hora de trajeto, finalmente chegamos. Assim que vc desembarca, existem algumas pessoas te oferecendo um carrinho, um serviço para carregar as malas. Eu declinei, achei desnecessário e por isso não sei dizer quanto era. Jogamos no aplicativo o nosso hotel e decidimos a rota que faríamos. Aqui, dois pontos são interessantes: lemos muitos relatos sobre a dificuldade de se achar em Veneza, são centenas de ruazinhas e é verdade. São muitas. Muitos tópicos dizem que não devemos confiar no gps, etc. Bom, nossa experiência foi bem satisfatória, utilizamos nosso aplicativo com sucesso e não nos perdemos nenhuma vez. Apesar de complicado, andamos bastante e sem pedir nenhuma informação. O outro ponto interessante: também lemos sobre a dificuldade de se locomover com malas. Cara...nada pode ser mais VERDADEIRO!!! Que braba!!! ::lol4:: Me fez até lamentar ter recusado o serviço dos carinhas com os carrinhos. As pontes são todas de escadas, imagina vc com 2 malas de 20 kg, tendo que subir uma de cada vez, depois descer uma de cada vez...pois bem, aconteceu comigo... ::quilpish:: Se vc vai viajar com sua mãe, irmã, namorada, esposa...prepare-se para ferrar a coluna! ::otemo::

 

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A recepção do hotel ficava em uma espécie de vila, bem escondidinha mesmo, mas muito típica. Fomos bem recebidos, fizemos check-in sem problemas. O hotel era pequeno, porém aconchegante. Só o elevador que era claustrofóbico de tão minúsculo. Ressalvada essa última observação, atendeu às nossas expectativas. Ficamos em um quarto excelente, amplo, banheiro limpo, cofre, cama confortável. Também estávamos preocupados pq muitos relatos diziam que os hotéis de Veneza eram mal conservados, com mofo e infiltrações. Não foi o nosso caso, graças a Deus. Outra observação importante é que esse hotel tinha café da manhã incluso. Em Amsterdam e em Paris não tinha. Minha avaliação final é: se vc não tem problemas com o valor das diárias, vale a pena.

 

Hotel do Pozzi: Via XXII Marzo 2373, San Marco, 30124 Veneza

 

Site: http://www.hoteldopozzi.it/

 

Total: € 250 (1 diária)

 

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Após deixarmos as malas e guardarmos alguns pertences no cofre, fomos até a recepção e pedimos informação para o recepcionista de onde comprar os tickets do vaporetto para a estação ferroviária Venezia Santa Lucia. No dia seguinte partiríamos para Florença e queríamos comprar os tickets com antecedência. Ele nos entregou um mapa da cidade, marcou o hotel e marcou o local da biheteria. Não era longe, chegamos em 5 minutos. Compramos os tickets e fomos passear. Vale aqui uma observação: ao fazermos o check-out no dia seguinte, o senhor da recepção reforçou instruções a serem seguidas. Primeiro, deveríamos validar nossos tickets, ele foi bem incisivo nisso, e assim nós o fizemos. Ao chegarmos no deck, existiam máquinas espalhadas, posicionamos nossos tickets e ao ouvirmos o bipe, nossas entradas estavam validadas. A outra instrução era prestarmos atenção à linha do vaporetto. Se não me engano, deveríamos pegar a linha 1. Agradecemos e seguimos a risca suas orientações. Deu tudo certo.

 

Passeamos por algumas ruas e pontes a esmo. A cidade é mágica, tudo tem um charme especial. Muitos artistas tocam ao ar livre, aquelas belas canções italianas, outros aparecem fantasiados para fotos com turistas. Passamos por umas lojinhas com várias coisas de lembranças, máscaras, copinhos, leques. Minha esposa se apaixonou por um guarda-chuva e comprou: € 10. Era muito engraçado entrar em alguma dessas lojinhas, mal abríamos a boca e eles perguntavam se éramos brasileiros. Achava aquilo incrível e me perguntava como eles sabiam. Mais tarde, em Roma, descobri, conversando com uma italiana filha de brasileiros, que é devido ao nosso sotaque. De acordo com ela, temos um sotaque muito específico, seja falando italiano, seja falando inglês. E como dá mto brasileiro na Itália, eles reconhecem de longe. Outra coisa MUITO engraçada (que descobrimos ano passado quando passamos pela Itália) é vc entrar em algum estabelecido e ser recebido com um "CIAO"! Ela é pronunciada como TCHAU mas significa "olá". A gente ria demais com isso. Pô, mal entramos na loja e mandam um tchau? hahahaha. Aí depois vc compra alguma coisa, e diz: "Grazie!" (obrigado) e recebe um: "Prego!" de volta. Putz, prego??? ::lol4:: ...enfim, "prego" eles usam pra um monte de coisas lá, por favor, de nada, etc...

