Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá Mochileiros,

Depois de aproveitar tantas informações daqui é hora de contar meu relato e tentar contribuir com quem está pensando em fazer uma viagem parecida.

Fui com uma amiga querida da faculdade e o gasto total da trip foi cerca de R$ 850 (por pessoa) com tudo incluso: hospedagem, passagens, passeios, refeições e lembrancinhas.

Clima

Mesmo no inverno, pela manhã fica quente e à noite muito frio.

Melhor época para ir

O ano inteiro é uma boa pedida. A vantagem de ir no inverno é que há festivais nas cidades com atrações culturais todas gratuitas.

Hospedagem

Ficamos hospedadas em duas cidades:

Ouro Preto: Hostel Goiabada com Queijo – recomendo!

Pontos positivos: é bem localizado; perto da Praça Tiradentes, do centro de convenções, da estação do trem da Vale, dá pra vir a pé da rodoviária (10 minutos caminhando na descida). É uma casa com 2 quartos coletivos e um com suíte. Lá você se sente em casa. A Lidiane que administra o hostel está sempre por perto para uma conversa, dar informações. Há filmes para ver à noite. O café da manhã é excelente.

Pontos negativos: tem um banheiro para 12 pessoas dentro da casa. Os banheiros externos são bem simples, só pra quebrar um galho mesmo. O locker é uma gaveta com chave, não dá para colocar a mala inteira.

São João del-Rei: Pouso Aconchegante – não recomendo!

Pontos positivos: muito bem localizado no centro histórico.

Pontos negativos: café da manhã bem simples; chuveiro praticamente não esquenta (no frio é terrível tomar um banho); o banheiro não tem um sabonete sequer ou uma toalha de rosto. Como fica perto da igreja, em SJDR eles adoram tocar um sino, então quem tem sono leve pode não conseguir dormir pois o sino é beeem audível e pode tocar pela manhã. Na verdade não é um hostel, é uma pensão. A casa é enorme e tem muitos, mas muitos bibelôs. São vários quartos e um deles têm seis camas. A Lidiane do outro hostel reservou para nós por R$ 30. Chegando lá a dona Fátima do Pouso Aconchegante nos cobrou R$ 35 a diária,ok não reclamamos por R$ 5. Ficamos no quarto com 6 camas, e no último dia arrumamos as malas deixamos a porta do quarto aberta, saímos pela manhã e voltamos à noite. Ela quis nos cobrar uma diária dizendo que não fizemos o check out que ela não poderia alugar o quarto (com 4 camas livres) com nossas malas lá, que não era hostel, qualquer hotel é preciso sair às 12h. No fim pagamos R$ 25 e fomos embora decepcionadas com a má fé com a qual ela agiu conosco. Ficou calada o tempo todo e na última hora quis cobrar algo que não foi acordado em nenhum momento.

Roteiro

1DIA - 11.07 - São Paulo

Saímos 20h da Rodoviária Tietê e viajamos pela Útil. Õnibus convencional é bem simples (R$ 111,95). A viagem de 11h foi tranquila.

2DIA - 12.07 - Ouro Preto e Mariana

Chegamos 6h40 em Ouro Preto, caminhamos até o hostel e Ouro Preto é linda. Cada rua pede uma foto. Compramos as passagens para Mariana no Trem da Vale (R$ 20 meia) e a viagem é ótima. Com uma bela paisagem, os funcionários são atenciosos, explicam sobre o trem durante o passeio, vale a pena. A estação de Mariana também é linda. Para tirar fotos vá do outro lado da pequena estação que é vazio. Até o centro histórico é uma caminhada de 10 minutos. Assistimos ao Concerto na Catedral da Sé (R$ 14 meia). São 45 minutos de peças tocadas num órgão único no país. Ao final a musicista explica sobre cada detalhe do órgão, é muito interessante para quem gosta de música clássica. O almoço foi no Kings Burguer que fica em frente á igreja e o almoço é bom e barato: R$ 16,90 o kilo, gastei R$5. Depois caminhada pela Rua Direita, até a Praça Minas Gerais, e subida até a Igreja de São Pedro dos Clérigos (R$ 2) a vista lá de cima é linda, e a igreja é bem simples. Você pode subir até onde estão os sinos e ver Mariana do alto. Saindo de lá tomamos o ônibus “Passagem” você precisa descer no ponto do coreto que fica em frente a Mina da Passagem (R$ 30). Vale muito a pena. Há um carrinho bem simples que leva para dentro dela. O guia é ótimo e explica sobre o processo de mineração, a história, é muito interessante. Voltamos de ônibus para Ouro Preto para curtir a noite por lá.

