Ir para conteúdo

Eurotrip (Amsterdam, Paris, Veneza, Florença, Roma) 14 dias.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

27/04/13 - Roma (Vaticano e retorno à noite para o RJ)

 

Último dia da viagem! Nosso vôo estava marcado para às 22:30h, por isso ainda teríamos o dia inteiro para conhecer mais um lugar. A escolha recaiu sobre o Vaticano. A ideia inicial era deixar Capri para sábado mas o itinerário ficaria muito apertado. Também deixamos para conhecer a Fontana di Trevi por último, mas essa decisão foi mais devido ao cansaço do que qualquer outra coisa, já que a programação original era conhecê-la no segundo dia em Roma, à noite.

 

Tomamos nosso café e saímos do hotel por volta das 9:30h. Nosso Roma Pass estava vencido, logo, tivemos que pagar nossas passagens de metrô. Tudo certo, pegamos o trem e não precisamos fazer baldeação, já que a estação Barberini- Fontana di Trevi também ficava na linha A.

 

Fontana di Trevi

 

Saímos do metrô e utilizamos o aplicativo para encontrar a famosa fonte. Ela fica um pouco afastada dessa estação, uns 500 metros. Andamos um pouco mas logo achamos a Piazza di Trevi. Conforme o esperado, lotada! ::mmm: Conseguir um lugar para tirar foto estava complicado mas nada que não desse para contornar. Sair dali sem uma foto decente é que eu não iria. ::lol4::

 

A fonte é belíssima e faz jus à fama. Infelizmente o dia estava escuro e não pudemos contemplá-la ao sol. À noite também deve ter um visual espetacular.

 

IMG_8588.JPG.68efbd98e01633db6b710e62e4b57051.JPG

IMG_8589.JPG.ff2ad4739a9249d759a776d015d5fdc9.JPG

IMG_8596.JPG.51ebb8ad0084c3fbb3e1c5b5baa365c5.JPG

 

Vaticano

 

Voltamos para a estação Barberini- Fontana di Trevi e partimos para nosso próximo - e último - destino. A viagem não é longa, de onde estávamos era coisa de 3, 4 estações. Nosso grande problema foi decidir em qual delas descer. Explico. Em nosso aplicativo a opção na linha A indicada era a estação Cipro. Mas ouvimos muitas pessoas falando sobre a estação Ottaviano. Para completar, dentro do próprio metrô existia a indicação ao lado da placa da Ottaviano: "S. Pietro - Musei Vaticani". Mesmo confiando em nosso aplicativo durante toda a viagem, decidimos pela última estação. Só depois, aqui no Brasil, que pesquisei e vi que a estação Cipro também fica próxima dos museus. Na verdade, a diferença é praticamente nula, já que as duas ficam a aproximadamente 700 m de distância. ::otemo::

 

Saltamos na Ottaviano e andamos coisa de uns 10 minutos. As ruas estavam movimentadas, as lojas abertas. Não é difícil achá-los, basta seguir a horda de turistas, ::lol4:: . Nesse momento estávamos bem empolgados, iríamos conhecer a Capela Sistina! Já estava com o voucher em mãos quando me dei conta do maior mole de toda a viagem!!! Acreditem, mesmo sendo metódico e planejando tudo da trip, esqueci completamente que meu voucher tinha horário marcado! ::putz:: Na hora cheguei a ficar com dor de cabeça, estava com raiva de mim mesmo por ter vacilado logo em nossa última parada! Eram aproximadamente 11:30h e o horário indicado no papel era 09:30h...desânimo total com meu erro. Para completar o panorama infeliz, assim que vimos os muros do museu, a fila estava gigantesca! ::ahhhh::

 

Naquele momento tínhamos que decidir se a enfrentaríamos ou não. Aqui faço nova observação: dos tickets que compramos online, o Museu do Vaticano foi o único que não tivemos que pagar antecipadamente. Achei isso muito estranho quando comprei, não sei se é de praxe, mas escolhi o horário, forma de pagamento e ao final minha compra foi finalizada e o voucher veio com a instrução de pular a fila e ir direto ao caixa. Isso me gerou tamanha estranheza que por muito tempo pensei que havia efetuado a compra de maneira incorreta. Então, parados ali, atrasados e com uma fila quilométrica, avaliávamos se valeria a pena ou não. Afinal, não existia prejuízo financeiro.