 

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Decidimos ir conhecer a Ponte Rialto e o Grand Canal. Uma chuva fina, chata, começou a incomodar. Ela nos acompanharia o resto do dia... :(

 

O Grand Canal é muito bonito, dá aquela atmosfera marcante de Veneza. Caminhamos por suas margens, e logo avistamos a famosa ponte. LOTADA! É até difícil subir, um empurra empurra danado. Se tivéssemos mais tempo, com certeza voltaria ali pela manhã, cedo. Mas não tinha jeito e encaramos a multidão de turistas em busca de fotos...

 

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Passeamos mais um pouco e bateu fome. Pesquisamos ali perto da Rialto mas achamos caro. Procuramos pelo aplicativo e nada por ali nos agradou. Nos afastamos um pouco, andamos atrás de um restaurante muito bem cotado mas quando o achamos estava fechado. Ele só abria para o jantar. Continuamos nossa busca até que chegamos ao Al Vaporetto. As avaliações eram positivas (sempre procuro opinião de brasileiros) e acabamos nos decidindo por ele. Estava cheio mas conseguimos entrar sem fila. É difícil achar um lugar na Itália em que a comida não seja gostosa. Uns mais outros menos, mas para quem gosta de massa (culpado! :lol: ) aquilo ali é o paraíso!!! E naquele restaurante não era diferente, comemos uma entrada deliciosa, uma Carbonara espetacular e bebemos um vinho. O garçom ainda nos indicou uma sobremesa deliciosa, se não me engano se chamava mousse gelatto. Acabou que comemos tanto que a conta saiu cara e não adiantou bodega nenhuma andar e andar atrás de um bom preço. Mais uma observação importante: pelos restaurantes, na Itália, é comum se cobrar o que eles chamam de Coperto. É uma espécie de taxa que vc paga por sentar e comer no estabelecimento. Pedindo e levando ou pedindo e comendo do lado de fora (???) eles não cobram. Agora, se você entrar e sentar...pode estar certo que eles vão acrescentar na conta. Se eu não me engano no Al Vaporetto a taxa foi de € 2. Mas esse valor pode variar. É bom se informar. Nos poucos estabelecimentos em que o Coperto não é cobrado, existe sempre um aviso.

 

Al Vaporetto: Calle Della Mandola 3726, 30124 Veneza, Itália (San Marco)

 

Total: € 58.

 

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Após esse almoço delicioso, resolvemos procurar um gondoleiro e realizar o sonho de passear pelos canais venezianos. Antes, passamos por uma nova feirinha e dessa vez fui eu quem parei para comprar. Gosto de camisas e vi uma irresistível. Sou fã de filmes e viciado em O Poderoso Chefão. Achei uma camisa com o Marlon Brando, escrita "Il Padrino" (título em italiano). Gastei € 10 e saí feliz igual criança... ::otemo::

 

Seguindo as dicas aqui do fórum, procuramos um gondoleiro que atuasse pelas canais menores de Veneza, em busca de um passeio mais interessante. Li em algum lugar que eles chegavam a cobrar € 100 e como não sabia se era por pessoa, estávamos preparados para gastar absurdos € 200 em um passeio desses. Vê se pode, o que a gente não faz por Veneza...mas graças a Deus não foi necessário. Achamos um simpático gondoleiro, que nos lançou o preço de € 80 POR GÔNDOLA e não por pessoa. Em nossa expectativa, ficamos bem felizes pq sobraria mais dinheiro né... ::lol4::

 

E vale a pena. Não tem como vc ir a Veneza e não passear por seus canais. Acho que se vc está disposto a ir até lá, que faça então! É a mesma coisa que ir a Paris e não ver a Eiffel, ir a Roma e não ver o Coliseu...

 

O passeio durou mais de 1h mas não sei dizer o tempo correto. Na verdade ele passou por diversos canais e ruelas mas acabou indo também pelo Grand Canal. Achamos o passeio bem romântico e ficamos felizes por estarmos ali, juntos, celebrando mais um ano de casamento e de uma família linda! No caminho, o gondoleiro foi contando fatos curiosos e dizendo nomes dos lugares. Passamos também pela antiga casa de Mozart. Valeu cada minuto.

 

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Depois dos pequenos canais, ele nos levou ao Grand Canal.