Mariana_MG.jpg.ab2acf2afa07cb82b61c75a4d801bd67.jpg

3DIA - 13.07 - Ouro Preto

Para conhecer Ouro Preto melhor, optamos por contratar um guia. Na Praça Tiradentes há um centro cultural e lá nosso guia foi o “Manteiga”. Um senhor que é morador da cidade, restaurador e quando não estava explicando sobre a cidade recitava poemas de Cecília Meireles sobre os momentos que marcaram a história de OP. Foi muito proveitoso. Acho que sem o guia não seria a mesma coisa, pois ele nos chamou a atenção para diversos detalhes que passariam despercebidos sem o seu olhar. Nos custou R$ 50 (R$ 25 para cada uma) e o tour foi das 11h até umas 15h. Começamos por onde foi o primeiro Arraial na cidade que não existe mais. De lá Igreja do Padre Faria (R$ 3 inteira). A simplicidade da fachada esconde a riqueza barroca que está por dentro. Próxima parada foi na Mina Velha que é literalmente uma mina de fundo de quintal. Saiu por R$ 20 (por pessoa) e são túneis escavados embaixo da terra e só. Sinceramente, dispensável. A Igreja de Santa Efigênia estava fechada para restauração. Passamos na Ponte dos Suspiros, Casa do Aleijadinho, Igreja de N.Sra da Conceição que também estava fechada, alguns ateliês pelo caminho até chegar à Igreja de São Francisco de Assis (R$ 8 inteira) que é imperdível. Sua pintura 3D é incrível e a feirinha que fica em frente é o melhor lugar e mais econômico para comprar lembrancinhas em pedra sabão. Em Ouro Preto cada construção, chafariz, esquina, igreja tem uma rica história para contar. Com fome, paramos para o almoço no Maximus Restaurante que fica na R. Conde de Bobadela. A comida tem uma bela apresentação, é saborosa, mas o kilo custa caro e só aceitam dinheiro. A próxima parada foi na Igreja Matriz de N. Sra do Pilar (R$ 8 inteira) que impressiona por sua ostentação e também é imperdível. Última parada foi na Casa dos Contos que é linda! Pena que o bosque estava fechado. Á noite nessa época vale curtir o Festival de Inverno que tem uma série de atrações gratuitas. Basta chegar um pouco antes e retirar sua senha.

598da5af92d42_OuroPreto_MG.jpg.d5793c4b5a09c7e4fde7fd66c5153657.jpg

4DIA - 14.07 - Ouro Preto

Iniciamos o tour deste dia com o Museu do Oratório (R$ 4 inteira) que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo. É bem interessante. Em frente está a Casa da Ópera que abre para visitação a partir das 12h (R$ 2 inteira). É um teatro simples, mas rico por sua importância histórica. Fomos ao Museu da Inconfidência (R$ 8 inteira) que não pode faltar na visita à cidade. Almoçamos no Restaurante e Padaria Maria Bonita que fica na Praça Tiradentes. A limpeza deixa a desejar, mas o preço é atrativo: você pode comer por quilo ou à vontade por R$ 10. A comida é boa e barata. A próxima parada foi no Museu de Mineralogia ( R$ 6 inteira) que está em uma construção linda, e é muito rico, mas acho que só vale a pena mesmo para quem é da área. As igrejas cobram a entrada para visitação com preços que variam entre R$ 2 a R$ 8, porém nos horários das missas são grátis. Fomos em uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário que tem uma construção linda. Por dentro é mais simples, mas sendo uma igreja para os escravos a predominância dos santos negros chama a atenção. Na volta tomamos um chocolate quente com pão de queijo e à noite fomos a um concerto de cordas na Casa da Ópera e depois um show de samba no Centro de Convenções.

