Membros Mariana Moura Postado Fevereiro 26, 2009 Membros Postado Fevereiro 26, 2009 Olá Queridos Conselheiros de Viagem. Antes de fazer a viagem da vida e dos sonhos e dos planos antigos, bebi muito dessa fonte o que me ajudou a pelo menos fingir que não era turista de primeira viagem. Eu e meu namarido fizemos nossa primeira viagem a Europa agora em dezembro e janeiro de 2008/2009. Voltamos a menos de 1 mês. Planejamos essa viagem por um longo tempo (uns 3 anos) e conseguimos faze-la enfim. Dinheiro de trabalho não rolou por que somos os dois artistas ferrados e eternamente duros. Tínhamos nosso carrinho que se transfigurou maravilhosamente em dois meses inesquecíveis de viagem. Foi uma das melhores decisões da minha vida. Dane-se o carro, viva a memória e as coisas que ninguém nos rouba. Enfim, conversamos, lemos, vimos, fuçamos e acabamos fazendo o seguinte roteiro. Decidimos por fazer menos coisas em mais tempo para dar tempo de ficar bastante nas cidades... Outra opção foi dormir em quarto privativo na medida do possível (ou seja, do dinheiro) - afinal era inverno e depois de dias super longos e repletos de coisa nova, queríamos deitar na cama e conversar até... LISBOA Chegamos 1o de dezembro em Lisboa. Sobre Lisboa digo que amei, adorei, ficou como uma cidade que moraria pra mim. Foi ótimo chegar por lá pois foi uma chegada no continente europeu com mais calma - afinal pelo menos a língua compartilhamos. A comida é deliciosa (destaque, a meu ver, para as alheiras e o bacalhau em todas as suas transfigurações) e os doces são inigualáveis (tem que gostar de ovo né? e de muita caloria por cm3 tb) e o preço, perto do resto, é bem possível. Destaque de passeio em Lisboa pra mim foi o Mosteiro dos Jeronimos - que beleza de lugar - um claustro incrível. De lá conhecemos Sintra, que é uma cidadezinha muito charmosa com um Museu do Brinquedo bem legal (trata-se de um gosto específico mas curti muito). - Ficamos no Residencial Estoril um hotelzinho com café da manhã que achamos no mmtgapnet.com.br - Fizemos tudo a pé já que tínhamos tempo e andar é a melhor forma de conhecer a cidade. PORTO Ficamos por lá até dia 5 de dezembro quando seguimos de trem para Porto. Porto é bem legal, parece uma Lisboa mais underground. Pegamos dias lindos e dias de chuva. No dia em que cruzamos a ponte para Vila Nova de Gaia que é onde tem as "fábricas" de vinho do Porto fazia um dia incrível, um solzinho, um pôr do sol. Comida bem boa tb - um pudim de claras que parecia um pedaço de nuvem. Vinho bom e barato - viva! Estamos na Europa! Ficamos por lá até dia 08 de dezembro - não dedique mais do que isso tb. - Ficamos no Residencial São Gabriel - lá foi o melhor café da manhã da viagem e uma das hospedagens mais baratas que ficamos (cuidado com a salada de frutas pegadinha - eles fazem com fruta em calda - puta mau gosto) - Aqui pegar transporte é totalmente sem sentido. É tudo muito perto, não vale a pena. MADRI Fomos para Madri no dia 08 de dezembro de ônibus - uma viagem infernal. Se localizar em Madri no começo foi dificil. Os espanhóis não foram muito solicitos além do fato deles falarem espanhol. Brincadeira! Dá pra entender bem quando eles tão afim de conversar com turista. Madri é bem legal e lá tem, na nossa opinião, um dos melhores e mais gostosos museus da Europa: o Museu do Prado - não só por ter As Meninas do Velasquez, não só por termos vistos uma coletiva deliciosa do Rembrandt - mas especialmente por que ele tem um tamanho bom e obras bem representativas para entender a história da arte, ver