 

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Terminado o passeio, resolvemos conhecer a Piazza San Marco. Mais uma vez, como tínhamos apenas um dia, resolvemos não entrar na maioria dos pontos turísticos, apenas passear mesmo. A cidade estava muito movimentada, havia uma grande comemoração, parecia uma formatura, muito jovens gritavam e cantavam. Mais tarde descobrimos que isso é bastante comum pela Itália, os formandos fazem a festa, cantando a mesma música e fantasiando-se de maneira irreverente. A Piazza estava lotada. Achei um vídeo no youtube com a tal canção:

 

 

A letra é a seguinte:

 

Dottore, dottore

Dottore del buco del cul

Vaffancul! Vaffancul!

 

Todo mundo gritando, todo mundo gargalhando e eu não fazia ideia do que eles cantavam...bom, a letra não é das mais lisonjeiras, pesquisando vc descobre o que significa pq aqui é censurado... ::lol4::

 

A Piazza San Marco é muito bonita, seus prédios são espetaculares, especialmente o Palazzo Ducale. Pena que não entramos, pois queria conhecer tudo. Deixa pra uma próxima! ::Ksimno::

 

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Após longa caminhada, cansados, resolvemos voltar para o hotel. Mais tarde, ainda descemos para jantar. Acabamos escolhendo uma pizzaria próxima ao hotel. Peço desculpas aos amigos pois não levei minha máquina e também não me recordo do nome do estabelecimento. Comemos e fomos dormir, encerrando mais um dia excelente em nossa viagem.

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Olá Victor.

Estou adorando o seu relato, você escreve muito bem.

Iremos, eu e meu marido no próximo dia 08/09 e retornaremos ni dia 03/10 2013.

Voaremos pela Air France para Roma, depois iremos de trem para Florença, Veneza, onde embarcaremos no Legend Of The Seas

para 10 noites nas Ilhas Gregas, no retorno 3 dias em Paris. Ainda não conhecemos nada deste lugares, então o seu relato está

nos ajudando bastante. detalhe: adorei o guarda-chuva e pretendo comprar um igual para mim. Todo dia eu olho se já tem continuação.

Parabéns e obrigada pelo excelente relato. Um abraço. Bernadete

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Olá Victor.

Estou adorando o seu relato, você escreve muito bem.

Iremos, eu e meu marido no próximo dia 08/09 e retornaremos ni dia 03/10 2013.

Voaremos pela Air France para Roma, depois iremos de trem para Florença, Veneza, onde embarcaremos no Legend Of The Seas

para 10 noites nas Ilhas Gregas, no retorno 3 dias em Paris. Ainda não conhecemos nada deste lugares, então o seu relato está

nos ajudando bastante. detalhe: adorei o guarda-chuva e pretendo comprar um igual para mim. Todo dia eu olho se já tem continuação.

Parabéns e obrigada pelo excelente relato. Um abraço. Bernadete

 

Oi, Bernadete! Obrigado pelos elogios! Olha, sua viagem está muito legal, os destinos são ótimos! Minha esposa também é louca pra fazer um cruzeiro pelas Ilhas Gregas! Você vai se apaixonar por Florença, é coisa de louco de tão bonita! Já Roma eu achei interessante do ponto de vista histórico, o Coliseu é sensacional, mas preferi mil vezes Paris. Aproveite o que postei sobre os passes em cada cidade, é importante, principalmente em Paris e em Roma (especificamente no Coliseu, onde a fila é realmente quilométrica). Amanhã continuarei o relato, dessa vez na maravilhosa toscana, sem dúvidas meu lugar preferido de todos que já visitei!

 

Abraços!

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21/04/13 - Florença

 

Acordamos um pouco mais tarde. O plano inicial era pegarmos o trem das 08:25 h mas o sono estava muito bom e decidimos ir no trem das 10:25 h. Descemos, tomamos café da manhã, subimos novamente , guardamos o que faltava nas malas e fizemos nosso check out. Conforme escrevi no post anterior, saímos do hotel e seguimos as instruções do simpático senhor que estava na recepção. Fomos até o ponto onde o vaporetto passava e aguardamos ali. Existem rotas diferentes, por isso devemos prestar atenção na linha da embarcação e também em sua direção. Esperamos coisa de 10 minutinhos e logo surgiu o vaporetto indicado pelo senhor. Entramos sem nenhum problema, estava cheio e por isso fomos em pé, o que não foi ruim, já que a viagem era curta e o visual muito bonito. Esse vaporetto era bem mais rápido do que o waterbus que nos trouxe a Veneza. Aproveitamos e tiramos mais fotos antes de desembarcar na parada que fica em frente à estação de trem Venezia Santa Lucia.