598da5af9b0d4_OuroPreto.jpg.5a36505b526ca11afb80b72c0e520c8b.jpg

5DIA - 15.07 - Ouro Preto - Ouro Branco - Congonhas - São João del-Rei

No último dia em Ouro Preto fomos na Casa d´O Aleijadinho que fica próxima à Igreja N. Sra da Conceição e é imperdível. Lá funciona uma loja de artesanatos no piso debaixo e em cima a casa onde morou o pai do Aleijadinho, que conserva suas características da época. Na loja você pode provar a cachaça Safra Barroca que é deliciosa. O atendimento é ótimo, vale realmente muito a pena visitar este achado. Passamos na Casa de Tomás Antônio Gonzaga que é grandiosa, tem seu valor histórico, mas é dispensável. Depois do checkout tomamos em frente à Prefeitura um ônibus para o Terminal Rodoviário porque subir aquele monte de ladeiras com uma mochila enorme ninguém merece. Para visitar Congonhas é preciso muita disposição. Não há um ônibus direto de Ouro Preto para Congonhas. O taxista que cotamos para fazer o trajeto, nos cobrou R$ 180, quer dizer no way. É preciso tomar um ônibus para Ouro Branco (saídas às 7h05 ou 13h15 – R$ 11,15), lá um ônibus para Congonhas (R$ 5,30) e lá o ônibus Basílica (R$ 2,40) até a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Deixamos as mochilas em uma lojinha na rodoviária (R$ 3). Depois de 3 ônibus e 3h de viagem finalmente chegamos. As esculturas são incríveis, mas infelizmente a igreja estava fechada e pela hora não conseguimos encontrar um guia. Vimos as capelas com as esculturas que contam os passos da Paixão de Cristo e que são impressionantes. Depois de apreciar as belas esculturas voltamos para rodoviária de ônibus (R$ 2,40) e lá o ônibus para São João del-Rei (R$ 24,40). São cerca de 2h de viagem. A rodoviária fica a 3km do centro histórico onde ficamos hospedadas, então mais um ônibus (R$ 2,10). Jantamos no “Pantanal” comida caseira por R$ 8.

Congonhas.jpg.9d679427a4c0b6aee166973318acedb5.jpg

6DIA - 16.07 - São João del-Rei - Tiradentes - São João del-Rei

Como era dia de N. Sra do Carmo acordamos com os sinos às 5h da manhã. Na pensão onde ficamos hospedadas conhecemos um casal muito simpático e fomos com eles de carro numa day trip para Tiradentes pela bela Estrada Real repleta de lojas de móveis feitos com madeira de demolição. A cidade é uma graça, tranquila, com suas casas branquinhas, ruas floridas, uma belezinha. O passeio de charrete custa R$ 60 para até 4 pessoas, optamos por percorrer Tiradentes (que é plana) a pé. Começamos pela Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (R$ 3 inteira) que é muito bonita. Próxima parada Museu da Liturgia (R$ 10 inteira) muito moderno, com equipe extremamente atenciosa, para as pessoas que ficam nas salas você pode perguntar, pedir informações que eles te darão uma aula de história. Mesmo assim não acredito que valha a visita para ver as peças que são religiosas e vistas nas muitas igrejas. Subindo a rua chegamos à Igreja Matriz de Santo Antônio (R$ 5), que tem um relógio do sol e é um exemplo do barroco mineiro, vale a visita. Pegando a rua à direita da igreja fomos até o Santuário da Santíssima Trindade, uma igreja simples (gratuita) que tem uma bela escultura do Pai Celestial. Não fomos ao Museu Padre Toledo (R$ 10 inteira) porque estávamos com muita fome. O almoço foi no Restaurante do Celso na praça principal que tem comida mineira à la carte, muito saborosa e saiu R$ 23 por pessoa. Passamos no Centro Cultural Yves Alves que é uma bela construção, tem algumas exposições e só. Rumamos ao Chafariz de São José de Botas construído em 1749 e de lá para Capela São Francisco Paula que estava fechada e fica no topo do morro oferecendo uma bela vista da cidade. Assim como esta a Igreja das Mercês e Igreja Santo Antônio Canjica também estavam fechadas. À notinha paramos para tomar uma das cervejas artesanais que há nos bares da região. Voltando para São João del-Rei assistimos no Teatro Municipal o show de Valéria Lobão que apresentou o show Noel Rosa, Preto e Branco. Seu jeito de cantar lembra muito Elis Regina. O jantar foi na quermesse de N. Sra do Carmo ao lado da igreja.