o que muda e tal... enfim. Pegamos bastante frio por lá mas fizemos passeios muito gostosos e novamente tivemos sorte de pegar pouca chuva. A estação de Atocha é linda tb, vale conhecer. Um bom lugar para comer aquele sandubão nosso de cada dia sem molhar a bunda e com teto. Entre muitas outras coisas. Comida? Paella, jamon (presunto) deliciosos, tapas, cerveja barata, tá bom ou quer mais? De Madri conhecemos duas outras cidades Segovia com seu aqueduto romano véio, véio e El Escorial onde ficam os corpos dos reis e rainhas da Espanha. No Escorial pegamos uma nevasca que foi o máximo. Eu que nunca tinha visto neve fiquei boba, boba - até levar uma bola de neve na cara, aí logo fiquei bem esperta. Foi uma das memórias mais gostosas da viagem. Muuuuita neve mesmo, o que pra nós que não convivemos com isso é o máximo. Além disso outra visita turística adorada foi o Monastério das Descalzas Reales que é um monastério onde moram garotas em clausura completa por 6 anos - aquela privação incrível - não tem nada demais pra ver, mas confesso que acho isso tão longe das minhas possibilidades que curti muito conhecer. - Ficamos em um hostel bem localizado (apesar de ficar na rua das putas) chamado Galicia - o café da manhã no entanto é um horror. Mas o quarto é bom, quentinho, chuveiro bom... Adequado! E o café da manhã apesar de ruim nos fazia rir todo dia. - Aproveitamos muito o El Corte Ingles, da onde saíam nossos sandes (sanduíches) diários. BARCELONA Dia 14 seguimos no nosso primeiro vôo lowcost para Barcelona. Esta foi uma das duas coisas ruins que nos aconteceram. Sem me demorar muito digo: cuidado com a RyanAir, não contem com gentileza ou com o famoso jeitinho ou cordialidade brasileira pois com eles não tem papo. Calculamos um tempo (com sobra) para chegarmos ao aeroporto - lá se chega de metrô a esse aeroporto. Achamos que daria tranquilamente, eis que tudo tomou mais tempo do que esperávamos. O metrô era bem mais longo e o pior: o aeroporto era enorme. Perdemos o vôo dentro do aeroporto. Chegamos no guichê com 8 minutos de atraso e... já era. Tivemos que pagar uma taxa surreal para mudar o horário de nosso vôo. Foi uma bosta, deu uma boa azedada no caldo. Nada que chegar em Barcelona logo não fez mudar. Entramos numa onda mais econômica por causa desse gasto não esperado por isso não entramos em todos os prédios do Gaudí - a Casa Batló por exemplo que é uma fortuna não rolou, mas a Sagrada Família não teve escapatória. Precisávamos ver as obr... quer dizer, a igreja. Lá fizemos muita coisa legal como o Museu Miró, um passeio de teleférico no pôr do sol, o Parc Güell, uma exposição do Rodchenco, um mercado incríiiiiiivel com frutas secas de todos os tipos, etc. Barcelona é muito legal mesmo, um charme. - Ficamos chique aqui... num hotel de rede - foi o lugar que tivemos mais dificuldade de achar lugar pra ficar e que pagamos mais caro. Nem vale pôr o nome por que não vale a pena. PARIS Dia 19 de dezembro seguimos de avião RyanAir, novamente, para Paris. Dessa vez, sem problemas mas vimos várias pessoas se descabelando na frente do guichê pelo mesmo problema. Paris ficamos na casa de um antropólogo que trabalhou com a gente aqui no Brasil e que não estava no seu apto. Ou seja, ficamos muuuuuito bem na fita. Pudemos cozinhar e desempacotar as malas um pouco sem se preocupar. Paris é um hit, não há dúvidas. É onde nos sentimos mais turistões - primeiro por que tem turistas pra todos os lados, vc ouve todo o tipo de língua o tempo todo (imagina o verão), a comunicação é a mais