 

Foi nesse momento que um rapaz se aproximou. Estava com um uniforme e de crachá. Eu estava com o voucher em mãos e ele me perguntou se poderia ajudar. Eu mostrei o voucher e questionei se a tal fila era a correta para o museu. Ele confirmou mas disse que não precisávamos enfrentá-la, bastava ir até o início e entrar direto. Eu argumentei, dizendo que estávamos atrasados e que por isso estávamos decidindo ir ou não. Foi então que ele disse as palavras mágicas do dia: "Não, senhor, não há problema! O senhor deve se dirigir ao início da fila.". Eu não acreditei de primeira, ainda perguntei se tinha certeza e ele acenou positivamente. Aquele cara super prestativo foi a salvação da lavoura! ::sos:: Agradeci e ele novamente nos instruiu o caminho, dizendo: "Basta seguir o muro". E foi o que fizemos.

 

Apesar da fila ser grande, de onde estávamos não tínhamos a menor ideia de seu tamanho real. Foi ao seguir o tal muro que vimos o quão grande ela realmente era. Não tenho a menor dúvida em afirmar que essa foi a maior fila que vimos pela Europa! Realmente desanimadora! Se você pensa em enfrentá-la sem comprar a entrada antecipadamente, pense duas vezes!!! Acredito - e isso é um chute - que qualquer pessoa mofa, no mínimo, por umas 3 horas nela. Simplesmente não vale a pena. Compre antecipadamente!

 

Site oficial: http://www.museivaticani.va/

 

Link direto da bilheteria do site: http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=en&do

 

Ps: o que nós compramos chama-se "Admission Ticket".

 

Total: € 40 (2 tickets de € 16 cada + Taxa de pré-venda online de € 4 cada)

 

Seguimos a instrução do rapaz e fomos até o início da fila. Lá, alguns seguranças faziam o controle de entrada. Resolvi dar uma de "João sem braço" e apenas mostrei o voucher, sem argumentar sobre o horário, conforme fui orientado. Na hora deu aquele medo de ser barrado mas tudo certo! O segurança mal olhou nossos papéis, apenas passou o leitor sobre o código de barras e autorizou a entrada. Nem sei dizer o tamanho do alívio! Então aqui vai mais uma dica: caso vc perca a hora, sem pânico! Dá pra entrar nos horários seguintes!!! ::lol3:: Seguimos em frente, entramos no prédio e tivemos que passar pelos detectores de metais. Não demorou e logo fomos liberados. Lá dentro existem muitos caixas e as filas estavam pequenas para quem já tinha o voucher da "pré-venda". Nós nos dirigimos até uma delas e efetuamos o pagamento. Tickets em mãos, seguimos caminho.

 

O lugar é gigantesco e bem bonito. Apesar de já estarmos "levemente" saturados de museus, ficamos mais animados quando vimos que fotos eram permitidas ali. Passeamos então, sem muita pressa, registrando alguns ambientes interessantes.

 

IMG_8612.JPG.91e5e0e419e81fbd82239f0013ea5281.JPG

IMG_8614.JPG.3c5ef7694f3cb2b033a05db538b0504d.JPG

IMG_8617.JPG.818ed94bada89e50c5c3a1725de08b26.JPG

IMG_8621.JPG.33f9a150e07002da4ea0ccb2fc6768c0.JPG

IMG_8623.JPG.41314053fc008df671dcf438b884a353.JPG

IMG_8624.JPG.23ecb818bbc33a0d70a40e5899c68a4f.JPG

IMG_8631.JPG.bddc086a87fe17883f3385448b5b6fb2.JPG

IMG_8632.JPG.75fb774fb766cacd45e782239d7c94f7.JPG

IMG_8635.JPG.eb490dec9e6e0c3609d567ec45c6fdb0.JPG

 

Após pouco menos de 1h, finalmente havia chegado o momento que nós mais esperávamos. Qual não foi nossa decepção quando ao entrarmos na Capela Sistina, ouvimos (praticamente aos berros) que fotos eram proibidas?

 

Muita calma nessa hora. Como é que é? A gente paga € 40, entra, passeia pelo museu, tira foto de tudo, mas quando chega na cereja do bolo não pode??? E olha que não havia justificativa aparente, já que nem sem flash podia. Se fosse somente com flash eu até entenderia...a Capela também estava escura, mal iluminada. Na hora ficamos um pouco decepcionados. Mas minha revolta foi tamanha que já avisei para minha esposa que iria tirar foto. ::vapapu:: Vimos muitas pessoas sendo repreendidas pelos seguranças que circulavam entre os turistas, toda hora berrando: "No photo!". O número de pessoas também era grande dentro da Capela, o que facilitou meu trabalho. Nossa câmera é uma Canon G12, que tem um visor articulado, logo eu pude colocá-la à minha frente, com a lente para cima e ainda visualizava o que estava capturando. O ponto negativo foi não usar o flash. Mas conseguimos nosso objetivo! Mesmo com a iluminação afetada, é uma obra impressionante e única!