Tirandentes.jpg.99c6769d4058a6a907daa78afcf836bf.jpg

7DIA - 17.07 - São João del-Rei

As atrações do centro histórico de São João del-Rei praticamente limitam-se a uma rua. No coreto há uma central de informações turísticas você pode pegar um mapa e dicas por lá. Começamos pela Igreja de N. Senhora do Rosário que é bem bonita por dentro e por fora. No Solar da Baronesa de Itaverna funciona uma espécie de centro cultural com algumas exposições e só. A próxima igreja foi Nossa Senhora do Pilar que só visitamos à noite quando abriu e sua beleza e ostentação impressionam. O Solar dos Neves fica fechado pois a família ainda o utiliza. Ao lado está a Igreja do Rosário, também fechada. Nesta rua é onde você encontra lojinhas com produtos feitos em estanho, característico apenas dessa região e outras lembrancinhas que em Ouro Preto são beeem mais baratas. Saindo deste percurso fomos ao Museu Regional (que é gratuito) fica em um casarão lindo, vale até começar a visita por lá para se ter uma ideia do desenvolvimento da região, é bem interessante. Cruzando a ponte a próxima parada foi na Igreja de São Francisco de Assis (R$3) que não pode faltar na visita. Atrás está o cemitério onde Tancredo Neves e alguns familiares estão enterrados. Ao lado da Igreja fica o campus da UFSJ e sua arquitetura chama a atenção pois parece de uma igreja. Subindo muuuuito a rua, lá no alto, em cima do morro está a modesta Igreja de N.S. do Bonfim que não vale a pernada. Descendo pela mesma rua há a Casa de Bárbara Heliodora e atrás a Biblioteca Municipal que além de seu valor histórico tem ricas obras. Um pouco mais adiante fica o Memorial Tancredo Neves (R$ 2) que não pode faltar no tour, afinal SJDR é sua terra natal. É bem didático e interessante, feito em memória deste político que foi símbolo de esperança na campanha de “Diretas Já”, mas eleito presidente não exerceu o cargo, pois logo faleceu. Almoçamos no Villeiros que fica na mesma rua. Um restaurante por kilo, lindo, sofisticado com comida deliciosa. Vale muito a pena. Visitamos mais as igrejas de São Gonçalo Garcia, que não tem nada demais, e outra na mesma rua que estava fechada. Passamos num chafariz e à noite assistimos a um show de jazz do festival e inverno. Na rodoviária só conseguimos passagem para 23h10 com a Útil e o ônibus esqueceu de passar na rodoviária para nos buscar, pode isso? Então fomos com o ônibus da Gardenia que é muuiiiito melhor que o da Útil.

598da5af82047_SoJoodel-Rei.jpg.ca458acdcd6e3618c3f8e0a2e4aa5c4a.jpg

8DIA - 18.07 - São Paulo

Chegamos por volta de 6h50 na rodoviária do Tietê e acabou o mochilão 

Considerações

- Como nosso objetivo principal era Ouro Preto começamos por lá. Porém ao fim da viagem conclui que o melhor é começar a trip ao contrário: SJDR, Tiradentes, Congonhas, Mariana e Ouro Preto.

- Se você tiver que escolher uma cidade: sem titubear escolha Ouro Preto. Todas têm seus atrativos, mas de longe esta é a mais interessante.

- Os mineiros são muuuuito atenciosos, acolhedores e receptivos. Em Ouro Preto então, tive a impressão que todos conhecem bem a história de sua cidade. Em qualquer conversa há sempre um morador que vai te falar daquela construção história, de um fato que ocorreu. E olha que nos finais de semana a cidade fica simplesmente lotada de turistas para todos os lados.

- Ouro Preto tem muita, mas muita ladeira. Vá com um tênis bem confortável e prepare-se para subir e descer. Já as outras cidades são planas, ufa!

- Em todas elas se você se hospedar no centro histórico ou próximo a ele, pode fazer tudo a pé.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Lu,

amei seu relato, não vejo a hora de conhecer tudo! rsrsrsrs

Quanto a viagem entre OP, congonhas e SJDR, gostaria de saber de que horas vcs pegaram o ônibus de ida e quanto a volta, como foi, valor e horários?

Estou querendo mais detalhes sobre este trecho,

Obrigada,

Erika

• Membros
Postado

Oi Erika,

De Ouro Preto para Ouro Branco saem ônibus às 7h05 e 13h15. De Ouro Branco você pega um ônibus para Congonhas.

Mas você pode ligar na rodoviária de OP e confirmar se há outros horários.

De Congonhas para SJDR pegamos um ônibus da viação Sandra. Esperamos cerca de 30min pelo ônibus, então não sei te dizer quais os horários.

De SJDR voltamos para SP que fica mais perto.

Mas como sugeri, se você for fazer todas as cidades, recomendo começar por SJDR (que fica mais perto de SP) e depois ir subindo até OP (para deixar o melhor para o final)

Qualquer dúvida estou à disposição.

• Membros
Postado

Oi Lu!