difícil, a meu ver. Mas não achamos eles esnobes nem nada. Foi sem problemas - acho só que de vez em quando pros franceses deve ser meio cansativo mesmo conviver sempre com turista - é um fluxo inigualável de gente. Também me senti turista total por que frente aos clássicos monumentos fiquei com lágrimas nos olhos - Arco do Triunfo, Louvre, Rio Sena, MontMartre, SaintChapele, a Torre Eiffel... é tudo lindo e muito intenso. Adorei. Uma dica quente a meu ver foi o tal do Paris Museum Pass - um passe que vc compra por 4, 5 ou 6 dias, acho, e pode visitar todos os lugares contemplados em uma lista lá. São quase todos os lugares, exceto a Torre Eiffel - mas tem Versalhes, SaintChapele, Arco do Triunfo, Conciergerie, NotreDame, Panteão, Invalides, Versalhes, Louvre, Pompidou, D'Orsay... compramos o de 6 dias e visitamos tudo inclusive o Louvre mais de uma vez e o passe custa 60 euros. Calculamos que se tivessemos pago tudo que entramos teríamos gasto mais de 100 euros cada um e saiu os dois por 120. Sobre os museus, o Louvre é impressionante - um acervo incrível mas a história de que tem que fazer um recorte a partir do seu gôsto é muito verdade se não vc se cansa e não dá conta. Fomos 3 dias e não vimos nem metade com certeza. Nem sentido achei o D'Orsay muito melhor por que ele tem mais ritmo de museu, mais clima... dá pra descansar um pc por que ritmo de museu detona as costas e cansa muito. Versalhes é engraçadíssimo - aquela mistura de referências tudo junto agora é bizarro, fora a quantidade de excursões infernais. Não é bonito mas é muito curioso - muito longe das nossas referências afinal essa coisa de monarquia, de família real é muito longe pra gente. A gente fez muita coisa errada, mas pelo menos, como disse um inglês que conhecemos, nós não sustentamos vagabundo aqui (mal sabe ele...). Os jardins por sua vez são incríveis. As boulangeries, patisseries e os cafés são de-li-ci-osos. As quiches, as tartes, os vinhos, os queijos mofadassos, os croissants, os doces. Tudo uma delícia. Não comemos muito fora por que tínhamos que aproveitar o apê pra comer comida e economizar um pc mas foi um lugar que comemos essas pequenas coisas - além de termos passado o natal lá comendo pato e foie gras. Delícia tb! A baguete... nós paulistas achamos que temos pão... nossas padarias são incríveis, mas falando em qualidade de pão... não há nada igual. Para compensar as frutas dos caras... coitados! A banana tem gosto de sabão sem sabor. Ficamos um tempão em Paris mas a sensação de não ter dado conta nem de metade foi muito forte. LONDRES Dia 30 seguimos para Londres para o Ano Novo. Ficamos tb em casa de amigos, uma ocupação em uma capela na periferia de Londres. Só fomos pra lá por que tínhamos onde ficar afinal ano novo em Londres em libre é doído no bolso e no orçamento do viajante. Pegamos alguns dias de recesso por causa da virada, além disso fazia um frio dos diabos e escurecia as 16h então tinha dia que não rendia muito. Destaco um rolê de bike pela cidade inteira que fizemos que deu pra visitar tudo (visitar no sentido de ver, claro!), a Tate Modern com um acervo de arte moderna e contemporânea muito bom, fizemos uma balada de ano novo em Brixton (o barro mais perigoso de Londres - hahahaha - mal sabem eles) que foi excelente. Conto um causo rápido. No ano novo, calibramos na casa do amigo e depois fomos para a festa. Lá bebemos super pouco por que era bem caro. Depois de algumas resolvemos cometer a extravagância de tomar mais algumas. Compramos e na hora que fui pegar da mão do meu