 

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Entramos na estação e fomos procurar a loja da Trenitalia. Não compramos nossas passagens no Brasil por dois motivos: o primeiro é que não estávamos em alta temporada e, pelos diversos relatos que li, nós conseguiríamos passagens tranquilamente, como em qualquer rodoviária em nosso país. O segundo motivo foi a flexibilidade, caso que aconteceu exatamente em Veneza. Estávamos cansados, decidimos dormir um pouco mais. Se tivéssemos comprado com antecedência, seríamos obrigados a correr. Fato é que essa escolha teve seu ponto negativo. Não conseguimos preços promocionais ao comprar na hora, o que encarecia a passagem. Mas mesmo assim ainda valia muito a pena, visto que cotamos passagens aéreas e elas estavam absurdamente caras dentro da Itália.

 

Quando entramos na loja, nós já sabíamos qual trem que queríamos. Vai aqui uma dica: nós utilizamos o wifi do hotel e acessamos o site da Trenitalia. Lá vc joga a data, o destino e eles te direcionam para outra página onde vc vê os trens e seus horários. Na noite anterior fizemos isso e já sabíamos quais eram as alternativas. Tirei um print da página mencionada e vou postar aqui uma simulação que fiz:

 

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Site: http://www.trenitalia.com/trenitalia.html

 

Nós nos dirigimos ao caixa, não havia fila, e pedi o trem para Firenze (Florença), no horário 10:25 h. Não precisei especificar qual classe, ele já me vendeu a mais barata disponível, que no dia estava saindo a € 45 cada. Pagamos € 90 e nos dirigimos até à plataforma. Lá é como qualquer aeroporto, existe um telão bem grande, informando os trens no binário (plataforma em italiano), os trens que estão chegando e os previstos. Outro ponto importante que devo destacar aqui: li em muitos relatos, não só aqui como em outros sites, a importância de validar os tickets de trem na Itália. Realmente existem diversas máquinas de validação ao longo da estação mas, especificamente nessa viagem, não precisamos validar. No ato da compra, perguntei ao vendedor e ele disse que não era necessário. Desconfiado, procurei algum funcionário da própria Venezia Santa Lucia, ele pediu meu bilhete, olhou e me disse o mesmo: para aquela passagem não era necessária a validação. Não sei explicar o motivo. Nosso trem era um dos 3 de alta velocidade da Trenitalia, no caso era o Frecciargento, que faz itinerários entre Roma e Veneza, Verona/Brescia/Bolzano, Bari/Lecce, Lamezia Terme/ReggioCalabria e entre Nápoles e Veneza (fonte: site da companhia). Existem ainda mais dois, o Frecciarossa e o Frecciabianca, que fazem outros itinerários. Não sei informar se é por ser um desses trens ou se todos da Trenitalia são assim...

 

Viajar de trem pela Itália é tranquilo e confortável. Só preciso fazer uma ressalva: atenção se vc estiver com malas grandes. Não há muito espaço nos trens para elas. Quando embarcamos em Veneza foi até tranquilo, não havia muitas malas entre um vagão e outro e conseguimos ajeitar as nossas. Entramos, procuramos nossos lugares e tudo ok. Talvez por Veneza ser estação final/inicial (?) haja essa tranquilidade, não sei. Estou apenas chutando. Achamos até que o trem chegou mais cedo na plataforma, estava vazio, o que nos deu mais tempo para nos ajeitarmos. Agora de Florença pra Roma foi doideira total. Quando nós embarcamos, o bagageiro estava cheio, os vagões também, as pessoas entravam, deixavam as malas e iam pra outro vagão. Exemplo: nossa carrozza (vagão) era a 10. Nós subimos na primeira entrada que havia, entre os vagões 9 e 10. O bagageiro estava lotado. As pessoas que entraram por ali, colocaram suas malas e foram para o vagão 9. Não entendemos nada. Depois percebemos que todos faziam isso: entravam pelo vão do vagão da frente e deixavam as bagagens, retornando ao seu vagão de origem. E pra saber disso na hora da correria pra embarcar? Assim que anunciaram nosso trem a gente saiu em disparada pq eles não demoram muito e não esperam os atrasados na plataforma. Daí vc vê seu vagão e sobe na primeira entrada. O que os italianos fazem? Passam o vagão inteiro e sobem na outra entrada (entre a carrozza 10 e 11, por exemplo). Daí, guardam suas malas e entram na 10 e procuram o lugar. Dentro do vagão? Esqueça. As malas grandes não cabem no bagageiro em cima das poltronas e nem no espaço entre elas, só mesmo no intervalo entre um e outro. Resultado: tivemos que largar nossas malas no chão do vão entre a 9 e 10, de qualquer jeito pq o trem já estava em movimento. Graças a Deus nada aconteceu com nossa bagagem e nem chamaram nossa atenção.