Obrigada pela informação. No site da empresa não fala de ônibus com este destino em dias de semana, mas pelo que li em seu relato vc foi numa segunda-feira sem problema.

Mais perguntas rsrsrs

1.Você chegou em Congonhas de que horas e de que horas vc retornou? Gostaria de programar no meu roteiro mais ou menos quanto tempo gastarei em Congonhas.

2.De que horas vc chegou em SJDR?

No meu roteiro estarei fazendo esta viagem no dia 31 de dezembro. Vou chegar em Confins no dia 28 e irei direto p OP, no dia 31 faço este passeio e vou para Tiradentes, no dia 03 de janeiro vao p BH e dia 05 volto para João Pessoa.

Erika

• Membros
Postado

Oi Erika,

Sim, eu fui de OP para Congonhas numa segunda-feira. Na internet as informações estão erradas. Vale mais você ligar na rodoviária mesmo e confirmar.

1.Eu sai 13h de Ouro Preto e cheguei às 16h em Congonhas. Lá levei exatas 2h para tirar fotos, apreciar os profetas e ver todas as capelas que tem os passos de Jesus, porém a igreja estava fechada. Então acho bom você incluir mais uma hora, pelo menos, inclusive se contratar um guia. Da Basilica até a rodoviária é rápido, uns 20 minutos. De lá peguei o bus para SJDR umas 18h e cheguei 20h.

Qualquer outra dúvida: conte comigo :wink:

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oi Lulucita,

Parabéns pelo relato, gostei das riquezas dos detalhes que você informou nele.

Dia 25 a 27 out/2013 passarei um final de semana em Ouro Preto, pra ser bem franca, sábado o dia todo e domingo até as 14h.

Estava pensando seriamente em realizar o passeio de trem para Mariana no sábado, mas ouvi comentários que a cidade é “meio abandonada”.

Fazer a viagem de trem e conhecer um pouco de Mariana, iria me consumir boa parte do sábado, restando poucas horas pra subir e descer as ladeiras de Ouro Preto.

Voce acha que seria melhor eu abrir mao de Mariana (pelo passeio de trem) e conhecer os atrativos de Ouro Preto?

Grata e fico no aguardo

• 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

eu conheci ouro preto mas só no Carnaval ou seja, conheci nada!

Eu queria saber como é a vida noturna na cidade em epoca normal, se tem bares cheios, baladas e se para o dia conseguimos fazer trilhas, conhecer paisagens, sei que existe uma velha mina abandonada em Mariana que dizem ser mal assombrada e um conjunto de cavernas, porem nao sei se é possivel visitar ..

se alguem tiver essa informaçao agradeço... vou continuar procurando na comunidade em outros topicos

• Membros
Postado

Thiago,

A um tempo atrás tbm passei carnaval em OP, mas vai por mim, é muito diferente a cidade em “dias normais”.

Estive em OP em outubro/2013, num final de semana “normal”, não havia nada de mais na cidade, e pude ver a mesma com outros olhos.

Bem...a minha impressão sobre a vida noturna ::

Passei na Rua Direita, vi vários adolescentes (pensando q era gente grande) bebendo e fazendo farra, era uma vibe muito diferente, pois ficavam na rua, com som alto, bebendo e azarando – tipo, não curti!

Fiquei num pub (nesta mesma rua), chamada Escadabaixo, não gostei muito do atendimento e além do mais, eles fecharam super cedo.

Minha sugestão é vc se infiltrar em alguma republica, pois estas sim fazem festa bacana, vi varias no sábado a noite agitando, mas como eu tinha andado o dia todo estava super cansada, nao me "infiltrei" (vacilo)

Durante o dia, é possível fazer trilhas sim, mas acredito que valha a pena dar uma volta pela cidade mesmo de OP, há varias paisagens e historias para conhecer.

Sobre a Mina de Mariana, essa que vc citou, desconheço, e desconheço mais ainda o fato de uma mina cheia de historia pra contar estar “abandonada”, mesmo que esteja, cuidado!

Contudo, existe uma, que é a maior do mundo aberta ao publico, chama-se “Mina da Passagem”, parece que tem um custo de 25,00

http://www.minasdapassagem.com.br/

Não conheço ela, mas ouvi boas referencias.

Como mesmo lhe disse, estive em Outubro la em Ouro preto, num final de semana

Veja meu relato se precisar de mais dicas e fotos ouro-preto-25-26-27-outubro-2013-t88105.html

conta comigo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...