namorado um inglês esbarrou na mão dele e lá se foram as duas (carérrimas) cervejas. Ficamos sem saber o que fazer. Ele pediu desculpas e logo pagou outras duas pra nós. Viva os filhos da rainha! Viva os seres polite! Ah, tb fui no The Globe, o teatro elisabetano reconstruído do Shakespeare. Bem legal visitar, mas é caro e bom mesmo deve ser no verão quando tem peça pra assistir. Outra coisa boa é a feira no bairro da Amy Winehouse que esqueci o nome - muito louco... MESTRE De lá, voamos no dia 05 janeiro para Treviso e daí para Mestre - nossa primeira cidade na Itália. Ficamos em Mestre por que era bem mais barato que em Veneza. Mestre foi a primeira cidade que chegamos sem ter um lugar para se hospedar reservados. Tínhamos vários nomes na mão mas não havíamos fechado em nenhum. Ficamos num albergue muito bom! Bom por que era barato, bem barato. Duvido haver possibilidade melhor que essa para ficar em Veneza. Em 10 minutos vc está em Veneza. O lugar chama Nuova Locanda Belvedere e tem quartos duplos e coletivos. Se alguém quiser mais informações depois é só pedir pois fiz um diário de viagem e posso procurar alguma informação - anotei quase todos os preços de tudo. De Mestre fizemos várias cidades - além de Veneza, Verona e Padova. Tudo um charme, lindo mesmo. A Itália é a nossa cara, uma extensão do Brasil. Me senti super em casa e viajar por lá foi super tranquilo. A partir daqui fizemos tudo de trem o que foi uma delícia tb. Só no Regionale. Comida boa e um tempo mais ameno. FLORENÇA (estou acelerando um pouco o relato pois os dedos dóem) Chegamos em Florença dia 10 e sobre Florença digo que depois que voltei de viagem várias pessoas pressionaram para eu dizer o melhor lugar da viagem. Rechacei todas as tentativas dizendo que era impossível dizer - e acho mesmo - por que cada lugar tem um tchans! Um atrativo. Mas devo dizer que Florença me seduziu muito. Tem o charme da cidade pequena mas é mais movimentada como uma grande - tem história e arte a cada canto. Aquele rio, as pontes, os prédios tudo muito lindo. Tivemos um pouco de dificuldade de achar um lugar pra ficar aqui, mas a nossa última esperança vingou e se saiu uma ótima mamata. Era uma verdadeira espelunca, muquifão mesmo. Mas era ótimo!!! Super barato e do lado da Igreja de Santa Maria Maggiore ou seja do lado da estação principal de trem. Tá bom ou quer mais? Lá tb tem quartos coletivos e duplos. O dono é um menino super gente boa que não fica lá ou seja o albergue fica nas mãos de quem está lá - o que confesso pode ser uma roubada, mas para nós foi ótimo. Florença tem um mercado municipal incrível - com pães, antepastos, vinhos, grappa, queijos, rotisseries, tudo bem barato e gostoso. Fomos lá vários dias e recomendo para todos. De Florença fizemos San Gimignano e Siena, e recomendo as duas para todo mundo pois ambas são lindas. (Acabou os adjetivos...) San Gimignano é uma cidade medieval intramuros que é bem legal e Siena dizem que é uma das cidades mais lindas da Itália e eu concorda que ela está no páreo. ROMA (ai tá acabando!) Chegamos em Roma dia 17 - já um pouco cansados de mochilar. A tolerância vai diminuindo. O tempo estava ótimo... pude aposentar as malditas calças por baixo das calças. Lá ficamos em um apto que dividimos com outros amigos. Perto da Stazione Termini, foi tb muito barato, mas como não fui eu que agilizei não sei qual o contato. Sei que pagamos por pessoa 18 euros num puta apto (o primeiro que pagamos deu um problema no aquecimento central, e a moça responsável ficou super incomodada com o