 

Voltando ao relato, um outro ponto negativo de se comprar na hora são os lugares separados. Apesar de ter pedido lugares juntos, o cara nos vendeu separados. Como o trem estava vazio, sentamos juntos mas na primeira parada uma senhora italiana entrou e eu me levantei, mas ela generosamente se ofereceu para trocar. Agradeci e pude ficar ao lado de minha esposa. A viagem foi calma, o trem é veloz, passa bem dos 200km/h em alguns momentos. Não jogue fora seu bilhete, mantenha-o em mãos, os fiscais passam e pedem. Nós apresentamos, ele não implicou com a troca de lugar e deu tudo certo. A paisagem é bonita, as poltronas são confortáveis e a temperatura agradável. Se não fosse pelas malas, eu diria que a viagem foi perfeita. Numa próxima vez certamente não levarei uma bagagem tão grande assim.

 

Chegamos ao nosso destino pontualmente. Outra dica: quando vc souber que está se aproximando da sua estação, levante-se e vá buscar suas malas pois deixamos para levantar depois que anunciaram que Florença estava próxima e já tinha um monte de gente, o que deu muito receio de não conseguirmos sair a tempo com elas. Mas, felizmente, conseguimos. Em Roma, a gente se levantou uns 15 minutos antes e fomos os primeiros a descer... ::lol4::

 

Desembarcamos na estação ferroviária de Florença, a Stazione Santa Maria Novella. É uma bela estação, grande, movimentada. Andamos um pouco e fomos em busca de um táxi. Estávamos ansiosos e queríamos largar logo as malas no hotel e andar!

 

Sou suspeito para escrever sobre Florença. Explico. Ano passado também fizemos uma travessia, onde o desembarque ocorreu em Livorno. Decidimos, juntamente com 2 amigos nossos, alugar um carro e fazer uma daytrip entre Pisa e Florença. Conhecemos Pisa, não tem muita coisa pra ver, só a torre mesmo. Mas quando chegamos em Florença...meus amigos, que lugar! Andamos algumas horinhas, mas como estávamos com minha filha, não pudemos explorar muita coisa. Ela era muito pequena (ainda é) e cansava com facilidade. Partimos de lá e no dia seguinte embarcamos para Frankfurt onde visitei minha tia e fiquei hospedado em sua casa. Eu acho Florença a cidade mais bonita da Itália, é surreal andar por suas ruas, uma viagem no tempo. Firmamos um propósito, minha esposa e eu, de retornar àquela cidade maravilhosa por mais tempo. E graças a Deus conseguimos!!! ::otemo::

 

Joguei no aplicativo o endereço de nosso hotel e vimos que, a pé, chegaríamos em 15 minutos. Mas estávamos com duas malas pesadas + mochilas. Sem contar o chão das ruas da cidade, muito irregular, o que geraria um esforço maior ainda. Então pegamos um táxi. Gastamos € 15. O taxista foi muito simpático, falante. Ao nos deixar na porta do hotel ainda entregou seu cartão para quando fôssemos embora.

 

O hotel ficava em uma excelente localização, na parte histórica da cidade. Por consequência, a aparência exterior não era das mais agradáveis. Os prédios são muito antigos, as ruas estreitas. A primeira impressão foi negativa. Tocamos o interfone, uma moça atendeu e nos identificamos como hóspedes. Entramos no condomínio e, para o nosso azar, o elevador não estava funcionando. Tive que subir as malas em duas viagens até o segundo andar ::mmm: , onde se encontrava o hotel. Quando chegamos à recepção, qualquer desconfiança foi quebrada: o hotel é muito bonito, conservado e limpo. A mulher que estava na recepção foi muito atenciosa e educada. Nos pediu mil desculpas pelo elevador. Recebeu nosso check in, nos deu um mapa da cidade, explicou o funcionamento da chave da portaria e da recepção, nos levou até o quarto, sempre sorridente e com máxima atenção. Ali ela já me ganhou pq como já disse antes, prezo um bom atendimento. Esse hotel está muito bem cotado no tripadvisor e escolhemos ele pela localização e pelos reviews positivos sobre o atendimento. Não nos arrependemos. Em questão de estrutura não foi o melhor mas no quisito atendimento foi disparado o líder.

 

La Casa Di Morfeo: Via Ghibellina 51, Firenze

 

Site: http://www.lacasadimorfeo.it/it/

 

Total: € 435 (3 noites).