 

IMG_8627.JPG.755fdd6edd5c206a347fe3113e8850a1.JPG

IMG_8628.JPG.f4b4104dcb2ee99113dbaf4208bea7f1.JPG

IMG_8625.JPG.cffdbcfee9f940a02428bc2046c27af2.JPG

IMG_8626.JPG.297afa8c07c32f775ade9f3baebe2bdf.JPG

 

Ao sairmos da Capela, descobrimos o real motivo da proibição: você passa por um verdadeiro SHOPPING, com inúmeras réplicas, lembranças e afins da Sistina. Vi produtos por absurdos € 80, €100...sem comentários... ::xiu::

 

Partimos dos museus rumo à Praça São Pedro. O lugar estava bem cheio, muitos turistas tirando fotos. O tempo não contribuiu, uma chuva fina e chata insistia em estragar o clima. Tentamos nos aproximar da Basílica mas a disputa estava beeem acirrada. Após certo esforço e tomando muitos esbarrões, conseguimos nos aproximar somente para constatar o que a falta de um planejamento mais detalhado causa: a mesma se encontrava fechada. Só reabriria às 15h. Devo assumir a culpa pelos vacilos do dia, o Vaticano foi o único destino que não pesquisei mais a fundo, talvez por não me empolgar muito com a ideia. Acabou que me arrependi e lamento não ter feito esse cronograma com mais esmero. Mesmo fechada, ainda cogitamos esperar por ali mas, para isso, eu gostaria de subir até a cúpula. Fomos a um balcão de informações e descobrimos que ela também estava fechada...só que o dia inteiro, reabrindo somente na segunda... ::grr::

 

IMG_8638.JPG.908c6a1cb1488852bb7922e863bc26bc.JPG

IMG_8645.JPG.703b34727eaa81634dc2c71107eadab1.JPG

IMG_8646.JPG.8325da0478ff157b444e7d09004e60d0.JPG

IMG_8651.JPG.0386009005b744bc10b074cd4b20ddac.JPG

IMG_8652.JPG.086d1d16aaea2638f519156834973fc1.JPG

IMG_8653.JPG.7dccf45113a65d4e3cb8342137f9dbe1.JPG

IMG_8654.JPG.6c7a09c57b4276a4e7c2349fbba9bbb9.JPG

 

Desanimados, demos por encerrada a visita. Resolvemos almoçar e voltar para o hotel. Ainda paramos e compramos algumas lembrancinhas e uma encomenda para minha cunhada. Refizemos nosso caminho e saltamos na estação Re di Roma, onde fomos almoçar em um restaurante próximo, que infelizmente não me recordo o nome. Tivemos um agradável almoço e gastamos algo em torno de € 35. Decidimos passear mais um pouco pela praça local e depois retornamos ao hotel, onde fechamos um transfer no valor de € 45 para o aeroporto. O total gasto em passagens (metrô) no dia foi € 9.

 

Por volta das 20h fizemos nosso check-out e nos dirigimos ao Fiumicino. O translado é demorado, o aeroporto não é próximo. Chegamos por volta das 21h. Fizemos nosso check-in e despachamos as malas. Agora, atenção! O aeroporto de Roma é daqueles gigantescos, então fique atento ao horário de seu vôo. Entramos na "área de embarque" com bastante antecedência e minha esposa ainda quis parar para comprar coisas nas lojas duty free mas fiquei preocupado com o horário (ainda bem! ::sos:: ) e não quis parar. Passamos por um grande aperto, nosso local de embarque era muito afastado, andamos muuuuito, subimos escada rolante, tivemos que pegar uma espécie de trem/condução e quando finalmente alcançamos nosso portão, já estavam anunciando a última chamada do vôo Roma-Rio. Enfim embarcamos, aliviados.