problema e pediu para mudarmos para um outro apto beeeem maior, melhor, e bem localizado pelo mesmo preço - tudo bem né! fazer o que?). Adorei Roma tb - é um filme do Fellini. É gostoso por que essa altura minha tolerância para museus não era das melhores então ficamos muito na rua, andando, sentando, tomando um solzinho... Adorei as veiarias da civilização. Só achei meio foda o serviço de turismo da cidade... enfim, quanto mais descemos mais perto de SP estamos, parece. Roma já é bem bagunçado... não dá para achar que se colocar o pé na faixa de pedestre os carros páram como nos outros países, aqui é mais bagunçado. Então, achei o Coliseu e o Foro Romano e o Palatino muito legal, mas achei foda pagar 16 euros para entrar e lá dentro não ter uma plaquinha que seja para indicar o que é tal ou qual ruína. Ou seja, vc não tem como conhecer sem o audioguia que custa mais uns 6 euros. Meio foda né? Enfim... mas vale a pena do mesmo jeito... Uma igreja milenar a cada esquina. E melhor que igreja, são as pizzas a taglio e os gelatos. Pizza a taglio é a invenção mais magnífica do planeta - foi ela que nos permitiu aposentar enfim os sanduíches do almoço. Vc come a pizza por peso, ou seja, escolhe o tamanho da(s) pizza(s) que quiser, ele pesa, esquenta no forno a lenha ou elétrico e voilá! ou melhor... e prego! vc come uma pizza deliciosa com um molho de tomate caseiro quentinha por 3, 4 euros. O problema é que daí sai uma quentinha bem na hora e vc come mais um pedaço... Os gelatos são deliciosamente saborosos e cremosos. Fora que na Itália o menu turístico (primo piato, secondo piato, sobremesa e bebida) é possível, especialmente em Roma que perto da TErmini vc acha por 10 euros em um bom restaurante. NÁPOLIS Última cidade da viagem chegamos dia 25 de Janeiro. Ali é a barbárie mesmo. Adorei. As tias gordas na janela gritando, a sujeira, o trânsito - dizem que a cidade é super mal falada entre os europeus, eles acham perigosa - hahahaah. Digo e repito, mal sabem eles. Aliás, aproveito para dar uma dica: não existe roubo na Europa (creio) o que existe é furto - por isso no transporte público eles falam, tem placa, cartaz avisando para tomar cuidado com carteirista, conhecido entre a gente como batedor de carteira. Não tivemos nenhum problema na viagem por que não andamos com dinheiro na mochila nem no bolso da calça. Por que os caras são profissa nesses furtos. Usamos uma pochete (que odiamos e tivemos a honra de jogar fora no último dia depois de 58 dias com ela) e tb os bolsos internos do casaco. O único erro é o descuido... todos os meus amigos que foram roubados na Europa admitem que comeram bola. Ou seja, é só ficar esperto e não botar em lugar fácil. Voltando a Nápolis, passamos pouco tempo mas gostamos tb e de lá fomos a Pompéia que pra mim foi um dos lugares mais incríveis da viagem. As coisas ali todas conservadas como se tivessem parado no tempo, é muito doido. As casa inteiras com afrescos, mosaicos. Aquela terma inteirinha, o puteiro com os afrescos de posições sexuais, as casas pra vc imaginar como era. Isso por que a cidade foi encoberta por volta de 70d.C. Tem idéia??? Como faz tempo, e tá tudo lá... vale muito a pena. E não esqueça do audioguia por que é caro mas ali vale a pena ouvir as estórias. Vale muito, se não cansa... De Nápolis de volta pra Roma no dia 28 e de Roma pra SP. Impagável, Incrível, Inesquecível, Inigualável! Experiência de vida a rodo. Esse relato, lendo-o agora, falta tudo... mas foi mais pra compartilhar. E se alguém quiser alguma dica? Algum preço... pergunta que eu procuro aqui nas minhas anotações. Espero que valha para alguém. Até! Citar