 

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Entramos em nosso quarto, deixamos as malas e guardamos no cofre alguns itens importantes. Esqueci de mencionar que em Florença encontraríamos minha tia, que mora na Alemanha. Ela soube de nossa vinda e conseguiu tirar um dia para nos ver. Ficou hospedada no mesmo hotel. :lol:

 

Depois do encontro, saímos para começar o nosso roteiro. No Brasil, minha esposa e eu compramos o Firenze Card. Minha tia fez o mesmo, só que da cidade dela. Esse passe segue a mesma lógica do Paris Museum Pass. A grande diferença é que ele tem validade de 72 horas. O cartão é ativado após o primeiro uso. Além de entradas em todos os principais museus e atrações, nós pulamos as filas e tivemos acesso ao transporte público gratuitamente. Também existe um outro benefício que eu não sabia, só descobri quando peguei: wifi free por toda a cidade. Bom, na verdade não é por toda a cidade como a menina do balcão me informou. Você tem acesso ao wifi nos principais museus, que acaba se estendendo para as principais praças. Mas ao se afastar das atrações, a internet é nula. De qualquer forma, é muito válido! ::otemo::

 

Nós compramos online, na página oficial, recebemos um e-voucher, imprimimos e escolhemos o ponto mais próximo de nosso hotel para resgatá-lo. No nosso caso foi na Piazza Della Signoria, Palazzo Vecchio. Mas existe uma lista de lugares onde vc pode pegá-lo, basta saber onde está localizado seu hotel.

 

Outro ponto importante, para que vc possa se programar em sua passagem por Florença, é saber os dias e horários de funcionamento das atrações. A especialidade da cidade são os museus e estes não abrem às segundas-feiras, na maioria dos casos. Nós chegamos na cidade em um domingo, ficaríamos até terça, partindo na quarta pela manhã. Sendo assim, infelizmente pegaríamos uma segunda, o que nos fez perder a oportunidade em alguns lugares, por exemplo. Não foi só por isso, claro. Um bom local para se ter acesso à tabela de funcionamento é o próprio site do Firenze Card. Logo na página inicial, clique em "The Card" (quando vc coloca a página em inglês, é claro). Nessa página ele explica o que é o cartão. Logo abaixo existe um subtítulo chamado: "Activating the Firenze Card". Neste tópico existe um link, sublinhado, escrito: "Click here to see the monthly update timetable of the Firenze Card Museums". Ao clicá-lo, outra página se abre e vc tem acesso aos dias e horários de funcionamento de todas as principais atrações da cidade, no mês corrente. Vou colocar aqui um print da timetable desse mês e pelo que eu vi, algumas coisas estão diferentes de quando eu fui mas é pouca coisa. Sobre o transporte de Florença não posso opinar pois não utilizei, uma vez sequer, ônibus. Nós gostamos é de andar! ::lol4:: Fizemos doideiras, andamos demais nessa cidade linda, de ponta a ponta. A parte histórica da cidade é excelente de se andar, não entra carro. A parte mais puxada é quando saímos dela e vamos até locais mais distantes, como a Piazzale Michelangelo.

 

Agora vem o ponto negativo sobre o passe: ele aumentou...e que aumento!! Acabei de ver aqui. Quando compramos ele custava € 50 mas agora está custando € 72... ::vapapu::

 

Antes de adquiri-lo, faça seu roteiro e veja se vale a pena. Vale aqui o mesmo pensamento de Paris: quanto mais vc o usar, mais ele valerá. No nosso caso, além de financeiramente fazer sentido, o principal atrativo era poder pular a desanimadora fila para a Galleria degli Uffizi, um dos maiores museus do mundo.

 

Site: http://www.firenzecard.it/

 

Total: € 100 (2 passes).

 

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Bom, já eram mais de 13h e estávamos com pressa e fome. Nosso roteiro hoje seria:

 

- Pegar o Firenze Card.

- Almoçar.

- Galleria degli Uffizi.

- Ponte Vecchio.

- Experimentar um sorvete na Cantina Del Gelato.

- Retornar e passear pela Piazza Della Signoria.

- Passear pela Piazza Del Duomo.

- Jantar e passear pela cidade.

 

Parece puxado mas tudo é próximo. Do hotel, caminhamos cerca de 10 minutos até chegarmos na Piazza Della Signoria. Nela encontra-se o Palazzo Vecchio. Entramos no prédio e fomos até a recepção do museu, em um balcão chamado Info Point. Retiramos nosso Firenze Card, ativamos nossa wifi e seguimos para almoçar, cheios de fome.