 

Conforme relatei em meu primeiro post, não recomendo o vôo da Alitália. As poltronas não são confortáveis, o espaço entre elas é mínimo. A comida não foi das melhores tb. Para piorar minha experiência, tive o desprazer de voar à frente de uma brasileira que, acredito, nunca viajou com as telas que ficam na poltrona. Elas são touch screen mas existe um controle remoto em um dos "braços" do assento. Ela pareceu não se tocar, mesmo eu comentando várias e várias vezes (exaustivamente mesmo) com minha esposa sobre o "benefício" de usá-lo, para ver se a cidadã se tocava. Esforço inútil. A infeliz passou boa parte das mais de 11 horas de vôo parecendo um maldito picapau e eu não consegui dormir por mais que tentasse. Era um "tec, tec, tec" infeliz na minha poltrona... ::vapapu::

 

Sobre toda a experiência, posso afirmar que viajar para a Europa é uma experiência única, um "confronto" de realidades diferentes (em sua maioria). Vale muito a pena, enriquece-nos de maneira espetacular. Se você tem alguma dúvida, não pense duas vezes: VÁ!

 

Como todo roteiro, tivemos erros e acertos, pontos altos e baixos. Em minha opinião, os maiores acertos foram Paris, Amsterdam e Florença. Essas não tem como errar. O ponto baixo foi Roma. Não digo "erro"pois valeu a pena conhecer. Mas foi uma cidade que não nos encantou tanto. Veneza esteve dentro de nossa expectativa, nosso vacilo foi não ficarmos hospedados em Mestre.

 

Também devo ressaltar que uma viagem com tão pouco tempo (14 dias) e muitos destinos (3 países e 5 cidades) cobra seu preço. Sentimos um cansaço fora do comum na reta final. Ficamos realmente desgastados fisicamente. Em uma próxima viagem vamos tentar intercalar os roteiros nos dias, alguns intensos, outros mais light. No fim, quem pagou a conta foram os pés, esmigalhados por horas e horas andando e subindo, sem descanso.

 

Finalizo o relato agradecendo aos amigos do fórum que se manifestaram no tópico. Receber feedback sempre é um incentivo extra e ajuda a continuar a escrever, lembrando dos detalhes e correndo atrás dos valores e informações de maneira mais precisa possível! Muito obrigado!!! ::otemo::

 

Por último, deixo aqui uma foto das lembranças de (quase) todos os lugares que tivemos o privilégio de conhecer! Por favor, não reparem a bagunça na decoração, eu desfiz tudo para tirar essas fotos (minha esposa vai me esganar, ::quilpish::::lol4:: ). Um grande abraço e até a próxima, pessoal!!!

 

IMG_8722.JPG.6d4a4a6ffaa2b672ac3de3a88ea0688e.JPG

IMG_8724.JPG.50ed8759ef42310828d5871318f7002d.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Lindas fotos de vocês!!!!

E muito obrigada por dividir as informações aqui no blog, estão sendo muito uteis para a organização do meu roteiro. Tive várias idéias referente transportes e dias nos locais com base no seu relato.

 

Abraços!!!

Pris eb

 

 

Oi, Pris eb!!! Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora em responder. No último mês não tive tempo de passar por aqui com mais calma e por isso atrasei o final do relato, inclusive.

 

Bom, fico feliz em saber que as informações estão sendo úteis. Obrigado pelos elogios tb!! Acabei de postar o nosso último dia de viagem, espero que goste! Qualquer coisa é só chamar!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Lindas fotos de vocês!!!!

E muito obrigada por dividir as informações aqui no blog, estão sendo muito uteis para a organização do meu roteiro. Tive várias idéias referente transportes e dias nos locais com base no seu relato.

 

Abraços!!!

Pris eb

 

 

Oi, Pris eb!!! Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora em responder. No último mês não tive tempo de passar por aqui com mais calma e por isso atrasei o final do relato, inclusive.

 

Bom, fico feliz em saber que as informações estão sendo úteis. Obrigado pelos elogios tb!! Acabei de postar o nosso último dia de viagem, espero que goste! Qualquer coisa é só chamar!

 

Abraços!!!

 

Vlw!!!! Li o último dia também e adorei super!!!!!

 

Semana que vem irei e depois volto aqui para dividir as experiências com todos. =)

 

Abs.!!!!!

Pris eb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Olá Victor ..

 

Ótima experiência vocês tiveram, as fotos e a descrição dos fatos ficaram excelentes.

 

Estamos animados para voltar as andanças por lá este ano. Desta vez estamos planejando alguns países que ainda não conhecemos, e talvez a costa Amalfitana na Itália que através de relatos e fotos aqui no site são entusiasmante.