Membros de Honra leocaetano Postado Fevereiro 27, 2009 Membros de Honra Postado Fevereiro 27, 2009 Mariana! Parabéns!! Belo relato!!! Li tudo amarradão! Pô, ficaram 11 dias em Paris e saíram com a sensação de só ter conhecido a metade? Fiquei assustado... hehe. Depois divulga as fotos! Abraço, Leonardo Citar
Membros ellenzinha Postado Março 2, 2009 Membros Postado Março 2, 2009 Adorei seu relato!!!! Se puder, publica umas fotos, e nos dê dicas de lugares bacanas para comer - bares, restaurantes etc. Abraço. Ellen Citar
Membros de Honra Suelih Postado Março 2, 2009 Membros de Honra Postado Março 2, 2009 Adorei demais seu relato! antes de ler seu relato nao havia cogitado conhecer Lisboa... tenho que rever isso. Vale a pena alugar um carro pra conhecer arredores de Paris? até Versalhes e mesmo vale do Loire? ou a rede de transporte supre bem? Realmente Pompeia é um lugar incrivel!!! eu me surpreendi muito, foi um dos lugares mais impressionantes que conheci na Italia... Comemos muiiita pizza por peso em ROma, sentados nas ruinas de 80 A.C>...... beijos e adorei seu estilo!!! escreva mais! sueli Citar
Membros Mariana Moura Postado Março 12, 2009 Autor Membros Postado Março 12, 2009 Olá pessoal... Obrigado por serem leitores. É bem gostoso quando o que foi tão importante pra gente reverbera nos outros. Viva a comunicação. Valeu pelos elogios. Então, sobre carro, pesquisamos muito essa possibilidade e, mesmo na parte da viagem que estávamos em 4, não valia a pena. Primeiro e especialmente, pelo dinheiro. Segundo que carro nesse caso não oferece nenhuma comodidade, afinal se locomover, estacionar, etc. em lugares com leis e regras de trânsito diferentes deve ser meio tenso. Aliás, imagina entrar naquela rotatória tenebrosa do Arco do Triunfo. É a maior rotatória do mundo, sabiam? Descobri esses dias... E não tem faixa não... é o caos. Quando subimos no Arco, depois de muito se deslumbrar e se emocionar com a paisagem, ficamos um tempão boquiabertos com a bagunça de carros - bem curioso - começa a encrencar, entra carro e não sai carro, um encaixa no outro e pronto. Só que eles não buzinam (ou será que lá de cima não dava pra ouvir; ou será que turista deslumbrado seleciona o que ouve). Enfim, acho que o transporte supre muito bem. É um jeito fácil e prático de se locomover. E, na Itália, descobrimos meios de usar trem cada vez mais baratos. Vc chega nas estações e vai nos centros de informação ao turista (de vez em quando precisa ir mais de uma vez por que depende muito do atendente), e fala da onde pra onde quer ir e pergunta o meio mais barato. Por exemplo, o trajeto Mestre a Florença, saía de Regionale direto por 25 euros. Mas, conseguimos, depois de muita labuta, uma opção piú economica (decore esses dizeres). É certo que tem que trocar de trem 3 vezes mas foi muuuuuito sussa. Vai pra Bolonha, depois Prato e Florença por 15 euros. 10 euros no bolso do viajante (brasileiro ainda) é coisa pra caramba. Outra economia foi no dia de ir embora. Tínhamos que estar no aeroporto Fiumicino e estávamos na Termini. O trem direto sai por 11euros, mas descobrimos que se pegássemos o metrô até Tiburtina e de lá o regionale para o Fiumicino saía por 5,50. Bom né? Mas lembre que não é uma boa opção para quem está com pressa viu? Que demora bem... Já sobre restaurantes, não sei se sugeriria algum em específico. Em Portugal, acho que é dificil comer mal. Vale o olho no cardápio por causa dos preços. E lembro que