 

Pesquisando pela net, não me lembro se foi aqui ou no tripadvisor, descobrimos uma opção barata e deliciosa em Firenze. É uma lanchonete, na verdade é um balcão ::lol4:: onde se vende sanduíches dos mais variados sabores, todos feitos em um delicioso pão francês e servidos com vinho, super barato (para os padrões europeus). Não estava muito cheio, pedimos dois sanduíches e dois copos. Comi o meu e rapidamente repeti! Muito bom! Ficamos ali, sentados na calçada, comendo e batendo papo, foi muito legal! Peço desculpas aos amigos do fórum pois na hora a fome estava tão grande que nem lembrei de tirar fotos do lugar. Corrijo mais uma vez tirando um print do local. Vale a pena conferir! É colado na Piazza Della Signoria.

 

I Fratellini: Via de Cimatori 38/r, 50122

 

Total: € 11 (3 sanduíches + 2 copos de vinho).

 

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Galleria degli Uffizi

 

Saindo do I Fratellini, chegamos à entrada do museu em menos de 5 minutos. Existia uma fila gigantesca na porta e uma segunda, bem menor. Pedi informações e descobri que nossa fila era essa menor. O grande problema da Uffizi é que se vc quiser entrar sem o FC( Firenze Card), tem que comprar a entrada online e agendar um horário de visita. Se não escolher nenhuma dessas opções, tem que tentar a sorte na imensa fila. Mas como a entrada é controlada (número de pessoas), vc pode ficar horas nela e não conseguir. A fila menor era justamente de pessoas com horário marcado e portadores do FC.

 

Ficamos coisa de 10 minutos aguardando a liberação de nossa fila. Depois, entramos sem problemas. O museu não é gigante, nem se compara com o Louvre ou o d'Orsay. Logo no início, já me irritei. Adivinhem? NO PHOTO! PQP! Isso era o que mais me irritava pelos museus europeus... ::grr::::vapapu::

 

É claro que não saí sem tirar pelo menos uma foto mas nem me arrisquei a tentar nas salas com as principais obras. O museu tem um acervo que inclui obras de Da Vinci, Michelangelo, Rubens, além dos quadros "Primavera" e "O Nascimento de Venus", de Botticelli. Demos uma passeada por ali, tirei uma fotografia da ponte Vecchio (isso podia...), que dali tinha um visual lindo e fomos até o terraço, onde tiramos mais fotografias. Encerramos a visita e decidimos seguir caminho.

 

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Ponte Vecchio

 

A ponte mais famosa de Florença ficava a menos de 5 minutos a pé. Saímos da Uffizi e caminhamos por ela. Existe um comércio intenso, principalmente joalherias. Tiramos fotos, passeamos, olhamos alguns preços e achamos tudo caro. Rodamos mais alguns minutos e partimos em busca da sorveteria.

 

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Cantina Del Gelato

 

Saímos da ponte e em menos de 5 minutos alcançamos a sorveteria. O dono é brasileiro, muito gente boa. O sorvete, uma delícia. Infelizmente, não tirei fotos. Procurei no street view mas as imagens são antigas e a Del Gelato ainda não está lá. O que posso fazer é colocar o link das avaliações do tripadvisor aqui para que vcs possam ler os reviews brazucas. Outro ponto positivo é que o dono nos deu uma dica para fugirmos do "pega-turista" mais famoso da cidade.

 

Um dos pratos mais conhecidos de Florença é a chamada Bistecca alla Fiorentina. Existem muitos restaurantes que oferecem-no. Nosso amigo brasileiro nos alertou, dizendo que a verdadeira bisteca só pode ser de 1kg. Não existe Bistecca alla Fiorentina de 500 gr. E o que mais vimos foi anúncio em restaurantes de 500gr ::ahhhh:: "Se tem menos de 1kg nem bisteca é, fiquem atentos!", disse ele. Acabou que, infelizmente, não comemos a tal bisteca mas pelo que vimos o preço médio da verdadeira Bistecca alla Fiorentina é € 40. Fica aqui o alerta de qualquer forma! ::otemo::

 

Cantina del Gelato: Via de Bardi, 31, Florença.

 

Total: € 9 (3 sorvetes e 1 água).

 

Link das avaliações: http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g187895-d2066955-Reviews-Cantina_del_Gelato-Florence_Tuscany.html

 

Piazza Della Signoria

 

Refizemos nosso caminho e fomos até à praça. Na minha opinião, é a praça mais interessante de Florença. Um verdadeiro museu ao ar livre, com obras e mais obras. Existe em frente ao Palazzo Vecchio uma réplica do David de Michelangelo, cujo original se encontra em outro museu muito famoso, a Galleria dell’Accademia.