 

Tivemos ótimas idéias através do seu relato sobre Amsterdam e seus arredores, esta cidade é a primeira da lista.

 

Grande abraço e um ótimo 2014. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá Victor ..

 

Ótima experiência vocês tiveram, as fotos e a descrição dos fatos ficaram excelentes.

 

Estamos animados para voltar as andanças por lá este ano. Desta vez estamos planejando alguns países que ainda não conhecemos, e talvez a costa Amalfitana na Itália que através de relatos e fotos aqui no site são entusiasmante.

 

Tivemos ótimas idéias através do seu relato sobre Amsterdam e seus arredores, esta cidade é a primeira da lista.

 

Grande abraço e um ótimo 2014. ::otemo::

 

Pra vcs tb, meus amigos!!! Um ótimo 2014!!!

 

::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá amigão

 

Estava olhando novamente seu relato e queria tirar uma dúvida com você.

 

Tive que rever meu roteiro agora irei entrar e voltar pela Espanha, também diminui a quantidade de tempo serão 16 noites, estando na Espanha com certeza irei a outros países, mas estou com receio de ficar pouco tempo nos lugares e ficar corrido.

 

Você se arrepende de ter ficado menos em algum local ? ou considera que foi de bom tamanho?

 

No caso estou pensando em

 

7 noites Paris

5 noites Roma

4 noites Madri

 

Minha esposa queria muito ir a Veneza mas terei que deixar para trás.

 

Fique a vontade para opinar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Olá amigão

 

Estava olhando novamente seu relato e queria tirar uma dúvida com você.

 

Tive que rever meu roteiro agora irei entrar e voltar pela Espanha, também diminui a quantidade de tempo serão 16 noites, estando na Espanha com certeza irei a outros países, mas estou com receio de ficar pouco tempo nos lugares e ficar corrido.

 

Você se arrepende de ter ficado menos em algum local ? ou considera que foi de bom tamanho?

 

No caso estou pensando em

 

7 noites Paris

5 noites Roma

4 noites Madri

 

Minha esposa queria muito ir a Veneza mas terei que deixar para trás.

 

Fique a vontade para opinar

 

 

Opa, meu amigo, tudo bom! Desculpe a demora em responder! Vamos lá!

 

Olha, depende do estilo de cada casal. Algumas pessoas amam Paris, por exemplo, outras não simpatizam tanto assim. Nós, particularmente, amamos a cidade. Em compensação, não gostamos muito de Roma, o que vai de encontro a diversas opiniões, inclusive de amigos nossos, que veneram a capital italiana. Dito isto, vou opinar de acordo com nossa experiência.

 

7 noites em Paris eu acho muito bom, a cidade tem muito a oferecer e diversos programas e pontos turísticos. Ficamos 4 noites e foi pouco. Deixamos de ver muita coisa boa por causa do tempo. Fora isso, tiramos um dia para Versalhes, o que diminuiu ainda mais nosso tempo na cidade luz.

 

5 noites em Roma eu acho muito. A não ser que vc e sua esposa desejem fazer daytrip (Pompeia por exemplo) e visitar o Vaticano. Mas, como disse antes, vai muito do gosto mesmo. Eu visitaria outras partes da Itália, tem muita coisa bonita por lá. Não que Roma não tenha nada a ser visto ou falte atrações, não é isso. É pq a cidade não nos agradou, conforme descrevi em meu relato.

 

Sobre os 4 dias em Madri não tenho como opinar pois não a conheço. A Espanha também é um país muito bonito e que tive o privilégio de conhecer algumas belas cidades. Barcelona é demais e vale uma visita. Sevilha é muito interessante também. Talvez dois dias em Madri e dois em Barcelona?

 

Você me perguntou também se me arrependo de ter ficado menos em algum lugar. Sim, Veneza. Se eu pudesse voltar no tempo, tiraria um dia de Roma e o colocaria em Veneza, sem pestanejar. Paris também eu desejaria ficar mais tempo mas com os dias que tínhamos disponíveis, acho que ficou de bom tamanho no roteiro.

 

Acho que não te ajudei em nada né, só piorei as coisas... ::lol4:: Foi mal, mas é que temos tantas opções pela Europa e geralmente um pequeno espaço de tempo que é fogo opinar sem ser injusto...e olha que nem mencionei Amsterdam, uma das cidades mais espetaculares que tive o prazer de conhecer... ::lol3::

 

Qualquer coisa estamos aí, meu camarada! No que eu puder te ajudar é só chamar! Um forte abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...