descobrimos que comer antes das 20h (ou será 19h) em alguns restaurantes é mais barato. Qualquer biboquinha tem doces deliciosos e café barato. Na Espanha, fomos no Museo del Jamon que é imperdível - além de curioso comer envolto de presuntões, a comida é boa e o preço acessível - ah! e tem uma caneca gigante de cerveja por um preço acessível. Cuidado que é uma perdição! Em Paris, não comemos muito fora, abusamos mais das boulangeries, pasticerias e cafés - mas é tudo mais caro mesmo - vale os doces, croissants e baguetes, além dos quichês deliciosos. Em Londres não comi fora. Na Itália, benza deus. Deita e rola que a coisa é boa. Especialmente em Roma que além de boa se alia ao ótimo preço. Em Roma tem ótimos restaurantes (bons e baratos) para uma refeição robusta ao redor da Termini. Sai da Estação anda umas ruas pra dentro e vc verá milhares de restaurantes - aí aproveite as coisas típicas. Spagueti a matriciana, Spezzatini, Saltimboca a la romana (imperdível), etc. Em Mestre, caso vc opte por ficar lá invés de Veneza, sugiro um lugar incrível para se comer: Pizzeria Capri na Via Rizzardi, 60. Esse lugar é um restaurante típico italiano comandado por uma família inteira. E tudo lá foi gostoso. As massas, as pizzas, o vinho, os doces. Fora que é um ambiente que vale a pena ficar, só vendo os italianos típicos: nos renderam ótimas risadas. Ah! E na frente tem um outro restaurante que pegamos tanta raiva que até vou cita-lo para que ninguém vá. Um lugar nojento, onde pedimos uma lazanha e vinho. O vinho era um frisante horrendo, o pão tava duro, e a lazanha deu vergonha. Ouvimos o microondas esquentando a bicha. Sabe quando até a luz do ambiente baixa por causa do repuxo de energia. E veio cada lazanha numa temperatura seguindo a ordem que foram esquentadas no microondas. A minha tava gelada, e não respeitava o conceito básico da lazanha: muito molho. Ali tinha muita massa. Horrível, e nem barato era. O lugar chama Il cuoco pazzo (pazzo não significa idiota ou algo assim?). E, de um modo geral, kebab, comida indiana, chinesa é sim uma boa opção - no sentido da sustância e do preço. Em Nápolis, por exemplo, tem menu turístico completo chinês por 6 euros. É bem bom. Já sobre as fotos, foram tantas, tantas que ainda não conseguimos mostrar pra ninguém por que precisa selecionar muito e cada foto que corto sofro. Dramático, né? Abraços, e estamos aí para qualquer outra ajuda. Tenho tudo que guardei da viagem além dos diários aqui do lado do computador então é só pedir. Citar
Colaboradores Carol Adler Postado Março 14, 2009 Colaboradores Postado Março 14, 2009 Mariana, show de bola! Curti muito seu relato! Vocês saíram a noite na Espanha? Dizem que a noite tem muita coisa pra se fazer. Mais uma vez, parabéns! Bjo! Carol Citar
Membros vanessalacerda Postado Março 26, 2009 Membros Postado Março 26, 2009 Oi Mariana, tudo bem? Eu e meu namorado estamos indo p/ Europa dia 13/04, nosso roteiro e o seguinte: Londres (4 dias), Paris (4 dias), Veneza (2 dias), Roma ( 2 dias ) Barcelona, (3 dias) e Madri (3 dias ). Na verdade nao sabemos bem ainda quantos dias queremos ficar em cada lugar, mas por cima seria isso... Estamos pensando em reservar hotel so em Londres, e nos outros destinos procurar no dia que chegarmos, o que tu acha? Li que reservando antes se ganha um bom desconto. Ah, outra coisa... o que tu acha dos hostels? Sao bem mais em conta ne? Sera que vale a pena? Em Roma, se tu puderes me passar o nome do hotel que ficaram. Bom, desculpa estar encomodando... acabei me cadastrando no mochileiros.com so p/ falar contigo mesmo. Se quiseres podes me responder por email tambem, vlacerda87@yahoo.com.br Vanessa Lacerda - Porto Alegre/RS Citar