 

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Após esse passeio, resolvemos entrar no Palazzo Vecchio novamente, só que dessa vez para subirmos sua torre. Não quisemos olhar o museu, estávamos saturados de obras de arte... ::lol4:: Apresentamos nosso FC e ganhamos acesso. A subida é cansativa também, escadas que não acabam mais, prepare-se! Mas a vista...só mesmo as fotos podem expressar uma parte do que é ver aquele cenário...

 

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Piazza Del Duomo

 

Menos de 10 minutos andando e chegamos nela. É o principal ponto turístico de Florença. Andamos um pouco, tentamos entrar na Basílica di Santa Maria del Fiore mas estava fechando já. A cúpula não abre dia de domingo. O plano era retornar na terça e visitar tudo de novo. Infelizmente não conseguimos, acabamos mudando de planos e fazendo uma excursão pela Toscana. Fica pra uma próxima ::Ksimno:: Ponto importante: FUJA dos restaurantes na Piazza Del Duomo. Tudo é caríssimo!!! Cheguei a ver um refrigerante por absurdos € 6.

 

Observação: Na terça-feira, o clima estava maravilhoso e o céu azul. Mesmo com uma excursão pela Toscana, consegui dar um pulinho na Piazza Del Duomo para tirar fotos, já no fim do dia. As fotos que tirei no dia desse post ficaram feias, com o céu nublado demais. Então, as que postarei agora são de terça, dia 23 ::otemo::

 

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Após mais esse passeio, retornamos ao hotel. Começamos a planejar o jantar, queria marcar para mais tarde mas minha tia me alertou sobre o horário. Outro ponto importante: ATENÇÃO aos horários de almoço e jantar. Se vc quer jantar, deve jantar cedo. 21h já é considerado tarde. Eu queria marcar às 21h com minha tia mas depois do que ela falou, marcamos para às 20h na recepção. Aproveitamos para descansar um pouco, passar as fotos para o pc (backup) e verificar o cofre (sempre fazemos isso, é de praxe).

 

Encontramos minha tia novamente no horário marcado e fomos passear. Andamos pelas ruas de Firenze, a cidade estava cheia, bonita. Passamos novamente pela Piazza Del Duomo. Novas fotos, perspectiva diferente do local. Passamos também por uma sorveteria e mesmo antes do jantar não resisti: mais sorvete! rsrs. Acabamos perdendo um pouco a hora e aceleramos o passo em busca de um restaurante muito bem recomendado no tripadvisor. Ele é bem escondido, afastado dos círculos visitados pela maioria dos turistas. E o preço também agradava. Fiquei bem curioso sobre a qualidade da comida, que diziam ser maravilhosa. Usei o aplicativo e entra rua, sai rua, achamos o bendito. Chegamos lá por volta de 20:50 h, tarde como bem avisou minha tia. O restaurante estava quase vazio, entramos e fomos bem atendidos. Só quem não gostou foi o cozinheiro. Fez cara de poucos amigos ::quilpish:: mas não foi rude conosco. ::lol4:: A cozinha é aberta e conseguimos ver toda a movimentação desde o preparo até o momento de servir. Não é um restaurante chique, sua aparência é de uma pensão. Mas a comida...meus amigos, simplesmente mágica! Comi a melhor carbonara (acho que já deu pra perceber que sou APAIXONADO por carbonara né... ::hahaha:: ) da minha vida! E é muito bem servido hein. Pedimos pratos de massa, ainda pedi um prato principal que vinha um bife, com medo de vir pouco pois estava morrendo de fome. Eu fui olho grande demais e não aguentei o prato principal... ::lol3:: Bebemos um bom vinho da casa e conversamos bastante, rindo e comentando sobre o dia. Demorei a perceber que o restaurante estava vazio! Todos os clientes haviam partido...o cozinheiro fechou a cozinha e só restava o senhor que nos atendeu, creio que um dos donos. Mas em nenhum momento fomos apressados ou nos sentimos pressionados a partir. De qualquer forma, percebi que estávamos extrapolando pois para eles era muito tarde...pedimos a conta e fizemos questão de pagar a parte da minha tia, como um presente, em agradecimento pela hospitalidade do ano passado e o esforço em vir nos encontrar. ::kiss:: Foi uma bela noite!

 

Trattoria Pallottino: via isola delle stinche 1r

 

Site: http://www.trattoriapallottino.com/

 

Total: € 48 ( vinho + 3 pratos de massa + 1 prato principal). Melhor custo benefício que encontramos e também a comida mais deliciosa).

 

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Saímos do Pallottino e voltamos para o hotel. Combinamos às 9h na recepção na manhã seguinte. Fomos dormir felizes e satisfeitos com nosso primeiro dia em Florença. Foi um dia mágico! ::otemo::

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