Membros Mariana Moura Postado Abril 3, 2009 Autor Membros Postado Abril 3, 2009 Olá Vanessa como vai? Uma invejinha me bateu só de relembrar o momento em que ainda íamos pra lá... Enfim, desculpe a demora... mas aqui vão algumas coisas que pensei. - se vc permite uma sugestão: (sempre parcial afinal envolve a imagem que ficamos dos lugares) acho desigual dentro do cronograma que vcs tem tão pouco tempo dedicado a Roma. Ignore se quiser hein? Mas penso que dedicaria um tantinho a menos à Espanha e colocaria um diazinho a mais de Roma. Só uma sugestão... - Sobre reservar hotel... reservamos uma parte da viagem, mas a maior parte fizemos na loucura mesmo. Olhávamos na internet algumas opções e chegávamos com a cara e a coragem para tentar um lugar. Como não é alta temporada, creio que isso seja possível. Mas é verdd que em alguns hostals há desconto se reservar pela internet... já olhou no hostelclub? Ou no hostelworld? Ou no mmt.gapnet.com? não esqueça de entrar no trip advisor para dar uma olhada nos lugares que vc se interessou... (conhece esse site? A galera escreve lá o que achou dos lugares... é bom pra saber se é roubada...) - Hostel é bem mais em conta sim... vale a pena sem dúvida... ficamos quase 90%. Vou te dar algumas sugestões de lugares em que me hospedei e que foram bons e baratos. Em Veneza, ficamos em Mestri que é colado em Veneza e muuuuuuuito mais barato, acho que vale muito a pena... é só um ônibus de 10 minutos que te leva de um lugar a outro e em Mestri vc pode comer na Pizzeria Capri na Via Rizzardi, 60 que já escrevi no meu relato. Lá nosso hostel chamava Nuova Locanda Belvedere e dá pra ir a pé da estação de trem. É super barato e tem quarto para casal por um bom preço. Em Roma, que vc pediu dica, estávamos com outros amigos e alugamos um apto pois ficava mais em conta... Mas pra casal não vale a pena acho... Em Madri, ficamos em um Hostel chamado Galícia. Bem podreira mas bem localizado. O café da manhã era um lixo mas o quarto era quentinho e o banho Tb. Fica na rua das putas mas do lado do metrô e perto de todos os pontos turísticos... Vale procurar. Qq dúvida manda um email para marianademoura (Yahoo.com.br) – seu email ficou estranho viu aí em cima??? Mas acho bom responder por aqui, pois sua dúvida pode ser a de outra pessoa... E não se preocupa por que falar de viagem não incomoda não!!! Espero ter ajudado. Mande notícias. Até. Mariana Moura Ah! E vc já vou como vai se locomover de um lugar a outro??? Low cost ou trem? Se for low cost, aí vale muuuuito a pena reservar antes, mas tem o problema de amarrar teu cronograma. Tem que ver... Citar
Membros Carla Wiechers Postado Maio 4, 2009 Membros Postado Maio 4, 2009 Mariana adorei o seu relato..., me fez lembrar quando morei em Londres..., apaixonante!!! Lembrando o bairro de Amy Winehouse é Camdem Town, onde também fica o Camdem Lock - um mercado alternativo; ótimos bares - e baratos (ao preço da libra, é claro) e KOKO, uma das casas de shows pouquissimo conhecida porém tem ótimas bandas que tocam por lá e com preços acessíveis!!! Abraços, Carla Wiechers Citar
Membros Débora Aniz Postado Maio 24, 2009 Membros Postado Maio 24, 2009 Oi Mariana, mto bom o seu relato.... eu e meu namorado estamos planejando uma viagem mto parecida com a sua, vc poderia me dizer qto gastou ao todo? mto origada!!! Débora Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.